A importância que o Dia das Crianças tem para o varejo é inegável. A data movimenta muitos bilhões de reais a cada ano e acaba sendo uma prévia de como serão as vendas no Natal. Entretanto, para conseguir a sua parte desse montante, é necessário se destacar da concorrência e atrair os clientes.
Em termos de lucro para as empresas, essa é uma data importantíssima. Entretanto, o Dia das Crianças também possui um enorme apelo emocional. Este é um momento em que famílias se unem para celebrar a alegria e a inocência da infância. Os adultos, que muitas vezes são os responsáveis pela compra dos presentes, buscam reviver suas próprias memórias de infância ao escolherem os presentes perfeitos para os pequenos.
Portanto, essa é a oportunidade perfeita para ajudar os seus clientes a criarem essas memórias, principalmente associadas com a sua marca. Mas, para conseguir convencer os clientes de que a sua loja é a melhor escolha, primeiro você precisa convencê-los a entrar no estabelecimento, e para isso, a montagem da vitrine é essencial.
Uma vitrine bem elaborada não apenas chama a atenção e atrai clientes, mas também cria uma atmosfera de encanto e diversão que pode transformar visitantes em compradores. Para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos algumas dicas infalíveis para montar uma vitrine de sucesso para o Dia das Crianças. Confira!
Montando a vitrine para o Dia das Crianças
1. Encante os adultos
Por mais que esse seja o Dia das Crianças, de nada adianta criar uma vitrine voltada exclusivamente para o seu público infantil e esquecer que eles não controlam o dinheiro e não tomam as decisões de compras. Por isso, você deve pensar em formas de convencer os adultos de que a sua loja é uma boa opção de compras.
A nossa sugestão é trazer elementos na vitrine que remetem à infância dos adultos. Não precisam ser elementos de grande destaque, mas podem ser brinquedos antigos ao lado das suas versões mais modernas, ou mesmo cenas antigas de crianças brincando com eles.
Outra forma de encantar os adultos é mostrando o quanto as crianças podem se divertir com os presentes exibidos. Lembre-se, os pais, tios e avós querem ver os pequenos felizes, e mostrar que a sua loja é capaz de oferecer esses momentos pode ser uma grande vantagem.
2. Invista nas cores
Na hora de planejar como montar a vitrine você deve incluir muitas cores, de preferências as fortes e chamativas. Assim, além de dar um ar mais alegre para a loja, você também consegue destacar a sua vitrine do Dia das Crianças, permitindo que ela seja vista de longe.
Essa também pode ser uma forma de reforçar a identidade da sua marca. Isso pode ser feito utilizando-se as cores da sua marca, que estão presentes no seu logo. Se você tiver uma loja que venda apenas produtos infantis, então provavelmente essas cores já estarão presentes. Caso contrário, opte pelas cores primárias, como azul, vermelho e amarelo, assim não tem erro.
Além das cores, considere o uso de diferentes texturas e materiais na sua vitrine. Elementos como tecidos, papel-machê, balões e luzes LED podem adicionar uma dimensão extra à sua decoração, tornando-a ainda mais atraente. Uma combinação bem pensada de cores vibrantes e texturas variadas cria uma experiência visual rica que pode capturar o interesse de quem passa, incentivando-os a entrarem na loja.
3. Não se esqueça das promoções
Para conseguir turbinar as vendas no Dia das Crianças, muitas lojas do varejo fazem promoções, oferecendo descontos em muitos itens. Mas, para conseguir realmente atrair a atenção do cliente, ele precisa saber o que está acontecendo na loja e a vitrine pode te ajudar nessa divulgação.
Por isso, na hora de planejar como será a sua vitrine para o Dia das Crianças inclua as promoções. Para destacar os produtos em promoção você pode utilizar a iluminação, adesivos ou outros elementos da decoração. O importante é deixar claro que se o cliente optar pela compra daquele ele, ele irá pagar menos.
Além disso, considere usar sinalização clara e chamativa para indicar os descontos e as ofertas especiais. Placas com percentuais de desconto, etiquetas coloridas e banners podem ajudar a comunicar essas promoções de forma rápida e eficaz.
Destaque também os produtos que possuem maior apelo ou que são mais desejados pelo público infantil, deixando-os na altura dos olhos dos pequenos. Essa abordagem não só atrai a atenção, mas também reforça a percepção de valor que seu cliente tem ao fazer compras durante essa data especial.
4. Escolha os itens certos para a vitrine
A vitrine não consegue mostrar todos os produtos que você vende na sua loja, apenas uma pequena parcela deles. Por isso, é preciso escolher bem quais itens serão expostos e quais ficarão de fora. Com a preparação da vitrine para o Dia das Crianças não é diferente.
O ideal é que os itens sejam escolhidos conforme a preferência dos consumidores naquele momento. Por exemplo, se um determinado brinquedo vem sendo muito procurado, ou há muita ansiedade pelo seu lançamento, então ele pode ser um bom candidato para ficar exposto.
Desta forma, você consegue atrair a atenção dos clientes que estiverem passando em frente a loja, despertando a curiosidade deles e fazendo com que eles entrem na loja para conferir outros produtos. Portanto, na hora de escolher os produtos que serão expostos, faça uma análise das suas vendas e do mercado como um todo.
Lembre-se que você precisa se destacar da concorrência e essa pode ser a sua carta na manga. Ainda mais agora, em que todas essas análises podem ser feitas com a ajuda da inteligência artificial (IA), deixando-as muito mais precisas e aumentando as chances de agradar ao seu público.
5. Aposte nos adesivos
Sem dúvida alguma, os adesivos são excelentes para você conseguir decorar a sua vitrine para o Dia das Crianças e outras datas importantes do varejo. Eles são versáteis, podem ser preparados conforme a sua necessidade nas mais diferentes formas, tamanhos e cores.
No Dia das Crianças, o uso de adesivos fica ainda mais importante, já que eles podem te ajudar a criar um cenário diferente e mais atrativo na vitrine. Lembre-se, conseguir atrair a atenção das crianças para a vitrine já é meio caminho andado para atrair a atenção dos pais ou responsáveis.
Depois de conseguir atrair a atenção dos clientes, chegou o momento de fechar a venda. Para isso, é fundamental conhecer diferentes técnicas de vendas que podem ser utilizadas pela sua aqui. No nosso e-book Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas a gente te conta tudo!
6. Crie um visual interativo
Já pensou em utilizar uma mídia interativa na sua vitrine do Dia das Crianças? Essa estratégia pode transformar a experiência de compras em algo emocionante e inovador, tanto para os pequenos quanto para os adultos.
Ao adotar recursos como telas sensíveis ao toque ou realidade aumentada, sua loja oferece uma abordagem moderna e engajadora que cativa a imaginação das crianças e surpreende os pais. Basta imaginar uma vitrine que permite às crianças explorar produtos em uma tela interativa, possibilitando visualizar detalhes, cores e funcionalidades com um simples toque.
Essa experiência envolvente não apenas cria um momento de diversão, mas também educa e informa de uma maneira única. Os pais, por sua vez, observam maravilhados a interação dos pequenos, gerando um senso de inovação e modernidade associado à sua marca.
Sem falar que essa abordagem também pode estimular a criatividade, tornando a visita à sua loja uma experiência diferenciada. Afinal, a tecnologia interativa não apenas atrai a atenção, mas também estabelece uma conexão emocional com os consumidores, reforçando a imagem de sua marca como inovadora e alinhada com as tendências contemporâneas.
7. Fique atento ao seu público-alvo
Quem trabalha com o público infantil sabe que um ano pode fazer muita diferença na hora de dizer o que esses pequenos consumidores preferem. Além disso, não basta agradar ao público infantil, mas também aos adultos, que tomarão a decisão de compra. Por isso, é fundamental que você fique atento ao seu público-alvo na hora de montar a vitrine da sua loja para o Dia das Crianças.
Para conseguir fazer sucesso com um público tão distinto, você precisa saber quais os elementos que mais atraem a atenção de cada um deles. Desta forma, você conseguirá chamar a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, atender às expectativas dos pais.
Portanto, você vai precisar fazer pesquisas, conversar com os consumidores que vão à loja e que seguem o seu perfil nas redes sociais e até mesmo pesquisas com os consumidores que não compram com você. Afinal, atrair novos clientes também é o papel da vitrine.
Se a sua loja atende a uma determinada faixa etária, que não seja tão ampla, montar a vitrine fica mais fácil. Já que você não precisará diversificar tanto assim os produtos. Por outro lado, se a sua loja tem produtos para diferentes faixas etárias, então o desafio será maior, mas essa passa longe de ser uma missão impossível.
Você pode, por exemplo, colocar os elementos em ordem crescente, começando com alguns brinquedos para as crianças menores e finalizando com produtos para faixas etárias maiores. Ainda, o ideal é que você inclua brinquedos, jogos, personagens ou temas populares entre as crianças, já que essas são ótimas escolhas para atrair a atenção e despertar o desejo de compra.
Como falamos, os pais também são um público-chave na hora de decidir sobre as compras. Portanto, você precisará equilibrar a decoração da vitrine de forma que transmita uma sensação de qualidade, segurança e valor aos pais. Destacar produtos educativos, duráveis e que estimulem o desenvolvimento infantil pode ser uma estratégia eficaz para atrair a atenção e a confiança dos pais na escolha dos presentes.
8. Não deixe os lançamentos de fora
Outro ponto ao qual você deve ficar atento na hora de montar a vitrine para o Dia das Crianças, é não esquecer de incluir os produtos que são lançamentos. Inclusive, essa é uma tática bastante conhecida e utilizada pelo setor de brinquedos. Portanto, você não pode deixar para última hora para saber o que será lançado no período.
Para conseguir ficar por dentro dos lançamentos do setor é fundamental que você participe de feiras (como a Abrin), converse com fornecedores e fabricantes, veja blogs de profissionais especializados, dentre outros. Lembre-se, isso será fundamental para que você consiga alcançar o sucesso desejado neste período.
Mas, é claro, não basta colocar esses produtos na vitrine, você também precisa destacá-los de alguma forma. Assim você conseguirá despertar o interesse dos consumidores e criar um senso de exclusividade. Sem falar que você ainda ajuda a criar a sensação de que a sua loja é uma autoridade e está por dentro de tudo o que acontece no setor.
Para isso, você pode posicionar esses itens em locais de destaque, como o centro da vitrine ou em pedestais elevados. Utilizar iluminação adequada para ressaltar suas características e criar composições atrativas, combinando-os com elementos temáticos do Dia das Crianças, também pode ser uma forma bastante eficaz para atrair os consumidores.
9. Invista em temas
Não sabe como montar a vitrine ideal e está sem ideias para isso? Não tem problema, você pode apostar em uma vitrine temática. Afinal, a criançada adora isso, principalmente quando a decoração destaca os personagens do momento. Esses personagens podem ser de desenhos animados, filmes ou histórias em quadrinhos, dentre outros.
O mais importante é que eles sejam um grande sucesso entre a faixa etária do seu público-alvo. E, na hora de preparar a decoração, você poderá utilizar adereços, imagens e outros elementos decorativos relacionados a esses personagens para criar uma vitrine atrativa e envolvente.
Mas, você também pode apostar em temas mais genéricos, como fadas, princesas, viagens de balão, fundo do mar, castelos, coroas, animais, bolas, bicicletas, dentre outras. Solte a sua criatividade e deixe a sua criança interior guiar você na hora de planejar como será a decoração.
Por fim, não se esqueça de que os adultos também são, de certo modo, o seu público-alvo. Portanto, sempre que possível inclua algum detalhe que os remeta à infância, ou faça com que eles se lembrem desses momentos de brincadeiras.
Invista em outras ações para chamar a atenção para a sua loja
Claro que ter uma vitrine atrativa é importante para conseguir aumentar as suas vendas no Dia das Crianças, mas ela não é a única ferramenta que você tem à disposição para fazer isso. Pelo contrário, existem outras formas de conseguir chamar a atenção dos seus clientes, independentemente da idade.
A primeira delas é criar um cenário interativo, isso mesmo, você pode ir além da vitrine e criar uma decoração na loja que seja interativa. Afinal crianças adoram explorar o ambiente, conhecer coisas novas e se divertir. Por isso, você pode preparar um espaço seguro em que elas possam fazer isso tudo.
Podem ser alguns brinquedos interativos espalhados pela loja. Desta forma, assim que a criança entra na loja ela ficará tentada a explorar cada um desses brinquedos e vai andar por todos os corredores procurando outros. E, quanto maior a exposição a outros itens, maiores as chances de se interessarem por diferentes produtos.
Outra forma de conseguir manter os clientes, tanto os pequenos quanto os adultos, na sua loja é utilizando a trilha sonora certa. Alternando músicas que fazem sucesso entre as crianças e entre os adultos, você sem dúvida alguma terá um ambiente agradável para os dois públicos.
Vale a pena dizer que, quando a música é agradável, as pessoas tendem a passar mais tempo na loja. Ainda, dependendo do nível de energia da trilha sonora, os clientes podem ficar mais calmos e tranquilos, reconhecendo como bons momentos aqueles que eles passaram na sua loja. Assim, a tendência é que eles lembrem da sua marca, mesmo muito tempo depois de terem feito compras com você.
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