Por Nayara Santos em 18.04.2023

6 ideias criativas para inauguração de loja

Por Nayara Santos em 18.04.2023

Preparar algo criativo para a inauguração da sua loja nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a cada ideia que surge você sente que não é boa o bastante ou que alguém já fez isso, certo?

Mas, a verdade é que você pode, sim, preparar algo criativo para esse importante momento da sua loja. Inclusive, o marketing de experiência pode te ajudar, e muito, nesse momento.

Além disso, esse artigo vai te ajudar com algumas ideias criativas para você inovar na inauguração da sua loja e fazer com que a sua marca fique na memória dos consumidores. Venha com a gente e arrase!

Ideias criativas para a inauguração da sua loja

1. Prepare experiências

Quando você consegue despertar alguma emoção nas pessoas, isso faz com que a sua marca fique gravada na memória dos clientes. Por isso, é importante que você desperte as emoções certas para que a sua marca seja relacionada a boas lembranças.

Por isso, uma das formas de ter sucesso na inauguração da sua loja é proporcionando aos clientes uma experiência única. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, crie um desfile de moda exclusivo para a ocasião. 

Ou então, se estiver inaugurando uma perfumaria, pode organizar uma sessão de maquiagem e penteado. Ainda, se você vende produtos gourmet, crie uma degustação de vinhos ou uma aula de culinária com os produtos que você vende.

Assim, os clientes conhecerão os seus produtos e poderão se interessar em comprar já na inauguração ou retornar depois para isso. Quer mais dicas sobre como preparar uma estratégia de marketing de experiência de sucesso? Então confira o nosso e-book exclusivo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

2. Aposte na tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada na inauguração de uma loja. Afinal, cada vez mais as pessoas procuram integrar o mundo offline com o online. Por isso, a nossa próxima ideia criativa para a inauguração da sua loja é apostar em algum recurso tecnológico.

É possível utilizar recursos como realidade virtual ou aumentada para apresentar os seus produtos de forma inovadora. Além disso, você também pode criar uma plataforma de compras online exclusiva para o evento.

Ainda, você pode apostar em hologramas para apresentar os seus produtos, fazendo até mesmo um desfile utilizando essa tecnologia. Outra opção é transmitir o evento ao vivo pela rede social da sua marca.

3. Crie um espaço instagramável

Hoje em dia, muitas pessoas adoram compartilhar suas experiências nas redes sociais. Por isso, a sua loja não pode ficar para trás, e você pode começar já na inauguração a marcar presença nas redes.

Portanto, uma ideia criativa para você ter na inauguração da sua loja é um ou mais espaços instagramáveis. Esse local pode ser um cenário decorativo, um painel de fotos ou até mesmo uma parede de flores. 

O ideal é criar um espaço diferenciado, com as cores, logo e elementos que combinem com a sua marca e os produtos que você vende. Isso incentivará os clientes a compartilharem fotos da sua loja e aumentará a visibilidade da sua marca nas redes sociais.

4. Organize uma festa temática

Outra ideia para arrasar na inauguração da sua loja é preparar uma festa temática. Esse é, sem dúvida alguma, um momento para soltar a criatividade e preparar uma festa única.


Por exemplo, se a sua loja vende artigos esportivos, você pode criar uma festa que fique nisso. Inclusive, com código de vestimenta: “roupas para se exercitar”. Os brindes do evento podem ser amostras grátis de produtos fitness vendidos na sua loja. Assim, os clientes poderão provar e se gostarem, comprar no futuro.

Neste caso, a decoração da festa é importantíssima para ajudar as pessoas a realmente se sentirem imersas na atmosfera da loja. Além disso, o cardápio também deve ser temático, para acompanhar a proposta.

5. Crie um evento beneficente

A nossa última ideia criativa para a inauguração da sua loja é preparar um evento beneficente para apoiar uma causa social ou ambiental. Cada vez mais as pessoas querem se relacionar com marcas que tenham tais preocupações, portanto, se esse for o perfil da sua marca, essa pode ser uma boa ideia 

Por exemplo, você pode promover uma campanha de arrecadação de alimentos ou roupas para doação. Ainda, é possível promover uma ação de limpeza em uma praia ou parque local.

Tudo vai depender da identidade e da personalidade da sua marca. Entretanto, é preciso ressaltar que de nada adianta investir nesse tipo de evento se você não tem a intenção de continuar promovendo esse tipo de ação.

Isso porque, você até irá atrair pessoas que tenham essa preocupação durante a inauguração. Mas, ao perceber que essas ações não passam de marketing, o cliente deixará de comprar com você e ainda pode perder a confiança na sua marca.

6. Integre as ações da inauguração da loja com a música

Não importa qual ideia criativa você colocará em prática na inauguração da loja, uma coisa é certa, você pode tornar o evento ainda mais especial com a trilha sonora certa. Isso porque a música ajuda a integrar todas as estratégias aplicadas.

No exemplo do desfile na inauguração da loja de roupas, a música é essencial. Já na festa com tema fitness, você pode reproduzir músicas animadas e com alto nível de energia, como as utilizadas para se exercitar.

Vale a pena dizer que a música é uma poderosa aliada da sua marca e pode ajudar a sua loja a se destacar, mesmo que recentemente inaugurada. Isso acontece porque a música consegue se comunicar com os clientes de uma forma muito natural e eficiente. 

Os estabelecimentos que reproduzem músicas que refletem a identidade da marca e que agradam aos clientes têm mais chances de ficarem gravados na memória dos consumidores. Sem falar que a música ainda ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e influenciá-lo a comprar mais.

Confira aqui o poder que a música tem para o seu negócio. E, para saber mais sobre como preparar a inauguração da sua loja, confira outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que investir áudio e vídeo no marketing de conteúdo?

Você sabia que é possível utilizar o áudio e vídeo como estratégia de marketing de conteúdo para desenvolver o seu negócio e fidelizar mais clientes? Pois é, nem só de textos ou infográficos vive o marketing de conteúdo. Ele pode ir muito além do que você imagina. Mudanças nas estratégias de marketing de conteúdo Existem…

Por Nayara Santos em 17.08.2016

5 dicas para aumentar as vendas no varejo

Dicas para aumentar as vendas Dicas para aumentar as vendas: muitas vezes o seu produto é bom, mas as vendas no varejo não estão dentro do esperado. Nesses momentos, não é preciso se desesperar. São vários os fatores que podem influenciar nesse resultado e, justamente por isso, também existem diversas medidas que podem ser tomadas…

Por Nayara Santos em 09.03.2016

Como aumentar as vendas de uma loja: 5 dicas que dão certo

Você, como gestor de varejo, deve se perguntar frequentemente como aumentar as vendas da loja, não é mesmo? Essa pergunta é importantíssima, afinal, é através dela que você consegue procurar formas inovadoras e melhores para conseguir ter bons resultados. Geralmente, o aumento das vendas de uma loja é o resultado de diversos fatores, tais como…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Decoração de vitrine: 5 dicas para montar a mais chamativa

A decoração de uma vitrine é um elemento importantíssimo para conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Ainda, vale a pena lembrar que essa também é uma das ferramentas que o varejista tem à disposição para conseguir convencer o cliente de que na sua loja ele encontrará tudo o que precisa e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como integrar marketing on-line e off-line em campanhas de sucesso?

O marketing digital é uma estratégia extremamente eficiente, inclusive para lojas físicas, contudo, ao integrar os tipos de marketing online e offline (varejo 4.0), é possível potencializar suas campanhas de varejo e obter ainda mais resultados. Quer saber mais sobre como fazer isso? Então esta postagem é para você! Aqui, falaremos um pouco mais sobre…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

 A inauguração de loja é uma questão fundamental no sucesso de seu negócio em longo prazo. Saiba que qualquer erro de planejamento em um momento como esse pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento no mercado de atuação.  Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Pesquisa de clima organizacional: quais são os benefícios?

A competência de uma equipe faz toda a diferença em sua produtividade, mas há muitos outros fatores que entram em jogo aqui. A forma como todos se sentem em relação às próprias funções e ao ambiente de trabalho como um todo, por exemplo, afeta a produtividade de cada indivíduo. E se você quer identificar isso…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Entenda como utilizar o marketing offline de forma eficiente

Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo na internet. Com isso, muitos tendem a achar que as únicas estratégias de marketing realmente eficientes são aquelas praticadas no ambiente virtual. Entretanto, por mais que realmente o marketing digital tenha ganhado força, isso não exclui a importância de boas ações em marketing offline. Pode até ser…

Por Nayara Santos em 30.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos