Por Nayara Santos em 18.04.2023

6 ideias criativas para inauguração de loja

Por Nayara Santos em 18.04.2023

Preparar algo criativo para a inauguração da sua loja nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a cada ideia que surge você sente que não é boa o bastante ou que alguém já fez isso, certo?

Mas, a verdade é que você pode, sim, preparar algo criativo para esse importante momento da sua loja. Inclusive, o marketing de experiência pode te ajudar, e muito, nesse momento.

Além disso, esse artigo vai te ajudar com algumas ideias criativas para você inovar na inauguração da sua loja e fazer com que a sua marca fique na memória dos consumidores. Venha com a gente e arrase!

Ideias criativas para a inauguração da sua loja

1. Prepare experiências

Quando você consegue despertar alguma emoção nas pessoas, isso faz com que a sua marca fique gravada na memória dos clientes. Por isso, é importante que você desperte as emoções certas para que a sua marca seja relacionada a boas lembranças.

Por isso, uma das formas de ter sucesso na inauguração da sua loja é proporcionando aos clientes uma experiência única. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, crie um desfile de moda exclusivo para a ocasião. 

Ou então, se estiver inaugurando uma perfumaria, pode organizar uma sessão de maquiagem e penteado. Ainda, se você vende produtos gourmet, crie uma degustação de vinhos ou uma aula de culinária com os produtos que você vende.

Assim, os clientes conhecerão os seus produtos e poderão se interessar em comprar já na inauguração ou retornar depois para isso. Quer mais dicas sobre como preparar uma estratégia de marketing de experiência de sucesso? Então confira o nosso e-book exclusivo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

2. Aposte na tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada na inauguração de uma loja. Afinal, cada vez mais as pessoas procuram integrar o mundo offline com o online. Por isso, a nossa próxima ideia criativa para a inauguração da sua loja é apostar em algum recurso tecnológico.

É possível utilizar recursos como realidade virtual ou aumentada para apresentar os seus produtos de forma inovadora. Além disso, você também pode criar uma plataforma de compras online exclusiva para o evento.

Ainda, você pode apostar em hologramas para apresentar os seus produtos, fazendo até mesmo um desfile utilizando essa tecnologia. Outra opção é transmitir o evento ao vivo pela rede social da sua marca.

3. Crie um espaço instagramável

Hoje em dia, muitas pessoas adoram compartilhar suas experiências nas redes sociais. Por isso, a sua loja não pode ficar para trás, e você pode começar já na inauguração a marcar presença nas redes.

Portanto, uma ideia criativa para você ter na inauguração da sua loja é um ou mais espaços instagramáveis. Esse local pode ser um cenário decorativo, um painel de fotos ou até mesmo uma parede de flores. 

O ideal é criar um espaço diferenciado, com as cores, logo e elementos que combinem com a sua marca e os produtos que você vende. Isso incentivará os clientes a compartilharem fotos da sua loja e aumentará a visibilidade da sua marca nas redes sociais.

4. Organize uma festa temática

Outra ideia para arrasar na inauguração da sua loja é preparar uma festa temática. Esse é, sem dúvida alguma, um momento para soltar a criatividade e preparar uma festa única.


Por exemplo, se a sua loja vende artigos esportivos, você pode criar uma festa que fique nisso. Inclusive, com código de vestimenta: “roupas para se exercitar”. Os brindes do evento podem ser amostras grátis de produtos fitness vendidos na sua loja. Assim, os clientes poderão provar e se gostarem, comprar no futuro.

Neste caso, a decoração da festa é importantíssima para ajudar as pessoas a realmente se sentirem imersas na atmosfera da loja. Além disso, o cardápio também deve ser temático, para acompanhar a proposta.

5. Crie um evento beneficente

A nossa última ideia criativa para a inauguração da sua loja é preparar um evento beneficente para apoiar uma causa social ou ambiental. Cada vez mais as pessoas querem se relacionar com marcas que tenham tais preocupações, portanto, se esse for o perfil da sua marca, essa pode ser uma boa ideia 

Por exemplo, você pode promover uma campanha de arrecadação de alimentos ou roupas para doação. Ainda, é possível promover uma ação de limpeza em uma praia ou parque local.

Tudo vai depender da identidade e da personalidade da sua marca. Entretanto, é preciso ressaltar que de nada adianta investir nesse tipo de evento se você não tem a intenção de continuar promovendo esse tipo de ação.

Isso porque, você até irá atrair pessoas que tenham essa preocupação durante a inauguração. Mas, ao perceber que essas ações não passam de marketing, o cliente deixará de comprar com você e ainda pode perder a confiança na sua marca.

6. Integre as ações da inauguração da loja com a música

Não importa qual ideia criativa você colocará em prática na inauguração da loja, uma coisa é certa, você pode tornar o evento ainda mais especial com a trilha sonora certa. Isso porque a música ajuda a integrar todas as estratégias aplicadas.

No exemplo do desfile na inauguração da loja de roupas, a música é essencial. Já na festa com tema fitness, você pode reproduzir músicas animadas e com alto nível de energia, como as utilizadas para se exercitar.

Vale a pena dizer que a música é uma poderosa aliada da sua marca e pode ajudar a sua loja a se destacar, mesmo que recentemente inaugurada. Isso acontece porque a música consegue se comunicar com os clientes de uma forma muito natural e eficiente. 

Os estabelecimentos que reproduzem músicas que refletem a identidade da marca e que agradam aos clientes têm mais chances de ficarem gravados na memória dos consumidores. Sem falar que a música ainda ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e influenciá-lo a comprar mais.

Confira aqui o poder que a música tem para o seu negócio. E, para saber mais sobre como preparar a inauguração da sua loja, confira outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing e Vendas em PDV: Conheça 7 estratégias para vender mais

 Você sabe como melhorar as vendas no seu ponto de vendas (PDV)? Possui estratégias de marketing planejadas especificamente para convencer os clientes a comprar mais ou permanecer mais tempo na loja? Ou mesmo para conseguir fidelizar os clientes? Se você respondeu não a pelo menos uma dessas perguntas então este artigo vai te ajudar…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

34 Textos prontos para propaganda de loja de roupas, confira!

 Conhecer textos prontos para fazer a propaganda da sua loja de roupas pode facilitar muito a elaboração de campanhas e contribuir significativamente para o sucesso delas. Afinal, você não precisa criar nada, basta apenas utilizar as nossas ideias e se inspirar, adaptando as frases para o seu público e para a identidade da sua…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Confira as tendências no varejo para 2024!

Ficar de olho nas principais tendências no varejo para 2024 é fundamental se você não quiser ficar para trás na grande corrida da inovação que ganhou o mercado nos últimos anos. Como o ritmo das transformações é intenso e cada vez mais recursos estão acessíveis para os gestores e empreendedores que estão antenados nas novidades.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil. Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Software para lojas de varejo: conheça os principais

A utilização de softwares para lojas do varejo traz eficiência para os processos em que eles estão envolvidos. Além disso, eles ainda diminuem os erros humanos, deixando as informações mais confiáveis. Ou seja, é possível melhorar a gestão da sua loja e tomar decisões gerenciais mais acertadas apenas adquirindo o software correto. Entretanto, a realidade…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

25 textos para propaganda de restaurante, confira

Se engana quem pensa que restaurante é apenas um local para fazer as refeições.Muito pelo contrário, é um ambiente em que as pessoas se reúnem para celebrar, discutir negócios, ou apenas passar momentos agradáveis com amigos e familiares.  Claro que para agradar aos consumidores é preciso ter comida boa e um ambiente agradável. Mas, de…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Entenda o conceito de clima organizacional e a sua importância!

Em seu livro Gestão do Clima Organizacional, o professor e consultor especialista em Gestão de Pessoas, Ricardo Luz, descreve o conceito de clima organizacional como a “atmosfera psicológica que envolve, em um dado momento, a relação entre uma empresa e seus funcionários”. Esse “clima” é um reflexo das ações que uma empresa realiza em prol…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Quais Equipamentos para Mídia Indoor são Necessários para Começar?

Independentemente do alcance que deseja para o projeto, saiba que o meio mais utilizado hoje em dia, certamente é o digital. Contudo, conheça os hardwares básicos que envolvem os principais equipamentos para mídia indoor: 1.Telas Feitos especialmente para o uso de mídia indoor, os monitores profissionais LFD — Large Format Display — são os modelos…

Por Nayara Santos em 02.01.2019

Estratégias para preparar a sua loja para a Black Friday

Muito antes de novembro chegar, os consumidores já estão pensando em aproveitar a Black Friday. Por isso, você, varejista, deve conseguir preparar a sua loja para atender a essa demanda.  O período da Black Friday é conhecido por suas ofertas e descontos generosos, se tornando uma das datas mais importantes do calendário varejista no Brasil.…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos