Políticas de benefícios são algumas das melhores ferramentas para fidelizar clientes e aumentar a movimentação da sua loja. Afinal, se cada compra traz um benefício além do próprio produto, então você tem mais chances de retornar. Um método que se destaca bastante hoje em dia é o cashback, o qual você pode aplicar em seu varejo.
Apesar de parecer uma palavra estranha, você provavelmente já viu essa estratégia sendo aplicada em algum serviço por aí. E você também pode adotá-la para otimizar seu negócio. Quer descobrir como? Então, acompanhe!
O que é o cashback?
Numa tradução literal, “cashback” significa “dinheiro de volta”. Em outras palavras, essa estratégia consiste em devolver parte do dinheiro gasto pelo cliente, de acordo com certos critérios. Pode parecer contraproducente para uma loja, mas vários negócios já aplicam esse método com muito sucesso, especialmente bancos internacionais.
A ideia é que, depois de atingir certo número de compras em um período, o cliente recebe uma porcentagem do dinheiro de volta. Essa fração varia de negócio para negócio e pode ser proporcional ao valor gasto pelo cliente.
Essa prática é relativamente recente, com seu início marcado em 1998, na empresa Ebates. Porém, ela só chegou ao Brasil em 2007, sendo cada vez mais utilizada desde então.
Que vantagens ele oferece?
Mesmo depois de entender o que é cashback, alguns empreendedores não enxergam bem seu potencial para ampliar os negócios da empresa. Para esclarecer melhor isso, veja aqui algumas das vantagens que ele oferece.
Maior captação de clientes
Programas como esse são um bom diferencial aos olhos de muitos clientes, especialmente aqueles que pretendem manter contato com uma mesma empresa por bastante tempo. Sendo assim, apresentar esses benefícios desde o começo é uma boa forma de trazer novos leads para seu negócio. Se você der bastante foco nessas características, tem maior chance de vencer a concorrência na captação de novos clientes.
Estímulo ao aumento das vendas
Se você quer que seu público gaste mais dinheiro em sua loja, você precisa dar algum incentivo, entregar valor. O sistema de cashback é um bom caminho para oferecer esse valor, pois ele é mais palpável para o cliente.
Apesar de não parecer tão interessante, lembre-se que esse programa pode ser associado a certas faixas de gasto. Dessa forma, o lucro de uma venda de maior volume compensa o retorno do dinheiro.
Ampliar sua visibilidade
Quando uma empresa começa a devolver dinheiro para seus clientes, é natural que as pessoas comecem a espalhar essa notícia, aumentando a notoriedade da sua loja. Além de ser uma boa propaganda orgânica, também é uma forma mais eficaz de mostrar a qualidade do seu negócio. Afinal, a opinião de outro consumidor é bem mais confiável do que qualquer campanha.
Retenção e fidelização
A intenção final por trás do cashback é garantir que mais clientes continuem a comprar na sua loja em vez de irem para os concorrentes. Se você tivesse que escolher entre ter uma parte do seu dinheiro de volta ou não ter, provavelmente ficaria com a primeira opção.
Coletar informações sobre o público
Em geral, para poder implementar essa estratégia, é necessário que o cliente realize um cadastro em seu negócio, o que pode incluir diversos dados, como o seu nome, idade, produtos que mais lhe interessam, entre outras coisas. Todas essas informações são muito úteis para elaborar uma boa estratégia de marketing e elevar ainda mais o número de conversões em sua loja.
Encontre sua plataforma de cashback
Depois de entender o que é cashback, você já deve estar interessado em implementar essa estratégia. Mas, para isso, você precisará montar uma parceria com uma empresa que provenha esse serviço. Veja aqui algumas recomendações.
Méliuz
Fundada em 2011, a Méliuz é uma das melhores empresas disponíveis nesse setor, trabalhando principalmente com lojas virtuais. Basta fazer o cadastro na página da empresa e começar a utilizar as ofertas e cashback da própria plataforma ou instalar um plugin em seu site para que o processo seja realizado com mais segurança.
Mooba
O Mooba é uma parte do grupo Reclame Aqui, responsável pela avaliação de várias lojas em todo o país. Fundado em 2014, ele apresenta parcerias com lojas de diversas áreas de atuação, como moda, acessórios, livros, eletrodomésticos, cosméticos, entre muitos outros. É uma boa referência se você tem uma loja em alguma dessas áreas e quer uma parceira mais experiente.
Beblue
Outra empresa muito utilizada, mas que exige um pouco mais de atenção na hora de fazer a adesão. Primeiramente, do usuário é cobrada uma taxa de adesão de R$2, a ser descontada do primeiro saldo de cashback. Além disso, há uma taxa de inatividade de R$20, caso a conta fique sem uso por mais de 100 dias. Além disso, o serviço é restrito às lojas parceiras. Por outro lado, é possível transferir o saldo de cashback entre usuários, o que dá mais uma opção aos seus clientes.
Poup
Essa empresa tem um sistema bem padrão para a elaboração do serviço de cashback. Com base no número de compras, o usuário recebe um cupom que pode ser usado apenas nas lojas parceiras, como é de se esperar. Porém, o resgate do valor só pode ser feito a partir de R$30. Sendo assim, o usuário precisa realizar algumas compras antes de poder receber seu dinheiro de volta.
BeRuby
Originado na Espanha, o BeRuby é uma empresa internacional de cashback, tendo um grande número de parceiros em 14 países e mais de 2 milhões de usuários. Mesmo que sua loja não tenha todo esse alcance, ainda é uma boa opção, pois oferece múltiplas opções de planos e já tem um público mais amplamente estabelecido.
Agora que você entende melhor o que é cashback, quais são suas vantagens e como ele pode ser implementado em sua empresa, é hora de colocar essa estratégia em prática. Oferecer algo tangível em retorno ao seu público é ótimo para suas conversões e para a experiência de compra do cliente.
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