Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia completo sobre Marketing Sensorial no Varejo

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Na busca por formas de conseguir oferecer uma experiência de compras únicas aos clientes surgiu o marketing sensorial no varejo. Ele propõe que estimular os cinco sentidos humanos pode tornar o ambiente de compras agradável, gerar boas lembranças no consumidor e fidelizá-lo.

Se você ainda não sabe como as ações de marketing sensorial podem tornar a sua loja única e inesquecível para os clientes, confira esse artigo!

O que é o marketing sensorial e como ele pode me ajudar?

O ser humano percebe o ambiente em que ele vive através dos cinco sentidos. Assim, cheiros, sons, iluminação, gostos e percepções táteis permitem que ele identifique se aquele é um ambiente amigável ou hostil. 

Além disso, quando combinados eles podem potencializar um ao outro. Entretanto, para que esses estímulos funcionem eles devem ser sutis, caso contrário, você poderá oferecer estímulos em excesso e deixar o ambiente desagradável.

Os profissionais de marketing perceberam a importância desses estímulos e desenvolveram as estratégias de marketing sensorial. Ou seja, investiram no estímulo dos sentidos para tornar o diálogo entre marca e consumidor mais agradável e mais interessante.

Como utilizar o marketing sensorial no varejo?

Diante do que foi dito, você deve estar se perguntando como colocar em prática o marketing sensorial no varejo, não é mesmo? Pois, isso pode ser mais simples do que você imagina. 

Em alguns segmentos do mercado, tais como o hoteleiro, alimentício e de cosméticos, a utilização dessa estratégia já está bem consolidada e é amplamente aplicada. Por exemplo, a Hershey ‘s entendeu que a experiência de desembrulhar o chocolate Kiss é única e faz com que aquele deixe de ser um mero pedaço de chocolate.

Outro exemplo bastante interessante é da marca Abercrombie, que tem como público-alvo adolescentes. Para conseguir atrair esses clientes ela criou nas lojas ambientes únicos, com músicas contagiantes, poucas luzes, uma equipe de vendas atraente e aromas diferenciados. Tudo isso para lembrar o quarto de um adolescente. Ou seja, o público-alvo olha a loja e se identifica com ela, ficando com vontade de entrar e de conhecer mais sobre o que ela tem a oferecer.

Colocando o marketing sensorial em prática

Depois da visão, a audição é o segundo sentido humano mais importante, seguido pelo olfato, tato e paladar. Portanto, na hora de escolher as ações de marketing sensorial para a sua loja, é importante priorizar o que será feito.

É natural que muitas lojas já se preocupem com a visão, aplicando técnicas de cores, focando em manter a identidade visual da loja e em criar um layout diferenciado. Mas, param por aí. 

Por isso, uma ação que pode ser facilmente aplicada na sua loja é a música ambiente, com uma rádio personalizada. Estudos comprovam que, quando o cliente ouve a trilha sonora certa, ele tende a passar mais tempo na loja e a comprar mais. Sem falar que, quando ele se identifica com a música reproduzida, ele cria uma lembrança sensorial daquele momento e vai lembrar da sua marca posteriormente.

Se quiser conhecer todos os detalhes sobre o marketing sensorial e como aplicá-lo no varejo, basta fazer o download do nosso e-book. Lá você ainda vai encontrar diversos cases de sucesso para se inspirar. 

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Slow Fashion: quais são suas vantagens e desvantagens?

Você sabe o que é o slow fashion e o que ele pode representar para a sua empresa? Bom, se você está aqui, provavelmente está em busca de informações e é justamente isso que vamos fazer neste artigo.  Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e os efeitos do aquecimento global,…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

Conheça 8 passos para ter marketing de comunidade na sua empresa

Os exemplos de marketing de comunidade que conhecemos nos levam a um só pensamento: a importância de uma boa construção de marca. Certamente você já ouviu falar de Apple, Ferrari e Gucci. Mais do que três grandes organizações, elas construíram comunidades das quais os clientes desejam fazer parte. E é isso que esse conceito de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

18 textos prontos para vender um produto, se inspire

Todo varejista busca ideias de textos prontos para vender um produto. Afinal, são esses textos que ajudam a atrair a atenção do cliente, fazer com que ele vá até a sua loja, ou então até o setor em que o item está exposto. Assim, você consegue aumentar as suas vendas e obter bons resultados. Entretanto,…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Qual a importância do calendário editorial? Descubra agora e crie o seu!

O calendário editorial é um cronograma cuja função é definir e estruturar o conteúdo produzido e distribuído por uma organização. Além de organizar as informações e orientar o trabalho executado por diferentes equipes, ele também permite que os gestores monitorem as atividades do período, avaliem seus resultados e otimizem suas estratégias. Podemos elaborar um calendário…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

4 ideias para atrair cliente para loja de carros

Não importa em qual ramo de atividade do varejo a sua loja está inserida, uma coisa é certa: é preciso ter boas ideias para atrair clientes para a sua loja. Portanto, se você é dono de uma loja de carros, esse tipo de ação também deve fazer parte do seu planejamento de marketing. Vale a…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Memória auditiva: dicas para ter maior autoridade de marca!

Imagine a seguinte situação: você está assistindo um filme na Rede Globo e ele vai para os comerciais. Nesse momento, você faz uma pausa para ir ao banheiro, tomar uma água, etc. Quanto a TV fizer “plim plim”, é hora de voltar a sentar no sofá, não é mesmo? Sabe por que isso acontece de…

Por Nayara Santos em 04.12.2019

16 textos prontos para vender mais no inverno, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está buscando dicas de textos prontos para vender mais no inverno certo? Afinal, um bom gestor está sempre tentando encontrar formas de atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Mesmo porque, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição, mais assertivas serão as decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Ações de Endomarketing que ampliarão os resultados do seu negócio!

Desenvolver ações de endomarketing é importante para as empresas de todos os segmentos. No comércio varejista não é diferente e as lojas devem criar meios para que os seus funcionários estejam sempre motivados para o exercício de suas funções. Apenas com colaboradores motivados é que se consegue ter uma campanha de varejo de sucesso, por…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos