Por Nayara Santos em 17.04.2023

Decoração para inauguração de loja: 4 dicas simples e práticas

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Saber como fazer a decoração da loja para a inauguração é algo que pode te ajudar a preparar o ambiente para receber os seus clientes. Por isso, esse quesito também deve fazer parte do planejamento desse importante momento no seu negócio.

Lembre-se que esse pode ser o primeiro contato que as pessoas terão com a sua marca, principalmente se você está começando um negócio do zero. Ou seja, é essencial conseguir causar uma boa impressão nas pessoas. E, uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso, é criando uma atmosfera acolhedora e atrativa através da decoração.

Mas, como nós sabemos que nem sempre é fácil preparar a melhor decoração, então preparamos esse artigo com diversas dicas de como você pode preparar a decoração da sua loja para impressionar os clientes na inauguração. Confira!

Dicas prática de decoração para inauguração de loja

1. Reforce a identidade da sua marca

O ideal é que a decoração seja pensada para transmitir a identidade da sua marca e criar um ambiente que reflita o que a loja representa. Portanto, você precisa pensar em elementos que reforcem a mensagem que você quer transmitir, ou o tipo de ambiente que você quer oferecer para o cliente.

Lembrando que uma decoração de sucesso é composta por diversos elementos, e não apenas um item decorativo. Muito pelo contrário, ela é a soma de elementos, iluminação, uniforme dos vendedores, música ambiente, aromatização da loja e muito mais.

Por isso, é essencial que você saiba exatamente o que quer comunicar para o cliente, já que isso te ajudará a pensar em cada um dos itens. Por exemplo, uma loja que quer transmitir uma mensagem mais moderna, pode apostar em iluminação direta, itens em metal, usar o cinza e o preto, utilizar música eletrônica. Todos esses pontos, quando presentes no ambiente, contribuem para criar essa atmosfera moderna.

2. Não se esqueça do seu público

Outro ponto importantíssimo para acertar na decoração da sua loja durante a inauguração é considerar o que o seu público-alvo quer e o que atrai a atenção dele. Afinal, por mais que a sua loja seja a materialização de um sonho, ele precisa atender ao que os clientes esperam e precisam.

Portanto, antes de preparar a decoração da sua loja, faça pesquisas de satisfação do consumidor para entender exatamente o que seria o ideal para os seus clientes. Desta forma, você não correrá o risco de preparar algo que eles não gostem ou que seja apenas mais do mesmo.

Inclusive, definir o público-alvo e as personas para o seu negócio é uma etapa importantíssima do plano de negócio. Já que praticamente todas as estratégias de marketing estarão focadas em atrair e satisfazer esse público.

Por exemplo, caso você esteja inaugurando uma loja de produtos infantis, então a decoração deve ser colorida, alegre e ter elementos lúdicos que sejam capazes de atrair a atenção das crianças. Inclusive, no caso de lojas infantis é importante ter elementos na decoração que atraiam a atenção dos adultos também, já que eles tomarão a decisão final de compras.

3. Capriche na iluminação

Um elemento capaz de dar uma atmosfera diferenciada para a sua loja é a iluminada. Isso porque, ela te ajuda a destacar produtos que sejam interessantes para os clientes, ou mesmo os que serão os principais itens da sua loja. Por isso, você precisa planejar como a iluminação será feita.


Também é fundamental considerar que dependendo do tipo de iluminação utilizada na loja você poderá criar uma atmosfera completamente diferente. Por exemplo, a iluminação direta dá um ar mais moderno e industrial. Por outro lado, se você optar por uma iluminação indireta, com luzes embutidas, então o ambiente fica mais aconchegante.

Ainda, se durante a inauguração da sua loja você for fazer algo especial, por exemplo um desfile da coleção de roupas que serão vendidas na loja, então é preciso pensar em uma iluminação direta para essa área. Assim, você consegue trazer a atenção das pessoas para essa área, ao mesmo tempo em que permite que o público que estiver na inauguração consiga ver os produtos exibidos.

4. Capriche na decoração da vitrine

O último elemento de decoração que vamos falar neste artigo é sobre a decoração da vitrine. Ela é o cartão de visitas da sua loja, ou seja, é a primeira coisa que o cliente vê e que pode fazer com que ele se interesse pelo estabelecimento.

Por isso, a nossa recomendação é que você também prepare uma decoração diferenciada para a vitrine, deixando claro que é a inauguração da loja. Você pode usar faixas, cartazes, balões, adesivos, e muito mais. Basta soltar a criatividade e caprichar na exposição dos produtos.

Apenas tome cuidado para não carregar demais a vitrine com muitos elementos. O mais importante neste momento é mostrar aos clientes alguns produtos que você vende, para que ele tenha ideia em qual ramo a sua loja atua.

Aposte na trilha sonora certa e arrase na inauguração da sua loja

Como falamos até agora, a decoração é importantíssima para o sucesso da inauguração da sua loja. Entretanto, alguns elementos complementares podem ser utilizados para deixar a sua loja ainda mais especial nesta data tão importante. Um desses elementos é a música, afinal, toda festa precisa de música, não é mesmo?

Ela te ajuda a criar uma atmosfera agradável e alegre e tornar o ambiente mais convidativo. O mais importante é preparar uma trilha sonora que esteja alinhada com a sua marca e a mensagem que ela quer transmitir. Além disso, ela também precisa ser do agrado do seu público.

Lembre-se, a inauguração da loja é o primeiro contato do cliente com a marca, portanto, esse é o momento certo de criar uma conexão com as pessoas para aumentar as chances de fidelização no futuro. Para você ter uma ideia, 96% das pessoas afirmam que se lembram das marcas com estilos musicais semelhantes aos seus. Portanto, você não pode perder essa oportunidade de encantar o cliente.

Além disso, a música ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. Cerca de 35% dos clientes tendem a ficar mais tempo no estabelecimento e 14% compram mais. Ou seja, além de conseguir se conectar com o cliente você ainda pode inaugurar a loja com boas vendas.

Quer saber mais sobre como escolher a trilha sonora certa para a sua loja? Então confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Entenda a importância da taxa de recompra para o seu negócio

Você já ouviu falar em taxa de recompra? Sabe qual é a importância dela para a sua empresa? Tem ideia de como calculá-la e como os resultados devem ser analisados? Se essas perguntas fizeram com que você tivesse mais dúvidas do que certezas, então este artigo vai te ajudar. Provavelmente, um dos principais desafios para…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Decoração de Natal para vitrine de loja: Saiba como montar a sua

O Natal é uma época muito esperada pelos varejistas, já que neste período fica um pouco mais fácil conseguir aumentar o faturamento. Entretanto, você já pensou na importância da decoração de Natal para a vitrine da sua loja? Uma decoração bem feita e criativa, que seja capaz de chamar a atenção dos seus clientes pode…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Marketing Olfativo: confira um guia completo!

 Você sabia que o marketing olfativo pode ser uma importante maneira de criar conexões sentimentais e fortes com os seus clientes, influenciando no volume de vendas? Como você já deve saber, as lembranças são importantes influenciadores dos hábitos e das tendências de consumo. Por isso, todas as vezes que você consegue despertar essas lembranças…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Dicas de vendas: saiba como superar a crise

O período de crise econômica que o país atravessa tem feito com que muitas empresas observem quedas consideráveis em seus faturamentos. Isso faz com que seja necessário reavaliar a forma de atuação e experimentar algumas mudanças internas. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo, oferecendo algumas dicas de vendas que podem ajudar a superar esse momento e alavancar…

Por Nayara Santos em 19.07.2016

15 textos para propaganda de Lojas de Móveis, confira

Se você chegou até aqui é porque está procurando ideias de textos para propaganda de lojas de móveis, não é mesmo? Apenas um bom gestor sabe o quanto é imprescindível buscar formas de atrair clientes para a loja e aplicar estratégias para aumentar as vendas. Ainda mais em mercados cada vez mais competitivos, como é…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como vender mais no Natal: 12 ações para aumentar as vendas

Encontrar formas de como vender mais no Natal não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, muito pelo contrário, com planejamento essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso aplicar as estratégias certas, com medidas simples você poderá ter um final de ano muito mais lucrativo do que você espera. Vale…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?

Ter um cliente fiel e satisfeito com a sua loja é um sinal de que você tem conseguido atender a demanda às necessidades desse cliente e que ele confia na sua loja. Entretanto, para conseguir alcançar esse objetivo, você precisa ter estratégias certeiras que foquem em oferecer uma melhor experiência de compras aos seus consumidores.…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

O que é gestão de estoque? Descubra tudo aqui!

A gestão de estoque é o coração de todo negócio que lida com a venda de produtos. Se há desequilíbrio faltando mercadoria, você perde venda, se há itens demais, eles podem sair de linha e ficar sem giro. Alguns gestores tem essa reserva e fazem um acompanhamento simples, mas não sabem a fundo o que…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

O que é marketing de nostalgia? Saiba como aplicá-lo

Em um mundo cada vez mais moderno e evoluído, olhar para o passado nos traz um misto de sentimentos carregados de boas lembranças, a famosa nostalgia. E essa sensação atrai consumidores e vende. Uma prova foi o sucesso de bilheteria da turnê da Sandy e Junior. Isso acontece porque os consumidores se sentem motivados a…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos