Por Nayara Santos em 04.07.2024

10 dicas para vender mais no Dia do Cliente!

Por Nayara Santos em 04.07.2024

O Dia do Cliente foi feito para você agradecer àquelas pessoas que possuem uma parte importantíssima no crescimento e sucesso da sua empresa. Mas, claro que a sua marca não será a única fazendo isso e, com tamanha concorrência, é fundamental que você encontre formas de se destacar nesse mar de ofertas.

Por isso, quanto mais dicas para vender mais no Dia do Cliente você conhecer, melhor! Afinal, isso vai te ajudar a ser mais criativo, a criar campanhas mais atraentes para os seus clientes e a aumentar as suas vendas.

Para te ajudar nessa busca constante de ideias e formas de sair na frente da concorrência, criamos esse artigo com dicas incríveis do que você precisa saber para vender mais no Dia do Cliente! Você não vai querer perder isso. Boa leitura!

Como vender mais no Dia do Cliente

Parte do sucesso das vendas no Dia do Cliente se deve às ações de marketing que você vai implementar. São elas que conseguem atrair novos clientes para a sua loja e resgatar aqueles clientes mais antigos que não compram há algum tempo. 

Além disso, esse também pode ser o momento de trazer maior visibilidade para a sua marca, ou mesmo manter informado os clientes que estão sempre frequentando o estabelecimento. Confira a seguir como fazer isso.

1. Mantenha o cliente informado

Como falamos na abertura desta seção, é essencial que o consumidor saiba o que acontece na sua loja. Por isso, você precisa ter uma boa estratégia de comunicação com eles, já que escutar sobre as promoções e oportunidades por você é muito melhor do que descobrir por outras pessoas depois que o período promocional acabar.

Atualmente, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de manter os clientes informados é através das redes sociais. Assim eles conseguem saber das novidades da loja, quais as promoções, os eventos, detalhes sobre os produtos e muito mais. Essa, inclusive, é uma ótima forma de reforçar a identidade da sua marca e aumentar a autoridade dela.

Mas, claro que você também pode investir em outras estratégias que funcionam muito bem. Por exemplo, mandar e-mail semanalmente, ou então SMS, ou mensagens pelo WhatsApp. Apenas se certifique de perguntar ao cliente se ele concorda em receber tais informações, caso contrário, ele pode ficar irritado e acabar decidindo não comprar mais com você.


Vale a pena mencionar que o simples fato do cliente estar na loja não significa que ele conheça todas as promoções. Por isso, ter uma estratégia para se comunicar com eles também neste momento pode ser um divisor de águas para aumentar as suas vendas. Falaremos mais sobre essa estratégia ao longo deste texto.

2. Ofereça som ambiente nas suas unidades

A nossa próxima dica para vender mais no Dia do Cliente é caprichar na escolha das músicas que tocam na sua rádio indoor. Para você ter uma ideia, quando o cliente gosta da música reproduzida enquanto faz as compras, 35% deles vão aumentar o tempo de permanência, enquanto que 14% vão comprar mais.

Por outro lado, se a trilha sonora não agradar tanto assim, 44% dos clientes vão embora sem comprar nada. Sem falar que eles também não irão indicar a sua loja para amigos e familiares. Portanto, acertar na escolha é algo essencial. Se quiser saber como escolher a trilha sonora certa para a sua loja, confira o nosso guia completo sobre o assunto.

Outro ponto importante na escolha da música é com relação à distribuição do som no ambiente. Para que a estratégia funcione, a música precisa ser ouvida em toda a loja e com qualidade. Por isso, certifique-se de consultar empresas especializadas no assunto e que possam te ajudar com toda a orientação de quais equipamentos e onde as caixas de som devem ser colocadas. Som distorcido e com baixa qualidade também espanta o cliente.

3. Não se esqueça da vitrine

Vender mais no Dia do Cliente também depende da sua vitrine. Como falamos, muitas empresas estão focadas em atrair a atenção do cliente, portanto, capriche na decoração. O ideal é que você dê um destaque maior para os produtos mais interessantes, ou seja, aqueles que vendem mais e que conseguem atrair a atenção do consumidor e fazer com que ele entre na loja.

Além disso, você também pode utilizar as cores da sua marca, reforçando a sua identidade e certificando-se de que o cliente sabe exatamente qual a qualidade e os preços que ele irá encontrar ao entrar na loja. Tome cuidado com adesivos para que ele não impeça o cliente de ver o produto que está sendo exibido.

Outro ponto a ser considerado é a disposição dos produtos na vitrine. O ideal é que eles estejam organizados de forma estratégica, criando composições visualmente atraentes e que destaquem os produtos principais. Isso facilita a visualização e a identificação dos itens, incentivando o cliente a explorar o que a sua loja tem a oferecer. 

Lembre-se, a vitrine é o cartão de visitas do seu negócio, por isso, invista tempo e criatividade nesse aspecto para atrair e conquistar mais clientes. E não hesite em envolver a sua equipe na hora de preparar a decoração da vitrine. Assim, você estará motivando-os e mostrando que a opinião deles é importante para o sucesso da campanha.

4. Aposte na criatividade

O Dia do Cliente é um período em que todos os varejistas estão preparando algo para tentar se destacar. O que pode ser um grande desafio, afinal, a grande maioria vai focar em fazer ofertas e oferecer benefícios para os clientes que comprarem com eles.

Justamente por isso que você deve encontrar formas de se sobressair nesse mar de lojas. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de campanhas publicitárias e promoções criativas

Nestes casos, o marketing de experiência pode ser um poderoso aliado nessa tarefa. Afinal, você consegue proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, que precisará atuar ativamente e se envolver com a marca para conseguir a premiação ou o desconto oferecido.

Você também pode criar ações que gerem engajamento nas redes sociais, como concursos e desafios que envolvam os clientes e os incentivem a compartilhar experiências positivas com a sua marca. Lembre-se, quanto mais criativo e envolvente for o seu marketing, maiores serão as chances de se destacar e conquistar a atenção dos consumidores no Dia do Cliente.

5. Ofereça frete grátis

Se você tem um e-commerce e quer aumentar as vendas no Dia do Cliente, então pode apostar no frete gratuito. Isso porque, para muitos consumidores, esse é um fator decisivo sobre a compra.

Para você ter uma ideia, alguns clientes até pagam um pouco mais nos produtos, ou mesmo optam por comprar um ou dois produtos a mais apenas para terem o frete gratuito. Isso acontece porque a gratuidade gera uma sensação de benefícios para o consumidor, e assim, ele sente que está ganhando algo da sua loja.

Aqui vai apenas uma dica valiosa, deixe claro quais são as condições de frete gratuito. Por exemplo, pode ser um valor mínimo de compra, ou então a aquisição de um determinado produto. Assim você evita problemas com o entendimento de como o consumidor pode conseguir a gratuidade.

Ainda, dependendo do tipo de mercadoria com a qual você trabalha, o produto pode ser pesado e exigir a entrega em prédios, o que pode ser bastante trabalhoso e custoso, como no caso de loja de móveis. Ou mesmo o produto pode exigir algum tipo de montagem após a entrega. Por exemplo, um sofá sendo entregue em um prédio. Provavelmente será preciso demonstrar o sofá para colocá-lo no elevador, e depois montar novamente na casa do cliente. 

Então, se a sua empresa for cobrir todos esses gastos, tudo isso precisa ficar claro para evitar decepções. Quer saber como melhorar as suas vendas online? Então confira o nosso guia Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

6. Distribua brindes

Outra estratégia poderosa para vender mais no Dia do Cliente é a distribuição de brindes. Eles te ajudam a fortalecer o relacionamento com os consumidores e demonstrar gratidão pela sua preferência. Sem falar que, essa é uma prática que te ajuda também a fidelizar clientes e conquistar novos, pois cria uma conexão emocional e promove uma imagem positiva da empresa. 

