Por Nayara Santos em 30.11.2023

Conheça as principais vantagens da automação de rádio

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Criar estratégias e transformar a experiência do cliente é o caminho para se destacar em qualquer ramo do varejo. Diante da grande competição enfrentada, cada detalhe importa e pode te ajudar a conquistar ou a repelir os consumidores. 

Um dos aspectos considerados, muitas vezes, como “um mero detalhe” é a música. Entretanto, se você é um desses, chegou o momento de entender como ela pode te ajudar e porque o melhor caminho para o sucesso é a automação de rádio.

Uma trilha sonora bem planejada torna o ambiente acolhedor e ajuda a criar conexões emocionais entre a sua marca e os clientes. Desta forma, você estará favorecendo as vendas e aumentando as chances de fidelização.

Continue com a gente que a seguir vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a rádio indoor e para acertar na sonorização ambiente do seu estabelecimento. Boa leitura!

Vantagens da automação de rádio

Automatizar a rádio indoor de sua loja não é apenas uma modernização tecnológica, mas uma estratégia que pode trazer benefícios tangíveis para a experiência do cliente e a eficiência operacional. Afinal, a rádio também pode ajudar com a gestão da sua equipe e uma comunicação mais ágil. Confira os principais benefícios.

Mais tempo para a sua equipe

Investir na automação da rádio indoor da sua loja, deixará a sua equipe mais livre para dar mais atenção aos clientes ou manter a loja organizada. Ou seja, você não vai mais precisar ter alguém para montar playlists torcendo para acertar o gosto musical dos clientes.

Muito pelo contrário, uma rádio automatizada oferece a possibilidade de programar antecipadamente as playlists que serão reproduzidas ao longo do dia e durante datas comemorativas, feriados ou período de promoções especiais.

Vale a pena dizer que deixar a programação musical sob responsabilidade da sua equipe pode ser bastante arriscado. Isso porque, você corre o risco de ter uma playlist baseada no gosto musical deles, que pouco representa a sua loja e não agrada aos clientes.

Padronização do ambiente em diferentes unidades e ao longo do ano

Essa é uma das vantagens da automação da rádio que muitos gestores do varejo gostam, principalmente aqueles que possuem mais de uma unidade. Afinal, a intenção é que a identidade e a personalidade da marca sejam as mesmas em todas as lojas.

Assim, independente da unidade que o cliente decidir fazer as compras, o ambiente será o mesmo. Ou seja, você não vai perder a conexão criada com o seu cliente em nenhum dos pontos de vendas.

A automação da rádio indoor possibilita a criação de playlists alinhadas com o perfil do negócio e dos clientes, seguindo diretrizes específicas para refletir os gostos do seu público e evocar as sensações certas nos consumidores. Desta forma, você também evita que diferentes pessoas façam a playlist do estabelecimento, deixando a loja cada hora com uma atmosfera diferente.

Comunicação estratégica com os clientes

A personalização da rádio tem a vantagem de dar ao estabelecimento a liberdade de incluir o que mais desejar em sua programação musical. Um excelente exemplo é a inclusão de anúncios entre as músicas.

O cliente que está na loja tomará conhecimento da promoção e você poderá influenciá-lo a conferir o produto anunciado, o que pode resultar em uma compra. E, claro, ao utilizar a música para tornar o ambiente de compras mais agradável, você deixa os clientes com maior abertura para aproveitar as promoções.


Essa pode ser uma excelente estratégia para empreendimentos que possuem produtos com prazos de validade mais curtos ou itens perecíveis, tais como os supermercados. O varejista pode incluir o anúncio que desejar e no momento mais conveniente do dia, aumentando o giro do estoque e evitando perdas por vencimento.

Mas, você não precisa ficar apenas nas promoções. Muito pelo contrário, a programação da rádio pode ser ainda mais bem elaborada e contar com conteúdo útil e interessante para os clientes, tais como dicas, curiosidades e sorteios.

Faz o tempo passar mais rápido

Sabe quanto você tem uma tarefa um pouco entediante para fazer e opta por escutar alguma música para, pelo menos, ter a sensação de que o tempo está passando mais rápido? Pois, o mesmo pode ser feito na sua loja com a automação da rádio.

O que todo cliente deseja é um atendimento cordial, atencioso e rápido. Longas filas e esperas não são vistas com bons olhos pelas pessoas, e algumas chegam a desistir da compra pela demora. 

Mas, ao ficarem em um ambiente com uma trilha sonora agradável, ele provavelmente vai curtir a música enquanto espera a sua vez de ser atendido. Isso mostra o quanto é importante ter uma playlist que agrade aos clientes.

Quer saber mais como montar a sua playlist? Então confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Melhor comunicação com a sua equipe

A música reproduzida no estabelecimento irá influenciar a todas as pessoas que estiverem no local, ou seja, a sua equipe também poderá se beneficiar com a reprodução da trilha sonora certa. Afinal, isso ajudará eles a entrarem em sintonia com o tipo de ambiente que você quer oferecer aos consumidores.

Além disso, os colaboradores trabalham com mais ânimo, empenho e agilidade. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade, da melhora do ambiente de trabalho. Desta forma, até mesmo o atendimento ao cliente pode ser influenciado por esse ambiente agradável e positivo.

Mas, a rádio automatizada também pode funcionar como um canal de comunicação entre os colaboradores e seus superiores. Lembra dos anúncios que falamos anteriormente? Pois, eles podem ser incluídos para conseguir comunicar algo para a sua equipe. Essa medida pode até mesmo agilizar o atendimento e a resolução de problemas com clientes.

Menos reclamações

Em alguns estabelecimentos, como as academias, um dos maiores motivos das reclamações é justamente a playlist. Isso porque, nem sempre a playlist escolhida é a que mais motiva o aluno e, neste caso, o desempenho dele durante a realização dos exercícios físicos pode ser comprometido.

Sem falar que, como as pessoas frequentam o local diariamente, escutar sempre as mesmas músicas pode deixar toda a experiência entediante. O resultado disso é a redução na frequência e até mesmo na desistência dos alunos.

Por isso, não caia em achismos de qual é a melhor trilha sonora a ser reproduzida na sua rádio automatizada, pergunte aos clientes o que eles preferem. Um excelente exemplo disso é o case de sucesso da Smart Fit.

Durante muito tempo eles acreditavam que a trilha sonora preferida era composta por músicas de sertanejo e piseiro. Entretanto, ao realizar uma ação no Dia Mundial do Rock, tocando apenas músicas desses estilos, muitos alunos elogiaram a iniciativa e falaram que preferiam rock e pop para treinar. Ou seja, toda a playlist foi revisada, atualizada, e as reclamações diminuíram.

Fortalecimento da marca diante do público

Investir na automação de rádio para sua marca é entender que a experiência do cliente, ou customer experience, é valorizar o cliente e mostrar que você está em busca de oferecer o melhor para ele. Assim, você agrega valor à sua marca, mostrando ao cliente que os momentos que eles passam na loja vão muito além de uma relação comercial.

Afinal, a música te ajuda a comunicar a visão e os propósitos da marca e criando um ambiente agradável. Tudo isso contribui para o fortalecimento da marca. Sem falar que, o ambiente aconchegante e a proximidade que a música possibilita uma verdadeira conexão entre sua marca e os clientes.

Portanto, os clientes deixam as lojas com a sensação de bem-estar e dispostos a falar bem do seu negócio para a família e amigos, aumentando o impacto da marca e atraindo novos compradores.

Como fazer a sonorização adequada no seu negócio

Uma sonorização adequada e que tenha compatibilidade com o perfil do seu público precisa ser bem trabalhada, analisada e estruturada. Como falamos ao longo do artigo, você precisa conhecer o seu público e saber qual é a mensagem que quer transmitir para os consumidores.

Sim, esse é um desafio e tanto, ainda mais para os gestores que possuem uma agenda cheia. Por isso, a melhor forma de conseguir fazer a sonorização do seu negócio é com a Listenx, empresa pioneira no serviço de music branding no Brasil.

Sempre trabalhando para ajudar as marcas a aumentar os lucros com a automação de rádio, musicalizando a experiência de compra, de forma comprometida e engajada, para fidelizar clientes e fortalecer marcas. Ela oferece três soluções para aumentar as suas vendas e melhorar a comunicação com os seus clientes.

