Por Nayara Santos em 08.11.2022

Brindes para clientes de loja de roupas: Veja 14 ideias e se inspire!

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Você já parou para pensar em como pode ser interessante oferecer brindes para clientes de loja de roupas? Esse tipo de estratégia é muito útil para fidelizar consumidores e aumentar consideravelmente o potencial de ganhos em vendas do seu estabelecimento.

Ao investir em ações como essa, você também consegue aumentar a vantagem competitiva do seu negócio. Afinal de contas, será possível se destacar da concorrência e se tornar a primeira opção dos consumidores. Já que muitas pessoas gostam de brindes e enxergam isso como um ganho e um fator decisivo na hora de escolher onde comprar.

Vale lembrar que, quando falamos em brindes para loja de roupas, também podem ser incluídos presentes ou mimos mais caros, desde que seja vantajoso para o cliente e financeiramente viável para a loja. Promoções imperdíveis podem ser feitas com essa finalidade.

Quer entender mais sobre as vantagens de se oferecer brindes para os clientes e algumas do que utilizar para presentear os seus clientes? Então siga a leitura e confira agora mesmo!

Por que dar brindes para os clientes da loja?

Provavelmente você já recebeu e usou incansavelmente algum brinde de loja ou de evento, certo? Essa poderosa ferramenta do marketing com certeza te fez lembrar diversas vezes daquela marca . Inclusive, é possível que você ainda se lembre da marca, do logo e das cores, ou mesmo da ocasião em que ganhou aquele brinde que você tanto gostava.

Ou seja, quando uma empresa dá um brinde que seja útil para o cliente, ela está reforçando a imagem da marca e mantendo ela na mente das pessoas. Sem falar que o cliente reconhece o brinde como um mimo, uma forma de agradecimento que a marca tem pela confiança. 

Além disso, os brindes para os clientes também agregam valor à marca. Isso ocorre porque as pessoas terão contato com ela nos próximos dias, meses ou até mesmo anos, dependendo do brinde. Desta forma, a sua marca é associada a coisas boas, aumentando as chances do cliente voltar a comprar com você.

Portanto, a distribuição de brindes é uma forma relativamente barata e eficiente de fidelizar o cliente e lembrá-lo constantemente de você. Em termos financeiros, muitas vezes é financeiramente mais viável para a loja dar um pequeno presente (um brinde) do que oferecer desconto.


Mas, para isso é preciso escolher brindes que realmente funcionem e que sejam úteis para os consumidores. Caso contrário, você apenas terá um gasto desnecessário e que não trará nenhum retorno para a sua loja.

Como selecionar o cliente que ganhará o brinde

Para que essa estratégia de marketing funcione, é preciso estabelecer qual será o critério para selecionar os clientes que receberão o brinde da loja. Esses critérios podem variar, mas os principais fatores são:

  • Valor de compra: assim, a cada X reais em compra, o cliente ganha um brinde;
  • Produto adquirido: neste caso, se o cliente adquirir um determinado produto ele ganha um brinde. Ou ele ganha um brinde para cada unidade do produto. Ideal para brindes colecionáveis, por exemplo;
  • Adesão ao programa de fidelidade: clientes que já fazem parte do programa e novos clientes ganham o brinde, independentemente do valor de compra. Também é uma forma bastante interessante para incentivar o cliente a aderir ao programa;
  • Compra na loja: todos os clientes que comprarem na loja ganha o brinde, pode ser uma boa ideia para a inauguração da loja, ou outras datas importantes no calendário do varejo;
  • Primeiros clientes: os X primeiros clientes que comprarem um produto ou na loja ganham o brinde;
  • Número de peças: clientes que comprarem a parte de um determinado número de peças, ganham o brinde. Pode ser uma estratégia interessante para aplicar durante os períodos de liquidação.

Não importa qual desses critérios você utilize, o mais importante é que as regras para ganhar o brinde sejam claras e transmitidas para os clientes de forma objetiva. Inclusive, você pode preparar cartazes e orientar os vendedores da loja a informar o cliente sobre a distribuição do brinde. O ideal é que as regras sejam compreendidas para não gerar frustrações.

E, claro, não custa nada lembrar o cliente disso. Por exemplo, se faltarem apenas alguns reais para dar o valor mínimo para o recebimento do brinde, então ele pode ser informado disso pelo vendedor ou diretamente no caixa.

Qual é o melhor momento de dar o brinde da loja para o cliente?

O próximo ponto a ser definido para a distribuição de brindes para clientes na sua loja de roupas é quando o brinde será entregue. O ideal é que essa entrega esteja atrelada à compra de produtos, como uma espécie de recompensa, e que seja feita após o pagamento. Isso dará ao cliente a sensação de que o brinde realmente foi algo gratuito.

Portanto, o ideal é que os brindes sejam distribuídos ao final de compra, após o pagamento, por exemplo, quando o operador de caixa ou vendedor entrega os produtos adquiridos para o cliente. Se o cliente tiver a possibilidade de escolher qual será o brinde, esse também será o momento ideal.

Mas, claro que isso pode mudar. Por exemplo, se você estiver promovendo um evento, como corridas ou festas, o brinde pode ser entregue antes, no momento da inscrição do evento. Isso é muito comum para as camisetas de quem participa de corridas, em que o cliente precisará utilizar a camiseta durante o evento.

A melhor forma de divulgando a entrega de brindes na loja de roupas

Assim como outras estratégias de marketing, a divulgação de que a sua loja estará distribuindo brindes deve ser bem planejada. Isso porque o cliente só pode ser atraído para aquilo que ele conhece ou já ouviu falar. Caso contrário, a entrega de brindes para os clientes da loja não terá os resultados esperados.

Você poderá utilizar diferentes mídias para isso, tais como:

  • Rádio personalizada da loja: assim, todos os clientes que estão na loja terão acesso à informação e poderão decidir se vão aderir ou não à promoção. Sem falar que essa ação de marketing pode ser utilizada também para melhorar a experiência de compras do cliente. Para saber mais acesse o nosso e-book gratuito Marketing para varejo: Como criar um bom ambiente de compra;
  • Redes sociais: excelente ferramenta para desenvolver uma relação mais próxima com os consumidores. Sem falar que desta forma você atrai clientes até a sua loja pelos brindes, e uma vez lá, fica mais fácil de convencê-los a comprar algum produto através de outras técnicas de vendas e marketing de experiência;
  • Marketing digital: invista na divulgação da sua loja através de anúncios pagos na internet e nas redes sociais. Aproveite que é possível direcionar os anúncios para um determinado público, aumentando as possibilidades de influenciar quem realmente pode comprar da sua loja e para quem esteja realmente interessado nos brindes;
  • Vitrine: a vitrine da loja é uma importante ferramenta para aumentar as suas vendas. Afinal de contas, ela é uma das grandes responsáveis por atrair a atenção do cliente que está de passagem e despertar a sua curiosidade para entrar na loja. Por isso, invista na decoração da vitrine. É preciso apenas ter cuidado na hora de colocar os adesivos, para que eles não impeçam o cliente de ver as roupas.

Dicas de brindes para os clientes da loja

Agora que você já entendeu como essa estratégia deve ser planejada, confira a seguir algumas dicas de brindes para os clientes da loja. Lembre-se sempre que o brinde deve ter o logo e as cores da sua loja, mantendo sempre a identidade visual do seu negócio.

1. Squeeze personalizada

Ao escolher brindes para clientes de loja de roupas, é interessante que você pense em objetos que façam parte do dia a dia das pessoas e que reforcem a imagem da sua marca. De nada adianta gastar para personalizar um item e ele praticamente não ser utilizado pelos seus clientes.

Algo muito útil e que está sempre com as pessoas são os squeezes ou simplesmente garrafinhas. As pessoas usam muito esse item para armazenar água, suco, chá ou outras bebidas para consumir ao longo do dia.

Além disso, os squeezes podem ser levados em bolsas ou mochilas, ficar na mesa do trabalho, guardadas na geladeira ou em qualquer local. Portanto, estarão sempre à mão e são facilmente acessadas, permitindo que os clientes lembrem da sua loja, sempre que os utilizarem.

Vale lembrar que é recomendado às pessoas que bebam pelo menos 2 litros de água por dia. Você pode lembrar isso aos clientes quando distribuir o brinde, fortalecendo o laço de relacionamento, já que as pessoas perceberão que você se preocupa com elas.

2. Chaveiros

Assim como os squeezes, outra coisa que está sempre conosco são os chaveiros. Afinal, não apenas temos que carregar as chaves da casa, do carro, do escritório, da garagem, dentre outras, mas também mantê-las organizadas.

É por isso que dar chaveiros de brinde é uma boa ideia para fazer com que a sua marca seja sempre lembrada. Porém, escolha um modelo diferenciado, que realmente desperte o desejo do cliente de usar. Se possível, faça dois ou três modelos diferentes de chaveiro e deixe o cliente escolher aquele que mais combina com ele.

3. Calendários

Os calendários também são uma excelente opção de brindes para clientes de lojas de roupas. Eles têm a vantagem de poderem ser feitos em diversos formatos, que podem ser adaptados de acordo com o seu perfil de cliente.

Se a sua loja atende mais donas de casa, por exemplo, uma boa ideia é fazer calendários no formato de ímã de geladeira, com a folhinha sendo retirada mês a mês. De tal maneira, o brinde ficará fixo em um local que é bastante visualizado pela sua persona.

Agora, se você atende um perfil de clientes mais cooperativo, como empresários, por exemplo, o calendário ideal é aquele de mesa. Assim, os consumidores poderão colocá-lo na escrivaninha de trabalho e sempre lembrar da sua loja, quando forem consultar uma data.

4. Canetas

As canetas são demasiadamente úteis para qualquer pessoa, sendo um brinde que é sempre reconhecido como um dos melhores para empreendimentos dos mais diversos tipos. Além de úteis, elas são baratas, o que possibilita que sejam compradas em grande quantidade, para que você possa distribuir para praticamente todos os seus clientes.

Quantas vezes por dia você usa uma caneta? Para anotar recados, deixar bilhetes, assinar documentos, dentre outros. As utilizações são muitas, de modo que a sua marca será exposta para os consumidores em diversos momentos de suas rotinas.

5. Blocos de anotação

Blocos de anotação também são muito úteis, para praticamente todos os tipos de públicos. Eles servem para deixar lembretes, anotar compromissos, ideias, entre outras coisas. Também não são um brinde caro, de modo que você pode mandar fazer diversas unidades.

Uma ideia interessante é fazer os blocos com papel reciclado, mostrando a todos que você se preocupa com o meio ambiente e a preservação da natureza. Você também pode fazer blocos de diferentes tamanhos para que o cliente escolha aquele que melhor se adeque à sua rotina.

6. Pen drives

Se os seus clientes gostam de tecnologia, uma boa ideia de brinde a ser distribuída são pen drives. Eles são muito úteis para armazenar arquivos como fotos, vídeos e músicas, por exemplo.

Os pen drives podem ter a marca da sua loja de roupas estampada, fazendo com que as pessoas sempre se lembram dela ao visualizarem. Certamente é um brinde que muita gente gostaria de ganhar. Para deixar o pen drive ainda mais atrativo, ele também pode ter um formato diferenciado, com algum personagem ou algo que remeta à sua marca.

7. Canecas

Canecas personalizadas são um presente útil e que todo mundo gosta. Elas podem ficar permanentemente entre as louças de seus clientes, que terão a sua marca exposta quando estiverem a utilizando.

Quem não gosta de tomar um chá ou um cafezinho nos intervalos da rotina? Esses momentos são muito bons e geram experiências positivas. Logo, dar uma caneca para os seus clientes também pode ser uma maneira de levar o marketing de experiência para dentro da casa das pessoas. Interessante, não é mesmo?

Mais interessante ainda se a sua marca possuir uma identidade mais descontraída, permitindo que você seja criativo e faça canecas com mensagens e imagens que sejam engraçadas e chamativas.

8. Estojo de maquiagem

Se a sua loja de roupas é focada no público feminino, pode ser interessante dar estojos de maquiagem para os seus clientes. De tal maneira, os looks comprados no estabelecimento podem ser combinados com makes incríveis!

Esse brinde é interessante pelo fato de complementar o seu produto. Logo, você pode divulgar essa distribuição em canais, como o Facebook e o Instagram, sendo até mesmo um motivo para chamar clientes até a loja e depois fidelizá-las com a distribuição de um presente útil e que fará com que a marca seja sempre lembrada.

Uma excelente forma de dar estojos de maquiagem como brinde para os clientes da loja é através de parcerias com marcas de cosméticos. Isso porque, essa é uma forma de atingir não apenas o seu público, mas também outras pessoas que podem comprar na sua loja e conhecer a sua marca porque elas gostam da marca de cosméticos do brinde. 

9. Kits de brindes

A nossa última dica de brinde, na verdade, inclui a entrega de mais de um brinde. Por exemplo, você pode montar um kit com caneta, lápis, calendário e bloco de anotações. Ainda, é possível deixar que o cliente escolha quais os itens que formarão esse kit. Desta forma, o cliente escolhe quais itens que são realmente úteis e estejam presentes na sua rotina.

10. Sacolas reutilizáveis

Essa é uma estratégia utilizada por muitas empresas do varejo, mas provavelmente uma das mais comuns no setor supermercadista. As sacolas reutilizáveis estão em alta atualmente, já que muitos consumidores buscam diminuir o número de sacolas plásticas utilizadas.

Por esse motivo, os consumidores passaram a carregar as sacolas em suas bolsas e mochilas o tempo todo. Portanto, escolha um material leve, que possa ser dobrado e que não ocupe muito espaço. Assim, os seus clientes usarão sempre as sacolas, carregando a sua marca para diversos lugares.

11. Álcool em gel

O uso de álcool gel já era rotina para muitas pessoas, mesmo antes da pandemia. Entretanto, depois disso ele passou a ser um hábito para a grande maioria da população. Então, que tal incentivar o seu cliente a se cuidar e a mandar as suas mãos sempre limpas, dado como brinde uma embalagem de álcool gel. 

O ideal é que a embalagem seja pequena e prática para ser carregada em bolsas. E, claro, que tenha o logo da sua loja. Ainda, com o brinde, você pode dar também um pequeno folheto informando a maneira correta para utilizar o produto.

12. Produtos da própria loja

Na sua loja de roupas provavelmente você possui itens de menor valor que dariam excelentes brindes. Então, essa pode ser uma opção interessante, já que não será necessário procurar fornecedores de tais produtos.

Muitas lojas de roupas dão como brinde meias ou prendedores de cabelo. Mas, claro, isso pode variar conforme o valor de compras. Se optar por esse tipo de brinde, você poderá dar brindes mais caros para aqueles clientes que gastarem mais. Como já falamos anteriormente, o mais importante é deixar claro qual é a forma de distribuição dos brindes.

13. Vasinhos de plantas

A sua loja de roupas têm uma maior preocupação com o meio ambiente? Então que tal incentivar os clientes a cuidar das suas plantinhas ou mesmo a plantar novas árvores? Isso pode ser facilmente feito com a distribuição de pequenos vasos de plantas ou sementes.

Inclusive, algumas empresas fazem lápis com uma semente na parte de trás. Assim, quando o consumidor acabar de usar o lápis, ele pode plantar a semente. Neste caso, o mais importante é optar por sementes de plantas nativas da região. 

Além disso, com os vasos de plantas coloque o nome dela e as instruções sobre a maneira correta para cuidar delas. Assim, o cliente conseguirá manter a plantinha por bastante tempo. E, no vaso, você pode colocar o logo, ou fazê-lo colorido com as cores da sua marca.

14. Garrafas de água

Essa pode ser uma opção bastante interessante para ser utilizada durante eventos ou mesmo para todos aqueles clientes que fizerem compras na sua loja, que é a distribuição de pequenas garrafas de água.

Elas podem ser utilizadas durante eventos promovidos pela sua marca, ou mesmo entregues aos clientes que fizerem compras nos dias mais quentes. Assim, o consumidor carregará aquela água e se lembrará do gesto.

Esses são alguns dos exemplos de brindes para clientes de lojas de roupas. É interessante que você faça as compras de forma estratégica. Itens mais baratos, como as canetas, podem ser dados para praticamente todos os que forem até a sua loja. 

Por outro lado, se optar por brindes mais caros, como canecas e squeezes podem ser dados para quem costuma fazer compras de maior valor e que você esteja pensando em realmente fidelizar. Tudo depende da estratégia que você queira adotar.

Fortalecendo a relação com o consumidor com a distribuição de brindes

As mudanças no comportamento do consumidor ficam cada dia mais evidentes. Atualmente eles estão interessados em se relacionar com marcas que tenham os mesmos valores, e posicionamentos. Mas, construir essa relação exige tempo e paciência por parte do varejista.

A boa notícia é que a distribuição de brindes para clientes pode te ajudar nesta tarefa. Afinal, você estará presenteando quem comprar com você, isso pode fazer com que o cliente passe a prestar mais atenção à sua marca. Portanto, essa é uma oportunidade de mostrar mais sobre a identidade da marca e o que ela faz. 

A principal dica aqui é não subestimar o poder que os brindes podem ter e o quanto eles podem influenciar positivamente o consumidor.

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