Não importa em qual ramo de atividade do varejo a sua loja está inserida, uma coisa é certa: é preciso ter boas ideias para atrair clientes para a sua loja. Portanto, se você é dono de uma loja de carros, esse tipo de ação também deve fazer parte do seu planejamento de marketing.
Vale a pena dizer que, para conseguir atrair clientes para a sua loja, é necessário conhecer bem o seu público-alvo. Já que esse conhecimento te dará as informações necessárias do que realmente é atrativo para essas pessoas.
Além disso, você também pode apostar em ideias criativas, que fujam do lugar-comum e que atraiam a atenção do consumidor pela curiosidade. Afinal, mesmo que o cliente não esteja pensando em comprar nenhum veículo neste momento, ele se lembrará da sua marca e da sua loja no futuro.
Por isso, neste artigo você encontrará ideias para atrair clientes para a sua loja de carros que você pode colocar em prática agora mesmo! Confira!
Ideias para atrair clientes para loja de carros
Antes de mais nada, precisamos dizer que atrair clientes para a sua loja não é garantia de venda. Por isso, é importantíssimo que você tenha outras estratégias de marketing sendo aplicadas ao mesmo tempo, preferencialmente ações que sejam complementares entre si. Mas, se você não tem a menor ideia de como fazer esse planejamento, então confira o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.
É preciso dizer também que atrair clientes para a sua loja pode ajudar a sua marca a ganhar maior visibilidade no mercado, ser reconhecida como uma autoridade e, com a estratégia certa, ficar na memória do consumidor. Assim, quando ele precisar trocar de veículo ele irá até a sua loja ou irá recomendá-la para conhecidos que tenham essa necessidade.
1. Prepare ações para datas comemorativas
As datas comemorativas são grandes oportunidades para atrair clientes para as lojas do varejo. Portanto, você também precisa aproveitá-la na sua loja de carros. O ideal é que você prepare promoções que chamem a atenção do cliente e façam com que ele tenha curiosidade de ir até a sua loja.
Por exemplo, no Dia do Cliente você poderá oferecer condições de pagamentos diferenciadas. Ou então no Dia das Mães dar um jantar, ou almoço para a família. Ainda, no Carnaval, pode-se investir em campanhas que promovam a segurança das pessoas nas estradas e incentive a verificação dos veículos antes da viagem.
Como falamos anteriormente, é fundamental que você conheça bem os seus clientes e seu público-alvo. Isso permitirá que você crie campanhas e ações que realmente sejam interessantes. Caso contrário, há o risco de gastar tempo e dinheiro em algo que não trará o retorno esperado.
2. Patrocine eventos
Outra forma bastante eficiente de conseguir atrair clientes para a sua loja de carros é patrocinando eventos. Vale a pena dizer que eles podem ou não estar ligados ao setor automotivo.
Ao patrocinar eventos, a sua marca aparecerá não apenas para as pessoas que estão participando do evento, como para as pessoas que estão envolvidas na organização. Ou seja, a sua marca estará bem visível para todas as pessoas. Para conseguir atrair clientes, você poderá efetuar a venda de ingressos para esses eventos na sua loja.
Além disso, você também pode promover eventos, ou seja, criar um evento e ser o responsável pela organização dele. Por exemplo, fazer uma exposição de carros antigos para colecionadores. Assim, você atrair a atenção das pessoas interessadas nesse tipo de evento e de outros curiosos.
Nas duas situações, há a distribuição de brindes e, quando eles são úteis, as pessoas utilizarão os produtos em diferentes ocasiões. Desta forma, há mais chances delas se lembrarem da sua marca.
3. Faça parcerias com outras empresas do varejo
Outra ideia para atrair clientes para a loja de carros é apostar em parcerias com outras empresas do varejo. Essas parcerias podem ser durante períodos promocionais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, dentre outros.
Um bom exemplo, como falamos anteriormente, é no Dia das Mães dar um jantar ou almoço para quem comprar o carro. Neste caso, a parceria seria com algum restaurante. Entretanto, ela pode ser com salões de beleza, hotéis, academias, ou qualquer outra empresa que tenha valores semelhantes aos da sua marca.
Uma das vantagens das parcerias é a divulgação mútua, ou seja, as empresas envolvidas ajudam na divulgação uma da outra. Portanto, as parcerias ajudam a aumentar o alcance da sua marca, já que ela pode ser divulgada para um público diferente e para mais pessoas.
Outra forma interessante de parceria para a sua loja de carros seria com oficinas mecânicas ou seguradoras. Desta forma, você pode oferecer serviços complementares ao da venda de carros. Por exemplo, se um cliente comprar um veículo, ele ganha um ano de seguro, ou então uma revisão gratuita após um determinado número de quilômetros rodados.
4. Tenha boas condições de pagamento
A nossa última ideia para atrair clientes para a loja de carros é oferecer boas condições de pagamento. Afinal, um veículo é um bem relativamente caro e que a maioria das pessoas precisa de uma certa ajudinha para conseguir comprar.
Neste caso, é fundamental que você ofereça diferentes condições de pagamentos para que o cliente escolha a que mais faz sentido para ele. Assim, você evita que o consumidor desista da compra porque ele não conseguiu a forma de pagamento desejada, com parcelas que cabem no seu bolso.
Vale a pena dizer que isso não significa implementar medidas que possam trazer algum prejuízo financeiro ou comprometer a saúde da sua loja de carros. Muito pelo contrário, assim como elas oferecem uma boa opção para os clientes, elas também devem ser capazes de garantir uma certa segurança financeira para a sua empresa.
E então, qual dessas ideias você irá implementar na sua loja de carro para atrair mais clientes? Confira outros artigos no nosso blog para descobrir como encantar e fidelizar os consumidores que forem até a sua loja.
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