O calendário editorial é um cronograma cuja função é definir e estruturar o conteúdo produzido e distribuído por uma organização. Além de organizar as informações e orientar o trabalho executado por diferentes equipes, ele também permite que os gestores monitorem as atividades do período, avaliem seus resultados e otimizem suas estratégias.
Podemos elaborar um calendário de conteúdo, como também é chamado, para diversas necessidades, tais como:
- produção de artigos para blogs, jornais ou revistas;
- criação de mensagens para campanhas de e-mail marketing;
- desenvolvimento de peças para posts em redes sociais;
- elaboração de anúncios e ofertas no comércio.
Continue conosco para entender a importância dessa metodologia, as vantagens e o passo a passo para criar o seu. Boa leitura!
Por que construir um calendário editorial?
Independentemente se você está começando um negócio, elaborando uma estratégia de conteúdo ou estruturando campanhas de varejo, fazer um planejamento é imprescindível para aumentar as chances de sucesso das suas ações.
Praticamente todas as funções de marketing e gestão demandam diferentes profissionais cujos trabalhos só podem ser devidamente integrados quando há um conjunto de orientações centrais dirigindo as tarefas executadas por todos.
Nesse sentido, temos o calendário editorial como uma ferramenta administrativa capaz de estruturar a execução das atividades desempenhadas pela equipe de comunicação de uma empresa, esclarecer os objetivos das estratégias definidas e até orientar a tomada de decisões futuras por meio do estudo de desempenho das campanhas de publicidade, marketing e vendas.
Como criar um calendário editorial?
As informações necessárias para a elaboração de um calendário editorial podem variar de acordo a sua finalidade e os resultados apresentados em planejamentos anteriores. Entretanto, podemos listar alguns fatores essenciais para a definição da maioria desses cronogramas.
Você pode registrar as informações aonde desejar, mas uma planilha Google ou Excel geralmente é a solução mais prática e eficaz. Selecione a plataforma que desejar e acompanhe o passo a passo a seguir.
1. Defina suas personas
Começamos pela “lição de casa” de qualquer estratégia de comunicação. Seu conteúdo e suas campanhas devem ser construídas para um público específico e, se tratando de um calendário editorial, é fundamental entendermos os valores e a rotina das pessoas que pretendemos atrair.
Basicamente, os dados que você precisa são:
- informações pessoais: localização, profissão, estilo de vida e personalidade;
- rotina: atividades do dia a dia, locais que gosta de visitar, esportes, distrações etc;
- necessidades e dores: problemas e dificuldades que a persona gostaria de contornar;
- desejos: objetivos e realizações que a inspiram;
- influência: meios e personalidades que influenciam a sua opinião.
Você pode começar estudando o perfil dos seus clientes e o comportamento do público em relação ao conteúdo já divulgado por sua empresa. Pesquisas encomendadas também são interessantes, mas nem sempre são viáveis. O importante, porém, é que as personas sejam definidas a partir de informações reais.
2. Trace metas e objetivos
Nenhum planejamento faz sentido se não houverem metas e objetivos definidos. Os profissionais precisam saber para onde estão indo, por isso, é fundamental traçar resultados esperados em cada ação executada, levando-se em conta, claro, o orçamento estipulado para esse trabalho.
Muitas ferramentas de divulgação online exibem previsões estatísticas para o desempenho de campanhas, o que pode nos ajudar a definir as nossas primeiras metas. No entanto, a sua principal referência deve ser o histórico das suas próprias estratégias, bem como o objetivo maior ou final deve estar de acordo com as necessidades particulares do seu negócio.
Alguns objetivos comuns são:
- aumentar o número de seguidores em redes sociais;
- aumentar o número de leads;
- aumentar a taxa de conversão e vendas;
- aumentar a satisfação do cliente;
- reduzir a taxa de cancelamentos;
- expandir o reconhecimento da marca (branding sensorial).
3. Selecione o formato do conteúdo e das campanhas
Seu conteúdo pode ser desenvolvido em diferentes formatos. Na internet, temos os artigos, as postagens, as imagens e os vídeos, mas isso é apenas o começo. Podemos pensar em campanhas inovadoras, eventos e até incrementos na experiência do cliente.
Observe, porém, que a seleção desses formatos, bem como todas as definições seguintes, devem levar em conta as preferências da persona, ou seja, o universo em que ela se insere. Considere, portanto:
- quais locais a sua persona cruza no seu dia a dia;
- que tipo de estabelecimento ela gosta de visitar;
- qual é o seu gosto musical;
- quais as redes sociais que mais utiliza;
- que tipo de buscas ela faz na internet etc.
É importante destacar que a publicidade tradicionalmente tem um caráter demasiadamente visual, por isso, uma dica interessante para chamar a atenção do público é apostar em estratégias que explorem outros sentidos, nesse caso o Marketing Sensorial.
4. Escolha os canais de distribuição
A medida que os formatos de conteúdo são selecionados, alguns canais de distribuição já são definidos automaticamente. O ideal é definir um mix de comunicação, porém, de modo que o conteúdo apresentado em cada canal seja construído de acordo com as características de cada plataforma.
Isso significa que não é recomendável simplesmente compartilhar um conteúdo único em diversas redes sociais, por exemplo, pois cada uma delas apresenta suas peculiaridades e os usuários esperam por conteúdos que estejam de acordo com elas.
Além da internet, temos o telefone, a TV, rádio, jornais e a comunicação local, tais como os clássicos Out Of Home (outdoors, painéis e letreiros) e as exibições em apresentações e eventos, seja como promotor, seja como patrocinador.
5. Registre as datas de publicação
Enfim, podemos definir as datas – e em alguns casos até o horário – para a produção, entrega e apresentação do seu conteúdo. Dessa forma, precisamos levar em consideração vários fatores como:
- o tempo necessário para estudo, planejamento e construção das peças;
- os profissionais – internos ou terceirizados – que ficarão encarregados das tarefas;
- as circunstâncias e o comportamento da persona;
- datas importantes, seja para o negócio, seja para o público;
- objetivos de curto, médio e longo prazo do negócio;
- histórico de desempenho em períodos anteriores.
Em geral, os calendários editoriais são muito focados em datas comemorativas, o que não é ruim – pelo contrário, é uma ótima maneira de se aproximar e engajar sua audiência – mas não é o bastante. Utilize os dados que reuniu sobre sua persona para selecionar datas menos generalistas e mais centralizadas em necessidades e valores específicos. Torne-se o mais exclusivo possível!
6. Avalie os resultados
Por fim, precisamos avaliar o desempenho do nosso conteúdo e campanhas, bem como do calendário editorial propriamente dito. É claro que diversos fatores podem afetar os resultados de uma ação de comunicação, por isso, é recomendável esclarecer as contribuições de cada uma das partes – produção, ferramenta, data etc. – para o retorno positivo ou negativo de cada ação.
Reserve, portanto, um planilha para listar todos os dados levantados em cada evento do seu calendário editorial, organizando-os de maneira compreensiva com indicadores de desempenho e conclusões claras – como avaliações ou conceitos simples como “bom” ou “ruim”. Tudo isso será usado para aprimorar os seus futuros cronogramas e produções.
Quais as vantagens do calendário editorial?
Muitas vantagens do calendário editorial já foram descritas ao longo do artigo, no entanto, algumas delas merecem ser destacadas como:
- praticidade: a produção e o controle sobre a divulgação dos conteúdos é realizada de maneira simples e prática;
- planejamento: com tarefas, metas e objetivos definidos previamente, o trabalho executado é desenvolvido com muito mais foco e qualidade;
- organização: a disposição dos itens, datas e informações é estruturada de maneira didática facilitando o entendimento de toda a informação apresentada;
- análise de resultados: por fim, o calendário funciona como uma brilhante ferramenta de análise de resultados, auxiliando futuras otimizações em conteúdos e campanhas.
Neste artigo ensinamos como elaborar um calendário editorial a partir de informações essenciais, entretanto, não existe uma regra para a construção desse tipo de documento. Sendo assim, sinta-se livre para usar elementos do seu negócio e formatos criativos ao elaborar o seu, o importante é que a sua função principal seja preservada: ser um instrumento de planejamento e gestão das suas estratégias.
Agora que você sabe como elaborar um calendário editorial, é hora de aprender a caprichar na sua divulgação. Continue conosco e descubra como fazer um anúncio criativo!
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