Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como organizar uma farmácia: 6 dicas essenciais

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Saber como organizar uma farmácia pode fazer uma grande diferença para o sucesso do seu negócio. Isso acontece porque quando um estabelecimento está organizado de modo que faça sentido para os clientes, eles conseguem encontrar o que precisam sem grandes dificuldades.

Além disso, a organização da loja, disposição dos produtos e a identificação de cada seção torna o ambiente de compras mais agradável e ajuda a criar um roteiro para o cliente. Ou seja, você consegue guiar o consumidor pela farmácia e fazer com que ele compre mais.

Mas, como nem sempre os gestores acertam na organização da farmácia, preparamos esse artigo com dicas essenciais para você seguir. Venha com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Dicas de como organizar uma farmácia

Conseguir organizar a farmácia pode deixar o seu negócio ainda mais atrativo para o cliente e oferecer para ele o melhor ambiente de compras possível. Sem falar que, a organização inteligente da loja te ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e influenciá-lo a comprar mais.

1. Distribua os produtos pela farmácia estrategicamente

Um dos primeiros pontos aos quais você deve prestar atenção é com relação à distribuição dos produtos pela farmácia. Por exemplo, você já sabe quais produtos são mais procurados pelos consumidores, mas, caso ainda não saiba, faça um levantamento do histórico de vendas.

Em seguida, esses itens devem ficar expostos em locais distantes da entrada da farmácia. Desta forma, o cliente precisará andar um pouco mais pelos corredores para encontrar o que procura. Com isso, há grandes chances dele encontrar outros produtos de interesse e comprar mais do que havia planejado.

2. Organize os produtos por seções

Outro detalhe ao qual você deve ficar atento é com relação à separação dos produtos por seções. Desta forma, você deixa o local organizado de modo que os consumidores possam encontrar os produtos desejados.

Para saber quais seções você precisa e pode ter na sua farmácia faça uma lista com todos os itens e então vá separando por categorias. Algumas categorias de produtos que você pode criar são:

  • Higiene pessoal;
  • Hidratantes;
  • Dermocosméticos;
  • Medicamentos sem prescrição para dores musculares;
  • Itens de primeiros cuidados;
  • Bronzeadores;
  • Repelentes;
  • Itens de perfumaria, dentre outros.

3. Como expor os produtos nas prateleiras

Você sabia que a altura em que os produtos são colocados nas prateleiras pode influenciar o volume de vendas. Produtos que tenham uma melhor margem de lucro devem ficar na altura dos olhos. 

Assim, quando o cliente está procurando algo, há maiores chances dele comprar o produto que ele vê primeiro. Ainda, você pode deixar os itens menos procurados, ou as marcas com as menores margens de lucro devem ser colocadas nas prateleiras mais baixas.

Vale a pena mencionar que os produtos também devem ser posicionados conforme o tamanho das embalagens. Geralmente os itens com embalagens maiores são posicionados nas prateleiras mais baixas, e os menores em prateleiras mais altas, que podem ser tanto na altura da cintura quanto na altura dos olhos.

4. Não se esqueça dos preços

Se tem uma coisa que pode comprometer a experiência de compras do cliente é a falta de etiquetas de preços nos produtos. Por isso, fique atento a esse ponto na hora de organizar as prateleiras da farmácia.


Outro ponto que costuma ser bastante delicado com relação aos preços, são as etiquetas com valores errados. Isso porque quando o cliente descobre o preço real do produto apenas no caixa, ele passa a não confiar mais na sua farmácia. Confira o que é preciso fazer para encantar os clientes no nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo?.

Diante desse cenário, a melhor coisa a ser feita é treinar a sua equipe e deixá-la ciente da importância de ter a etiqueta de preços correta e perfeitamente posicionada nas prateleiras. Fazer revisões diárias é importante para garantir que tudo esteja correto.

5. Destaque as promoções

Provavelmente você irá preparar algumas promoções e descontos para os consumidores. Entretanto, eles precisam saber que essas promoções existem para conseguir aproveitá-las. E, a melhor forma de se fazer isso é destacando os produtos que estão com descontos.

Esse destaque pode ser dado em diferentes formas:

  • Etiquetas com cores fortes e chamativas: utilizar vermelho, laranja ou amarelo podem ser boas opções para destacar os itens em promoção. Ainda, se você possuir algum programa de fidelidade, é importante deixar claro que aquele item terá desconto apenas para os consumidores cadastrados no programa;
  • Ilhas de produtos: transfira os produtos em promoção para ilhas na farmácia, ou então para cestas que fiquem próximas aos caixas. Assim, os clientes podem ficar curiosos e querer aproveitar o desconto antes de sair da farmácia;
  • Anúncios na rádio indoor: se a sua farmácia possui uma rádio indoor é fundamental que você faça anúncios ao longo da programação musical para manter os clientes informados sobre as promoções. Essa é uma maneira interessante de despertar a curiosidade deles e fazer com que ele decida conferir o que foi anunciado;
  • Pontas de gôndola: esse é um ponto bastante privilegiado que pode ajudar a atrair a atenção dos clientes não apenas para os itens em promoção, como também para os produtos que estão expostos no corredor.

6. Garanta espaço para a circulação de clientes na farmácia

A nossa última dica para garantir uma boa organização da sua farmácia é com relação ao espaço disponível para circulação dos clientes. Afinal, ninguém quer ficar andando em corredores apertados e nos quais seja difícil visualizar os produtos.

Por isso, ao pensar no layout da farmácia você deve considerar essa questão. O ideal é que as prateleiras, balcões de atendimento, caixas e fila de espera sejam pensados para oferecer aos consumidores o melhor ambiente de compras possível.

Caso a sua farmácia seja pequena, você deverá ter um planejamento ainda mais cuidadoso, de modo que não esqueça de se expor produtos importantes enquanto ainda garante que os corredores não serão estreitos.

Pronto para deixar a sua farmácia organizada? Então não deixe de conferir outras dicas no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Quais os benefícios de contratar microinfluenciadores para a marca? Descubra!

A internet está presente em todas as atividades comerciais e é uma ferramenta incrível para aplicar um marketing eficiente e alavancar as vendas, pois é onde os clientes passam a maior parte do tempo. Tendência para o mundo empresarial da atualidade, utilizar estratégias online proporciona resultados e benefícios expressivos para qualquer empresa, exemplo disso são…

Por Nayara Santos em 25.05.2020

Por que você precisa usar a Análise SWOT em sua empresa?

Não é à toa que a análise SWOT é um dos modelos analíticos mais conhecidos no mundo empresarial. Sua aplicação ajuda a gestão a compreender tudo o que envolve o negócio, desde seus pontos fortes até as ameaças externas. Com tais informações, fica mais fácil tomar decisões eficientes. A gestão de um empreendimento envolve diversas…

Por Nayara Santos em 03.03.2020

21 textos de propaganda para a Cyber Monday, se inspire!

Já sabe quais textos de propaganda vai utilizar para atrair mais clientes para o seu site nesta Cyber Monday? Se ainda não tem ideia ou está à procura de inspiração para criar os seus textos, então a gente vai te ajudar. A Cyber Monday é a próxima segunda-feira depois da Black Friday. Ao contrário do…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

5 Formas de divulgar um produto: atraia mais clientes

Encontrar formas de divulgar produtos no varejo poderá fazer toda a diferença na sua empresa, tornando-a mais competitiva. Afinal, quando você divulga um produto que a sua loja vende, você também está promovendo a sua marca. Entretanto, nem sempre é fácil escolher as melhores formas de divulgar um produto, principalmente nos dias atuais, com tantas…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Slogan para loja de variedades: 4 passos para criar o ideal

O slogan é a ferramenta perfeita para conseguir comunicar aos consumidores a principal mensagem da sua empresa. Por isso, se você tem uma loja de variedades, precisa criar um slogan para fazer com que os clientes consigam não apenas memorizar a sua marca, mas até mesmo se identificarem rapidamente com ela. Entretanto, criar um slogan…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Mercado de cosméticos: quais as particularidades?

Você conhece alguém que não queira retardar o envelhecimento e parecer mais jovem? Ou então que faz de tudo para manter os cabelos e a pele sempre bonitos e bem hidratados? É raro uma pessoa que não goste de ter cuidados pessoais para se sentir melhor consigo mesma, não é mesmo? É por isso que…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Como Manter Um Bom Relacionamento Com Fornecedores

Veja como pode manter um bom relacionamento com fornecedores e alavancar o seu negócio!

Por Nayara Santos em 13.02.2019

Vitrine de Outono: 11 dicas para montar a melhor e vender mais

E então, já sabe como vai montar a vitrine de outono da sua loja? Não importa se o outono só começa daqui a vários meses ou na semana que vem, o que você não pode é deixar de montar uma vitrine que representa a estação e que atraia a atenção dos clientes. Pelo contrário, planejar…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Como vender mais no Dia das Crianças: 13 dicas para encher a loja

Se você quer vender mais no Dia das Crianças, mas está sem ideia do que pode fazer, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar. E, uma coisa precisa ser dita, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer loja que venda produtos para crianças, mesmo que não seja especializada nesse público.  Como essa é…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos