Por Nayara Santos em 17.05.2022

Valorização profissional: entenda de uma vez a sua importância

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Na administração de empresas, a valorização profissional pode ser entendida como o conjunto de medidas tomadas pela organização a fim de valorizar, prestigiar e estimular o trabalho dos seus colaboradores. Instrumentos da gestão de pessoas como iniciativas de reconhecimento, endomarketing, cultura e clima organizacional também se relacionam com esse conceito.

Em todas as áreas de atuação encontram-se profissionais bons, medianos e ruins e cabe aos gestores avaliarem a dedicação, a produtividade e os resultados dessas pessoas. Além disso, também é preciso considerar as suas características e circunstâncias particulares. Já que em alguns casos o profissional pode desempenhar outra função bem, diferente da qual ele foi contratado para realizar.

Ainda, em muitos casos, o baixo desempenho de um profissional se deve a algum problema pessoal, a falta de incentivo da organização ou o desalinhamento desse indivíduo com os ideais do empreendimento. Sendo assim, a valorização profissional surge como uma ferramenta eficaz na promoção da autoestima e da produtividade dos colaboradores.

Continue a leitura para entender melhor a importância desse conceito e como implementá-lo na sua empresa!

Qual a importância da valorização profissional?

Claro que as decisões gerenciais tomadas pelo gestor são relevantes para o crescimento e o sucesso da empresa. Entretanto, ele não consegue tocar um negócio sozinho, por isso, ter uma equipe competente e motivada é essencial. Sem isso, por melhor que o gestor seja, os clientes não ficarão satisfeitos e a empresa não vai crescer.

Por isso, parte do trabalho de um gestor é fazer a gestão de pessoas e isso não é uma tarefa muito fácil. As pessoas querem ser reconhecidas como indivíduos, não como meras peças de uma máquina. Portanto, é preciso valorizar a personalidade, a competência e a trajetória dos profissionais que fazem parte da sua empresa. Tudo isso faz parte do processo de motivação, alinhamento e crescimento de uma equipe. 

Um colaborador motivado e alinhado com as propostas do negócio atua com mais dedicação e empenho e, consequentemente, entrega resultados melhores. Até a sua convivência com colegas e diretores é mais harmoniosa e construtiva, deixando claro a importância da valorização profissional na construção de um clima organizacional saudável e instigante.

Resultados da valorização profissional

Os reflexos de uma gestão de pessoas eficiente podem ser observados tanto na qualidade de vida dos trabalhadores quanto na produtividade do negócio. Os resultados tendem a crescer substancialmente quando ações claras de reconhecimento e incentivo são executadas a partir de um planejamento eficiente e uma execução bem definida. Para conhecer outros hacks de produtividade, confira o nosso guia completo aqui.


Todos esses fatos já foram demonstrados em estudos famosos:

  • A falta de incentivo é citada por 65% dos funcionários que deixam seus cargos (Gallup);
  • O reconhecimento ajuda a promover um clima organizacional mais humano e também fortalece a cultura empresarial (SHRM/Globoforce);
  • A falta de engajamento dos funcionários pode gerar prejuízos de até 10% para as empresas (Towers Watson).

utro resultado importante que as empresas podem colher quando valorizam os profissionais é reduzir a rotatividade. Quando os funcionários ficam pouco tempo trabalhando na empresa, as perdas podem ser grandes.

Afinal, em um país com tantos impostos e custos para manter funcionários, o empregador pode ter grandes despesas com a rescisão contratual. Sem falar que, será necessário iniciar o processo de contratação novamente, a equipe vai ficar desfalcada, levará algum tempo até que o novo colaborador aprenda a desempenhar a sua função, e os resultados podem ser comprometidos. 

Sendo assim, temos a valorização profissional como um fator essencial na promoção da autoestima e comprometimento dos colaboradores. Podendo, até mesmo, ser uma forma de manter bons colaboradores por mais tempo trabalhando com você.

Como avaliar os profissionais de maneira justa?

A rotina administrativa de uma empresa envolve muitos fatores que podem ser diretamente influenciados pelas pessoas que trabalham nela. É preciso ainda considerar o fato de que as pessoas lidam com diferentes cenários diariamente em suas vidas. 

Sendo assim, um funcionário produtivo pode deixar de apresentar os resultados esperados se ele for abalado por algum conflito na sua vida pessoal e que está fora do alcance da empresa. Sem falar que as perspectivas podem mudar de acordo com suas experiências e reflexões pessoais.

Desta forma, não podemos reduzir um colaborador a uma mera célula em uma planilha de Excel e julgá-lo com base apenas nos números que ele é capaz de gerar. É necessária uma abordagem mais humana e empática, algo que só é possível quando os gestores acompanham de perto o trabalho realizado pelos profissionais e estabelecem uma linha de diálogo.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Psychometrics ilustrou a importância disso ao questionar funcionários de diversas empresas sobre o que eles gostariam que seus líderes fizessem para aumentar o engajamento no trabalho. Dentre as pessoas que responderam à pesquisa, 71% delas afirmaram ser preciso esclarecer as expectativas no trabalho e 62% declararam que gostariam que seus líderes ouvissem mais as opiniões dos colaboradores.

Diante disso, as empresas precisam criar maneiras de se aproximar, contribuir e trocar experiências com as equipes de trabalho. Para que a equipe fique motivada, as pessoas precisam saber que estão sendo assistidas e incentivadas. Pequenas demonstrações de atenção como essas fazem com que um profissional se sinta valorizado. No entanto, isso é só o primeiro passo.

Como estruturar um programa de valorização profissional?

Desenvolver um programa de valorização profissional pode ser um passo importante e uma guinada na trajetória da sua empresa. Afinal, se um funcionário se sente motivado e feliz trabalhando com você, ele vai trabalhar mais feliz, produzir mais, entregar resultados melhores e ajudar a empresa a crescer.

Por isso, é fundamental que você elabore um plano para a valorização profissional na sua empresa. A seguir vamos te contar tudo o que você precisa fazer para conseguir oferecer aos profissionais que trabalham com você o melhor.

O princípio da valorização profissional

Um programa de incentivo eficiente precisa contemplar três aspectos fundamentais:

  • Motivação;
  • Reconhecimento;
  • Retribuição (ou recompensa).

Portanto, independentemente da medida a ser implementada você deve se questionar se ela melhora a motivação dos funcionários, se reconhece os esforços deles e se há uma retribuição satisfatória.

Acredite no potencial dos seus colaboradores

Lembre-se que os seus colaboradores são pessoas adultas e responsáveis, portanto, não os trate como crianças. Apesar disso, alguns profissionais muito competentes não acreditam no seu potencial e tendem a reduzir a sua importância dentro de uma organização. Outros precisam apenas de um empurrãozinho para aflorar todo o potencial que possuem.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é desenvolver maneiras de valorizar a autoestima do profissional e deixar claro que acredita em seu potencial. Para isso, porém, é essencial que as pessoas sejam ouvidas e orientadas, seja pelo próprio gestor da organização, seja por um profissional encarregado.

Ofereça as ferramentas necessárias para o trabalho

Muitos gestores pensam que para valorizar um profissional é preciso desenvolver estratégias elaboradas ou gastar uma grande quantia em dinheiro. Entretanto, isso não é verdade. A valorização profissional começa oferecendo as ferramentas necessárias para que os colaboradores executem as suas tarefas. 

Por exemplo, em lojas do varejo o controle de estoque é uma das importantes tarefas que os seus colaboradores devem realizar. Fazer o controle manualmente pode ser um verdadeiro pesadelo. Por isso, a melhor forma de oferecer as ferramentas certas para isso é através da implementação de um sistema de controle de estoque automatizado

Assim, sempre que uma mercadoria é vendida, ela sairá imediatamente do estoque, sem a necessidade que alguém se lembre de fazer isso. Portanto, também reduz as chances de erros humanos, aumentando a precisão do controle.

Resumidamente, não adianta cobrar produtividade de um funcionário se ele não conta com uma estrutura mínima para desenvolver o seu trabalho. Nesse caso, o tiro sai pela culatra, pois as ações de engajamento passam a ser mais um elemento de insatisfação.

Não se esqueça do básico

Outro ponto bastante importante é que você deve ficar atento ao básico, ou seja, cargos justos e salários interessantes. Isso não significa que você precise pagar salários muito altos, mas eles precisam estar dentro do que o mercado paga. 

Caso contrário, o colaborador pode se sentir pouco valorizado e acabar procurando empresas que pagam mais, que tenham benefícios melhores ou que ofereçam melhores condições de trabalho.

Muitas vezes o salário pode não ser decisivo, mas o regime de escala no qual aquele funcionário trabalha. Ou então os benefícios como vale-refeição e alimentação, cesta básica, plano de saúde, dentre outros. 

Incentive o aprendizado

Outra maneira de valorizar os profissionais que trabalham com você é através do incentivo ao aprendizado. Ou seja, se um profissional precisa ter um determinado conhecimento técnico para realizar o seu trabalho, então você pode pagar esse curso para ele, ou então dispensá-lo nos dias de aula sem que isso comprometa a sua remuneração.

Além disso, você também pode promover treinamentos periodicamente. Por exemplo, é importante que a sua equipe de vendas conheça técnicas de vendas e como tratar bem o cliente. Então você pode promover workshops sobre o tema e todos aprenderão as mesmas técnicas.

Inclusive, você pode pedir para que os colaboradores de diferentes setores na sua empresa digam quais treinamentos seriam interessantes e aos poucos você poderá se organizar para que eles ocorram. Assim, o colaborador saberá que está sendo ouvido e que você valoriza a opinião deles. 

Entretanto, faça isso apenas se realmente estiver interessado em promover esses cursos. Caso contrário, os funcionários ficarão frustrados e podem acabar perdendo a confiança em você e na sua empresa, o que não é bom para a valorização profissional.

Avalie os colaboradores periodicamente

Uma prática que deve ser adotada no seu programa de valorização profissional é o de avaliar os colaboradores periodicamente. Isso significa que você dará um feedback de como o profissional está trabalhando, dando a ele a oportunidade de saber no que está acertando e o que precisa ser melhorado.

Além disso, é comum que uma pessoa seja contratada para um determinado cargo, entretanto, ao longo do tempo, você pode perceber que ela tem o perfil para realizar outras tarefas. Neste caso, é importante que haja uma flexibilidade e a possibilidade de realocação do funcionário para uma tarefa que ele possa desempenhar melhor.

Assim, não apenas a empresa ganha, já que terá funcionários adequados para cada cargo, mas o funcionário também pode se sentir mais motivado a realizar tarefas que ele realmente gosta. Aproveite e dê espaço para que o funcionário possa se expressar.

Ofereça recompensas

O reconhecimento pode ser trabalhado simplesmente esclarecendo para cada profissional o seu papel na manutenção e no sucesso do negócio, ou seja, o colaborador precisa perceber que tem valor para a empresa. Isso só é possível por meio da definição de cargos adequados e a apresentação transparente dos resultados, entre outras medidas.

Claro que cobrar resultados faz parte de qualquer trabalho. Entretanto, recompensar os seus colaboradores sempre que as metas forem alcançadas é uma importante forma de valorização profissional.

Estabelecer metas é importante para que cada um saiba o que precisa ser feito. Entretanto, não é interessante que esses programas inspirem uma competitividade excessiva entre os seus colaboradores. Por isso, é recomendável que também existam premiações gerais para metas compartilhadas, demonstrando para os colaboradores que a produtividade da empresa depende do esforço de todos.

Assim, você acrescenta uma certa dose de competitividade entre os membros da sua equipe, ao mesmo tempo em que mostra que trabalhando juntos, não apenas a empresa cresce, mas todos são beneficiados. Os parâmetros adotados podem ser:

  • Cumprimento de prazos e metas;
  • Volume de vendas;
  • Redução de custos;
  • Ideias inovadoras para o negócio;
  • Boas práticas de convívio;
  • Ações sociais importantes.

Para comemorar você pode realizar eventos, celebrações, bonificações, premiações em dinheiro, folgas ou produtos, ou qualquer outra coisa que faça sentido para a sua empresa e para os seus funcionários. Vale a pena mencionar que realizar eventos em datas especiais são muito importantes para promover a interação, a participação e o alinhamento dos colaboradores.

Podemos concluir que a valorização profissional é uma via de mão dupla, pois empresas e colaboradores têm muito a ganhar quando ambos se encontram alinhados em termos de objetivos, propostas e valores. Cabe aos gestores, porém, promover e manter iniciativas de reconhecimento e engajamento no dia a dia das suas organizações.

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