Por Nayara Santos em 17.04.2023

Decoração para inauguração de loja: 4 dicas simples e práticas

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Saber como fazer a decoração da loja para a inauguração é algo que pode te ajudar a preparar o ambiente para receber os seus clientes. Por isso, esse quesito também deve fazer parte do planejamento desse importante momento no seu negócio.

Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato que as pessoas terão com a sua marca, principalmente se você está começando um negócio do zero. Ou seja, é essencial conseguir causar uma boa impressão nas pessoas. E, uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso, é criando uma atmosfera acolhedora e atrativa através da decoração.

Mas, como nós sabemos que nem sempre é fácil preparar a melhor decoração, então preparamos esse artigo com diversas dicas de como você pode preparar a decoração da sua loja para impressionar os clientes na inauguração. Confira!

Dicas prática de decoração para inauguração de loja

1. Reforce a identidade da sua marca

O ideal é que a decoração seja pensada para transmitir a identidade da sua marca e criar um ambiente que reflita o que a loja representa. Portanto, você precisa pensar em elementos que reforcem a mensagem que você quer transmitir, ou o tipo de ambiente que você quer oferecer para o cliente.

Lembrando que uma decoração de sucesso é composta por diversos elementos, e não apenas um item decorativo. Muito pelo contrário, ela é a soma de elementos, iluminação, uniforme dos vendedores, música ambiente, aromatização da loja e muito mais.

Por isso, é essencial que você saiba exatamente o que quer comunicar para o cliente, já que isso te ajudará a pensar em cada um dos itens. Por exemplo, uma loja que quer transmitir uma mensagem mais moderna, pode apostar em iluminação direta, itens em metal, usar o cinza e o preto, utilizar música eletrônica. Todos esses pontos, quando presentes no ambiente, contribuem para criar essa atmosfera moderna.

2. Não se esqueça do seu público

Outro ponto importantíssimo para acertar na decoração da sua loja durante a inauguração é considerar o que o seu público-alvo quer e o que atrai a atenção dele. Afinal, por mais que a sua loja seja a materialização de um sonho, ele precisa atender ao que os clientes esperam e precisam.

Portanto, antes de preparar a decoração da sua loja, faça pesquisas de satisfação do consumidor para entender exatamente o que seria o ideal para os seus clientes. Desta forma, você não correrá o risco de preparar algo que eles não gostem ou que seja apenas mais do mesmo.

Inclusive, definir o público-alvo e as personas para o seu negócio é uma etapa importantíssima do plano de negócio. Já que praticamente todas as estratégias de marketing estarão focadas em atrair e satisfazer esse público.

Por exemplo, caso você esteja inaugurando uma loja de produtos infantis, então a decoração deve ser colorida, alegre e ter elementos lúdicos que sejam capazes de atrair a atenção das crianças. Inclusive, no caso de lojas infantis é importante ter elementos na decoração que atraiam a atenção dos adultos também, já que eles tomarão a decisão final de compras.

3. Capriche na iluminação

Um elemento capaz de dar uma atmosfera diferenciada para a sua loja é a iluminada. Isso porque, ela te ajuda a destacar produtos que sejam interessantes para os clientes, ou mesmo os que serão os principais itens da sua loja. Por isso, você precisa planejar como a iluminação será feita.


Também é fundamental considerar que dependendo do tipo de iluminação utilizada na loja você poderá criar uma atmosfera completamente diferente. Por exemplo, a iluminação direta dá um ar mais moderno e industrial. Por outro lado, se você optar por uma iluminação indireta, com luzes embutidas, então o ambiente fica mais aconchegante.

Ainda, se durante a inauguração da sua loja você for fazer algo especial, por exemplo um desfile da coleção de roupas que serão vendidas na loja, então é preciso pensar em uma iluminação direta para essa área. Assim, você consegue trazer a atenção das pessoas para essa área, ao mesmo tempo em que permite que o público que estiver na inauguração consiga ver os produtos exibidos.

4. Capriche na decoração da vitrine

O último elemento de decoração que vamos falar neste artigo é sobre a decoração da vitrine. Ela é o cartão de visitas da sua loja, ou seja, é a primeira coisa que o cliente vê e que pode fazer com que ele se interesse pelo estabelecimento.

Por isso, a nossa recomendação é que você também prepare uma decoração diferenciada para a vitrine, deixando claro que é a inauguração da loja. Você pode usar faixas, cartazes, balões, adesivos, e muito mais. Basta soltar a criatividade e caprichar na exposição dos produtos.

Apenas tome cuidado para não carregar demais a vitrine com muitos elementos. O mais importante neste momento é mostrar aos clientes alguns produtos que você vende, para que ele tenha ideia em qual ramo a sua loja atua.

Aposte na trilha sonora certa e arrase na inauguração da sua loja

Como falamos até agora, a decoração é importantíssima para o sucesso da inauguração da sua loja. Entretanto, alguns elementos complementares podem ser utilizados para deixar a sua loja ainda mais especial nesta data tão importante. Um desses elementos é a música, afinal, toda festa precisa de música, não é mesmo?

Ela te ajuda a criar uma atmosfera agradável e alegre e tornar o ambiente mais convidativo. O mais importante é preparar uma trilha sonora que esteja alinhada com a sua marca e a mensagem que ela quer transmitir. Além disso, ela também precisa ser do agrado do seu público.

Lembre-se, a inauguração da loja é o primeiro contato do cliente com a marca, portanto, esse é o momento certo de criar uma conexão com as pessoas para aumentar as chances de fidelização no futuro. Para você ter uma ideia, 96% das pessoas afirmam que se lembram das marcas com estilos musicais semelhantes aos seus. Portanto, você não pode perder essa oportunidade de encantar o cliente.

Além disso, a música ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Cerca de 35% dos clientes tendem a ficar mais tempo no estabelecimento e 14% compram mais. Ou seja, além de conseguir se conectar com o cliente você ainda pode inaugurar a loja com boas vendas.

Quer saber mais sobre como escolher a trilha sonora certa para a sua loja? Então confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

26 textos prontos para vender mais no inverno, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está buscando dicas de textos prontos para vender mais no inverno certo? Afinal, um bom gestor está sempre tentando encontrar formas de atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Mesmo porque, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição, mais assertivas serão as decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 22.05.2025

O que é Cross Merchandising? Saiba tudo nesse post

Veja neste artigo o que é cross merchandising e aprenda sobre as estratégias!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Decoração de loja infantil: 6 ideias do que fazer

A decoração de loja infantil é fundamental para conseguir conquistar os consumidores mirins e os adultos e atraí-los para a sua loja. Além disso, a decoração também ajuda a criar um ambiente único e diferenciado, que os seus clientes só encontrarão na sua loja. Inclusive, a decoração da loja deve ser encarada como uma importante…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Guia completo franchising: tudo para você escolher a franquia certa

O franchising é um modelo de negócio que tem apresentado importante crescimento e impacto positivo na economia do país. Principalmente se tratando do setor varejista, essa é uma estratégia de expansão que tem ignorado as crises e oscilações econômicas, já que vem apresentando importante crescimento tanto na quantidade de redes sendo abertas quanto no faturamento.…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Como fazer ações de marketing em datas especiais?

Realizar ações de marketing em datas especiais é uma ótima oportunidade de estar em contato com o cliente, preparar ofertas atrativas e aumentar o faturamento. Por isso, é muito importante investir em ações em datas como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, a Black Friday e o Natal, dentre muitas outras. Afinal, esses…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como lidar com funcionários em tempos de crise? Saiba aqui!

Saber como lidar com os funcionários em tempos de crise costuma ser um grande desafio, especialmente porque é fundamental ter empatia em momentos críticos como esse em que todos estão passando por momentos difíceis. A função que os gestores têm de motivar a suas equipes deve ser constante e não pode ser perdida inclusive durante…

Por Nayara Santos em 13.05.2020

Como vender mais no varejo e sair do vermelho?

Você sabia que o melhor vendedor da sua empresa não é o colaborador? O seu maior vendedor são seus consumidores. Quando você fideliza seus cliente, entregando uma experiência única e positiva, faz com que ele divulgue a sua marca para outras pessoas. Não acredita? Basta pensar: Quantas vezes você comprou um produto ou visitou um…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

O pagamento via QR Code está revolucionando o varejo e você não pode ficar por fora disso!

Em 1968, o Brasil recebia seu primeiro cartão de crédito, o Elo, disponibilizado e gerenciado pelo Banco Bradesco. A inovação da época se popularizou e, desde então, novas empresas surgiram, novas tecnologias se consolidaram e, hoje, é o pagamento via QR Code que promete ser mais um salto na experiência do cliente. Bastaram poucas décadas…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Como atrair clientes para manicure e pedicure?

Entenda como atrair clientes para manicure e pedicure usando de dicas estratégicas para melhorar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos