Na busca por formas de conseguir oferecer uma experiência de compras únicas aos clientes surgiu o marketing sensorial no varejo. Ele propõe que estimular os cinco sentidos humanos pode tornar o ambiente de compras agradável, gerar boas lembranças no consumidor e fidelizá-lo.
Se você ainda não sabe como as ações de marketing sensorial podem tornar a sua loja única e inesquecível para os clientes, confira esse artigo!
O que é o marketing sensorial e como ele pode me ajudar?
O ser humano percebe o ambiente em que ele vive através dos cinco sentidos. Assim, cheiros, sons, iluminação, gostos e percepções táteis permitem que ele identifique se aquele é um ambiente amigável ou hostil.
Além disso, quando combinados eles podem potencializar um ao outro. Entretanto, para que esses estímulos funcionem eles devem ser sutis, caso contrário, você poderá oferecer estímulos em excesso e deixar o ambiente desagradável.
Os profissionais de marketing perceberam a importância desses estímulos e desenvolveram as estratégias de marketing sensorial. Ou seja, investiram no estímulo dos sentidos para tornar o diálogo entre marca e consumidor mais agradável e mais interessante.
Como utilizar o marketing sensorial no varejo?
Diante do que foi dito, você deve estar se perguntando como colocar em prática o marketing sensorial no varejo, não é mesmo? Pois, isso pode ser mais simples do que você imagina.
Em alguns segmentos do mercado, tais como o hoteleiro, alimentício e de cosméticos, a utilização dessa estratégia já está bem consolidada e é amplamente aplicada. Por exemplo, a Hershey ‘s entendeu que a experiência de desembrulhar o chocolate Kiss é única e faz com que aquele deixe de ser um mero pedaço de chocolate.
Outro exemplo bastante interessante é da marca Abercrombie, que tem como público-alvo adolescentes. Para conseguir atrair esses clientes ela criou nas lojas ambientes únicos, com músicas contagiantes, poucas luzes, uma equipe de vendas atraente e aromas diferenciados. Tudo isso para lembrar o quarto de um adolescente. Ou seja, o público-alvo olha a loja e se identifica com ela, ficando com vontade de entrar e de conhecer mais sobre o que ela tem a oferecer.
Colocando o marketing sensorial em prática
Depois da visão, a audição é o segundo sentido humano mais importante, seguido pelo olfato, tato e paladar. Portanto, na hora de escolher as ações de marketing sensorial para a sua loja, é importante priorizar o que será feito.
É natural que muitas lojas já se preocupem com a visão, aplicando técnicas de cores, focando em manter a identidade visual da loja e em criar um layout diferenciado. Mas, param por aí.
Por isso, uma ação que pode ser facilmente aplicada na sua loja é a música ambiente, com uma rádio personalizada. Estudos comprovam que, quando o cliente ouve a trilha sonora certa, ele tende a passar mais tempo na loja e a comprar mais. Sem falar que, quando ele se identifica com a música reproduzida, ele cria uma lembrança sensorial daquele momento e vai lembrar da sua marca posteriormente.
Se quiser conhecer todos os detalhes sobre o marketing sensorial e como aplicá-lo no varejo, basta fazer o download do nosso e-book. Lá você ainda vai encontrar diversos cases de sucesso para se inspirar.
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