Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los.

Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para conseguir alcançar os melhores resultados. Afinal, o consumidor já está decidido a gastar o seu dinheiro e comprar algo. Portanto, o seu trabalho é convencê-lo de que a sua loja é a melhor para isso.

Se você conseguir se planejar para as datas que fizerem mais sentido para o ramo no qual você atua, com certeza alcançará bons resultados. Quer saber como fazer isso? Acompanhe o artigo que preparamos especialmente sobre esse assunto e saiba como tirar melhor proveito de datas comemorativas. Boa leitura!

Como se planejar para investir em promoções em datas comemorativas?

Não importa qual ação você está pensando em implementar na sua loja. Se quiser garantir o seu sucesso é necessário ter planejamento. Mesmo porque, se planejando cada passo as coisas nem sempre saem como nós esperamos, deixar as suas vendas à sorte é a receita para o desastre. Por isso, para vender cada vez mais, principalmente aproveitando as datas comemorativas, é preciso criar um plano de ação e de investimento com antecedência.

Desta forma, você conseguirá organizar melhor o estoque, ou seja, terá mais tempo para repor tudo o que for necessário, e principalmente, analisar quantos itens precisará de cada produto. Assim, você evita prejuízos com estoque excedente ou falta do produto nas prateleiras. Para as empresas que trabalham com produtos que possuem data de validade, ter um bom controle de estoque é essencial para evitar prejuízos ainda maiores do que precisar vender algo pelo preço de custo.

O recomendado é escolher quais datas do varejo a sua loja irá investir, e em quais deles esse investimento será maior. O ideal é que todo o planejamento das ações da loja esteja finalizado com no máximo 6 meses de antecedência da data, se possível, até antes disso.

Assim, você conseguirá pensar na decoração da loja e da vitrine, contatar fornecedores, verificar a necessidade de contratar mais funcionários, ou mesmo empresas parceiras. Lembre-se de que a sua concorrência direta, além de lojas de outros ramos do varejo, também estarão se preparando para aproveitar a data. Portanto, quanto antes você começar, melhor.

Como escolher as datas comemorativas para o seu negócio?

Essa é, sem dúvida alguma, uma das principais dúvidas quando falamos em datas comemorativas. Entender quais são as mais apropriadas para que o seu negócio invista é fundamental. Por isso, falaremos do passo a passo para isso.

Liste as potenciais datas comemorativas

A primeira coisa a fazer é preparar uma lista com todas as comemorativas que você pode aproveitar. Aqui vale incluir desde datas importantíssimas, como o Natal, além de datas, digamos, menos celebradas, mas que ainda assim podem ajudar a impulsionar as suas vendas.

Por exemplo, uma loja de produtos fitness pode incluir o Dia Mundial do Exercício (4 de abril), Dia do Educador Físico (1° de setembro), Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Ou então, uma doceria pode apostar no Dia do Amigo (20 de junho), Dia dos Avós (28 de julho), Dia Mundial do Chocolate (7 de julho). 

Fazer a lista não significa que você irá utilizar todas essas datas, mas que poderá pensar em estratégias para tirar melhor proveito dessas datas e chamar a atenção do consumidor para o seu negócio.

Analise o seu histórico de vendas

Agora o foco é direcionado a analisar as vendas dos anos anteriores durante essas datas comemorativas. Essa primeira análise pode ser simplesmente identificar os períodos com maior e menor vendas. Claro que isso não é tão simples, afinal você realizou algumas ações em determinadas datas, o que pode fazer com que o resultado tenha sido melhor.


Entretanto, sabendo quais são os períodos de baixas vendas, ficará mais fácil encontrar alguma data comemorativa para focar. Por exemplo, se o movimento na sua doceria diminui após o Dia dos Namorados, então você poderá apostar no Dia Mundial do Chocolate para fazer promoções e obter melhores resultados.

Não tenha medo de fugir do lugar-comum

Se você está pensando se investir em datas pouco conhecidas é realmente um bom negócio, essa é uma preocupação válida. Afinal, nem sempre as empresas dispõem do dinheiro necessário para realizar ações em determinadas épocas do ano.

Apesar disso, ao se planejar e garantir um orçamento mínimo para essas ações, pode ter certeza que você terá retorno. Como empreendedor você bem sabe que para se destacar é preciso esforço e a recompensa nem sempre é imediata. 

Mas, fazer ações em datas pouco convencionais ajuda a sua loja a se destacar da concorrência e dá ao cliente e a você uma oportunidade de se relacionar e criar conexões que serão importantes no futuro. Portanto, não tenha medo de fugir do lugar-comum e trazer novidades para os consumidores.

Quais são as melhores datas comemorativas para os negócios?

Algumas pessoas podem até dizer que não existe data comemorativa obrigatória para as empresas, entretanto, algumas delas são essenciais e você sabe disso. Essas são as datas em que o consumidor está mais disposto a gastar e saber como tirar melhor proveito desses momentos fará toda a diferença para a sua empresa. A seguir falaremos de algumas dessas datas.

Páscoa

Por mais que você pense que essa é uma data voltada apenas para quem vende chocolates, isso é um engano. Claro que essas empresas têm uma certa vantagem nesse período, mas porque não apostar no espírito de renovação da Páscoa e usar a sua criatividade para atrair a atenção para o seu negócio?

Por exemplo, um salão de beleza pode fazer uma campanha focada em renovação, e de quebra ainda sortear uma cesta de produtos para o cliente. E, claro, não podemos esquecer do comércio religioso, que também se destaca nesta data.

Dia das Mães

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é uma das principais datas comemorativas do varejo brasileiro. Para você ter uma ideia, em níveis de faturamento ela perde apenas para o Natal, o maior evento varejista do ano no Brasil.

Dessa forma, o Dia das Mães cai como uma luva para comércios como floriculturas, lojas de perfumes, eletrodomésticos, eletroportáteis, artigos de decoração, vestuário, cosméticos e qualquer coisa que possa se transformar em um presente maravilhoso para essas mulheres tão especiais.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho no Brasil, também provoca um aquecimento nas buscas pelos presentes ideais. Nessa data o apelo é para o romantismo: abuse se o seu nicho envolver viagens a dois, almoços românticos ou qualquer coisa que possa esquentar a relação do casal.

Essa também pode ser uma data interessante para que empresas que prestam serviços preparem algo especial para os pombinhos. Por exemplo, hotéis podem fazer promoções e pacotes para a semana do Dia dos Namorados.

Dia dos Pais

Já o Dia dos Pais há muito tempo deixou de ser a data onde se presenteia nossos heróis com peças tradicionais de vestuário como meias e cuecas. Isso porque, os pais modernos têm os seus desejos e necessidades bem definidos e, assim como no Dia das Mães, uma grande variedade de produtos pode ser adquirido, conforme o gosto pessoal do chefe da família. 

Entre eles livros, eletrônicos, bebidas, charutos, games ou artigos de perfumaria. Mas, isso não é só, os pais também gostam de experiência e momentos divertidos com a família. Neste caso, viagens, almoços em restarauntes, andar de kart, dentre outros podem ser presentes interessantes.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é ideal para os comércios de brinquedos e games dos mais variados estilos. Lojas de vestuário e artigos infantis, ou para mamães e bebês, também são impulsionadas pela data. Além dos pais que presenteiam os seus filhos, muitos outros familiares gostam de comprar uma lembrança, o que aumenta ainda mais o número de vendas.

Black Friday

Claro que não poderíamos deixar de falar da Black Friday, uma das queridinhas dos varejistas. Essa também é uma das mais importantes datas do varejo e você, como dono de um negócio, não pode deixar de aproveitar.

Como você bem sabe, a data é focada em descontos consideráveis nas mercadorias, sendo um momento que os consumidores utilizam para adiantar as compras de Natal. Por isso, planejamento e garantia de dar descontos que não comprometam a saúde financeira da sua empresa é fundamental.

Natal 

Por último, mas longe de ser a menos importante das datas comemorativas do varejo brasileiro, temos o Natal. Nesta época, o público está estimulado pelo recebimento do décimo terceiro salário e pela vontade de presentear pessoas especiais.

No Natal, além da tradicional troca de presentes, o comércio é aquecido também pela busca por viagens, lembranças para serem distribuídas aos clientes e/ou funcionários e produtos para a ceia. Todos os nichos do mercado podem trabalhar com ações para o Natal.

Mas, será que fazer promoções já é o suficiente para atrair clientes?

Claro que promoções ajudam a atrair consumidores, isso não podemos negar. Mas, elas sozinhas não garantem boas vendas em datas comemorativas, ou em qualquer outra época do ano. Muito pelo contrário, para garantir boas vendas é preciso pensar em forma de divulgação da loja, no que o cliente gosta e espera da sua marca, identidade da marca, ambiente de compras, atendimento, dentre outros.

Antes de adotar essa estratégia, certifique-se de que as porcentagens de desconto foram bem pensadas para garantir que a empresa não tenha nenhum prejuízo. Inclusive, esse é um erro muito comum, fazendo com que, ao tentarem atrair clientes com grandes descontos, elas acabam tendo um prejuízo considerável.

Conheça o seu cliente e a sua marca

O primeiro passo para conseguir realizar uma campanha de sucesso nas datas comemorativas é promover ações sejam realizadas em datas com as quais a sua marca e o seu público-alvo se identificam. Para isso, é preciso ter um público-alvo bem definido, o que possibilitará identificar quais ações podem ser mais atrativas e a melhor forma de se comunicar com ele.

Por exemplo, uma loja que comercializa produtos esportivos precisa ficar atenta às competições regionais, nacionais e internacionais, além de tudo o que está acontecendo no mundo dos esportes. Isso permitirá que decisões gerenciais sejam tomadas com mais assertividade e você possa investir em produtos que estejam em alta no momento.

Saiba qual é a melhor forma de se comunicar com ele

Como falamos anteriormente, a comunicação com o cliente também é algo fundamental. O consumidor precisa saber o que está acontecendo na sua loja para decidir se quer comprar com você ou não. Ou então, se a sua loja realmente possui um bom custo-benefício. Por falar em comunicação, confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

Para isso podem ser utilizadas estratégias como panfletos, propagandas em rádios e TV locais, classificados, e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos na internet, dentre outros. A propaganda na porta da loja, como folders e anúncios em auto-falantes, também é eficiente em atrair quem esteja passando pelo local.

E, claro, não se esqueça de se comunicar com o cliente que está na sua loja. Afinal, o fato dele estar ali durante o Dia das Crianças, não significa que ele conheça todas as promoções, as vantagens de fazer parte do programa de fidelidade da loja ou porque você é melhor do que a concorrência. 

Para isso, o ideal é utilizar anúncios ao longo da programação musical da sua rádio indoor. Assim, você consegue se comunicar com todos os clientes que estão na loja de uma só vez. E, uma coisa é certa, eles podem ficar atraídos pelos anúncios e acabar levando para casa algo que nem sequer haviam planejado em comprar naquela visita. Portanto, é uma excelente forma para tirar melhor proveito de datas comemorativas.

Prepare a decoração certa

A decoração desempenha um papel vital nas datas comemorativas do varejo, criando ambientes que atraem a atenção dos clientes e impulsionam as vendas. Ao planejar a decoração, é crucial considerar a identidade da marca e o tipo de ambiente que ela pede.

Alinhar a decoração à identidade da marca é igualmente importante. Mesmo durante datas comemorativas, é possível incorporar toques que reflitam a personalidade única que a sua marca possui, mantendo a coesão entre a experiência do cliente e a imagem da empresa.

E, claro, você deve incorporar cores e elementos festivos que correspondam a cada uma das datas na decoração. Por exemplo, o Dia das Mães é geralmente focado em flores; já no Dia dos Namorados, temos corações, flechas e muito vermelho; no Dia das Crianças o foco são preocupações coloridas e atrativas para os pequenos. Ou ainda, o vermelho, verde e dourado no Natal, enquanto a primavera pode ser representada por tons suaves e flores.

Não se esqueça da música ambiente

Nas datas comemorativas do varejo, a seleção cuidadosa da trilha sonora reproduzida na sua loja pode transformar a experiência de compra e impulsionar os resultados. A música não apenas cria uma atmosfera diferenciada, mas também influencia as emoções dos clientes, fortalecendo a ligação com a marca e aumentando as vendas.

Jamais pense na trilha sonora apenas como um pano de fundo sonoro, mas sim como um componente vital que molda a atmosfera da loja e ajuda integrar outras estratégias de marketing que você aplica ao estabelecimento. Por exemplo, quando o cliente entra na loja decorada para o Natal e, ao mesmo tempo, escuta músicas natalinas tocando, a atmosfera é totalmente diferente do que se ele entrasse na loja com uma música sertaneja tocando.

Confira a nossa lista de músicas de Natal que não podem faltar na sua playlist

Além de ajudar a sua marca a se conectar emocionalmente com o cliente, a música também pode reforçar a identidade da marca. Escolher músicas que estejam em sintonia com a personalidade da marca ajuda a consolidar a percepção da empresa na mente dos clientes.

Estudos demonstram que a música influencia o comportamento do consumidor. Músicas mais lentas podem incentivar os clientes a explorar a loja, enquanto músicas mais rápidas podem estimular a compra em um ritmo mais acelerado. Além disso, a trilha sonora agradável pode prolongar o tempo de permanência dos clientes na loja, aumentando as chances de compra.

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A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

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