Os brindes, além de serem um gesto de gentileza, podem servir como uma forma de divulgação, ainda mais quando são personalizados com o logo da sua marca, são criativos e, principalmente, úteis. Existem diversos tipos de brindes que podem ser oferecidos e isso pode depender tanto do ramo do varejo no qual você atua, como do perfil do seu público-alvo.

O mais importante ao escolher um brinde para representar o negócio, é considerar o valor percebido pelo cliente. O brinde deve ser útil, de boa qualidade e estar alinhado com a identidade da empresa. Além disso, é necessário conhecer o público-alvo e suas preferências para garantir que o brinde seja apreciado. 

Por exemplo, em uma loja de roupas, é possível oferecer um chaveiro com miniatura de jaquetas, calças, camisas, vestidos, dentre outros. Já para um escritório de advocacia uma opção interessante de brinde pode ser um bloco de notas ou uma caneta sofisticada. Em uma loja de cosméticos, amostras grátis de produtos ou mini kits de cuidados podem ser brindes atrativos. Ainda, se a empresa trabalha com produtos sustentáveis, um brinde ecologicamente correto, como uma sacola reutilizável, pode ser uma excelente escolha.

7. Aposte no User Generated Content (UGC)

Preparar ações que promovam a interação do consumidor com a sua marca é, sem dúvida alguma, uma forma interessante de chamar a atenção para o seu negócio, ainda mais no Dia do Cliente. Por isso, a nossa próxima dica é justamente promover concursos para estreitar os laços com os consumidores e aumentar a visibilidade da sua loja.

Vale a pena dizer que essa é uma estratégia que estimula a participação ativa dos clientes, tornando-os protagonistas da marca e promovendo o User-Generated Content (UGC), ou seja, conteúdo gerado pelo usuário. Desta forma, você conseguirá também aumentar a autoridade da sua marca e atrair um número maior de consumidores.

Os concursos podem assumir diferentes formatos e incentivar a criatividade dos participantes, proporcionando benefícios tanto para a loja quanto para os clientes. Um exemplo de concurso que pode ser realizado no Dia do Cliente é um concurso de fotos. Os participantes podem ser incentivados a tirar uma foto com um produto da loja, marcando a empresa nas redes sociais e utilizando uma hashtag específica. 

Além de promover a interação, essa ação gera UGC, com os clientes compartilhando suas experiências positivas com a marca. As melhores fotos podem ser premiadas com descontos, brindes ou até mesmo um vale-compras.

8. Sorteie prêmios

A nossa próxima dica para vender mais no Dia do Cliente também tem se mostrado uma estratégia valiosa no varejo, capaz de aumentar o engajamento dos consumidores, a visibilidade do estabelecimento e atrair novos clientes. Isso porque, a promoção de sorteios pode ajudar a criar um senso de valorização e benefício para o cliente, fazendo com que ele se sinta especial e recompensado sempre que interagir com a sua loja. 

Os sorteios podem assumir diferentes formatos e oferecer prêmios atrativos, incentivando a participação e o aumento no consumo, sem falar no entusiasmo gerado em torno da marca. Um exemplo de sorteio que pode ser realizado pela loja no Dia do Cliente é o sorteio de um grande prêmio. Pode ser um produto de destaque, um pacote de serviços ou até mesmo uma experiência exclusiva relacionada ao negócio. 

Além do sorteio principal, a loja pode oferecer prêmios menores para todos que realizarem uma compra no Dia do Cliente. Por exemplo, a cada compra, o cliente recebe um cupom para concorrer a brindes, descontos adicionais, amostras grátis ou vouchers de serviços. Essa estratégia reforça a ideia de que o cliente é beneficiado em todas as interações com o estabelecimento.

É preciso apenas ficar atento à forma de premiação e para deixar as regras claras para os clientes. Por exemplo, se houver a necessidade de ganhar um cupom para concorrer ao sorteio, em quais ocasiões o consumidor receberá esse cupom? Ele estará relacionado com o valor da compra ou com o produto adquirido.

Lembre-se sempre de que a comunicação é a melhor forma de garantir que não haja nenhum mal-entendido. Por isso, sugerimos que você confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

9. Recompense os clientes fiéis

Por último, mas não menos importante, no Dia do Cliente você precisa encontrar uma forma de recompensar os consumidores fiéis. Afinal, eles estão sempre comprando com você e te ajudando a ter o sucesso desejado.

Sem falar que, ao recompensá-los, você não apenas estará fortalecendo os laços com o público e expressando gratidão pela sua fidelidade ao longo do tempo, mas também mostrando aos demais consumidores os benefícios de se relacionar com a sua marca. Ou seja, você conseguirá atrair mais clientes e terá a oportunidade de fidelizá-los também.

Uma forma de recompensar esses consumidores é com descontos exclusivos e promoções especiais no Dia do Cliente. Por exemplo, a loja pode enviar um cupom de desconto personalizado por e-mail ou mensagem de texto, válido apenas para os clientes cadastrados e que já fizeram compras anteriormente. Essa ação não apenas incentiva a repetição de compras, mas também faz com que os clientes se sintam valorizados e percebam que a empresa reconhece o seu comprometimento.

Outra opção é realizar eventos ou experiências exclusivas para esses clientes. A loja pode promover um coquetel ou um dia de atendimento personalizado, oferecendo um ambiente especial com mimos, brindes e a oportunidade de conhecer em primeira mão novos produtos ou coleções. Esses eventos proporcionam uma experiência diferenciada aos clientes fiéis, aproximando-os ainda mais da marca e reforçando o vínculo emocional com o estabelecimento.

10. Prepare anúncios assertivos para a sua rádio indoor

Comunicar-se de forma eficaz com os seus clientes enquanto eles estão dentro da sua loja é uma estratégia poderosa e essencial para maximizar suas vendas no Dia do Cliente. A rádio indoor oferece uma oportunidade única de capturar a atenção do consumidor no momento exato em que ele está mais receptivo: enquanto está no ambiente de compras, rodeado pelos produtos que você oferece.

Na Listenx, acreditamos que a combinação de música ambiente e anúncios bem elaborados pode transformar a experiência de compra do cliente. Por isso, nós criamos a Listenplay, uma rádio indoor na qual você consegue preparar anúncios assertivos e direcionados, que falam diretamente ao consumidor.

Você poderá anunciar ofertas, promoções e novidades em tempo real. Isso não apenas aumenta a probabilidade de compra, mas também reforça a presença da sua marca e a qualidade do atendimento oferecido.

Basta imaginar um cliente caminhando pelos corredores da sua loja, indeciso entre um produto e outro. Nesse momento, um anúncio informando sobre uma promoção especial ou um desconto exclusivo pode ser o empurrão necessário para ele tomar sua decisão de compra. 

Além disso, ao manter o cliente informado sobre as vantagens e benefícios que ele pode obter, a rádio indoor ajuda a criar uma experiência de compra mais agradável e personalizada. Ao sentir-se bem informado e valorizado, o consumidor associa a sua marca a uma experiência de compra superior e atenciosa. 

Com a Listenplay, você poderá tanto criar anúncios personalizados, quanto contar com a ajuda na Liss, a nossa assistente de inteligência artificial para a criação de anúncios. Basta escolher o tipo de anúncio, fornecer as informações solicitadas na plataforma, e a Liss te dará algumas sugestões de anúncios. 

Você escolhe aquele que mais gostar (ou pede para ela gerar novos anúncios), escolhe a forma de locução, a voz, a trilha sonora e pronto. Em poucos minutos você poderá ter os anúncios criados já sendo reproduzidos em todas as suas unidades.

Não perca a oportunidade de experimentar e conhecer todo o poder da Listenplay para impactar seus clientes e transformar a experiência de compras deles. Veja a seguir como solicitar o teste gratuito. 

Quer mais dicas de como vender mais na sua loja em datas importantes do calendário do varejo, além do Dia do Cliente? Então acesse o nosso blog agora mesmo.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.

 Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

17 textos de propaganda de aniversário de loja, confira!

O aniversário da loja é, sem dúvida alguma, um momento a ser celebrado. Mas, para que esse momento seja um sucesso e ajuda a sua marca a ganhar maior visibilidade, é preciso escolher os textos de propaganda cuidadosamente. Afinal, esses textos serão veiculados em diferentes mídias e serão, em parte, responsáveis por atrair clientes para…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

4 dicas de como vender um produto, confira!

Conhecer algumas dicas de como vender um produto pode te ajudar a aumentar o lucro da sua loja e a ter uma equipe mais bem treinada. Sem falar que com isso mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu estabelecimento e se tornarem clientes fiéis. Entretanto, diante de tanta concorrência, muitas empresas encontram dificuldades…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Por que é mais barato fidelizar clientes?

Já se foi o tempo em que as empresas eram verdadeiras máquinas de captar clientes, preocupando-se unicamente com a quantidade de novos alvos, sem se importar com o que acontece quando esses consumidores se acumulam na base ativa da organização. Os altos níveis de insatisfação, advindos da falta de estrutura (e interesse) das empresas em…

Por Nayara Santos em 10.05.2016

Marketing de varejo: por que aguçar os sentidos do consumidor?

Investir no online parece ser o caminho a seguir para boa parte das lojas de varejo, mas os pontos físicos ainda têm muito mais a oferecer. Algumas ações de marketing de varejo, como aguçar os sentidos do consumidor, podem dar ótimos resultados. Se isso é novidade para você, não deixe de conferir nosso artigo para…

Por Nayara Santos em 25.02.2016

Vendarketing: entenda o que é e como implementar esse conceito

O objetivo de toda empresa é crescer. Para isso, é preciso atrair mais clientes para a sua loja ou para comprar sua solução. Além da atração de novas pessoas, é preciso proporcionar boas experiências a fim de fazer os consumidores voltarem e promoverem o negócio para amigos e parentes. Uma das formas de garantir o…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Como Aumentar o Tempo de Permanência dos Clientes em Sua Loja

Se você chegou aqui provavelmente está procurando algumas estratégias assertivas de como aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, certo? Afinal, quanto mais tempo um cliente passa em uma loja de varejo, mais altas são suas chances de comprar algum produto e mais alto é o seu ticket médio. E, não podemos negar,…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Conheça as 7 melhores campanhas de varejo

Uma ação de marketing nem sempre tem a intenção de somente fazer uma propaganda para o seu negócio. O consumidor procura algo além do que bons produtos e um bom atendimento nas lojas e empresas que vai.  O novo cliente quer entrega de valor e motivos para ser um cliente da sua loja. É exatamente…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Como a inteligência artificial ajuda a fidelizar clientes, descubra agora

Ser capaz de fidelizar os clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio, ao mesmo tempo em que representa um grande desafio para os varejistas. Felizmente, a inteligência artificial pode ser implementada com diferentes finalidades ajudando os varejistas a alcançar esse objetivo de forma mais rápida e eficaz.  Além de ajudar com a análise…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Slogan para loja de móveis: 4 dicas de como criar o seu

Um bom varejista precisa encontrar formas de conseguir se conectar com o seu público e ressaltar os diferenciais do seu negócio. Sim, isso parece ser uma tarefa bastante difícil, ou mesmo uma missão impossível para alguns. Entretanto, o slogan pode ser o que faltava para isso e nós vamos te dizer o porquê a sua…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos