Entender qual é a diferença entre liderar e gerenciar é importantíssimo no varejo. Afinal de contas, quem trabalha neste ramo sabe muito bem como é importante garantir uma equipe de vendas motivada e treinada, não é mesmo? Além disso, muitos almejam uma posição de gerência na área, mas nem todos têm o perfil de liderança necessário para inspirar os funcionários.
Isso não quer dizer que essas habilidades não possam ser aprendidas e aplicadas no seu dia-a-dia. Principalmente porque se foi o tempo em que o aspecto humano não era levado em consideração no ambiente de trabalho. Hoje já sabemos que pontos como clima organizacional, treinamentos e interações são essenciais para manter um bom ritmo, bom entrosamento e excelentes resultados.
Portanto, se você está em busca de mais informações para entender a diferença entre ser um bom líder e um bom gerente, você veio ao lugar certo. Confira o texto a seguir e não tenha mais dúvidas. Boa leitura!
Qual o papel do gerente na organização?
Para entender a diferença entre liderar e gerenciar é preciso, primeiro, entender qual é o papel do gerente dentro de uma empresa. De modo geral, o gerente, ou quem gerencia, tem interesse no comportamento das pessoas. Além disso, também é de responsabilidade do gerente, certificar-se de que todos os processos estejam ocorrendo da maneira correta. E, quando isso não acontece, é ele que deverá auxiliar os funcionários a encontrar uma solução.
Portanto, gerenciar nada mais é do que cuidar de processos, de atividades do dia a dia, da avaliação de desempenho dos colaboradores subordinados, cumprir funções técnicas e garantir a execução de tarefas. De maneira geral, é administrar aquilo que precisa ser feito.
Podemos dizer que o trabalho do gerente pode ser classificado em cinco diferentes objetivos. São eles:
- Definir os objetivos da equipe: é o gerente que irá definir quais as metas que a sua equipe deverá alcançar e o que precisa ser feito para isso;
- Organização dos processos: cabe ao gerente dividir as tarefas que precisam ser realizadas em atividades gerenciáveis. Além disso, ele também deve escolher qual é o melhor membro da sua equipe para realizar cada uma dessas tarefas;
- Motivação e comunicação: o gerente criará a sua própria equipe a partir de decisões sobre pagamento de salários, promoções, benefícios e tendo boa comunicação com os funcionários. Assim, os funcionários de mantém motivados para continuar produzindo;
- Avaliação de desempenho: outra importante função do gerente é estabelecer quais os parâmetros adequados para conseguir avaliar e interpretar o desempenho da sua equipe. Isso deve ser feito com base nos objetivos estabelecidos;
- Desenvolvimento de pessoas: um funcionário bem treinado e competente pode ser um ótimo ativo da empresa e fazer toda a diferença para a produtividade da sua equipe. Por isso, incentivar a formação e o desenvolvimento da equipe como um todo também é um dos papéis do gerente.
Parte do trabalho do gerente é desenvolver estratégias de vendas, se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.
O que é liderar?
Agora vamos ao segundo passo para entender a diferença entre liderar e gerenciar. Vamos falar mais sobre o que é ser um bom líder. De modo geral, o é aquele que sabe lidar com pessoas. Neste cenário, você prioriza a relação interpessoal e a capacitação delas. Além disso, você também auxilia no desenvolvimento de um bom clima organizacional, pois você genuinamente se preocupa com o bem-estar de todos e faz seu melhor para inspirar e desenvolver o conhecimento técnico do time.
Liderar, porém, é muito mais do que apenas garantir que os aspectos técnicos estejam sendo cumpridos. O líder é aquele que consegue inspirar a sua equipe através do exemplo, da dedicação, da forma como ele trata os funcionários e confia neles. Portanto, não necessariamente um gerente será um bom líder. Da mesma forma que um bom líder, pode ser não ser um bom gerente.
Mas afinal, qual a diferença entre liderar e gerenciar?
Olhando as descrições que falamos acima, você provavelmente está se perguntando qual é, afinal, a diferença entre liderar e gerenciar, não é mesmo? Pois nós vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.
Podemos explicar essa diferença em apenas uma frase: um gerente possui subordinados, enquanto um líder tem seguidores.
De modo geral, os líderes são pessoas que possuem personalidade carismática, que estão focados em garantir que a sua equipe e as pessoas ao seu redor entendam a sua visão e passem a considerá-la como suas. Eles conquistam o respeito dos membros da sua equipe, que passam a perseguir os mesmos objetivos e a mesma visão do líder.
É importante notar que nem sempre um líder possui um cargo de liderança dentro de uma empresa. Às vezes, ele é apenas um dos membros da equipe, mas se destaca por estar sempre representando os colegas.
Além disso, nem sempre uma pessoa com perfil de liderança possui perfil para gerência. Pode ser que esse líder não tenha conhecimentos sobre a rotina administrativa de um gerente, ou mesmo não consiga lidar com as responsabilidades que o cargo exige.
Da mesma forma, nem todo gerente será um líder, já que é comum que os funcionários apenas realizem as tarefas para as quais eles foram contratados, sem necessariamente estarem inspirados ou motivados para isso.
Vale a pena dizer que é possível aprender e desenvolver as habilidades necessárias para ser um bom líder e um bom gerente. Inclusive, isso faz parte do seu desenvolvimento como profissional, gestor e até mesmo dono de uma empresa. Entretanto, você também pode ser um bom gerente ou um bom líder, desempenhando a sua função bem.
Como ser um bom líder?
Agora que você já conhece a diferença entre liderar e gerenciar, vamos te dar algumas dicas de como se tornar um bom líder. Muitos acreditam que a liderança não se desenvolve, que a pessoa já nasce com aquela capacidade. Porém, essas pessoas não poderiam estar mais enganadas. Afinal de contas, é possível sim desenvolver as suas habilidades como líder.
Ouça mais e fale menos
O primeiro passo para se tornar um bom líder é entender a importância de ouvir as pessoas ao seu redor. Conhecer os membros da sua equipe a fundo, quais são seus pontos fortes e os pontos fracos. Além disso, você também precisa entender quais os propósitos de cada uma dessas pessoas.
Quanto melhor você conhecer a sua equipe, maiores as chances de delegar tarefas que possam ser melhor executadas, de acordo com o perfil de cada um. Afinal, provavelmente você terá alguém que é melhor para interagir com outras pessoas, enquanto outros preferem ficar com trabalhos mais burocráticos e de escritório.
Dê direção para a sua equipe
Um navio sem capitão corre o risco de ficar à deriva e acabar aportando em portos não desejados. Por isso, é fundamental que você dê as direções certas para a sua equipe. Isso envolve comunicar os objetivos que devem ser atingidos e como vocês vão chegar lá. Quanto mais precisa for a direção, maiores as chances de ação e da obtenção dos resultados desejados.
Peça desculpas publicamente
Um líder é uma pessoa como outra qualquer, ou seja, ele também vai errar e, quando isso acontecer, é importante reconhecer o erro e pedir desculpas aos envolvidos. Isso mostra que você valoriza o seu relacionamento com os seus subordinados e que entende que esse pedido pode ser importante para eles.
Vale a pena mencionar que ao fazer isso, os seus funcionários passarão a confiar ainda mais em você e na sua liderança.
Seja o portador de notícias para a sua equipe
Dar notícias difíceis nem sempre é fácil, mas esse é o papel de um líder e uma responsabilidade que ele deve ter com a sua equipe. Lembre-se que eles vêm no líder uma pessoa de confiança, portanto, é justificado que as notícias ruins vejam de você. Assim como o pedido de desculpas, eles passarão a confiar mais em você depois disso.
Reconheça o trabalho dos funcionários
Parte de ser um bom líder é saber reconhecer quando um trabalho é bem feito por algum membro da sua equipe. Por isso, quando você identificar que algo está sendo bem feito, parabenize aquela pessoa. Desta forma, ela se sentirá valorizada e também motivará os demais a agirem de forma semelhante.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!