Por Nayara Santos em 04.03.2022

Estratégia de divulgação de produtos: conheça as melhores

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Desenvolver boas estratégias para a divulgação de produtos é uma importante tarefa de todo gestor do varejo. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, o que você está vendendo e quais as vantagens de adquirir esses produtos, você dificilmente terá uma empresa de sucesso.

Pensando em como te ajudar, nós elaboramos esse artigo com as principais estratégias que você pode utilizar para divulgar produtos na loja. Confira e comece a preparar as suas ações agora mesmo. Boa leitura!

Estratégias para divulgação de produtos

A seguir você irá conhecer algumas estratégias bastante eficazes na hora de divulgar um produto. Vale a pena dizer que essas estratégias podem ser aplicadas separadamente, entretanto, você provavelmente terá mais resultados ao aplicar mais de uma estratégia simultaneamente. 

Isso porque, essa é uma forma da informação chegar ao maior número de pessoas possível e, quanto mais pessoas souberem do que a sua loja oferece, melhor. Portanto, escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e com o seu orçamento e mãos na massa!

1. Tenha uma rádio personalizada

A nossa primeira dica de estratégia de divulgação de produtos a ser adotada é ter uma rádio personalizada na sua loja. Essa é uma ferramenta bastante interessante para ser utilizada no varejo por dois motivos: criar anúncios personalizados, e de ter uma playlist que combine com a sua loja e os seus clientes.

Com relação aos anúncios, você pode preparar textos de divulgação de produtos que estão em promoção na loja ou simplesmente porque você quer aumentar a venda daquele item. Em seguida, basta escolher se quer ter o anúncio gravado eletronicamente e ter o anúncio reproduzido imediatamente na sua loja, ou por um locutor profissional e aguardar um pouco para reproduzir o anúncio. O importante nos dois casos é que você escolhe qual anúncio será reproduzido e com que frequência.


No caso da música, como ela é capaz de influenciar o comportamento das pessoas, então é preciso ficar atento com quais ritmos e qual trilha sonora tocar. Afinal, se o cliente achar que a música é ruim, ele pode simplesmente desistir da compra. Entretanto, quando a música é agradável, a tendência é que o cliente fique mais tempo na loja e, consequentemente, compre mais. 

Sem falar que com a rádio você consegue criar um ambiente único na sua loja, com o qual o cliente consegue se identificar e se sentir confortável. Permitindo não apenas que ele se identifique com a sua marca, mas também que ele lembre dela depois de passar na sua loja.

Estratégia interessante, não é mesmo? Clicando aqui você pode conhecer todos os detalhes sobre ela e até mesmo fazer um teste gratuito. Não perca essa oportunidade!

2. Faça parcerias com influenciadores digitais

No mundo atual as redes sociais têm se mostrado extremamente eficazes na hora de criar estratégias para a divulgação de produtos. Para que essa estratégia funcione é essencial que você tenha um grande número de seguidores, o que muitas vezes demora para acontecer. 

A informação sobre os seus produtos precisa chegar no maior número de pessoas possível, uma estratégia que pode trazer muitos resultados é fazer parcerias com influenciadores digitais. Essas pessoas produzem muitos conteúdos nas redes sociais, e são seguidas não apenas por milhares, mas até mesmo por milhões de pessoas. Ou seja, o alcance da sua marca pode crescer muito.

É importante dizer que há um custo para essas parcerias. Isso significa que você geralmente paga para que essas publicações sejam feitas e os influenciadores divulgam os produtos para os seus seguidores. Ele pode apenas mostrar, pode usar os produtos ou mencionar em algumas postagens.

Portanto, ter parcerias com influenciadores digitais pode ser uma forma bastante útil de divulgar os seus produtos e a sua marca e atrair uma grande quantidade de seguidores para o seu perfil nas redes sociais.

3. Produza conteúdo para o Instagram

Como falamos anteriormente, as parcerias com influenciadores podem trazer muitos frutos para você. Entretanto, o fato dessas pessoas começarem a seguir o perfil da sua loja não significa que elas o farão para sempre e nem que elas irão comprar os produtos que você vende.

Para isso é importante que você continue produzindo conteúdo e, de preferência, um conteúdo que seja relevante para aqueles seguidores. Ou seja, que agregue informações úteis para o dia a dia das pessoas.

Outro ponto importante de ter um perfil da sua loja é a escolha do que será publicado, já que, por mais que a divulgação de produtos seja o seu principal objetivo, se você falar apenas disso o tempo todo as pessoas deixarão de segui-lo.

Neste caso, a recomendação é que você fale de diferentes coisas que giram em torno do seu nicho de mercado. Por exemplo, se você tiver um pet shop pode dar dicas de como cuidar dos pelos de cães e gatos de determinadas raças, como manter o animal entretido, da importância de ir ao veterinário frequentemente, dentre outros.

Esses conteúdos devem ser mesclados com as propagandas e assim as pessoas vão continuar seguindo porque você traz informações que elas consideram úteis. Com o tempo elas verão a sua loja como uma referência e acabarão comprando de você.

4. Não se esqueça das mídias tradicionais

Claro que ficar de olho nas tendências do mercado de quais são as novas estratégias de divulgação de produtos é importante. Mesmo porque, você não quer ser passado para trás pela concorrência.

Entretanto, isso não significa que você deva abandonar as estratégias mais tradicionais, como a veiculação de anúncios em programas de rádio, ou nos jornais locais. Além disso, você também pode distribuir panfletos no bairro ou na cidade em que a sua loja está localizada.

Assim, as pessoas que estão próximas saberão da sua loja e provavelmente terão curiosidade para conferir o que você tem a oferecer. Além disso, você também pode fazer parcerias com outros negócios do varejo locais para essa divulgação.

E então, qual estratégia de divulgação de produtos você vai começar a implementar na sua empresa? E, se quiser mais dicas de gestão e marketing no varejo, confira o nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda de uma vez o que é internet das coisas

Conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades se colocam ao alcance do marketing e das vendas para trazer resultados cada vez melhores às suas estratégias. Um dos últimos exemplos disso é a internet das coisas (ou “internet of things”, IoT). No passado, cada aparelho digital se restringia às suas próprias capacidades e raramente conseguia se conectar…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Decoração de vitrine para o Dia das Mães: veja como fazer

 Como será a decoração de vitrine para o Dia das Mães na sua loja? Vai ter flores ou corações? Quais cores você utilizará? Terão balões? Os produtos irão compor a decoração ou não? Prefere algo minimalista ou com mais detalhes? A iluminação será diferenciada para esta data? Percebeu quantos detalhes devem ser pensados e…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

20 textos prontos para vender mais no Carnaval, se inspire!

Parte do sucesso das campanhas do varejo se deve aos textos utilizados. Por isso, conhecer textos prontos para vender mais no Carnaval pode te ajudar a se inspirar e preparar campanhas mais atrativas para os seus clientes. Mas, esse é apenas um dos passos que precisam ser tomados para obter o sucesso desejado. Afinal, em…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Como Precificar um Produto em uma Loja de Varejo?

Saber como precificar um produto corretamente pode ser um dos maiores desafios para quem tem uma loja de varejo. Implementar valores no que está sendo comercializado é uma estratégia em qualquer negócio, pois é a partir disso que uma empresa consegue se manter lucrativa e competitiva ao mesmo tempo. Entretanto, engana-se quem pensa que precificar…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

Como vender mais e melhor no varejo

 Como vender mais e melhor no varejo? Essa é a pergunta mais frequente em qualquer loja e nos mais diferentes ramos do varejo. Entretanto, a resposta para ela pode ser não tão simples assim como parece. Não há uma receita de bolo ou algo que funcione para todas as empresas O ideal é ter…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

6 dicas para ter uma comunicação assertiva no seu negócio!

Quando uma empresa possui uma comunicação assertiva, ela conseguirá atrair clientes, fidelizá-los e até mesmo reforçar a identidade da sua. Ao longo da jornada de compras do cliente a comunicação pode ser feita em diferentes momentos e em diferentes formas e, cada uma dessas etapas possui as suas particularidades. Por isso, entender o que é…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Promoções criativas para lojas de roupas, conheça exemplos

 Fazer promoções criativas na sua loja de roupas é algo mais do que importante, é extremamente necessário para aumentar o movimento da loja, atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Além disso, essa também é uma boa estratégia para liberar espaço em um estoque que está abarrotado de peças, ou então quando suas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos