Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como organizar uma loja de variedades: confira o passo a passo

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Para que a sua loja de variedades prospere é essencial que você saiba como organizá-la. Essa pode até parecer uma tarefa fácil, entretanto, com tantos produtos diferentes as chances de você se perder e errar a mão na organização são grandes.

Uma loja organizada ajuda não apenas o cliente a encontrar o que procura, a facilitar a distribuição dos produtos nas prateleiras e gôndolas, mas também melhorar a experiência do cliente. Afinal, ninguém quer ficar andando pela loja por muito tempo procurando o que deseja.

Além disso, caprichando na organização você ainda pode conseguir fazer o cliente ficar mais tempo na loja, se interessar por outros produtos e influenciar as suas decisões de compras. E, este artigo vai te ajudar justamente com dicas de como organizar a sua loja de variedades para ter sucesso. Confira!

Dicas de como organizar uma loja de variedades

1. Setorize a loja

Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao organizar uma loja de variedades é uma lista com todos os produtos que são vendidos no estabelecimento. Em seguida, esses produtos devem ser separados em diferentes categorias. Desta forma, você fará a setorização dos itens vendidos na sua loja.

Fazer a setorização da loja é importante para ajudar os clientes a encontrar os produtos com facilidade. Além disso, ele também pode facilitar a distribuição de tarefas e responsabilidade para a sua equipe de vendas. Já que cada funcionário pode ficar responsável por um ou mais setores, dependendo do tamanho do estabelecimento.

Alguns setores que a sua loja de variedades pode ter são:

  • Decoração;
  • Itens para cozinha;
  • Produtos de bebê;
  • Higiene pessoal;
  • Eletrônicos;
  • Papelaria;
  • Floricultura e jardinagem;
  • Cama, mesa e banho;
  • Ferramentas, dentre outros.

Vale a pena destacar que essa divisão deve ser revisada periodicamente, já que os produtos que você vende podem mudar, ou mesmo o perfil dos clientes. Portanto, fique atento às suas vendas e caso perceba algum problema, não hesite em fazer mudanças.

2. Se comunique com o cliente

De nada adianta saber como organizar a sua loja de variedade em setores se você não conseguir se comunicar bem com o cliente e mostrar para ele onde os produtos que ele precisa estão. Por isso, na hora de planejar a organização da sua loja pense como cada setor será identificado.

Isso pode ser feito por cores de gôndolas diferentes, ou então por placas. Mas, é claro, que você pode utilizar a forma que achar mais conveniente e que combine mais com a sua marca.

Além da identificação dos setores, você também precisa definir como será a etiqueta de preços. Elas ficarão abaixo ou acima do produto nas prateleiras, ou ainda definir qual será a cor da etiqueta e como irá destacar as promoções. Utilizar cores diferentes, com cores chamativas ajuda a chamar a atenção do cliente, que pode decidir conferir o item de perto e acabar levando para casa.


Inclusive, aqui queremos dar uma dica bônus que pode te ajudar a se comunicar melhor com o cliente e influenciar a sua loja de forma bastante positiva: a rádio indoor. Ter uma rádio em que você controla o que é reproduzido te ajuda a escolher músicas que ajudem a reforçar a sua marca e a oferecer ao cliente um bom ambiente de compras

Sem falar que você ainda pode criar anúncios para serem reproduzidos entre as músicas da sua playlist. Assim, você consegue divulgar promoções, novidades, convidar o cliente para fazer parte do clube de fidelidade, e muito mais. Ficou interessado? Então clique aqui para saber como a rádio indoor pode ser a melhor ferramenta para a sua loja.

3. Renove o layout da loja com frequência

O próximo passo para organizar a loja de variedades é fazer a renovação do layout da loja com frequência. Essa é uma estratégia importante para manter os clientes interessados e engajados com o seu negócio. 

As pequenas mudanças no visual da loja podem trazer uma sensação de novidade, estimulando a curiosidade e o interesse dos clientes. Além disso, a renovação do layout pode transmitir uma imagem de inovação e atualização, mostrando que a sua loja está sempre em busca de melhorias e se mantém atualizada em relação às tendências de mercado, ou seja, a sua marca fica com uma imagem mais profissional.

Outro ponto importante porque essa estratégia funciona é que ela ajuda a melhorar a experiência de compra dos clientes. Afinal, ao mudar a disposição dos produtos, a loja pode facilitar a localização dos itens e tornar o ambiente mais agradável e acolhedor.

4. Exponha os produtos de forma inteligente

Outro ponto que se deve considerar na hora de organizar a sua loja de variedades é a forma como os produtos estão posicionados. Expor os produtos da melhor maneira na loja é uma estratégia importante para aumentar as vendas 

Por exemplo, uma técnica muito utilizada é o cross merchandising, que consiste em posicionar produtos complementares próximos uns dos outros para incentivar compras adicionais. É justamente por isso que as meias estão sempre perto dos sapatos nas lojas. 

No caso da loja de variedades, dividir a loja em setores já aumenta as chances do cliente comprar mais. Entretanto, você pode analisar quais produtos que os clientes geralmente compram ao mesmo tempo. Assim, você poderá personalizar a organização da loja conforme o perfil dos clientes.

Conseguir destacar os produtos certos também te ajudam a aumentar as vendas. Por isso, na hora de organizar a loja de variedades, fique atento à forma e ao local onde os produtos com melhor margem de lucro são expostos. Utilize uma iluminação direta, ou então colocar o produto na vitrine, na altura dos olhos pode ajudar a chamar a atenção para o item.

Por último, mas não menos importante, na hora de organizar a loja é preciso tomar bastante cuidado para que ela não fique com o aspecto de entulhamento. Como a loja de variedades possui uma grande diversidade de produtos, se eles não forem organizados corretamente o consumidor pode ficar com uma sensação de desorganização e ter dificuldade para encontrar os produtos.

Pronto para deixar a sua loja de variedades organizada e aumentar as suas vendas? Aproveite e confira mais dicas no nosso blog para fazer o seu negócio decolar.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

8 dicas para vender mais na Semana do Brasil!

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no calendário do varejo. Sua criação se deu em 2019, com o intuito de aquecer o varejo em um período sem grandes datas comemorativas e de baixas vendas. Portanto, é uma data que nem todos os varejistas ainda focam para conseguir aumentar as vendas. Mas, isso…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

Texto de promoção de loja de roupas: 12 exemplos para se inspirar

Ao preparar a divulgação das promoções da sua loja de roupas é essencial ter os textos certos para conseguir atrair os clientes e mostrar que você tem a solução para o problema deles. Isso fica ainda mais evidente durante as datas comemorativas do varejo, em que a concorrência é grande e todos os varejistas querem…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

O que significa Trade Marketing? Descubra o conceito aqui

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos que 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV (Ponto de Vendas). Isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute). É por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

12 textos de agradecimento de inauguração de loja: fidelize seus clientes

Preparar textos de agradecimento para os clientes que compareceram à inauguração da sua loja é uma forma de reforçar a sua marca e garantir que o consumidor se lembre de você. Entretanto, muitos varejistas não consideram essa ação por acharem que pode demandar muito tempo ou gastos extras. Entretanto, se você quiser fazer com que…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Veja Como Elaborar uma Estratégia de Negócios Para a sua Loja

Em mercados cada vez mais competitivos, ainda é possível fazer uma loja se destacar? Para a salvação de muitos lojistas, sim! Uma boa estratégia de negócios consegue melhorar o posicionamento da marca, aumentar a lucratividade e ainda bater a concorrência. Diante disso, veja o que não pode faltar em sua estratégia. Análise da atuação no…

Por Nayara Santos em 28.03.2018

Quais os benefícios de contratar microinfluenciadores para a marca? Descubra!

A internet está presente em todas as atividades comerciais e é uma ferramenta incrível para aplicar um marketing eficiente e alavancar as vendas, pois é onde os clientes passam a maior parte do tempo. Tendência para o mundo empresarial da atualidade, utilizar estratégias online proporciona resultados e benefícios expressivos para qualquer empresa, exemplo disso são…

Por Nayara Santos em 25.05.2020

Como vender mais no dia dos pais? Aumente suas vendas

Está chegando uma das datas mais esperadas para os varejistas: o Dia dos Pais. Logo atrás do Natal e do Dia das Mães, essa data tem grande potencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Mas, no mundo do varejo, nada é tão simples assim. Afinal, a sua loja não…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos