• ListenPlay
  • Sobre

Tudo sobre experiência do cliente

Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados

Receba nossa newsletter
semanal de conteúdos
Assine
  • Categorias
    • Marketing e vendas
    • Music Branding
    • Experiência do cliente
    • Visual Merchandising
    • Cases
    • Gestão de pessoas
    • Aumente suas vendas
    • Administração
    • Supermercados
    • Academias
    • Dica de Campanha
  • Cases de Sucesso
  • Ebooks e Infográficos
  • ListenPlay
  • Sobre

Blog de Marketing Digital de Resultados

Receba nossa newsletter
semanal de conteúdos
Assine
  • Categorias
    • Marketing e vendas
    • Music Branding
    • Experiência do cliente
    • Visual Merchandising
    • Cases
    • Gestão de pessoas
    • Aumente suas vendas
    • Administração
    • Supermercados
    • Academias
    • Dica de Campanha
  • Cases de Sucesso
  • Ebooks e Infográficos
  • ListenPlay
  • Sobre
Receba nossa newsletter semanal de conteúdos
Assine
  • Categorias
    • Marketing e vendas
    • Music Branding
    • Experiência do cliente
    • Visual Merchandising
    • Cases
    • Gestão de pessoas
    • Aumente suas vendas
    • Administração
    • Supermercados
    • Academias
    • Dica de Campanha
  • Cases de Sucesso
  • Ebooks e Infográficos

Entenda a importância da taxa de recompra para o seu negócio

Publicado por Nayara Santos em 22/06/2020
Categorias
  • Marketing e vendas
Tags
taxa de recompra

Um dos principais desafios para qualquer gestor de um negócio está em atrair e fidelizar clientes, o que exige entender melhor os conceitos e estratégias para aumentar as vendas e aprimorar os resultados.

Muitos indicadores são analisados para chegar aos objetivos e um fator que merece atenção, no entanto, é a taxa de recompra. Com grande influência, pode representar algo significativo para a empresa e deve ser visto como um diferencial competitivo.

Quem deseja ter um bom posicionamento de marca e manter o negócio sólido em um mercado cada vez mais competitivo deve considerar a taxa de recompra, mas você sabe a importância dela para o planejamento? Confira neste post tudo sobre o assunto!

Por que analisar indicadores e definir estratégias?

O mercado é cercado de disputas acirradas, o que exige dos gestores atitudes mais técnicas e bem pensadas para definir estratégias. Nesse contexto, analisar indicadores contribui de forma considerável para identificar com mais clareza os pontos que precisam ser aprimorados e os que estão indo bem.

Os indicadores são essenciais para direcionar as estratégias para aumentar as vendas, além de ser um diferencial para se destacar da concorrência, pois ações planejadas tem a capacidade de reduzir os custos para fidelizar os clientes e elevar a eficiência, ou seja, os resultados são satisfatórios.

O que é a taxa de recompra e qual a sua importância?

Existem muitas formas de monitorar o desempenho de um negócio e uma que deve ter destaque é a taxa de recompra, que tem como conceito quantas compras foram realizadas em um determinado período, por aqueles que já são clientes.

De forma simples, significa a representação de clientes que tiveram uma boa experiência de compra e retornaram para fazer novas aquisições — é um indicador de extrema importância e não deve ser ignorado em nenhuma hipótese, pois apresenta dados relevantes para facilitar a gestão do negócio.

Como contribui para elevar o volume de vendas?

Atrair novos clientes é muito importante, sobretudo, quando o número dos mais recentes é maior em relação aos que fizeram uma recompra. É o momento de ficar atento, pois significa que podem não ter tido uma experiência satisfatória.

Como é possível medir a taxa de recompra?

A taxa de recompra fornece dados completos em um determinado espaço de tempo, por meio de um cálculo simples, onde você escolhe um período e analisa quantas das vendas foram feitas por clientes antigos.

Basta levantar o número total de vendas e quantas delas foram recorrentes e assim fazer uma regra de três para obter o percentil da taxa de recompra, sendo possível ter mais detalhes envolvendo formas de pagamento e produtos mais buscados.

Qual o benchmark do mercado?

Um fator que chama a atenção ao analisar o benchmark do mercado — os custos são relativamente menores para ter um bom engajamento de clientes e uma taxa de recompra alta em comparação ao investimento em estratégias de marketing para atrair novos clientes.

Vale salientar que não há uma taxa de recompra ideal, portanto, deve ser definida de acordo com os objetivos e metas da empresa, direcionamento da gestão e estratégias internas.

Como aprimorar a técnica da taxa de recompra?

Ter clientes fiéis é fundamental para qualquer empreendimento e contribui bastante para evitar os impactos e sintomas constantes dos períodos de crise e da perda de competitividade no mercado.

Se você deseja ter resultados expressivos e levar o negócio a uma trajetória de sucesso, aumentar a taxa de recompra deve ser um dos focos da empresa. Embora aparentemente seja difícil, é uma tarefa simples e na maioria das situações não requer investimentos altos.

Veja algumas dicas para melhorar o desempenho do seu negócio, o engajamento dos clientes e a taxa de recompra, na sequência!

Ofereça uma boa experiência para o cliente

A experiência de compra do cliente é um conjunto de fatores que são relevantes para proporcionar toda a qualidade no processo de venda. O cliente que percebe que suas expectativas foram atendidas certamente tem grandes possibilidades de fazer novas compras.

Portanto, para garantir uma boa experiência, invista em:

  • marketing criativo;
  • atendimento personalizado;
  • ambientes agradáveis com boas técnicas sensoriais como iluminação, olfato e música ambiente;
  • pós-venda eficiente;
  • canais de comunicação ativos e com respostas rápidas.

Capacite os colaboradores

A forma de abordagem e como o vendedor conduz o atendimento é a chave para quebrar o gelo e tirar a resistência dos clientes. A melhor forma de ter a certeza que o atendimento será eficiente é capacitando os colaboradores e mantendo-os motivados para ter um ótimo relacionamento com os consumidores.

Crie programas de fidelização

Oferecer produtos segmentados e definir de forma estratégica programas e campanhas de fidelidade é um passo indispensável para aumentar taxa de recompra. Assim, você desperta o interesse dos clientes e os mantêm sempre antenados em busca de boas oportunidades de compra. Afinal, todos gostam de ter descontos e benefícios!

Conte com o marketing como aliado

Manter os clientes bem informados sobre as novidades e promoções é fundamental e o marketing proporciona ferramentas eficientes para esse objetivo. Invista em campanhas em todos os canais de comunicação, principalmente nas redes sociais, que são utilizadas constantemente pelas pessoas.

Aumentar a taxa de recompra leva a benefícios relevantes!

Todo investimento em aprimorar os resultados é essencial, principalmente em monitorar o comportamento dos clientes e definir melhores estratégias para proporcionar uma experiência de compra incrível, que contribui para a fidelidade e aumento das vendas.

Em um cenário altamente competitivo e que passa frequentemente por períodos de instabilidade política e econômica, ter uma taxa de recompra alta é um diferencial competitivo relevante, que garante melhor embasamento para superar os desafios e conservar a imagem positiva junto ao público-alvo.

Se deseja seguir uma jornada bem-sucedida, alavancar as vendas e reduzir ao máximo os custos, a melhor estratégia será definir um planejamento de gestão eficiente e aumentar a taxa de recompra — você vai perceber resultados bastante expressivos.

Portanto, não perca tempo e reúna sua equipe para desenvolver ações para analisar a taxa de recompra e implementar os meios que possibilitem o aumento significativo nos números da empresa.

Se você curtiu o post e deseja ver mais conteúdos relevantes e se manter informado a todo momento, siga a Listenx nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Posts Relacionados

  • comunicação interna
    Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!
  • Qual é a importância do funil de vendas?
    Entenda a Importância do Funil de Vendas
  • relacionamento com o consumidor
    Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio
Compartilhar
Autor
Autora: Nayara Santos
Publicação: 22/06/2020
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Posts Relacionados

  • comunicação interna
    Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!
  • Qual é a importância do funil de vendas?
    Entenda a Importância do Funil de Vendas
  • relacionamento com o consumidor
    Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

Últimos Posts

  • Como organizar as prateleiras de supermercado: saiba aqui!
  • 5 Ideias criativas para supermercado: surpreenda os seus clientes
  • Frente de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos sobre
Experiência do Cliente

ListenPlay · 20152019 ListenX 2015© Todos os direitos reservados