Por Nayara Santos em 17.04.2023

Coquetel de inauguração de loja: 6 dicas de como organizar

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Muitas lojas optam por oferecer um coquetel aos clientes na inauguração da loja. Esse coquetel pode ser oferecido para os clientes mais antigos e fiéis da loja, ser um evento com venda de ingressos ou mesmo para as pessoas mais próximas, como funcionários e potenciais fornecedores e parceiros. 

Tudo vai depender do valor disponível para a realização do evento e da sua disposição em prepará-lo. Entretanto, uma coisa é certa, se você conseguir preparar um bom coquetel de inauguração da sua loja, sem dúvida alguma, as pessoas se lembrarão da sua marca.

Nós entendemos que esse é um desafio grande para os empresários, principalmente para quem está começando a se aventurar no mundo do empreendedorismo, preparamos esse artigo para te ajudar. Nele você encontra dicas práticas de como organizar o evento perfeito para a inauguração da sua loja, confira!

Organizando o coquetel de inauguração da sua loja

1. Escolha o local adequado

A primeira coisa a ser feita é a escolha do local em que o coquetel de inauguração da loja será realizado. Uma das opções é fazê-lo na própria loja, por mais que essa seja uma ótima oportunidade para que as pessoas consigam perceber a atmosfera da loja, é preciso ter alguns cuidados.

Por exemplo, se a loja terá espaço suficiente para receber todos os convidados, ou mesmo se não há risco de estragar algum produto, como derrubar vinho em alguma roupa. Por isso, é preciso pensar o layout com cuidado caso essa seja a sua escolha.

Outra opção é fazer o coquetel de inauguração da loja em um espaço alugado, que seja adequado para o evento. Pode ser um restaurante, um buffet, uma casa de shows, como falamos, tudo vai depender do tamanho do seu negócio, quantas pessoas participarão do coquetel e quais atrações você preparou para elas.

2. Defina a lista de convidados

O próximo passo na organização do coquetel de inauguração da sua loja é preparar uma lista de pessoas que você gostaria de convidar para o evento. Isso pode incluir amigos, familiares, clientes fiéis, parceiros de negócios e influenciadores. 

Para preparar a lista é importante ter em mente uma coisa, esse é o momento de comemorar uma conquista, mas também uma chance para começar a fazer network no seu ramo de atuação. Portanto, fique atento a esses dois pontos para não esquecer de ninguém e nem perder oportunidades.

Ainda, se certifique de enviar os convites com antecedência, assim as pessoas

poderão se planejar para comparecer ao evento, ou mesmo enviar algum representante em seu lugar. Você pode pedir para que as pessoas confirmem a presença, já que isso te ajudará com preparativos como comida e bebida que serão servidos no evento.

3. Planeje o cardápio do coquetel de inauguração da sua loja

Claro que você quer que a sua marca seja o destaque da festa, entretanto, um bom cardápio pode te ajudar, e muito, a despertar emoções nos convidados do seu coquetel. Por isso, pense com muito cuidado no que será servido.

Uma boa opção é oferecer petiscos e bebidas que representem a sua marca e o tipo de produto que você vende. Se a loja vende roupas atemporais, por exemplo, você pode servir petiscos leves e elegantes, acompanhados de coquetéis clássicos. Por outro lado, caso a loja venda produtos gourmet, você pode considerar servir queijos finos, vinhos e outras iguarias refinadas.

4. Decore o espaço

Cada detalhe importa na hora de planejar o coquetel de inauguração da sua loja. Por isso, você também deve pensar em como será a decoração do espaço em que o evento será realizado.


Vale a pena ressaltar que é essencial usar as cores da sua marca na decoração, e você também pode utilizar os seus produtos para isso. Por exemplo, uma loja de roupas pode ter manequins com os modelos que serão vendidos na loja. 

Ou então uma loja de games pode ter locais para as pessoas jogarem durante o evento. Assim, você cria muito mais do que apenas um evento de inauguração de loja, mas promove uma experiência mais completa para quem estiver participando.

Quer reforçar a sua marca e não sabe como fazer isso? Então você precisa conferir o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável. Lá você encontra tudo o que você precisa para ter uma marca forte e com a qual os clientes se reconhecem.

5. Crie a atmosfera certa para a sua festa

A música é um elemento importantíssimo para criar uma atmosfera agradável durante o coquetel de inauguração da sua loja. O ideal é que você escolha uma trilha sonora que combine com o estilo do evento, mas, acima de tudo, com a sua marca. 

Claro que você pode considerar contratar um DJ ou uma banda ao vivo para animar a festa. Entretanto, isso geralmente exige um orçamento maior e, se esse não for o seu caso, não tem problema, a Listenx pode te ajudar a criar a trilha sonora perfeita para o seu evento.

Ela é uma empresa especializada em music branding no Brasil e conta com um time de especialistas capaz de criar playlists incríveis para o evento de inauguração da sua loja. Se quiser saber como, basta clicar aqui.

6. Prepare brindes e promoções

Claro que organizar um bom coquetel de inauguração de loja faz com que as pessoas que forem ao evento se lembrarão dele. Entretanto, que tal dar uma forcinha à memória das pessoas e oferecer brindes e promoções durante o coquetel?

Os brindes podem ser canetas, adesivos, blocos de notas, sacolas reutilizáveis, squeeze, chocolate e bolachas em formato dos produtos vendidos, canecas, dentre muitos outros. Ainda, você pode preparar kits de brindes para quem comparecer ao evento. 

Outra opção é fazer a distribuição de cupons de desconto ou amostras grátis, já que isso pode incentivar os convidados a fazerem compras na loja. Além disso, você também pode fazer sorteios de brindes exclusivos ou até mesmo de produtos.

E então, pronto para preparar o coquetel de inauguração da sua loja? Para mais dicas para fazer o seu negócio ser um grande sucesso, confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba como preparar seu time para lidar com as objeções em vendas

Nem sempre o seu cliente em potencial responderá com um “sim” à sua abordagem. No entanto, isso não significa que tudo está perdido. Essa é a hora de aprender a lidar com as objeções em vendas dessas pessoas. É normal ter objeções a uma série de questões, especialmente produtos e serviços. É impossível trabalhar em…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

34 frases de Feliz Natal para se inspirar

Conhecer as frases certas de Feliz Natal pode te ajudar a fidelizar os clientes e até mesmo a aumentar as vendas da sua loja. Afinal esse é um momento em que as pessoas estão abertas e buscam a harmonia com os amigos, familiares e conhecidos. Por isso, pequenos gestos podem deixar uma boa impressão na…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Pesquisa de clima organizacional: quais são os benefícios?

A competência de uma equipe faz toda a diferença em sua produtividade, mas há muitos outros fatores que entram em jogo aqui. A forma como todos se sentem em relação às próprias funções e ao ambiente de trabalho como um todo, por exemplo, afeta a produtividade de cada indivíduo. E se você quer identificar isso…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Anúncio criativo: tendências e dicas para desenvolver sua estratégia

Já parou para pensar em quais propagandas ficaram marcadas na sua memória mesmo depois de muito tempo? Provavelmente eles foram anúncios criativos, ou pelo menos a grande maioria deles. Sem dúvida alguma, uma das formas mais eficientes de chamar a atenção para a sua marca é utilizando a criatividade.  Portanto, de nada adianta a sua…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

5 razões pelas quais o Marketing Sensorial funciona

Marketing Sensorial O marketing sensorial é uma técnica muito efetiva usada para aguçar os sentidos do consumidor, seja por meio da visão, do toque, do cheiro, da audição ou mesmo do gosto. As estratégias para captar os 5 sentidos são as mais variadas e têm excelentes resultados, mas por que isso acontece? É isso que…

Por Nayara Santos em 18.05.2016

6 ações simples e práticas que vão te ajudar a aumentar as vendas no final de ano!

 Preparar ações para aumentar as suas vendas no final de ano é uma excelente forma de começar o próximo período com o pé direito e dinheiro no caixa. Mesmo porque, esse também pode ser o momento de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja. Por isso, é essencial se…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

5 estratégias de marketing no Instagram para resultados de sucesso

Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada. Se você pretende que…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos