Por Nayara Santos em 26.06.2020

Inteligência empresarial: aprenda como aplicar no mercado de varejo

Por Nayara Santos em 26.06.2020

O mercado de varejo é bastante dinâmico e, com a popularização da internet e das ferramentas digitais, o desenvolvimento de operações multicanais fez com que a competitividade se tornasse ainda mais alta nessa área. Assim sendo, os varejistas precisam utilizar de estratégias de inteligência empresarial para conquistar resultados positivos em meio a esse cenário.

As empresas precisam ter a capacidade de alterar os seus planos de ação, a fim de reunir dados comerciais constantes e aumentar a proficiência de suas operações cotidianas. Tudo isso é possível quando se trabalha com o chamado business intelligence ou inteligência empresarial, em português.

Como existem muitas dúvidas sobre o assunto, vamos explicar as principais neste artigo. Continue conosco e confira!

O que é business intelligence?

O business intelligence (ou inteligência empresarial) é uma técnica que utiliza softwares e serviços para transformar dados em informações, que norteiam as decisões estratégicas e táticas de negócios de uma organização.

As ferramentas de BI rastreiam e verificam dados, apresentando resultados analísticos em relatórios, representações gráficas, sistemas de tabelas e mapeamentos, para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre o estado dos negócios.

Porém, vale ressaltar, que a inteligência empresarial não gera apenas dados estatísticos. A ideia é que todas as estratégias das companhias sejam criadas a partir de informações concretas, para que os resultados obtidos sejam mais proveitosos. Em suma, podemos dizer que o business intelligence fomenta meios para que se possam obter melhores insights.

Imagine, por exemplo, que o gerente de uma loja de roupas fez uma pesquisa de satisfação com os seus clientes e boa parte deles disse que não gosta das músicas que são reproduzidas na loja.

Nesse caso, tal informação pode servir como base para a tomada de uma decisão importante: a criação de playlists personalizadas, de acordo com o gosto dos clientes.

Esse tipo de ação mostra como o business intelligence evoluiu nos últimos anos. Antigamente, apenas profissionais de TI conseguiam minerar e ter acesso a dados. Hoje, com o uso de sistemas inteligentes, qualquer pessoa pode coletar informações e utilizá-las de maneira estratégica.

Como as soluções de inteligência empresarial beneficiam a indústria de varejo

No setor de varejo, é essencial compreender o comportamento, atitudes, necessidades e pontos problemáticos do cliente para o sucesso de sua organização.


As informações certas no momento certo podem ajudá-lo a tomar decisões orientadas por dados. A adoção de uma solução de inteligência de negócios é uma maneira poderosa de trabalhar em direção aos seus objetivos.

Como as empresas de varejo gerenciam uma quantidade enorme de informações (dados de fornecedor, comportamento de compra do cliente, informações de funcionários, detalhes do inventário etc.) toda interação e cada ponto de dados oferece uma oportunidade para tornar seu negócio mais eficiente e bem-sucedido.

Os varejistas podem aproveitar os dados de BI para direcionar efetivamente os clientes através da personalização. Veja agora os principais benefícios das soluções de Business Intelligence no varejo.

Abrir e gerenciar várias lojas

Se você estiver lançando novas lojas em diferentes regiões, há motivos para comemorar — sua empresa está indo bem! Embora lojas adicionais representem grandes oportunidades para alcançar uma base maior de clientes, elas também apresentam um grande desafio.

Cada uma dessas lojas deve cumprir a promessa da sua marca em todos os pontos de contato do cliente. Considerando a dinâmica da indústria, não há espaço para problemas. Quando algo não está funcionando como deveria, você imediatamente precisa descobrir como corrigir.

Com uma solução de BI de varejo, podemos eliminar planilhas e relatórios estáticos (estamos falando do velho Excel) e adotar uma nova análise de dados interativa, segura e virtual.

Aproveite os relatórios e análises e descubra padrões distintos de vendas, regulamentos, inventário e margens em cada local. Você pode obter, por exemplo, informações sobre por que algumas de suas lojas não estão tendo um bom desempenho ou por que os clientes não estão comprando produtos em uma determinada loja. A partir desses dados, fica muito mais fácil comparar e descobrir pontos de melhoria.

Acompanhar as mudanças nas tendências dos consumidores

Novos compradores e mudanças culturais estão impulsionando as principais tendências do varejo. Hoje, os consumidores:

  • esperam uma grande variedade de produtos de baixo custo, alta qualidade e socialmente responsáveis;
  • querem se envolver com os varejistas em vários canais, de forma consistente e rápida;
  • também são altamente informados, habilitados por tecnologias modernas, como smartphones e mídias sociais, que dão acesso sem precedentes a produtos, preços e avaliações.

O acompanhamento das mudanças nas tendências de consumo é fundamental para ser eficaz em marketing, design, desenvolvimento de produtos e em todas as outras iniciativas que afetam seus clientes.

Uma solução de BI de varejo permite que você analise informações para encontrar padrões no comportamento de compra. Planeje, monitore e avalie o sucesso de suas atividades promocionais e obtenha informações sobre como seus clientes reagem a incentivos de marketing, promoções sazonais e concorrência.

Também é possível reunir dados de mídia social e analisar os níveis de engajamento (curtidas, compartilhamentos, comentários) para rastrear dados demográficos, padrões de compra e comportamentos influentes.

Com as informações corretas em tempo real, você pode reduzir seus ciclos de suprimentos para atender às mudanças nas preferências do cliente. Melhore a precisão da previsão e lide com eficiência com as demandas sazonais. Tudo isso é importante para atrair mais clientes e maximizar suas margens.

Resolve as complexidades da cadeia de suprimentos

Um controle de estoque eficiente é vital para a operação de varejo. No entanto, os varejistas geralmente enfrentam vários problemas: estoque com baixo desempenho, produtos em falta, atrasos do fornecedor, entre outros.

As cadeias de suprimentos se tornaram muito mais complexas nos últimos anos, com várias forças dinâmicas em jogo, incluindo mudanças nas práticas de fornecimento e diversificação nos formatos de vendas e distribuição.

Como os produtos precisam estar disponíveis nas prateleiras o tempo todo, existe uma pressão constante para garantir o reabastecimento rápido, muitas vezes, várias vezes ao dia.

Picos sazonais são inevitáveis, portanto, você precisa lidar com a logística com eficiência e transportar o volume necessário de mercadorias de acordo.

Uma solução de BI de varejo ajuda a melhorar e organizar os processos de logística. Com acesso a dados cruciais na ponta dos dedos, você pode entender os padrões de demanda, ver como sua rede de cadeias de suprimentos está funcionando e melhorar suas operações diárias.

Permite competir de forma inteligente

Com poucas barreiras de entrada, o setor de varejo é altamente competitivo. Manter o controle sobre seus concorrentes pode ser difícil. Qual a sua posição no mercado? Você tem um preço competitivo? Seus concorrentes estão realizando ótimas promoções?

Para ter uma ideia de onde você está, você pode passar horas realizando testes e pesquisas ou pode tirar proveito de uma solução de inteligência comercial que permite o monitoramento em tempo real dos seus concorrentes 24 horas por dia, 7 dias por semana — incluindo perfis de concorrentes, análise de modelos de negócios e previsão competitiva.

Obtenha informações sobre as ofertas e preços de seus concorrentes, determine quais produtos estão perdendo e identifique possíveis oportunidades de melhoria.

Ao ter acesso a relatórios avançados, você pode comparar o desempenho de seus produtos com os de seus concorrentes, realizar análises, ajustar preços e promoções de acordo.

Otimize custos, maximize a lucratividade, atue nas informações corretas no momento certo e fique um passo à frente na corrida.

Melhora a experiência do cliente

A vantagem fundamental do varejo físico sobre as compras online é a interação pessoa a pessoa. O BI ajuda os varejistas a se concentrarem nisso e a garantir que a aparência da loja, bem como as interações com os vendedores, sejam estrategicamente projetadas para aprimorar a experiência do cliente.

Por exemplo, um software de BI é capaz de capturar e analisar dados de visitantes em uma loja, permitindo que a gerência aloque funcionários para ajudar um cliente a tomar uma decisão de compra ou entender a eficácia de uma determinada promoção ou iniciativa de marketing.

Permite maior personalização e envolvimento

Promoções podem ser direcionadas a um determinado público ou mercado demográfico, mas é quase impossível fazer uma pesquisa detalhada no nível individual usando as ferramentas de marketing tradicionais.

Quando as organizações tentam fazer esforços direcionados de marketing na loja, geralmente usam decisões baseadas na intuição da equipe e da gerência. Simplificando, esses esforços subjetivos não são tão eficazes quanto as abordagens orientadas a dados possibilitadas pelo BI.

Por exemplo, os dados de BI podem capacitar a equipe de vendas com o conhecimento do histórico e hábitos de compras dos clientes. O sistema também pode recomendar promoções específicas para ajudar os representantes de vendas a oferecer conselhos e recomendações direcionadas no momento certo.

Para contextualizar ainda mais esse ponto, considere uma situação em que um grupo de jovens se aproxima de um anúncio ou quiosque digital. Se houver mais homens jovens do que mulheres no grupo, o mecanismo baseado em regras de BI pode exibir um anúncio estrategicamente projetado para atrair e envolver homens jovens. Isso pode ter um impacto profundo no engajamento.

Como é possível aplicar a inteligência empresarial no varejo?

A aplicação da inteligência empresarial no varejo pode gerar estratégias dos mais diversos tipos. Veja, a seguir, algumas situações em que isso é possível!

Controle de estoque

Como um bom varejista, você deve ter ciência de que fazer o controle de estoque corretamente é importante para que os clientes sejam bem atendidos e para que os resultados sejam mais positivos em uma loja.

Com ferramentas de business intelligence você terá acesso a dados importantes sobre o estoque, como o relatório de vendas de cada produto, por exemplo. Imagine uma loja de eletroeletrônicos que vende celulares. Se determinado modelo vender muito, é inadmissível não ter mais unidades em estoque, uma vez que os clientes procuram muito por esse aparelho.

Em contrapartida, um aparelho que já não é tão buscado não precisa ter muitas unidades compradas. Assim sendo, o comprador poderá otimizar as suas atividades e evitar problemas, como itens que não vendem presos no estoque ou a falta de um item que é muito buscado, por exemplo.

Relacionamento com o cliente

No que se refere ao relacionamento com o cliente, a inteligência empresarial também pode ajudar. Os dados podem servir como base para decisões estratégicas, como é o caso da criação de playlists personalizadas, como citamos anteriormente.

Além disso, outras ações de relacionamento podem ser tomadas, como o oferecimento de produtos complementares. Se uma loja de eletroeletrônicos perceber que a maioria dos clientes que compra uma televisão também adquire um home theater, por exemplo, pode fazer essa oferta ou criar promoções especiais com os dois produtos.

Análise precisa de performance

Os dados não mentem! Logo, se você usa um software de gestão na sua loja, por exemplo, saberá como está a situação do estabelecimento de acordo com vários fatores.

Se o fluxo de caixa indicar que a segunda-feira é o dia da semana que dá menos lucros para a loja, por exemplo, pode-se criar promoções nessa data, para impulsionar as vendas e aumentar o movimento. Isso só é possível com a análise precisa de performance.

Como aplicar a inteligência empresarial em uma loja?

Para aplicar a inteligência empresarial em uma loja física, a principal ferramenta a ser implementada é o software de gestão. Por meio dele será possível resgatar dados sobre áreas diversas da empresa, como fluxo de caixa, relatório de vendas, controle de estoque, compras realizadas etc.

Além disso, a pesquisa de satisfação também pode trazer informações valiosas sobre as preferências dos seus públicos. Assim, conseguirá mais resultados positivos, uma vez que agirá sempre com táticas que visam encantar os consumidores do seu estabelecimento.

Por que é importante acompanhar as tendências nessa área?

Acompanhar as tendências na área do business intelligence é importante para que você não seja ultrapassado por concorrentes. Lembre-se que outras empresas podem utilizar de dados para terem resultados positivos e fazer com que o seu comércio seja passado para trás.

Além disso, ainda mais importante, as tendências indicam formas éticas e justas para que você faça um bom acompanhamento de dados e assim possa sempre desenvolver ações que tragam resultados positivos para os seus clientes.

Acompanhar as tendências também é importante para que todas as estratégias da empresa sigam os parâmetros legais. Recentemente, por exemplo, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Tal legislação, que é inspirada em uma lei europeia, fala sobre como as empresas devem usar os dados de seus clientes, funcionários e fornecedores, seguindo alguns preceitos éticos básicos, como ter a autorização das pessoas para utilizar as suas informações pessoais em ações de marketing, por exemplo.

Agora você já entende um pouco mais sobre inteligência empresarial e como aplicar no varejo. Por isso, mantenha-se sempre bem informado sobre o tema e comece a desenvolver esse tipo de ação no seu estabelecimento. Os resultados, com toda certeza, serão positivos.

Compartilhe esse material nas suas redes sociais. Dessa forma os seus amigos também poderão conhecer sobre esse método de trabalho tão importante nos dias atuais.

Compartilhe

Você também pode gostar

Texto de promoção de loja de roupas: 12 exemplos para se inspirar

Ao preparar a divulgação das promoções da sua loja de roupas é essencial ter os textos certos para conseguir atrair os clientes e mostrar que você tem a solução para o problema deles. Isso fica ainda mais evidente durante as datas comemorativas do varejo, em que a concorrência é grande e todos os varejistas querem…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Vinheta de inauguração de loja: 6 dicas de como criar uma

Se você está planejando a inauguração da sua loja, deve considerar criar uma vinheta. Isso porque, a vinheta ajuda a conquistar os clientes, e a fazer com que eles se lembrem da sua marca.  Não acredita? Então basta lembrar da vinheta do Jornal Nacional. Sempre que você ouvia aquela musiquinha e via o vídeo, sabia…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

12 textos prontos para divulgação de eventos, confira!

Já sabe quais textos utilizar na divulgação do seu evento? Promover um evento é algo que movimenta muita gente e dinheiro em uma empresa. Por isso, ter os textos certos para essa divulgação é fundamental para garantir o sucesso que você espera.  Entretanto, planejar um evento não é uma tarefa nada fácil. São muitos detalhes,…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Como Montar uma Mídia Indoor na Minha Loja de Varejo

O que eu preciso para montar uma mídia indoor? Um aspecto essencial que deve ser considerado quando se pensa em como montar uma mídia indoor é o planejamento de conteúdo. Além, é claro, do tipo de mídia que será utilizada e as condições técnicas ideais para a transmissão. O ideal é que se escolha o…

Por Nayara Santos em 26.12.2018

Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa

Você sabia que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto, apenas para ter uma experiência de compras diferenciada? Se isso não for motivo suficiente para você investir em customer centricity, então você precisa conhecer tudo sobre esse assunto. A seguir falaremos mais sobre essa tendência de preparar estratégias focadas em oferecer…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como organizar uma farmácia: 6 dicas essenciais

Saber como organizar uma farmácia pode fazer uma grande diferença para o sucesso do seu negócio. Isso acontece porque quando um estabelecimento está organizado de modo que faça sentido para os clientes, eles conseguem encontrar o que precisam sem grandes dificuldades. Além disso, a organização da loja, disposição dos produtos e a identificação de cada…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Millennials: entenda como é o consumo dos jovens atualmente

Jovens, descolados, curiosos, hiperconectados… Os millennials ou geração Y têm despertado cada vez mais a atenção de empresas devido à fatia que eles representam da população. Só para se ter uma ideia, cerca de um quarto da população nos Estados Unidos já é representada por essa geração. Além do alto número de pessoas que compõe…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Pix no varejo: o que vai mudar?

Conseguir agilidade para receber e efetuar pagamentos pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Afinal de contas, ninguém quer ficar esperando muito tempo para receber por uma venda, ou mesmo ter a possibilidade de conseguir melhores condições ao fazer uma compra porque é possível efetuar o pagamento de forma mais rápida. Tudo isso…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos