Por Nayara Santos em 13.07.2023

9 dicas para vender mais no Dia do Cliente!

Por Nayara Santos em 13.07.2023

O Dia do Cliente foi feito para você agradecer àquelas pessoas que possuem uma parte importantíssima no crescimento e sucesso da sua empresa. Mas, claro que a sua marca não será a única fazendo isso e, com tamanha concorrência, é fundamental que você encontre formas de se destacar nesse mar de ofertas.

Por isso, quanto mais dicas para vender mais no Dia do Cliente você conhecer, melhor! Afinal, isso vai te ajudar a ser mais criativo e a criar campanhas mais atraentes para os seus clientes.

Para te ajudar nessa busca constante de ideias e formas de sair na frente da concorrência, criamos esse artigo com dicas incríveis do que você precisa saber para vender mais no Dia do Cliente! Você não vai querer perder isso. Boa leitura!

Como vender mais no Dia do Cliente

Parte do sucesso das vendas no Dia do Cliente se deve às ações de marketing que você vai implementar. São elas que conseguem atrair novos clientes para a sua loja, resgatar aqueles clientes mais antigos que não compram na sua loja há algum tempo. Ou mesmo manter informado os clientes que estão sempre frequentando a loja.

Confira a seguir como fazer isso.

1. Mantenha o cliente informado

Como falamos na abertura desta seção, é essencial que o consumidor saiba o que acontece na sua loja. Por isso, você precisa ter uma boa estratégia de comunicação com eles. 

Atualmente, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de manter os clientes informados é através das redes sociais. Assim eles conseguem saber das novidades da loja, quais as promoções, os eventos, detalhes sobre os produtos e muito mais. Essa, inclusive, é uma ótima forma de reforçar a identidade da sua marca e aumentar a autoridade dela.

Mas, claro que você também pode investir em outras estratégias que funcionam muito bem. Por exemplo, mandar e-mail semanalmente, ou então SMS, ou mensagens pelo WhatsApp. Apenas se certifique de perguntar ao cliente se ele concorda em receber tais informações, caso contrário, ele pode ficar irritado e acabar decidindo não comprar mais com você.

2. Oferece som ambiente na loja

A nossa próxima dica para vender mais no Dia do Cliente é caprichar na escolha das músicas que tocam na sua rádio indoor. Para você ter uma ideia, quando o cliente gosta da música reproduzida enquanto faz as compras, 35% deles vão aumentar o tempo de permanência, enquanto que 14% vão comprar mais.

Por outro lado, se a trilha sonora não agradar tanto assim, 44% dos clientes vão embora sem comprar nada. Sem falar que eles também não irão indicar a sua loja para amigos e familiares. Portanto, acertar na escolha é algo essencial. Se quiser saber como escolher a trilha sonora certa para a sua loja, confira o nosso guia completo sobre o assunto.

Outro ponto importante na escolha da música é com relação à distribuição do som no ambiente. Para que a estratégia funcione, a música precisa ser ouvida em toda a loja e com qualidade. Por isso, certifique-se de consultar empresas especializadas no assunto e que possam te ajudar com toda a orientação de quais equipamentos e onde as caixas de som devem ser colocadas. Som distorcido e com baixa qualidade também espanta o cliente.

3. Não se esqueça da vitrine

Vender mais no Dia do Cliente também depende da sua vitrine. Como falamos, muitas empresas estão focadas em atrair a atenção do cliente, portanto, capriche na decoração. O ideal é que você dê um destaque maior para os produtos mais interessantes, ou seja, aqueles que vendem mais e que conseguem atrair a atenção do consumidor e fazer com que ele entre na loja.

Além disso, você também pode utilizar as cores da sua marca, reforçando a sua identidade e certificando-se de que o cliente sabe exatamente qual a qualidade e os preços que ele irá encontrar ao entrar na loja. Tome cuidado com adesivos para que ele não impeça o cliente de ver o produto que está sendo exibido.

4. Aposte na criatividade

Como falamos anteriormente, o Dia do Cliente é um período em que todos os varejistas estão preparando algo para tentar se destacar. O que pode ser um grande desafio, afinal, a grande maioria vai focar em fazer ofertas e oferecer benefícios para os clientes que comprarem com eles.


Justamente por isso que você deve encontrar formas de se sobressair nesse mar de lojas. Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de campanhas publicitárias e promoções criativas. O marketing de experiência pode ser um poderoso aliado nessa tarefa. Afinal, você consegue proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, que precisará atuar ativamente e se envolver com a marca para conseguir a premiação ou o desconto oferecido.

5. Ofereça frete grátis

Se você tem um e-commerce e quer aumentar as vendas no Dia do Cliente, então pode apostar no frete gratuito. Isso porque, para muitos consumidores, esse é um fator decisivo sobre a compra. 

Para você ter uma ideia, alguns clientes até pagam um pouco mais nos produtos, se o frete for grátis. Isso acontece porque a gratuidade gera uma sensação de benefícios  para o consumidor, e assim, ele sente que está ganhando algo da sua loja.

Aqui vai apenas uma dica valiosa, deixe claro quais são as condições de frete gratuito. Por exemplo, pode ser um valor mínimo de compra, ou então a aquisição de um determinado produto. 

Ainda, dependendo do tipo de mercadoria com a qual você trabalha, o produto pode ser pesado e exigir a entrega em prédios, o que pode ser bastante trabalhoso e custoso. Ou mesmo o produto pode exigir algum tipo de montagem após a entrega. Por exemplo, um sofá sendo entregue em um prédio. Provavelmente será preciso demonstrar o sofá para colocá-lo no elevador, e depois montar novamente na casa do cliente. 

Então, se a sua empresa for cobrir todos esses gastos, tudo isso precisa ficar claro para evitar decepções. Quer saber como melhorar as suas vendas online? Então confira o nosso guia Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

6. Distribua brindes

Outra estratégia poderosa para vender mais no Dia do Cliente é a distribuição de brindes. Eles te ajudam a fortalecer o relacionamento com os consumidores e demonstrar gratidão pela sua preferência.

Sem falar que, essa é uma prática que te ajuda também a fidelizar clientes e conquistar novos, pois cria uma conexão emocional e promove uma imagem positiva da empresa. 

Os brindes, além de serem um gesto de gentileza, podem servir como uma forma de divulgação, ainda mais quando são personalizados com o logo da sua marca, são criativos e, principalmente, úteis. Existem diversos tipos de brindes que podem ser oferecidos e isso pode depender tanto do ramo do varejo no qual você atua, como do perfil do seu público-alvo.

O mais importante ao escolher um brinde para representar o negócio, é considerar o valor percebido pelo cliente. O brinde deve ser útil, de boa qualidade e estar alinhado com a identidade da empresa. Além disso, é necessário conhecer o público-alvo e suas preferências para garantir que o brinde seja apreciado. 

Por exemplo, em um comércio de roupas, é possível oferecer um chaveiro com miniatura de jaquetas, calças, camisas, vestidos, dentre outros. Já para um escritório de advocacia uma opção interessante de brinde pode ser um bloco de notas ou uma caneta sofisticada. Em uma loja de cosméticos, amostras grátis de produtos ou mini kits de cuidados podem ser brindes atrativos. Ainda, se a empresa trabalha com produtos sustentáveis, um brinde ecologicamente correto, como uma sacola reutilizável, pode ser uma excelente escolha.

7. Promova concursos

Preparar ações que promovam a interação do consumidor com a sua marca é, sem dúvida alguma, uma forma interessante de chamar a atenção para o seu negócio, ainda mais no Dia do Cliente. Por isso, a nossa próxima dica é justamente promover concursos para estreitar os laços com os consumidores e aumentar a visibilidade da sua loja.

Vale a pena dizer que essa é uma estratégia que estimula a participação ativa dos clientes, tornando-os protagonistas da marca e promovendo o User-Generated Content (UGC), ou seja, conteúdo gerado pelo usuário. Desta forma, você conseguirá também aumentar a autoridade da sua marca e atrair um número maior de consumidores.

Os concursos podem assumir diferentes formatos e incentivar a criatividade dos participantes, proporcionando benefícios tanto para a loja quanto para os clientes. Um exemplo de concurso que pode ser realizado no Dia do Cliente é um concurso de fotos. Os participantes podem ser incentivados a tirar uma foto com um produto da loja, marcando a empresa nas redes sociais e utilizando uma hashtag específica. 

Além de promover a interação, essa ação gera UGC, com os clientes compartilhando suas experiências positivas com a marca. As melhores fotos podem ser premiadas com descontos, brindes ou até mesmo um vale-compras.

8. Sorteie prêmios

A nossa próxima dica para vender mais no Dia do Cliente também tem se mostrado uma estratégia valiosa no varejo, capaz de aumentar o engajamento dos consumidores, a visibilidade do estabelecimento e atrair novos clientes. Isso porque, a promoção de sorteios pode ajudar a criar um senso de valorização e benefício para o cliente, fazendo com que ele se sinta especial e recompensado sempre que interagir com a sua loja. 

Os sorteios podem assumir diferentes formatos e oferecer prêmios atrativos, incentivando a participação e o aumento no consumo, sem falar no entusiasmo gerado em torno da marca. Um exemplo de sorteio que pode ser realizado pela loja no Dia do Cliente é o sorteio de um grande prêmio. Pode ser um produto de destaque, um pacote de serviços ou até mesmo uma experiência exclusiva relacionada ao negócio. 

Além do sorteio principal, a loja pode oferecer prêmios menores para todos que realizarem uma compra no Dia do Cliente. Por exemplo, a cada compra, o cliente recebe um cupom para concorrer a brindes, descontos adicionais, amostras grátis ou vouchers de serviços. Essa estratégia reforça a ideia de que o cliente é beneficiado em todas as interações com o estabelecimento.

É preciso apenas ficar atento à forma de premiação e para deixar as regras claras para os clientes. Por exemplo, se houver a necessidade de ganhar um cupom para concorrer ao sorteio, em quais ocasiões o consumidor receberá esse cupom? Ele estará relacionado com o valor da compra ou com o produto adquirido.

Lembre-se sempre de que a comunicação é a melhor forma de garantir que não haja nenhum mal-entendido. Por isso, sugerimos que você confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

9. Recompense os clientes fiéis

Por último, mas não menos importante, no Dia do Cliente você precisa encontrar uma forma de recompensar os consumidores fiéis. Afinal, eles estão sempre comprando com você e te ajudando a ter o sucesso desejado.

Sem falar que, ao recompensá-los, você não apenas estará fortalecendo os laços com o público e expressando gratidão pela sua fidelidade ao longo do tempo, mas também mostrando aos demais consumidores os benefícios de se relacionar com a sua marca. Ou seja, você conseguirá atrair mais clientes e terá a oportunidade de fidelizá-los também.

Uma forma de recompensar esses consumidores é com descontos exclusivos e promoções especiais no Dia do Cliente. Por exemplo, a loja pode enviar um cupom de desconto personalizado por e-mail ou mensagem de texto, válido apenas para os clientes cadastrados e que já fizeram compras anteriormente. Essa ação não apenas incentiva a repetição de compras, mas também faz com que os clientes se sintam valorizados e percebam que a empresa reconhece o seu comprometimento.

Outra opção é realizar eventos ou experiências exclusivas para esses clientes. A loja pode promover um coquetel ou um dia de atendimento personalizado, oferecendo um ambiente especial com mimos, brindes e a oportunidade de conhecer em primeira mão novos produtos ou coleções. Esses eventos proporcionam uma experiência diferenciada aos clientes fiéis, aproximando-os ainda mais da marca e reforçando o vínculo emocional com o estabelecimento.

Quer mais dicas de como vender mais na sua loja em datas importantes do calendário do varejo, além do Dia do Cliente? Então acesse o nosso blog agora mesmo.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como definir metas assertivas para seus vendedores?

Um gestor de comércio precisa entender como definir metas assertivas para sua equipe e estar por dentro do Varejo 4.0. As metas são fundamentais para a evolução de uma loja. Elas devem ser previstas no plano estratégico e ter aplicação efetiva no dia a dia daqueles que trabalham com vendas. Afinal, ninguém obtém sucesso no…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

O que é Neuromarketing e Como Pode Impactar em Seus Resultados

Ao longo deste artigo você irá aprender todos os segredos de quem mais entende sobre o assunto. Aprenda o que é neuromarketing!

Por Nayara Santos em 26.06.2019

6 ideias criativas para inauguração de loja

Preparar algo criativo para a inauguração da sua loja nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a cada ideia que surge você sente que não é boa o bastante ou que alguém já fez isso, certo? Mas, a verdade é que você pode, sim, preparar algo criativo para esse importante momento da sua loja. Inclusive, o…

Por Nayara Santos em 18.04.2023

Como Aumentar a Clientela do seu Restaurante em 3 Passos

Atrair e fidelizar bons clientes é o sonhos de todo dono de restaurante, não é mesmo? Afinal, que empreendedor não deseja ter fiéis consumidores que adoram o seu espaço e tudo que tem a oferecer? Porém, nos dias de hoje, essa é uma tarefa cada vez mais difícil de ser realizada com sucesso. Por isso,…

Por Nayara Santos em 14.12.2018

Como administrar um salão de beleza: 10 dicas para melhorar os resultados

Se você está aqui é porque está em busca de conhecimento sobre como administrar um salão de beleza. E esse é um passo muito importante para conseguir fazer a sua empresa crescer e ser lucrativa, ainda mais em um mercado tão competitivo como o salão de beleza. Apesar disso, vale ressaltar que o mercado de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Decoração de loja para Festa Junina: 5 ideias para se inspirar

Chegou aquela época do ano em que o Brasil se veste de cores e alegria para celebrar uma das festas mais queridas: a Festa Junina! E claro, você, empreendedor do varejo, não pode ficar de fora dessa! Se você ainda não sabe como preparar sua loja para essa festa tão tradicional, não se preocupe, estamos…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Comunicação visual para lojas: aprenda como fazer

Ter uma boa comunicação na loja é algo que pode fazer com que você se destaque da concorrência. Isso porque, ela ajuda a tornar o ambiente de compras único e facilita a compra do cliente, permitindo que ele encontre o que procura mais facilmente. Com isso, você poderá não apenas ter clientes mais satisfeitos, aumentando…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Exemplo de inovação: conheça o empreendedorismo de Anitta

“Prepara que agora é a hora do show das poderosas.” Foi com esse verso que Anitta ficou famosa em todo Brasil em 2012, quando todos pensavam que ela seria mais uma dessas cantoras de uma música só — que lançam um hit de sucesso e depois somem da mídia. O que ninguém contava é que…

Por Nayara Santos em 17.09.2019

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos