Por Nayara Santos em 17.05.2022

Marketing Olfativo: confira um guia completo!

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Você sabia que o marketing olfativo pode ser uma importante maneira de criar conexões sentimentais e fortes com os seus clientes, influenciando no volume de vendas? Como você já deve saber, as lembranças são importantes influenciadores dos hábitos e das tendências de consumo. Por isso, todas as vezes que você consegue despertar essas lembranças e sentimentos nos seus clientes, a tendência é que você venda mais.

Basta lembrar daquele perfume que marcou um importante momento da sua vida.  Ou então um aroma que proporciona paz e bem-estar. Se você, como varejista, conseguir despertar emoções nos seus clientes, então você conseguirá muito sucesso.

O olfato, além de ativar a nossa memória, também é responsável por influenciar mais de 80% das decisões de compra e consumo. Isso acontece porque o ser humano tem a capacidade de se recordar de 35% daquilo que ele cheira, enquanto se recorda somente de 5% das coisas que visualiza.

É justamente por isso que muitas lojas sempre apostam em sprays e essências? Afinal, ninguém merece entrar em uma loja com um cheiro desagradável, forte ou que não tenha relação com o segmento do negócio.

Pensando na importância desse sentido para o varejo, preparamos este guia. Nele, entenderá como o marketing olfativo pode fortalecer a sua marca e encantar ainda mais os consumidores. Acompanhe!

O que é o marketing olfativo?

O marketing olfativo é uma estratégia que tem como objetivo despertar sensações e emoções positivas com relação à sua marca e sua loja por meio de aromas. O objetivo é que essa prática tenha influência nas decisões de compra dos clientes. 

Esse é mais um recurso do marketing sensorial e que explora os sentidos humanos para criar uma maior conexão entre marca e cliente. Da mesma forma que a música ambiente atua, a aromatização consegue transmitir conceitos e relembrar momentos nostálgicos, oferecendo ao cliente um momento de compra único.

O marketing olfativo começou a se fortalecer por volta dos anos 2000. No entanto, desde a década de 70 que o olfato faz parte de campanhas de publicidade. Diversos empreendimentos nos Estados Unidos foram os primeiros a utilizarem essa estratégia. Na época, os cassinos recebiam aromas para prender os jogadores e apostadores nas casas, sendo que isso acontecia principalmente em Las Vegas.

Já por volta dos anos 1990, o Brasil identificou o potencial que estimular o olfato dos clientes poderia ter. Os primeiros estabelecimento a utilizarem o marketing olfativo foram os supermercado, que começaram a aplicá-los nos corredores que tinham pouca saída de produtos com a intenção de aumentar as vendas


Pelo o que se pode perceber, quando falamos em marketing olfativo não estamos restritos somente às lojas de perfumes e cosméticos. Qualquer tipo de negócio varejista pode aplicar o cheiro como uma estratégia de encantar e captar os clientes, e ainda vender mais. Isso inclui roupas, sapatos, acessórios e diversos outros.

A ação no nosso organismo

Afinal, por que o marketing olfativo é tão eficiente? Os aromas trabalham no nosso sistema límbico e nas células nervosas. Essa é a área responsável pelos nossos comportamentos na sociedade e emoções, logo, também tem forte atuação nas nossas preferências e hábitos de consumo.

Diante dessa ação no nosso organismo, o varejo começou a estudar diferentes cheiros para desenvolver fragrâncias que tivessem um efeito positivo nos consumidores. Essa cautela de pesquisar e estudar aromas é de extrema importância, pois cada segmento tem um odor que será atraente ou não.

Vale a pena lembrar que nem todas as experiências olfativas são positivas, não é mesmo? Basta imaginar um ambiente com um cheirinho de pão fresco e outro com cheiro de leite estragado. Provavelmente, você vai querer ficar naquele que tem cheiro de pão fresco e, se estiver em um local que é possível comprar o pão, as chances de que você o faça são bastante grandes.

Por isso, mesmo sendo um cheiro bom é necessário não exagerar. Se isso acontecer você causará o efeito contrário e afastará os compradores. Por mais que a fragrância utilizada seja a certa. Podemos comparar esse equilíbrio com a trilha sonora da sua loja. Se ela for alta ou sem ligação com o seu segmento, certamente se tornará uma estratégia falha e você não colherá bons resultados.

Qual é a importância do marketing olfativo?

Muito da divulgação da sua marca está relacionada ao marketing olfativo, mais precisamente ao marketing sensorial. Quando os aromas são estrategicamente estudados e utilizados, eles são capazes de aguçar e despertar memórias, sentimentos e sensações. 

Essa ligação emocional entre consumidor e uma marca é fundamental para trabalhar a lembrança do negócio. Principalmente na era da experiência do cliente que o varejo está vivenciando. Assim, o comprador terá recordações positivas sobre a experiência na sua empresa e, com isso, terá maiores chances de voltar e se tornar fidelizado.

Em uma loja de roupas ou de departamentos, por exemplo, as fragrâncias quando são trabalhadas de maneira eficiente conseguem melhorar a vivência de um consumidor com essa marca. O resultado dessa boa interação também está relacionado ao aumento no tempo de permanência e, consequentemente, nos valores gastos pelos clientes.

No entanto, a importância do marketing olfativo se expande para o ambiente interno de uma empresa. Quando o local de trabalho dos funcionários é arejado e com bons aromas, todo o clima de trabalho melhora, assim como a motivação. Aliás, estudos revelaram que a aromatização do local é capaz de potencializar a produtividade em 15% e de minimizar erros dos colaboradores em até 20%. Ou seja, todo mundo sai ganhando quando você aposta no marketing olfativo!

Quais são as vantagens de usar o marketing olfativo na sua loja?

Os benefícios do marketing olfativo estão diretamente ligados ao faturamento e à rentabilidade do negócio. Isso acontece como uma consequência de fragrâncias e ações estratégicas que estão sendo eficientes e que têm a capacidade de chamar a atenção de um consumidor. Confira, a seguir, os reais ganhos de aplicar esse recurso do marketing na sua loja.

Fidelização de clientes

Como dito, a experiência positiva de um consumidor com uma marca é o primeiro passo para a fidelização dos clientes. Como os aromas são responsáveis por despertar memórias e sensações, esse é um recurso que favorece uma marcante e agradável lembrança no consumidor simplesmente pelo fato de ter sentido bem-estar e passado bons momentos no local.

No final, isso faz com que o cliente volte e comece a priorizar a sua loja e não a do concorrente. Portanto, essa é uma ação que pode promover a fidelização e ser um importante diferencial competitivo.

Além disso, uma fragrância adequada pode passar a ideia e impressão de sofisticação, limpeza e organização da sua loja. Assim, os consumidores associam esses aspectos à qualidade dos seus produtos e até mesmo do seu atendimento.

Criação de conexões emotivas e ativação da memória

O marketing sensorial, de modo geral, objetiva alcançar as emoções dos consumidores, já que esse fator é uma importante vantagem competitiva. Nossa jornada de compra e decisões de consumo são influenciadas o tempo todo por estímulos que recebemos do meio ambiente e também daqueles que estão relacionados a nossa personalidade e vivência.

Analisando algumas campanhas de varejo e que até mesmo passam na televisão, você observa ações de cunho nostálgico, ou até mesmo de sentimentos entre mãe e filho, por exemplo. Essas são estratégias que visam atingir o emocional dos consumidores, um dos grandes motivadores de compras.

Nesse sentido, o olfato, como dissemos, tem importante trabalho nas nossas emoções. Certamente, você se lembra de algum perfume, cheiro de algum alimento ou fragrância que traz boas lembranças e sensações e que ativa a sua memória olfativa sobre bons momentos. 

Permanência do cliente na loja

Quem não gosta de ficar em uma loja cheirosa ou em um ambiente agradável? Ao contrário de locais com odores ruins, bagunçados e com sons exagerados. O marketing olfativo se torna uma maneira de atrair, engajar e de manter o consumidor na sua loja por meio de um espaço agradável.

Isso acontece porque o comprador se sente à vontade e confortável, já que a aromatização adequada torna o seu ambiente acolhedor.

Para que se tenha uma ideia da importância desse efeito, um estudo constatou que os clientes aumentam o tempo de permanência em um estabelecimento em até 16% se for um local de boa experiência olfativa. Para potencializar esse efeito, o ideal é que os aromas estratégicos estejam alinhados com o bom atendimento e com a organização adequada da sua loja.

Aumento das vendas

Ficando mais tempo na sua loja, as chances do consumidor visualizar mais itens aumentam e, consequentemente, de comprar outros produtos que sejam interessantes. E, quando o cliente passa mais tempo na loja, isso pode significar um aumento de até 15% nas suas vendas. Tal resultado positivo no seu faturamento é reflexo no aumento do ticket médio dos clientes, já que o marketing olfativo valoriza os seus produtos e a sua loja.

Quais marcas usam a estratégia do marketing olfativo?

Muitas marcas conceituadas no mercado já utilizam o marketing olfativo, sendo que, muitas vezes, nem mesmo percebemos que essa é uma estratégia por estarmos tão engajados com a marca ou confortáveis nas lojas. Para que entenda como essa é uma ação benéfica e amplamente utilizada por grandes empresas, confira quais já usam o olfato como atração e fidelização.

Melissa

Qualquer pessoa que já tenha tido contato com um calçado ou acessório da Melissa, ou já tenha entrado em uma de suas lojas, reconheceria o cheirinho de chiclete de longe. Qualquer unidade da marca que você entrar ou comprar algum produto, sentirá o mesmo cheiro adocicado que cativa principalmente as mulheres. Ah! E as caixas dos sapatos também tem o mesmo aroma característico da marca

Luigi Bertolli

Essa é uma famosa marca de roupas e acessórios que utiliza fragrâncias cítricas e amadeiradas. De acordo com os clientes, esses são aromas capazes de revigorar o ambiente. O sucesso do perfume foi tanto, que a empresa passou a vender sprays com as mesmas essências que são utilizadas nas lojas e que trazem a sensação de sofisticação e otimismo.

Starbucks

O cheirinho de café já é maravilhoso por si só, então imagine quando essa é uma fragrância utilizada estrategicamente pelo marketing olfativo. A Starbucks é a dona do sucesso quando se trata de ações olfativas que atraem os consumidores.

Essa estratégia é utilizada de maneira bem sutil para criar a percepção de que esse é o aroma natural do café no ambiente, apesar de não ser. O frescor dos expressos é ainda alinhado à decoração verde, o ambiente amadeirado e de luzes mais baixas para se tornar um local confortável e aconchegante de permanecer. Além, é claro, da música ambiente que é a marca registrada da empresa.

O Boticário

Ao contrário do que poderia acontecer com as lojas de perfumes, os cheiros dessas empresas não costumam ser fortes, nem mesmo uma mistura de todos os produtos. Além de tomar cuidado com isso, a marca O Boticário foi além.

O cartão de crédito da empresa é perfumado com uma fragrância exclusiva da marca. A ideia é que o momento da compra proporcione a sensação de bem-estar e tranquilidade. Assim, o consumidor fica com uma lembrança positiva sobre a loja, fazendo com que ele volte.

Amor aos Pedaços

Essa é uma rede de franquias que atua com a venda de bolos e doces. Todas as unidades recebem uma essência com o cheirinho de morango e chocolate. A ideia é que as pessoas sintam o aroma e agucem os sentidos. Isso provoca a vontade de comprar principalmente porque o cheiro parece vir dos produtos.

MMartan

O cheiro da MMartan já virou até mesmo referência de fragrância elegante. Assim como a Luigi Bertolli, essa marca que comercializa itens de cama, mesa e banho também comercializa um spray com o cheiro que é utilizado nas lojas. A marca aconselha que o produto seja usado como no estabelecimento, ou seja, borrifado nos lençóis, fronhas, colchões, cortinas e até mesmo no sofá.

Afinal, quais fragrâncias utilizar na minha loja?

Antes de qualquer coisa, você precisa considerar o segmento da sua empresa para identificar as essências mais adequadas e as sensações que deseja despertar nos consumidores. Para as estratégias do marketing olfativo é muito comum as marcas utilizarem aromas amadeirados e cítricos, como bambu e ervas.

Quando o perfume é utilizado sem excesso, aqueles com notas doces também podem fazer muito sucesso, como é no caso da baunilha e do cheirinho de talco característico das lojas infantis. Para ajudar na sua escolha, a aromaterapia pode indicar as melhores essências para cada caso. Por exemplo:

  • Alecrim: elimina energias negativas dos ambientes e reduz o estresse;
  • Laranja-doce: despertam o bom-humor, trazem energia e alegria para a sua loja;
  • Capim-limão: auxilia na concentração e no foco.
  • Limão: promove a criatividade e a alegria;
  • Rosa: instiga o romantismo.

O marketing olfativo é uma estratégia utilizada para que, por meio da aromatização adequada, seja possível tanto vender mais, quanto despertar sensações e sentimentos positivos nos clientes. Em ações de customer experience, focar na qualidade da vivência do consumidor é fundamental, sendo que o olfato pode ser uma excelente ferramenta para isso.

Combine estratégia e aumente a fidelização dos clientes

Como você viu ao longo deste artigo, o marketing olfativo é uma poderosa ferramenta para oferecer aos clientes um ambiente de compras mais agradável e até mesmo memorável. Entretanto, de nada adianta ter um cheirinho especial na loja, se no todo você não conseguir oferecer uma boa experiência de compra aos clientes.

Por isso, além de caprichar na aromatização da loja, você também deve implementar outras estratégias de customer centricity. Se você quiser conhecer todos os detalhes, basta fazer o download do nosso guia completo sobre o assunto clicando aqui. Veja a seguir no que focar para encantar os clientes.

Bom atendimento

O bom atendimento pode ser uma das coisas que mais fazem os seus clientes optarem pela sua marca. Afinal, de nada adianta ter bons preços e um péssimo atendimento, isso afasta os clientes que preferem pagar mais e receber mais atenção. Por isso tenha uma equipe de vendas bem treinada em como lidar com o cliente e entender todas as necessidades que ele tem.

Organização da loja

Ninguém quer comprar ou passar muito tempo em um lugar desorganizado, com corredores apertados e no qual não consegue encontrar nada daquilo que procura. Portanto, pense em um layout que seja agradável e guie o cliente pelos corredores para que ele explore a loja.

Não se esqueça de que todos os produtos devem ter preço para que o cliente possa consultá-lo sozinho e, se ele tiver alguma dúvida, ele pode solicitar o auxílio de um vendedor. Mantenha sempre os itens organizados e nas seções adequadas.

Música ambiente

Assim como ocorre com o marketing olfativo, oferecer a música ambiente certa também aumenta o tempo de permanência do cliente na loja, o que é refletido no aumento das vendas. Sem falar que, assim como ocorre com a aromatização, você também consegue conferir um ambiente único com a música. Outra vantagem dessa estratégia é conseguir criar uma identidade sonora para a sua marca, fazendo com que o cliente se lembre dela mais facilmente. 

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Veja os benefícios de usar o endomarketing como estratégia de gestão!

Em um tempo que se fala muito em customer centricity e sucesso do cliente, acabamos esquecendo de olhar para dentro da empresa. Para que as suas estratégias sejam efetivas, é preciso ter colaboradores capacitados e motivados a fazerem isso acontecer. Há diversas formas de gerar esse engajamento. A maior parte das ações realizadas pela liderança…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Confira 10 ações de podem ser aplicadas em campanhas de inverno no varejo

Com a queda das temperaturas e a chegada do frio, é hora de falar sobre as estratégias de campanhas de inverno no varejo. Afinal, já parou para pensar em como períodos sazonais podem ajudar a ampliar as vendas? Pois é, a troca de estações e as datas comemorativas são um atrativo a mais para conquistar…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Nomes para lojas de variedades: 33 exemplos para se inspirar

Uma das etapas mais importantes ao abrir uma loja de variedades é pensar no nome que ela terá. Afinal, o nome vai ajudar os clientes a se lembrarem da sua loja, deve conseguir representar a sua marca e os produtos que a loja vende. Entretanto, por mais que escolher o nome possa parecer algo simples,…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

6 passos para fazer um lançamento de produtos de excelência

Você pretende fazer o lançamento de um produto, mas não tem ideia por onde começar? Pois bem, essa é uma dúvida válida, pois existem diversas responsabilidades implícitas quando o assunto é lançar uma novidade no mercado. Afinal, é preciso considerar a reação do público e da concorrência, ter um cronograma de planejamento definido, pensar em…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Como atrair clientes para manicure e pedicure?

Entenda como atrair clientes para manicure e pedicure usando de dicas estratégicas para melhorar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Cashback: saiba o que é, suas vantagens e como implementar!

Políticas de benefícios são algumas das melhores ferramentas para fidelizar clientes e aumentar a movimentação da sua loja. Afinal, se cada compra traz um benefício além do próprio produto, então você tem mais chances de retornar. Um método que se destaca bastante hoje em dia é o cashback, o qual você pode aplicar em seu…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

5 ideias criativas para aumentar as vendas, aproveite

Está a procura de ideias criativas para aumentar as vendas, não é mesmo? Sem dúvida alguma essa é uma forma bastante interessante de chamar a atenção dos clientes para a sua marca e conseguir aumentar as suas vendas. Para te ajudar nessa busca, preparamos esse artigo com algumas dicas simples que podem ser facilmente aplicadas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Inteligência empresarial: aprenda como aplicar no mercado de varejo

O mercado de varejo é bastante dinâmico e, com a popularização da internet e das ferramentas digitais, o desenvolvimento de operações multicanais fez com que a competitividade se tornasse ainda mais alta nessa área. Assim sendo, os varejistas precisam utilizar de estratégias de inteligência empresarial para conquistar resultados positivos em meio a esse cenário. As…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos