Por Nayara Santos em 31.05.2022

Conheça 8 passos para ter marketing de comunidade na sua empresa

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Os exemplos de marketing de comunidade que conhecemos nos levam a um só pensamento: a importância de uma boa construção de marca. Certamente você já ouviu falar de Apple, Ferrari e Gucci. Mais do que três grandes organizações, elas construíram comunidades das quais os clientes desejam fazer parte. E é isso que esse conceito de marketing aborda!

Em outras palavras, o marketing de comunidade visa embutir em sua percepção de marca um espaço que conecta pessoas, promove soluções personalizadas e esbanja criatividade. Dessa forma, mais engajamento é gerado, melhores resultados são obtidos e garante-se solidez.

Quer conhecer algumas histórias de sucesso para se inspirar e fazer o mesmo com seu negócio? Então confira exemplos de marketing de comunidade que podem ser aplicados em sua equipe, produtos e serviços hoje mesmo! Boa leitura!

O que é o marketing de comunidade?

O marketing de comunidade é uma estratégia que tem como objetivo explorar o vínculo que o consumidor tem com uma marca através de um determinado produto. Isso pode ser feito desenvolvendo-se um novo produto ou serviço. Ou ainda, criando-se uma comunidade ao redor de um determinado produto ou serviço que você ofereça.

Assim, não importa o quanto os seus clientes são diferentes, eles se unirão em volta de um determinado item que seja interessante e importante para a rotina deles. Pode até parecer uma comparação estranha, mas com esse exemplo você vai entender melhor o que queremos dizer. Sabe aquelas pessoas que são fãs de Harry Potter, elas estão unidas por um propósito, mesmo que em outras áreas da vida elas sejam completamente diferentes.

É importante dizer que, quando você consegue ter um bom marketing de comunidade, a sua empresa ganha potencial competitivo e uma maior visibilidade no mercado.

Exemplos de marketing de comunidade

Vamos agora conhecer os exemplos de marketing de comunidade de sucesso. Vem com a gente e se inspire.

1. Manter membros alinhados

Os membros da comunidade que prezam por seu negócio têm necessidades e dores. O mesmo pode ser dito em relação aos novos membros que você deseja atrair. Em suma, alinhar os serviços que você tem a oferecer para novos e antigos clientes é fundamental. 

Para conseguir fazer isso com sucesso, você precisa saber quais são os pontos positivos e negativos de sua empresa, o que é possível oferecer de relevante e qual é a motivação que mantém sua comunidade unida. Se você já tem um grupo de clientes fiéis e que se engajam constantemente com a marca, torna- se mais fácil mapear as questões sugeridas. Basta aplicar questionários ou conversar diretamente com o público. 

Por outro lado, se você estiver buscando formar uma comunidade, então você pode aplicar os questionários nos consumidores que compram na sua loja e em outras pessoas que você gostaria que fizessem parte da sua comunidade. Assim, você saberá o que os clientes pensam a respeito da sua marca e quais medidas você poderá tomar para fazer com que ele tenha uma melhor visão da sua marca.

Ou ainda, quais produtos ou serviços você pode desenvolver para conseguir criar a sua comunidade.

2. Entender as expectativas de clientes e de colaboradores

Para se tornar um dos grandes exemplos de marketing de comunidade não basta alinhar clientes. É preciso, também, pensar na parte interna de seu negócio: seus colaboradores, mesmo porque, eles são parte essencial da sua estratégia. 


Uma vez que você entende o que é preciso para aprimorar o engajamento, é imprescindível que toda a equipe seja informada e se sinta parte do processo. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados. Ademais, também é importante trabalhar o entrosamento entre os diferentes setores da empresa, além de estabelecer e delimitar objetivos e metas para cada um deles.  Isso pode ser feito de diferentes formas, tais como:

  • Organizar os valores da empresa;
  • Compreender a relevância do serviço para a comunidade;
  • Trabalhar estratégias de retenção de atração;
  • Cruzar os dados disponíveis;
  • Repassar informações à equipe;
  • Atuar junto a outros setores;
  • Monitorar resultados.

Ao seguir esses passos você permite que a criação de uma ou mais ações voltadas para marketing de comunidade sejam eficientes e organizadas. Contudo, é preciso ter em mente que elas devem ser adaptadas de acordo com as necessidades da corporação e com o perfil do seu cliente.

3. Ter um posicionamento bem definido

Ao seguir as dicas apresentadas acima, é possível que você trabalhe diretamente seu posicionamento. Esse é um passo muito importante, uma vez que é ele que aproxima sua marca da comunidade. Muitos analistas de marketing conhecem a importância de se posicionar. Porém, não dimensionaram o quão fundamental é repassar os valores da empresa aos clientes, que anseiam por isso.

O comportamento do consumidor muda ao longo do tempo e atualmente ele está cada vez menos preocupado com preços e mais focado em encontrar empresas que tenham os mesmos valores e o mesmo posicionamento que ele. Assim, ele vai deixar de consumir de uma empresa com a qual ele não se identifica, para adquirir produtos e serviços de uma que ele consiga se identificar. Ou seja, ele aprecia as ideias por trás de uma empresa. 

É por essa razão que se posicionar e buscar alinhar os valores da organização com seu público é uma excelente ideia. Se você faz com que as visões do negócio sejam conhecidas, é mais fácil que aqueles que se identificam com elas se unam ao grupo. Dois exemplos que corroboram com essa afirmação são os cases de sucesso em marketing de comunidade da Sephora e Starbucks. Falaremos de cada um deles a seguir.

Sephora

A marca varejista se tornou um exemplo em marketing de comunidade ao criar o Beauty Talk. Esse espaço foi pensado e criado para que os consumidores falem sobre os produtos da Sephora, troquem dicas e se comuniquem como preferirem. Neste caso, a própria empresa está incentivando os clientes a se reunirem em um determinado local e a falarem sobre ela. O resultado disso é que mais de 500.000 menções por mês fossem feitas nas redes sociais.

Com isso, podemos aprender que é mais simples do que parece trazer os usuários de seus produtos para perto de você e estimulá-los a quererem participar de seu universo. Basta se posicionar a fim de atraí-los. Sem falar que, nas redes sociais, quanto mais as pessoas interagem e se engajam com as suas publicações, maior será o número de usuários que você conseguir atingir.

Além disso, este pode ser também uma poderosa fonte de informações sobre os seus produtos. Já que os clientes estão comentando o que eles gostam e o que eles não gostam, te dando tudo o que você precisa para melhorá-los no futuro e deixar a sua comunidade ainda mais satisfeita.

Starbucks

Outro exemplo de marketing de comunidade bem realizado vem da Starbucks, que também investiu em um espaço destinado para seus clientes. Porém, ele vai além de conversas sobre o produto. A marca permite que os entusiastas de café deem ideias de novos produtos e recebam, até mesmo, propostas por elas. 

Essa é uma excelente forma de fazer com que os consumidores se sintam valorizados e mais próximos à marca. Portanto, com esse exemplo fica claro que os usuários de produtos e serviços adoram se sentir, literalmente, parte da organização. Envolvê-los nas ideias da marca e posicionar-se de forma colaborativa pode trazer mais apaixonados por seus serviços para perto de você do que o imaginado.

Claro que aqui estamos falando da Starbucks, mas provavelmente você já viu outras empresas apostarem na mesma estratégia. Por exemplo, em empresas que vendem  refrigerantes ou salgadinhos que fazem campanhas para pedir sugestões de combinações de sabores para os consumidores. E a premiação é a criação de um novo produto com edição limitada.

4. Capacitar colaboradores

Se você atua junto a excelentes talentos, mas não crê que suas ações estão alinhadas à otimização da percepção da marca, então possivelmente chegou a hora de adotar estratégias de capacitação. Ainda que elas sejam imprescindíveis para qualquer setor da empresa, elas devem se voltar, em algum momento, exclusivamente para atrair e reter grupos interessados nos serviços em questão.

Essa capacitação não precisa ser nenhum curso extensivo de pós-graduação. Muito pelo contrário, ele pode ser feito através de palestras, workshops, eventos e webinars e te ajudar a expandir o conhecimento de sua equipe. Por meio deles é possível apresentar exemplos de marketing de comunidade e discutir cases de sucesso que atuarão como brainstorm para suas próprias campanhas.

Ademais, essa também é uma forma de conseguir nivelar o conhecimento dentro da sua empresa. Ou seja, todas as pessoas de um determinado setor, por exemplo, a sua equipe de vendas, vão conhecer as mesmas técnicas de vendas, ou de atendimento ao cliente. Desta forma, até mesmo o atendimento na sua loja ficará mais padronizado.

Vale a pena dizer que, quando você investe na capacidade da sua equipe de vendas, ou de qualquer outro membro da sua equipe, os colaboradores reconhecem isso e se sentem motivados. Portanto, essa também é uma forma de conseguir maior engajamento e produtividade deles.

5. Montar uma equipe de marketing de comunidade

Com colaboradores devidamente capacitados ao seu lado, é hora de fechar o time. Sua função será executar, em ciclos, cada uma das dicas apresentadas. Dessa forma, você se manterá constantemente informado sobre as demandas de seu público e trará soluções para o mercado que se alinham a elas. Também se tornará mais fácil investir em ativações que mantenham sua comunidade engajada.

Delegue funções, use os talentos de cada um a seu favor e abra-se a novas ideias. Seus funcionários contribuirão com novas ideias e acompanharão tendências. Dessa maneira, será mais simples lidar com agendas sobrecarregadas, organizar budgets e gerir diferentes setores.

Você provavelmente deve estar se perguntando se realmente é necessário ter uma equipe apenas para isso. Claro que vai depender do tamanho da sua empresa e do quanto você poderá investir no marketing da comunidade. Entretanto, essa equipe será responsável por fazer constantes análise e adequações nas estratégias, além de manter a comunidade engajada. 

Essas são tarefas que demandam tempo que você, ou outros membros da sua equipe, podem não ter. Portanto, muitas vezes é melhor contratar pessoas especializadas para realizar essa tarefa, do que tentar desempenhar esse papel sozinho com algo que você não possui muito domínio, utilizando o seu tempo para algo que realmente entenda e fala bem.

6. Gerenciar sua comunidade

Agora que você já conseguiu formar a sua comunidade, chegou o momento de aprender a gerenciar, monitorar resultados e acompanhar o seu desenvolvimento. Esse é um passo essencial para garantir que os consumidores estejam satisfeitos com a comunidade e de aprimorá-la sempre que preciso. É isso que fará com que suas ações permaneçam voltadas para as especificidades de seus clientes. 

Além disso, também é essencial que haja uma equipe capaz de monitorar os feedbacks da comunidade sobre os produtos e serviços. Porém, isso também pode ser realizado investindo-se em métricas e indicadores por meio de pesquisas montadas junto à sua equipe.

Vale a pena dizer que o gerenciamento da comunidade também inclui lançar tópicos e desenvolver campanhas publicitárias exclusivamente para eles. Isso ajuda a manter todos os membros ativos na comunidade e tornar toda a experiência mais interessante tanto para quem participa, quanto para a sua empresa.

Lembre-se também que, as dúvidas da comunidade também podem ser dúvidas de outros consumidores. Por isso, aproveite para coletar informações que possam ser utilizadas em campanhas publicitárias que não sejam voltadas apenas para a comunidade.

7. Investir em personalização

Para que um ou mais clientes desejem compor sua comunidade é preciso que haja investimento em fazê-los se sentirem únicos e especiais. Muitas ideias trazem otimização nesse sentido, como:

  • Conversar de maneira impessoal;
  • Compreender as particularidades de cada interação;
  • Ouvir e aplicar melhorias em termos de feedbacks;
  • Ambientar o espaço por meio de sons e imagens que casem com seu público etc;
  • Criar um local para que os membros possam se encontrar e onde você possa disponibilizar materiais exclusivos, por exemplo, um perfil secreto no instagram ou no facebook.

Uma boa forma de levar unicidade para seu público é por meio da música. A playlist certa em um espaço, por exemplo, pode estimular o engajamento entre os membros da comunidade, permitir que trocas se iniciem e que conexões sejam formadas. Dessa forma, investir nelas é uma excelente forma de começar.

8. Faça eventos e campanhas exclusivos para a sua comunidade

A nossa última dica para manter a sua comunidade forte e participativa é através da realização de eventos exclusivos para os membros. Ainda, você pode permitir que esses membros levem um acompanhante, ou seja, faz com que mais pessoas conheçam as vantagens de fazer parte dessa comunidade.

Assim, você mantém a comunidade unida, faz com que as pessoas se conheçam pessoalmente e criem vínculos. Sem falar que também dá vantagens para os membros da comunidade e estimula que eles se mantenham sempre ativos e comprando produtos seus.

Os exemplos de marketing de comunidade que conhecemos levam em conta as particularidades de seu público, o alinhamento delas à atuação de uma equipe capacitada, um posicionamento sólido e práticas constantes de união e conexão entre seus membros. Assim, a empresa garante fidelização, atração de novos consumidores, melhores resultados e expansão de seu negócio.

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