Listenplay

A equipe de especialistas da Listenx é responsável pela criação de diferentes playlists para os mais diferentes segmentos de negócios. Atualmente são mais de 100 playlists disponíveis para você escolher conforme o seu público e nível de energia desejado.

Assim, você consegue melhorar o ambiente de compras e aumentar as suas vendas com uma programação que seja capaz de se conectar com o seu cliente. Além disso, na ListenPlay você encontra diversas playlists temáticas para utilizar em momentos de liquidação, datas comemorativas e muito mais.

Além das playlists, você tem a possibilidade de criar anúncios personalizados para divulgar suas ofertas, campanhas, produtos e promoções no som ambiente da sua loja, impactando os clientes no momento exato da compra, o que com certeza impulsionará as suas vendas.

RádioAcademia

A desmotivação é uma das principais razões pelas quais as pessoas abandonam as academias. Mas, você pode dar uma forcinha para os seus alunos melhorando a sonorização ambiente com a RádioAcademia.

Esse serviço da Listenx permite que você prepare a programação da sua rádio automatizada com playlists adequadas para academias, ou seja, com altos níveis de energia. Isso fará com que as reclamações relacionadas à playlist da academia acabem e ainda ajudará os seus alunos a conquistarem os objetivos desejados.

A Listenx já ajudou a Bio RitmoCia Athletica , Smart Fit a ter playlists incríveis e que se comunicam com os alunos.

Além de ter a playlist certa para o momento de treino do seu aluno, você poderá criar anúncios personalizados para divulgar suas campanhas, promoções e parceiros, engajando o seu aluno com as atividades da academia.

Music Branding

Já pensou na possibilidade de ter uma playlist criada exclusivamente para a sua marca? Essa é uma forma de padronizar as músicas de todos os pontos de venda de acordo com a visão e essência do negócio, criando uma identidade sonora que gera valor à marca.

Desta forma você conseguirá se destacar da concorrência, oferecendo algo que nenhum outro estabelecimento oferece. 

Provavelmente, o melhor exemplo de music branding com essa integração é a marca de roupas fitness e moda praia, LIVE!. Cada nova coleção da marca possui uma proposta diferente, e essa mensagem é reforçada pela trilha sonora. Assim, é possível oferecer ao consumidor uma experiência mais imersiva durante as compras.

Anúncios, a melhor comunicação interna para o seu negócio

Claro que uma rádio não é feita apenas de música, muito pelo contrário, ao optar pela automação dela no seu negócio, você terá nas mãos uma poderosa ferramenta de marketing. Isso porque todas as soluções da Listenx te dão acesso a anúncios pré-gravados que podem ser utilizados para melhorar a gestão do estabelecimento e a se comunicar com os clientes.

Mas, isso não é só, você ainda pode criar anúncios personalizados e incluí-los na programação musical com apenas alguns cliques. Basta escolher a voz do locutor, incluir o texto criado para o anúncio, selecionar a trilha sonora e pronto. O seu anúncio já poderá ser imediatamente reproduzido.

Está esperando o quê? Veja a seguir como se cadastrar para fazer um teste gratuito e conferir de perto todos os benefícios que a automação da rádio pode trazer para a sua empresa.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas para lojas: 8 erros que você não pode cometer

O som ambiente e as músicas para lojas são uma ótima estratégia para as empresas do varejo, que querem atrair mais clientes, melhorar a fidelização e estimular as vendas. A escolha acertada das músicas para sua loja faz com que os consumidores permaneçam mais tempo no estabelecimento e retornem com mais frequência. Essa estratégia faz…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Ritmos musicais: confira os mais indicados para cada momento do dia

 A música tem a propriedade de influenciar o estado de espírito das pessoas, independentemente do ambiente em que elas estejam. Ela pode te ajudar a se acalmar, trazer disposição para determinadas atividades e até mesmo inspirar emoções diversas.  O tipo de emoção que ela desperta e a forma como ela influencia o seu humor…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

 Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada. A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?

Já ouviu falar que a música pode influenciar a forma como o consumidor se comporta em um estabelecimento? Assim como acontece no nosso dia a dia, a música também pode mudar a atmosfera de uma loja, induzindo que o cliente compre mais. Mas, para que isso aconteça é preciso saber que nem toda música funciona…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais. Isso fez com que os serviços de music…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos