Por Nayara Santos em 26.07.2023

Vitrine para o Dia das Crianças: veja como montar a ideal

Por Nayara Santos em 26.07.2023

A importância que o Dia das Crianças tem para o varejo é inegável. A data movimenta muitos bilhões de reais e acaba sendo uma prévia de como serão as vendas no Natal. Entretanto, para conseguir a sua parte desse montante, você precisa se destacar e conseguir atrair os clientes.

A melhor forma de fazer isso é caprichando na montagem da vitrine para o Dia das Crianças. Neste caso, você precisa levar em consideração não apenas as preferências dos pequenos consumidores, mas também encantar os tomadores de decisão. Pensando em te ajudar, trouxemos algumas dicas infalíveis. Confira!

Montando a vitrine para o Dia das Crianças

1. Encante os adultos

Como já falamos anteriormente, de nada adianta criar uma vitrine de Dia das Crianças voltada exclusivamente para o seu público infantil e esquecer que eles não controlam o dinheiro. Por isso, você deve pensar em formas de convencer os adultos de que aquela é uma boa opção de compras.

A nossa sugestão é trazer elementos na vitrine que remetem à infância dos adultos. Não precisam ser elementos de grande destaque, mas podem ser brinquedos antigos ao lado das suas versões mais modernas, ou mesmo cenas antigas de crianças brincando com eles.

2. Invista nas cores

Na hora de planejar como montar a vitrine você deve incluir muitas cores, de preferências as fortes e chamativas. Assim, além de dar um ar mais alegre para a loja, você também consegue destacar a sua vitrine do Dia das Crianças, permitindo que ela seja vista de longe.

Essa também pode ser uma forma de reforçar a identidade da sua marca. Isso pode ser feito utilizando-se as cores da sua marca, que estão presentes no seu logo. Se você tiver uma loja que venda apenas produtos infantis, então provavelmente essas cores já estarão presentes. Caso contrário, opte pelas cores primárias, como azul, vermelho e amarelo, assim não tem erro.

3. Não se esqueça das promoções

Para conseguir turbinar as vendas no Dia das Crianças, muitas lojas do varejo fazem promoções, oferecendo descontos em muitos itens. Mas, para conseguir realmente atrair  a atenção do cliente, ele precisa saber o que está acontecendo na loja e a vitrine pode te ajudar nessa divulgação. 

Por isso, na hora de planejar como será a sua vitrine para o Dia das Crianças inclua as promoções. Para destacar os produtos em promoção você pode utilizar a iluminação, adesivos ou outros elementos da decoração. O importante é deixar claro que se o cliente optar pela compra daquele ele, ele irá pagar menos.

4. Escolha os itens certos para a vitrine

A vitrine não consegue mostrar todos os produtos que você vende na sua loja, apenas uma pequena parcela deles. Por isso, é preciso escolher bem quais itens serão expostos e quais ficarão de fora. Com a preparação da vitrine para o Dia das Crianças não é diferente. 


O ideal é que os itens sejam escolhidos conforme a preferência dos consumidores naquele momento. Por exemplo, se um determinado brinquedo vem sendo muito procurado, ou há muita ansiedade pelo seu lançamento, então ele pode ser um bom candidato para ficar exposto.

Desta forma, você consegue atrair a atenção dos clientes que estiverem passando em frente a loja, despertando a curiosidade deles e fazendo com que eles entrem na loja para conferir outros produtos. Portanto, na hora de escolher os produtos que serão expostos, faça uma análise das suas vendas e do mercado como um todo. Lembre-se que você precisa se destacar da concorrência e essa pode ser a sua carta na manga.

5. Aposte nos adesivos

Sem dúvida alguma, os adesivos são excelentes para você conseguir decorar a sua vitrine para o Dia das Crianças e outras datas importantes do varejo. Eles são versáteis, podem ser preparados conforme a sua necessidade nas mais diferentes formas, tamanhos e cores. 

No Dia das Crianças, o uso de adesivos fica ainda mais importante, já que eles podem te ajudar a criar um cenário diferente e mais atrativo na vitrine. Lembre-se, conseguir atrair a atenção das crianças para a vitrine já é meio caminho andado para atrair a atenção dos pais ou responsáveis.

Depois de conseguir atrair a atenção dos clientes, chegou o momento de fechar a venda. Para isso, é fundamental conhecer diferentes técnicas de vendas que podem ser utilizadas pela sua aqui. No nosso e-book Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas a gente te conta tudo!

6. Destaque os produtos mais importantes

Você provavelmente sabe quais são os produtos mais importantes para a sua loja, certo? Se ainda não sabe, então será preciso fazer um levantamento e análise de todas as suas vendas no ano anterior e até mesmo nos outros Dias das Crianças. Desta forma, você saberá quais são os grandes sucessos de venda.

Isso permitirá que você escolha alguns dos principais para montar a sua vitrine. Afinal, eles serão um excelente chamariz e poderão te ajudar a manter a loja cheia neste período. Lembre-se, a decoração da vitrine é uma poderosa ferramenta para entrar no clima da celebração, atrair a atenção dos clientes e destacar a sua loja da concorrência.

Claro que a sua vitrine não precisa ser composta apenas por esses itens. Muito pelo contrário, o ideal é que você mescle os produtos para mostrar a diversidade de itens que a sua loja vende, sendo capaz de atender a um público amplo. Entretanto, para esses itens que se destacam, você pode preparar algo diferente.

Por exemplo, eles podem ser posicionados na altura dos olhos dos consumidores (de preferência os pequenos consumidores). Além disso, é possível brincar com adesivo, luzes e outros elementos que ajudam a atrair os olhares para aquele ponto da vitrine. Sem falar que, os lançamentos da data também merecem destaque, mas falaremos sobre isso ao longo do artigo.

7. Fique atento ao seu público-alvo

Quem trabalha com o público infantil sabe que um ano pode fazer muita diferença na hora de dizer o que esses pequenos consumidores preferem. Além disso, não basta agradar ao público infantil, mas também aos adultos, que tomarão a decisão de compra. Por isso, é fundamental que você fique atento ao seu público-alvo na hora de montar a vitrine da sua loja para o Dia das Crianças.

Para conseguir fazer sucesso com um público tão distinto, você precisa saber quais os elementos que mais atraem a atenção de cada um deles. Desta forma, você conseguirá chamar a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, atender às expectativas dos pais. 

Portanto, você vai precisar fazer pesquisas, conversar com os consumidores que vão à loja e que seguem o seu perfil nas redes sociais e até mesmo pesquisas com os consumidores que não compram com você. Afinal, atrair novos clientes também é o papel da vitrine.

Se a sua loja atende a uma determinada faixa etária, que não seja tão ampla, montar a vitrine fica mais fácil. Já que você não precisará diversificar tanto assim os produtos. Por outro lado, se a sua loja tem produtos para diferentes faixas etárias, então o desafio será maior, mas essa passa longe de ser uma missão impossível.

Você pode, por exemplo, colocar os elementos em ordem crescente, começando com alguns brinquedos para as crianças menores e finalizando com produtos para faixas etárias maiores. Ainda, o ideal é que você inclua brinquedos, jogos, personagens ou temas populares entre as crianças, já que essas são ótimas escolhas para atrair a atenção e despertar o desejo de compra.

Como falamos, os pais também são um público-chave na hora de decidir sobre as compras. Portanto, você precisará equilibrar a decoração da vitrine de forma que transmita uma sensação de qualidade, segurança e valor aos pais. Destacar produtos educativos, duráveis e que estimulem o desenvolvimento infantil pode ser uma estratégia eficaz para atrair a atenção e a confiança dos pais na escolha dos presentes.

8. Não deixe os lançamentos de fora

Outro ponto ao qual você deve ficar atento na hora de montar a vitrine para o Dia das Crianças, é não esquecer de incluir os produtos que são lançamentos. Inclusive, essa é uma tática bastante conhecida e utilizada pelo setor de brinquedos. Portanto, você não pode deixar para última hora para saber o que será lançado no período.

Para conseguir ficar por dentro dos lançamentos do setor é fundamental que você participe de feiras (como a Abrin), converse com fornecedores e fabricantes, veja blogs de profissionais especializados, dentre outros. Lembre-se, isso será fundamental para que você consiga alcançar o sucesso desejado neste período.

Mas, é claro, não basta colocar esses produtos na vitrine, você também precisa destacá-los de alguma forma. Assim você conseguirá despertar o interesse dos consumidores e criar um senso de exclusividade. Sem falar que você ainda ajuda a criar a sensação de que a sua loja é uma autoridade e está por dentro de tudo o que acontece no setor.

Para isso, você pode posicionar esses itens em locais de destaque, como o centro da vitrine ou em pedestais elevados. Utilizar iluminação adequada para ressaltar suas características e criar composições atrativas, combinando-os com elementos temáticos do Dia das Crianças, também pode ser uma forma bastante eficaz para atrair os consumidores.

9. Invista em temas

Não sabe como montar a vitrine ideal e está sem ideias para isso? Não tem problema, você pode apostar em uma vitrine temática. Afinal, a criançada adora isso, principalmente quando a decoração destaca os personagens do momento. Esses personagens podem ser de desenhos animados, filmes ou histórias em quadrinhos, dentre outros. 

O mais importante é que eles sejam um grande sucesso entre a faixa etária do seu público-alvo. E, na hora de preparar a decoração, você poderá utilizar adereços, imagens e outros elementos decorativos relacionados a esses personagens para criar uma vitrine atrativa e envolvente.

Mas, você também pode apostar em temas mais genéricos, como fadas, princesas, viagens de balão, fundo do mar, castelos, coroas, animais, bolas, bicicletas, dentre outras. Solte a sua criatividade e deixe a sua criança interior guiar você na hora de planejar como será a decoração.

Por fim, não se esqueça de que os adultos também são, de certo modo, o seu público-alvo. Portanto, sempre que possível inclua algum detalhe que os remeta à infância, ou faça com que eles se lembrem desses momentos de brincadeiras.

Invista em outras ações para chamar a atenção para a sua loja

Claro que ter uma vitrine atrativa é importante para conseguir aumentar as suas vendas no Dia das Crianças, mas ela não é a única ferramenta que você tem à disposição para fazer isso. Pelo contrário, existem outras formas de conseguir chamar a atenção dos seus clientes, independentemente da idade.

A primeira delas é criar um cenário interativo, afinal crianças adoram explorar o ambiente, conhecer coisas novas e se divertir. Por isso, você pode preparar um espaço seguro em que elas possam fazer isso tudo. Podem ser alguns brinquedos interativos espalhados pela loja. Desta forma, assim que a criança entra na loja ela ficará tentada a explorar cada um desses brinquedos e vai andar por todos os corredores procurando outros. E, quanto maior a exposição a outros itens, maiores as chances de se interessarem por diferentes produtos.

Outra forma de conseguir manter os clientes, tanto os pequenos quanto os adultos, na sua loja é utilizando a trilha sonora certa. Alternando músicas que fazem sucesso entre as crianças e entre os adultos, você sem dúvida alguma terá um ambiente agradável para os dois públicos.

Vale a pena dizer que, quando a música é agradável, as pessoas tendem a passar mais tempo na loja. Ainda, dependendo do nível de energia da trilha sonora, os clientes podem ficar mais calmos e tranquilos, reconhecendo como bons momentos aqueles que eles passaram na sua loja. Assim, a tendência é que eles lembrem da sua marca, mesmo muito tempo depois de ter feito compras com você. 

Interessante essa ideia não é mesmo? Então aproveite que a Listenx é uma empresa pioneira em audio branding no Brasil e tem um time de especialistas pronto para preparar playlists exclusivas para a sua loja e para os seus clientes. 

Se você quiser conhecer mais e conferir todos os resultados de perto, é só ir ao final deste artigo e solicitar o seu teste gratuito agora mesmo.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Como decorar uma loja de roupas pequena? Saiba aqui!

O marketing sensorial é uma das principais estratégias para atrair clientes na sua loja física. A audição, por exemplo, pode trazer lembranças e fazer com que o consumidor passe mais tempo no local, aumentando as suas chances de vender mais. Nesse sentido, a visão também é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada. Por isso, saber…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

15 textos para propaganda de Lojas de Móveis, confira

Se você chegou até aqui é porque está procurando ideias de textos para propaganda de lojas de móveis, não é mesmo? Apenas um bom gestor sabe o quanto é imprescindível buscar formas de atrair clientes para a loja e aplicar estratégias para aumentar as vendas. Ainda mais em mercados cada vez mais competitivos, como é…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Iluminação de vitrine: aprenda a fazer da maneira certa

Escolher a iluminação certa para a vitrine da sua loja pode fazer toda a diferença para o sucesso ou o fracasso das suas ações. Isso porque, a iluminação pode ser um elemento extra na persuasão do cliente. Sem falar que a iluminação também te ajuda a criar o clima certo tanto para a vitrine da…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

5 Formas de anunciar um produto: conheça as opções

Escolher as melhores formas de anunciar um produto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária. Isso porque quando você anuncia um produto utilizando a mídia correta, de uma forma que realmente consiga atrair a atenção dos clientes, a possibilidade do cliente fechar negócio com você aumenta consideravelmente.  Por…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Valorização profissional: entenda de uma vez a sua importância

Na administração de empresas, a valorização profissional pode ser entendida como o conjunto de medidas tomadas pela organização a fim de valorizar, prestigiar e estimular o trabalho dos seus colaboradores. Instrumentos da gestão de pessoas como iniciativas de reconhecimento, endomarketing, cultura e clima organizacional também se relacionam com esse conceito. Em todas as áreas de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

9 dicas de como fazer rebranding em sua marca agora mesmo!

Rebranding é o nome dado para o reposicionamento de uma marca dentro do mercado. Essa prática não é algo totalmente novo no varejo, afinal de contas, você já deve ter visto diversas marcas famosas se reinventarem. Mesmo porque, essas renovações são necessárias ao longo da vida de uma empresa e isso ocorre por diversos motivos.…

Por Nayara Santos em 16.01.2024

Conheça os 6 benefícios da terceirização de serviços

Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, os benefícios da terceirização de serviços não é algo limitado apenas para as grandes empresas. Os proprietários de negócios de pequeno e médio porte também podem ter vantagens com isso, principalmente após a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou essa modalidade de contratação. Justamente pelo fato das atividades terceirizadas…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Slogan para loja de variedades: 4 passos para criar o ideal

O slogan é a ferramenta perfeita para conseguir comunicar aos consumidores a principal mensagem da sua empresa. Por isso, se você tem uma loja de variedades, precisa criar um slogan para fazer com que os clientes consigam não apenas memorizar a sua marca, mas até mesmo se identificarem rapidamente com ela. Entretanto, criar um slogan…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos