Por Nayara Santos em 13.03.2024

Decoração de vitrine para o Dia das Mães: veja como fazer

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Como será a decoração de vitrine para o Dia das Mães na sua loja? Vai ter flores ou corações? Quais cores você utilizará? Terão balões? Os produtos irão compor a decoração ou não? Prefere algo minimalista ou com mais detalhes? A iluminação será diferenciada para esta data?

Percebeu quantos detalhes devem ser pensados e planejados na hora de preparar a vitrine da sua loja para uma das datas mais importantes do varejo? Com tantos varejistas disputando a atenção do consumidor, cada detalhe deve ser bem pensado, sempre focando na melhor forma para alcançar os seus objetivos.

Lembre-se que a decoração da vitrine é o cartão de visitas da loja e o que vai atrair a atenção dos clientes e convencê-los a entrar na loja. Por isso, planejar a decoração é uma parte importante para atingir os resultados desejados.

Desta forma, neste artigo traremos algumas dicas de como fazer a decoração da vitrine da sua loja para o Dia das Mães e arrasar nas vendas. Confira as nossas dicas e comece a planejar a sua agora mesmo! Boa leitura!

Dicas de decoração de vitrine para o Dia das Mães

A principal intenção de uma vitrine de loja é atrair a atenção do cliente que passa em frente ao estabelecimento. É a vitrine que vai te ajudar a convencê-lo de que ele pode encontrar o que procura, fazendo com que ele entre na loja.

Por isso, cada detalhe da vitrine deve ser bem pensado. Sejam os produtos que serão expostos, a iluminação, a decoração conforme a data (neste caso o Dia das Mães), os preços, dentre outros elementos.

Falando assim, pode até parecer algo complicado, mas é mais simples do que você imagina. Basta ter alguns cuidados e conhecer bem o seu cliente que, sem dúvida alguma, você terá sucesso nesta tarefa. Confira as nossas dicas de como planejar a decoração da vitrine da sua loja para essa importante data do varejo.

1. Exponha os itens que mais se destacam

Uma das etapas de preparar a decoração da vitrine para o Dia das Mães é a escolha dos produtos que serão expostos. O ideal é que você coloque itens que fazem sucesso, e que estão em alta entre os seus clientes. 

Ou seja, aqueles produtos que são mais procurados, tendência da estação ou pelos quais a sua marca é conhecida. Por exemplo, se você possui uma loja de sapatos e um determinado modelo ou cor é muito procurado, então você pode montar a sua vitrine destacando esse item.

Desta forma, ele será uma das primeiras coisas que o cliente verá quando olhar para a vitrine. Ou seja, os consumidores que gostarem e quiserem adquirir o produto para dar de presente sem dúvida alguma estarão mais propensos a entrarem na loja.

Outra escolha a ser feita é com relação às cores dos produtos. Lembre-se de colocar algo na vitrine que, ao mesmo tempo em que se destaque por chamar a atenção do cliente, ainda seja capaz de refletir a personalidade da sua marca. 


Um bom exemplo seria uma loja de roupas conhecida pelas camisas que vende, escolha as cores e estampas da estação e a combinação estará perfeita. Sem falar que, com a escolha de cores certas, os produtos já podem conferir um charme especial para a decoração da vitrine, dispensando a inclusão de outros elementos.

Quer conhecer outras estratégias para atrair clientes para a sua loja? Então faça o download gratuito do nosso e-book Como atrair clientes para a sua loja de varejo.

2. Cuidado com os adesivos na decoração de vitrine

Os adesivos decorativos são muito utilizados para fazer a decoração de vitrines de lojas, não apenas no Dia das Mães, mas em outras datas do calendário do varejo e até mesmo durante grandes liquidações. Essa popularidade se deve à facilidade com que é possível trabalhar com eles, tanto na hora de fazer a aplicação, quanto na hora de removê-los.

Sem falar que, eles ajudam, e muito, a compor a decoração da vitrine e a chamar a atenção do cliente. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de utilizá-los, porque se a aplicação não for bem pensada pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

O principal deles é atrapalhar a visão do cliente para o que está sendo exposto na vitrine. Afinal, de que adianta preparar a melhor decoração, escolher as peças certas, pensar nas cores e em cada elemento se, quando o cliente olhar a sua vitrine, ele não conseguir ver as peças porque o adesivo está tampando a sua visão.

Neste caso, todo o trabalho de planejamento da decoração de vitrine do Dia das Mães foi por água abaixo. Você pode até conseguir chamar a atenção do cliente, mas a sua vitrine terá pouquíssimo poder de convencimento e, o consumidor que entrar na sua loja provavelmente será por outros motivos.

Além disso, ao utilizar adesivos é importante que eles combinem com o restante da decoração. Por exemplo, ao optar por flores na vitrine entre os produtos expostos e utilizar um adesivo na cor preta, o resultado pode ser um visual pesado e pouco atrativo. Por isso, tenha muito cuidado e certifique-se de escolher as cores certas.

Neste caso, o adesivo pode ser utilizado para complementar a decoração, trazendo um pouco de profundidade para a vitrine e até mesmo para ajudar a destacar aqueles produtos mais importantes. Ou ainda para destacar alguma promoção do período, mas, falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

3. Use a criatividade

Se você quiser chamar a atenção para a decoração da sua vitrine do Dia das Mães, então é importante, pelo menos, tentar ser criativo. Tudo bem, a gente entende que ser criativo nem sempre é fácil, mas se você acertar, a sua vitrine será um sucesso.

Esse é um passo importante porque todo o varejo estará disputando a atenção do cliente e, se você não tentar algo diferente, pode ter bastante dificuldade para se destacar. O ideal é pensar em como mostrar os produtos de uma forma diferenciada e inovadora. 

É possível preparar as poses dos manequins de certo modo que dê a impressão de movimento, ou mesmo pensar em cenas mais dinâmicas. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas e equipamentos esportivos, que tal posicionar os manequins como se eles estivessem praticando alguma atividade. 

Ainda, você pode apostar em suportes que estejam suspensos e os produtos podem ser exibidos neles. Isso dá um ar inusitado, principalmente dependendo do produto que estiver pendurado.

Vale a pena mencionar que esse pode ser um bom momento para envolver a sua equipe de vendas e pedir sugestões de como a vitrine pode ser decorada. Lembre-se que eles estão em contato direto com os clientes e podem saber do que o cliente gosta. 

Sem falar que cada pessoa terá o seu repertório de experiências, pessoas e profissionais, e as suas referências. Portanto, ideias inovadoras podem surgir quando você pedir a opinião deles. Aproveite esse momento para fazer uma pequena reunião e um brainstorm (tempestade mental, na tradução literal do inglês).

4. Pense no seu público-alvo e na identidade da marca

De nada adianta a decoração da vitrine do Dia das Mães ser impecável se o seu público-alvo não consegue se identificar com ela. Por isso, você deve conhecer bem os seus clientes para saber como agradá-los.

Se a sua marca tem como propósito um visual mais minimalista, então a decoração da vitrine deverá seguir esse conceito. Caso contrário, o seu público vai estranhar uma vitrine cheia de produtos e detalhes, e como resultado não se sentirá atraído para conferir os produtos.

Você pode inclusive fazer com que o planejamento da decoração da vitrine seja algo interativo e que o seu público decida como a vitrine deve ser decorada no Dia das Mães. Escolha algumas opções e publique nos stories do Instagram e peça para o cliente escolher, como uma espécie de competição. 

Essas ações geram bastante engajamento nas redes sociais, podendo ser uma excelente oportunidade para mostrar ao cliente que a opinião dele importa. Sem falar que com um bom engajamento, o alcance do perfil da sua loja também aumenta.

Desta forma, você já começa a divulgar que a sua loja está se preparando para o Dia das Mães, deixando os consumidores curiosos para o que está por vir. Portanto, já cria uma expectativa e consegue atrair a atenção para a sua marca, aumentando as chances dos clientes irem até a sua loja para conferir o que mais você tem a oferecer nesta data.

5. Aposte em outras estratégias para chamar a atenção do cliente

Como falamos no início deste artigo, caprichar na decoração da vitrine para o Dia das Mães é importante, mas que tal combinar outras estratégias para aumentar as chances de chamar a atenção do cliente?

Isso pode ser facilmente feito com uma rádio personalizada que toque uma seleção especial de músicas que combine com a sua marca e o seu público. Assim, se o cliente escutar uma música ou um ritmo que ele goste, provavelmente ele irá parar para, pelo menos, olhar a vitrine. E, neste caso, pelo menos metade do trabalho já foi feito.

Se ele optar por entrar na loja, então a música ainda pode influenciar o comportamento do cliente dentro da loja, fazendo com que ele se sinta mais à vontade e queira ficar mais tempo no ambiente. A música também pode te ajudar a criar uma atmosfera única no local e com músicas que combinem com o nível de energia dos clientes.

Mas, para isso, é preciso montar uma playlist sob medida para a sua loja. Temos um guia completo para você aprender a fazer isso e não errar na escolha das músicas: Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes.

Outra grande vantagem dessa estratégia é que você pode preparar anúncios que serão reproduzidos ao longo da programação musical. Esses anúncios podem ser de promoções, informando o lançamento de coleções, distribuição de brindes na loja, divulgando o programa de fidelidade, dentre outros. Os anúncios também podem te ajudar a gerenciar a loja, anunciando horário de fechamento do caixa, formas de pagamento aceitas, chamar vendedores, e muito mais.

6. Anuncie as promoções de Dia das Mães na vitrine

Todo varejista sabe que fazer promoções são excelentes formas de conseguir atrair a atenção do cliente, aumentar o movimento da loja e as vendas. Então, por que não dar o devido destaque a elas na vitrine de Dia das Mães da sua loja?

Sem dúvida alguma, anunciando uma ou duas ofertas, os clientes ficarão interessados em entrar na loja e conferir os demais produtos. Isso pode ser feito com os adesivos na vitrine, ou então com pequenas placas anunciando o desconto no item que está exposto.

Aqui vale dar uma dica importante: os produtos em ofertas, quando anunciados na vitrine, podem ter uma grande saída e você ficar com o estoque zerado. Caso isso aconteça, é essencial que você troque o produto para não atrair clientes interessados nele, para depois descobrirem que não tem mais o item disponível, pois isso pode gerar uma experiência ruim.

7. Reavalie a decoração da vitrine

O último passo na hora de fazer a decoração da vitrine para o Dia das Mães é reavaliar as suas escolhas e, de preferência, remover um ou dois itens da decoração. Assim, você evita ter uma vitrine cheia de elementos que podem fazer com que os seus produtos não se destaquem. 

Uma dica que você pode seguir para não dar a impressão de que a sua vitrine está abarrotada é “menos é mais”. Portanto, sempre reavalie se cada item é realmente necessário e o que pode ser removido. Neste momento é possível pedir a opinião e a ajuda da sua equipe de vendas.

Ainda, esse é também o momento de analisar se tudo está no seu devido lugar, ou se tem algo que pode ser colocado em outra posição. Enfim, esse é o momento de dar aqueles últimos retoques, focando nos detalhes para deixar a decoração da vitrine melhor.

8. Não tenha medo de errar

Depois de seguir todas as nossas dicas você ficou animado, planejou todas as campanhas e a decoração da vitrine da loja para o Dia das Mães, mas ainda não sabe se conseguirá alcançar os objetivos desejados. Esse é um medo bastante comum na vida de qualquer varejista. 

Por isso, o melhor neste cenário é não ter medo de errar. Nem sempre você irá acertar tudo na primeira tentativa. Mesmo porque, o varejo é bastante dinâmico e tudo pode mudar quando novos players aparecem no mercado ou novos produtos são lançados. 

O mais importante é ter em mente que, se os resultados não estiverem chegando conforme o planejado, você pode sempre rever o que foi planejado e fazer mudanças. Não há problema algum em adaptar estratégias e se livrar logo de algo que não está funcionando. 

Portanto, não tenha medo de errar, afinal, isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. O mais importante mesmo é estar preparado para reagir às adversidades e saber como transformá-las em boas oportunidades.

Conquistando os consumidores de uma vez por todas

Depois de seguir tudo o que falamos neste artigo, sem dúvida alguma você terá a sua loja cheia de clientes. Então, chegou o momento de garantir que eles tenham uma boa experiência e saiam do estabelecimento satisfeitos.

Claro que oferecer um bom atendimento é essencial, mas existem outras formas de garantir que isso aconteça. Por exemplo, reproduzir música na loja. Mas, aqui não estamos falando de sintonizar uma rádio ou playlist qualquer. Muito pelo contrário, essa é uma estratégia de marketing que quando bem utilizada pode trazer resultados surpreendentes.

Que tal incluir algumas músicas que remetem ao Dia das Mães? Assim, você ajuda a deixar o consumidor em clima de celebração, se conectando ao sentimento que essa data trás. Desta forma, é possível despertar as emoções do consumidor e fazer com que ele compre o presente do Dia das Mães na sua loja.

Mas, além disso, se você estiver no controle do que é reproduzido no estabelecimento, também poderá incluir anúncios, mantendo os clientes informados sobre promoções e novidades da loja. A comunicação no momento certo da jornada de compras pode fazer uma grande diferença na hora de aumentar as suas vendas.

Ficou interessado? Então venha conhecer tudo o que a Listenx tem para te oferecer. Solicite o seu teste gratuito a seguir e saia na frente da concorrência.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Gestão de salão de beleza: confira um guia completo!

Você sabe como fazer a gestão de salão de beleza? Se você é cabeleireiro, esteticista ou dono de qualquer estabelecimento estético, ter conhecimentos em administração, marketing, relações-públicas e outras áreas é muito importante. Somente assim será possível traçar as melhores estratégias sobre como atrair clientes, otimizar as atividades e ter mais resultados positivos no estabelecimento.…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Opção de retirar na loja: quais as vantagens dessa nova tendência?

Hoje ficou muito mais fácil para o cliente fazer compras on-line. Afinal, além da comodidade de receber o produto no conforto de sua casa, ele também tem a opção de retirar na loja, sem o custo de frete. Contar com essa modalidade, que virou uma tendência e contribui para melhorar de forma considerável a experiência…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Entenda de uma vez o que é omnichannel!

É muito comum ler ou entrar em discussões sobre o que é omnichannel e perceber que ainda existem muitas dúvidas e confusões sobre seu conceito. Uma empresa poderia explorar sua omnicanalidade com dois canais de interação com o cliente? É preciso investir em tecnologias para promover ou, para conectar os canais, um sistema único basta?…

Por Nayara Santos em 21.10.2019

Lembrancinhas de Natal para clientes: 10 ideias para presentear

Quem não gosta de receber pelo menos uma lembrancinha no Natal? Afinal, esse é um gesto que demonstra agradecimento, gratidão e uma forma de dizer às pessoas que elas foram importantes durante aquele ano ou que você se importa. Justamente por isso que as vendas do varejo neste período aumentam bastante. Mas, as lembrancinhas de…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Frase de aniversário de loja: confira 15 exemplos

O aniversário da loja deve ser uma grande celebração. Afinal, conseguir sobreviver por mais um ano em um país com tantas barreiras para empreender é um verdadeiro desafio. Por isso, você deve pensar em como retribuir os seus clientes, principalmente aqueles mais fiéis. Claro que todo varejista quer ter a loja cheia de clientes para…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

20 textos para propaganda de loja de material de construção

Os textos certos para fazer a propaganda da sua loja de material de construção é capaz de atrair clientes, aumentar o movimento da loja e até mesmo as suas vendas. Mas, essa não é sempre uma tarefa fácil, afinal, nem sempre dá para ser criativo e acertar na escolha dos textos. Por isso, é fundamental…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Spot, Vinheta ou Jingle, como usar cada um

Se você chegou aqui está tentando entender qual é o melhor momento para utilizar spot, vinheta ou jingle, certo? Inclusive, nem todos os gestores de empresas entendem qual é a diferença entre elas. Isso pode ser um verdadeiro problema, já que cada um pode ser utilizado em diferentes momentos e com diferentes intuitos. Esse conhecimento…

Por Nayara Santos em 29.06.2022

Como promover a capacitação pode otimizar vendas no varejo?

Boa parte do setor do varejo já entendeu que a experiência do consumidor é um dos fatores que podem, realmente, otimizar vendas, mas, será que eles estão conseguindo traduzir esse entendimento em estratégias envolventes e engajadoras? É aquela velha história, uma coisa é a teoria, e a outra, a prática. Não basta concordar com o…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos