Por Nayara Santos em 04.03.2022

Estratégia de divulgação de produtos: conheça as melhores

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Desenvolver boas estratégias para a divulgação de produtos é uma importante tarefa de todo gestor do varejo. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece na sua loja, o que você está vendendo e quais as vantagens de adquirir esses produtos, você dificilmente terá uma empresa de sucesso.

Pensando em como te ajudar, nós elaboramos esse artigo com as principais estratégias que você pode utilizar para divulgar produtos na loja. Confira e comece a preparar as suas ações agora mesmo. Boa leitura!

Estratégias para divulgação de produtos

A seguir você irá conhecer algumas estratégias bastante eficazes na hora de divulgar um produto. Vale a pena dizer que essas estratégias podem ser aplicadas separadamente, entretanto, você provavelmente terá mais resultados ao aplicar mais de uma estratégia simultaneamente. 

Isso porque, essa é uma forma da informação chegar ao maior número de pessoas possível e, quanto mais pessoas souberem do que a sua loja oferece, melhor. Portanto, escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e com o seu orçamento e mãos na massa!

1. Tenha uma rádio personalizada

A nossa primeira dica de estratégia de divulgação de produtos a ser adotada é ter uma rádio personalizada na sua loja. Essa é uma ferramenta bastante interessante para ser utilizada no varejo por dois motivos: criar anúncios personalizados, e de ter uma playlist que combine com a sua loja e os seus clientes.

Com relação aos anúncios, você pode preparar textos de divulgação de produtos que estão em promoção na loja ou simplesmente porque você quer aumentar a venda daquele item. Em seguida, basta escolher se quer ter o anúncio gravado eletronicamente e ter o anúncio reproduzido imediatamente na sua loja, ou por um locutor profissional e aguardar um pouco para reproduzir o anúncio. O importante nos dois casos é que você escolhe qual anúncio será reproduzido e com que frequência.


No caso da música, como ela é capaz de influenciar o comportamento das pessoas, então é preciso ficar atento com quais ritmos e qual trilha sonora tocar. Afinal, se o cliente achar que a música é ruim, ele pode simplesmente desistir da compra. Entretanto, quando a música é agradável, a tendência é que o cliente fique mais tempo na loja e, consequentemente, compre mais. 

Sem falar que com a rádio você consegue criar um ambiente único na sua loja, com o qual o cliente consegue se identificar e se sentir confortável. Permitindo não apenas que ele se identifique com a sua marca, mas também que ele lembre dela depois de passar na sua loja.

Estratégia interessante, não é mesmo? Clicando aqui você pode conhecer todos os detalhes sobre ela e até mesmo fazer um teste gratuito. Não perca essa oportunidade!

2. Faça parcerias com influenciadores digitais

No mundo atual as redes sociais têm se mostrado extremamente eficazes na hora de criar estratégias para a divulgação de produtos. Para que essa estratégia funcione é essencial que você tenha um grande número de seguidores, o que muitas vezes demora para acontecer. 

A informação sobre os seus produtos precisa chegar no maior número de pessoas possível, uma estratégia que pode trazer muitos resultados é fazer parcerias com influenciadores digitais. Essas pessoas produzem muitos conteúdos nas redes sociais, e são seguidas não apenas por milhares, mas até mesmo por milhões de pessoas. Ou seja, o alcance da sua marca pode crescer muito.

É importante dizer que há um custo para essas parcerias. Isso significa que você geralmente paga para que essas publicações sejam feitas e os influenciadores divulgam os produtos para os seus seguidores. Ele pode apenas mostrar, pode usar os produtos ou mencionar em algumas postagens.

Portanto, ter parcerias com influenciadores digitais pode ser uma forma bastante útil de divulgar os seus produtos e a sua marca e atrair uma grande quantidade de seguidores para o seu perfil nas redes sociais.

3. Produza conteúdo para o Instagram

Como falamos anteriormente, as parcerias com influenciadores podem trazer muitos frutos para você. Entretanto, o fato dessas pessoas começarem a seguir o perfil da sua loja não significa que elas o farão para sempre e nem que elas irão comprar os produtos que você vende.

Para isso é importante que você continue produzindo conteúdo e, de preferência, um conteúdo que seja relevante para aqueles seguidores. Ou seja, que agregue informações úteis para o dia a dia das pessoas.

Outro ponto importante de ter um perfil da sua loja é a escolha do que será publicado, já que, por mais que a divulgação de produtos seja o seu principal objetivo, se você falar apenas disso o tempo todo as pessoas deixarão de segui-lo.

Neste caso, a recomendação é que você fale de diferentes coisas que giram em torno do seu nicho de mercado. Por exemplo, se você tiver um pet shop pode dar dicas de como cuidar dos pelos de cães e gatos de determinadas raças, como manter o animal entretido, da importância de ir ao veterinário frequentemente, dentre outros.

Esses conteúdos devem ser mesclados com as propagandas e assim as pessoas vão continuar seguindo porque você traz informações que elas consideram úteis. Com o tempo elas verão a sua loja como uma referência e acabarão comprando de você.

4. Não se esqueça das mídias tradicionais

Claro que ficar de olho nas tendências do mercado de quais são as novas estratégias de divulgação de produtos é importante. Mesmo porque, você não quer ser passado para trás pela concorrência.

Entretanto, isso não significa que você deva abandonar as estratégias mais tradicionais, como a veiculação de anúncios em programas de rádio, ou nos jornais locais. Além disso, você também pode distribuir panfletos no bairro ou na cidade em que a sua loja está localizada.

Assim, as pessoas que estão próximas saberão da sua loja e provavelmente terão curiosidade para conferir o que você tem a oferecer. Além disso, você também pode fazer parcerias com outros negócios do varejo locais para essa divulgação.

E então, qual estratégia de divulgação de produtos você vai começar a implementar na sua empresa? E, se quiser mais dicas de gestão e marketing no varejo, confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Todo gestor do varejo deve conhecer em detalhes os pilares de uma rotina administrativa. Afinal, quanto melhor ele conhece todos os processos dentro da empresa, mais acertadas serão as decisões e melhor planejadas podem ser as estratégias adotadas. Entretanto, essa não é a realidade de uma grande parte das empresas do varejo. Ter uma rotina…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como a IA ajuda a aumentar as vendas do varejo

Com o avanço constante da tecnologia, os varejistas estão explorando novas formas de atrair e envolver os clientes, aumentando as vendas. Uma dessas tecnologias inovadoras é a inteligência artificial, que está mudando a forma como as empresas interagem com os clientes e impulsionam as vendas. Com a inteligência artificial os varejistas podem não apenas automatizar,…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

5 dicas de vendas: gerencie sua equipe de forma eficaz

Para uma empresa crescer e conseguir o sucesso almejado, é necessário muito trabalho e a utilização de diversas técnicas. O adequado gerenciamento da equipe de vendas, por exemplo, é fundamental para que a empresa consiga vender seus produtos e conquistar mais clientes, por isso produzimos esse conteúdo, dando 5 dicas de vendas. #1 Defina uma…

Por Nayara Santos em 18.08.2016

O que é e como aproveitar a Semana do Brasil no varejo?

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no varejo, mas que tem se mostrado uma excelente oportunidade para a economia nacional. Criada com o objetivo de aquecer as vendas em um período de vendas tradicionalmente mais fraco, ela proporciona aos varejistas a chance de se destacar no mercado e atrair novos clientes.  Por…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

27 textos prontos para o Dia das Mães: se inspire

A escolha dos textos certos para as campanhas de Dia das Mães pode ser um verdadeiro trunfo para atrair clientes e aumentar as suas vendas. Isso porque, os textos certos ajudam os clientes a se manterem atualizados de tudo o que acontece na sua loja e a se conectarem com a marca.  Se conectar com…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

6 Previsões para o varejo em 2025: as principais expectativas para o ano

Prever o que irá acontecer em 2025 é praticamente impossível, entretanto, os especialistas apontam algumas tendências e quais as expectativas para o ano novo.  Em 2025, diversas inovações e novas abordagens deverão dominar o mercado, desde a personalização da experiência do cliente até o uso de tecnologias imersivas. Afinal, a tecnologia está avançando a passos…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

O guia definitivo sobre vendas online: aprenda a vender mais pela internet

Dar vida a um e-commerce e começar suas vendas online é o sonho de muitas pessoas, principalmente para os pequenos e médios varejistas que enxergam o mundo digital como uma oportunidade de lucrar mais e ainda contar com mais flexibilidade e menos burocracia no dia a dia. Entretanto, se engana quem pensa que iniciar e…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

25 textos prontos para vender mais no verão, se inspire!

Já escolheu os textos prontos para usar nas campanhas de verão e conseguir vender mais neste período? Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, o auge do verão, costumam ser também um dos períodos de vendas mais baixas no varejo.  Isso acontece por várias razões, tais como férias, guardando dinheiro para a compra dos materiais…

Por Nayara Santos em 05.06.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos