Por Nayara Santos em 13.07.2023

8 ideias para comemorar o Dia do Cliente: aumente as vendas nessa data

Por Nayara Santos em 13.07.2023

O Dia Nacional do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma data importantíssima para o setor varejista. Isso porque esse é o momento de agradecer a confiança e preferência do cliente. Afinal de contas, sem isso o seu negócio não seria o mesmo.

Por isso, é preciso planejar como você irá comemorar o Dia Nacional do Cliente. Para te inspirar, nós traremos algumas ideias para aumentar as vendas enquanto encanta os clientes. Confira!

Ideias para comemorar o Dia Nacional do Cliente

Veja agora as nossas dicas de campanhas para aumentar as vendas e o movimento no seu negócio.

1. Promova sorteios

A nossa primeira ideia para comemorar o Dia do cliente é através da realização de sorteios. O primeiro passo para essa ação funcionar é preciso que a premiação seja algo verdadeiramente atrativo. Além disso, será necessário escolher itens que sejam do agrado de diversos perfis de clientes. Por exemplo, jantares em restaurantes e um dia no spa é algo que pode ser aproveitado por praticamente qualquer pessoa.

As regras também precisam ser bastante claras, para que o cliente saiba exatamente o que ele precisa fazer para ser sorteado. O ideal para conseguir aumentar as vendas é vincular a compra de determinados produtos ou valor mínimo para concorrer ao sorteio. Uma das formas mais comuns de se fazer isso é que a cada determinado valor em compra o cliente ganha um cupom para concorrer ao sorteio.

Vale a pena mencionar que você poderá fazer sorteio de diferentes produtos. Assim, com mais sorteios, o cliente pode se sentir mais motivado a participar, já que as chances dele ganhar também são maiores. Então, você poderá sortear não apenas os prêmios sugeridos acima, mas também cestas de produtos ou vale-compras.

2. Premiação por valor de compra

Mas, se o cliente não precisa concorrer a nenhum tipo de sorteio para ser premiado? Essa pode ser outra forma para atrair os clientes a celebrar o Dia Nacional do Cliente na sua loja.

Essa campanha pode ser feita da seguinte forma. Exclusivamente no dia 15 de setembro, quando a data é comemorada, todos os clientes que fizerem compras acima de um determinado valor ganham alguma coisa. Pode ser um vale compras, um brinde obtido através de alguma parceria, ou qualquer outro produto.

Outra ideia para comemorar o dia do cliente através de premiação é criando diferentes categorias de prêmios. Por exemplo, a partir de R$ 100 o cliente ganha um prêmio A, a partir de R$ 200 reais ganha um prêmio B, e assim sucessivamente.

3. Dê atenção especial ao programa de fidelidade

Ter um programa de fidelidade é mais do que uma ideia para comemorar o Dia do Cliente, é uma grande oportunidade de aumentar as suas vendas o ano todo. Entretanto, nem sempre os clientes estão dispostos a se filiarem ou sequer conhecem a fundo sobre o que o programa é.

Por isso, para celebrar essa data você poderá criar uma forma que seja mais atrativa para os clientes se tornarem membros desse programa. Isso pode ser feito através de descontos extras para quem se filiar no Dia Nacional do Cliente. Por exemplo, esses clientes ganharão 10% de desconto no valor total da primeira compra. 

Mas, não se esqueça daqueles clientes que já estão com você há mais tempo e, portanto, fidelizados. Por isso, crie promoções e descontos exclusivos para esses clientes para comemorar o dia deles. Essas ofertas podem ser personalizadas, com base nos gastos que os cliente tem ao longo do ano. Ou então descontos no valor total da compra. Ainda, eles podem ganhar pontos em dobro se fizerem compras no Dia do Cliente. 


Outra forma bastante interessante de agradecer o cliente pela preferência, é fazer algum tipo de premiação para os clientes que estão há mais tempo com você. Essa, inclusive, pode passar a ser uma marca registrada do seu programa de fidelidade. Ou seja, existem diferentes formas de tornar o programa de fidelidade mais atrativo, basta escolher aquela que mais tenha a ver com a sua marca e com o seu público-alvo.

4. Invista na experiência de compras do cliente

Tornar a experiência de compras do cliente pode ser um diferencial para o seu negócio e também uma forma de se destacar da concorrência. Para conseguir que o cliente tenha uma boa experiência de compras basta pensar em todas as etapas pelas quais ele precisa passar até efetuar a compra na sua loja. 

Por isso, para entender se você é capaz de proporcionar uma boa experiência de compras do cliente, você pode responder a algumas perguntas, tais como:

  • A sua loja oferece estacionamento para os clientes?
  • Esse estacionamento está sempre lotado ou o cliente tem dificuldade em manobrar o carro?
  • A fachada da loja está identificada, permitindo ao cliente saber a localização exata?
  • A temperatura e a iluminação na loja são agradáveis?
  • Os produtos estão organizados nas prateleiras?
  • Os preços estão corretamente posicionados para cada um desses produtos?
  • Os vendedores são proativos, simpáticos e eficientes?
  • O cliente tem acesso a diferentes formas de pagamento?
  • Como é feita a divulgação das ofertas da sua loja?

Essas são apenas algumas perguntas que você pode se fazer para ter uma ideia de como é a experiência do cliente quando ele precisa se relacionar com a sua marca. Neste caso, o importante é avaliar objetivamente cada um dos pontos mencionados e saber exatamente o que precisa ser melhorado.

Sabemos que será impossível melhorar todos os pontos de uma só vez, mas a melhoria contínua leva a excelência e ao reconhecimento da sua marca no mercado. Por isso, vá ajustando um ponto de cada vez. 

Ainda, você pode escolher algum desses pontos e melhorá-lo para o Dia do Cliente. Por exemplo, como novidade você pode oferecer novas formas de pagamento, divulgando essa forma de pagamento como uma forma de comemorar a data.

5. Invista em uma trilha sonora diferenciada

A trilha sonora da sua loja também faz parte da experiência do cliente, entretanto, devido à sua importância, decidimos abordar esse aspecto em um tópico separado. Afinal, com a trilha sonora certa, você consegue criar uma atmosfera única e se diferenciar da concorrência facilmente.

Portanto, uma das nossas dicas para aumentar as vendas no Dia do Cliente é surpreender e encantar os consumidores, oferecendo uma experiência musical exclusiva. O ideal é que a trilha sonora seja personalizada para a sua loja e para o perfil do seu público-alvo. Por isso, as preferências musicais dos clientes devem ser consideradas na hora de escolher qual é a melhor música para o estabelecimento.

Lembre-se que essa é uma data que serve para você agradecer a preferência dos consumidores e criar uma trilha sonora que evoca essas emoções. Desta forma, associando a música com as demais estratégias de marketing pensadas para a data, você conseguirá criar uma conexão mais forte e duradoura com os seus clientes.

Ainda não se convenceu da importância de planejar cuidadosamente a trilha sonora da loja? Então saiba que quando a música é agradável pode aumentar o tempo de permanência na loja e ainda aumentar as vendas. Neste artigo, falamos tudo sobre como a música pode influenciar a loja.

E não deixe de conferir o nosso material gratuito Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal, para acertar na hroa de planejar o repertório musical da sua loja.

6. Organize eventos para o Dia do Cliente

Oferecer eventos exclusivos no Dia do Cliente é uma maneira eficaz de agradecer pela fidelidade dos consumidores. Inclusive, essa pode ser uma excelente oportunidade para investir em uma ação de marketing de experiência, tornando o tempo que o cliente passou com você no evento memorável.

Isso pode ser feito com uma festa temática, um workshop ou uma degustação de produtos. O mais importante é que seja algo que esteja relacionado ao seu produto, passe a mesma mensagem da sua marca e seja capaz de envolver os clientes.

Essas experiências únicas não apenas criam lembranças duradouras, mas também geram buzz positivo em torno da marca, incentivando os clientes a compartilhar suas experiências nas redes sociais (falaremos mais sobre UGC nos tópicos a seguir) e recomendar a empresa para amigos e familiares.

Sem falar que os eventos são ocasiões especiais que permitem uma aproximação da empresa com os clientes, em um nível mais pessoal. Ao criar um ambiente acolhedor e descontraído, a empresa demonstra que se importa com cada cliente individualmente. E, claro, não se esqueça da música que será utilizada durante o evento. Afinal, assim como a trilha sonora da loja, ela deve representar o seu negócio.

7. Aposte nos lançamentos

Uma das formas de manter utilizar o gatilho mental da expectativa e da antecipação para aumentar as vendas no Dia do Cliente, é fazendo o lançamento de produtos ou serviços. Afinal, muitos consumidores estão abertos a experimentar algo novo, para poder mostrar que eles foram um dos primeiros a fazê-lo. 

Ao gerar curiosidade e divulgar o lançamento com antecedência, a empresa desperta o interesse dos clientes, levando-os a aguardar ansiosamente pela novidade. Essa estratégia não apenas aumenta o envolvimento dos consumidores, mas também impulsiona as vendas e aumenta a visibilidade da marca.

Isso sem falar que, lançar novos produtos ou serviços em datas comemorativas é uma oportunidade para a empresa demonstrar sua capacidade de inovação e sua evolução constante. Ao apresentar algo novo, a empresa mostra que está atenta às necessidades e preferências dos clientes, buscando sempre oferecer soluções inovadoras e atualizadas. 

Portanto, essa estratégia ajuda a sua marca a se fortalecer e a passar uma imagem de confiança e credibilidade. Além disso, ao apresentar uma novidade durante uma data especial, a empresa reforça o compromisso em oferecer sempre algo novo aos consumidores, mantendo-se na vanguarda do mercado.

Para deixar o lançamento ainda mais especial, você pode preparar um evento exclusivo, para apenas alguns poucos consumidores, que terão a oportunidade de conferir em primeira mão as novidades. Apenas deixe claro qual será o critério de seleção desses clientes.

8. Invista em uma estratégia de UGC

Já ouviu falar em UGC? Essa é uma estratégia de marketing que estimula os usuários das redes sociais a compartilharem conteúdo a respeito da interação deles com a marca e esse conteúdo é utilizado pelas empresas para divulgação. Em outras palavras, esse seria o boca a boca em tempos de internet.

Provavelmente você até já faça isso, mas talvez não tenha pensado em uma estratégia específica voltada para o UGC. A boa notícia é que o Dia do Cliente pode ser o momento perfeito para colocar essa proposta em prática.

Isso porque, com uma ação de UGC você permite que os consumidores se tornem protagonistas, compartilhando suas experiências e histórias relacionadas à marca. Isso cria uma conexão emocional poderosa entre a empresa e seus clientes, pois eles se sentem valorizados e reconhecidos como parte fundamental do sucesso da marca. 

Sem falar que, ao compartilharem suas experiências positivas, os clientes fortalecem a imagem da empresa, influenciando outros consumidores a seguir a página nas redes sociais, ou então ir até a loja para conferir os produtos. Desta forma, o UGC também permite que a empresa entenda melhor as necessidades e desejos do seu público-alvo, aprimorando seus produtos ou serviços de acordo.

Neste artigo você conheceu algumas ideias para comemorar o Dia do Cliente. Quer mais dicas para melhorar os resultados da sua loja? Acesse o nosso blog e confira os nossos artigos.

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