Por Nayara Santos em 21.01.2020

Tráfego pago realmente funciona? Entenda de uma vez!

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Com a internet adentrando cada vez mais no dia a dia das pessoas, as empresas também precisam marcar presença on-line e serem vistas por elas. Existem diferentes meios de fazer isso, como criar blogs, redes sociais e apostar no tráfego pago.

Aliás, você já ouviu falar nesse último termo? Ele é uma importante estratégia de marketing para gerar mais visitas no seu site e, inclusive, aumentar o número de vendas. Por isso, vale a pena saber mais sobre o assunto.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar a você o que é o tráfego pago, quais são as melhores fontes e por que ele funciona. Acompanhe!

O que é o tráfego pago?

Basicamente, o tráfego pago se refere a anúncios publicitários que geram acesso rápido ao seu site. Ou seja, ele é contrário ao tráfego orgânico, que acontece quando você entra espontaneamente numa página.

Para fazer essa estratégia de marketing, é necessário utilizar uma fonte responsável por colocar a campanha no ar. Depois disso, ela pode aparecer em diferentes locais, dependendo da escolha da plataforma.

Por exemplo, quando você faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados que aparecem são links patrocinados, certo? Eles representam o tráfego pago que tem como fonte o Google Adwords.

Para entender um pouco melhor como esse mecanismo estratégico atua, é importante conhecer mais a fundo as diferentes plataformas que oferecem essa funcionalidade.

Quais são as melhores fontes de tráfego pago?

Cada fonte de tráfego pago costuma ser responsável por colocar o seu anúncio publicitário numa plataforma específica. Conheça as principais modalidades logo abaixo.

Facebook Ads

Além de servir para conectar pessoas do mundo todo, o Facebook também é uma ótima ferramenta para aproximar as empresas dos clientes. Para isso, é possível inserir anúncios por meio do Facebook Ads.

Com ele, você consegue segmentar exatamente o público-alvo que deseja atingir. Sendo assim, existe a possibilidade de filtrar por dados demográficos, faixa etária, interesses, sexo e muito mais.


No entanto, é preciso tomar cuidado ao veicular um link patrocinado nessa rede social, porque a política de anúncios é bem rigorosa e bloqueia contas que não seguem as diretrizes antes mesmo da campanha ir ao ar.

Google Adwords

O Google é o principal site de busca das pessoas, então conseguir posicionar um anúncio seu no topo da primeira página pode garantir muitas visitas no seu site. Para isso, existe o Google Adwords.

Essa fonte de tráfego pago apresenta diversas vantagens, como o alcance rápido do público-alvo, geração de tráfego mais eficaz, clientes com disposição para comprar e muitas pessoas buscam a palavra-chave.

Por outro lado, para quem é iniciante, ele mostra uma desvantagem que é a dificuldade de entender como funciona o processo da criação do anúncio.

YouTube Ads

Os vídeos veiculados no YouTube também podem representar uma chance de aumentar o número de visitas no seu vídeo, já que a plataforma agora conta com o YouTube Ads. Ela é responsável por criar e divulgar anúncios dentro dos vídeos ou como sugestão.

Como você já deve ter percebido, essa opção é ideal caso a sua empresa tenha uma conta no YouTube e veicule vídeos. Por meio dessa fonte, é possível gerar um alto engajamento, ter um bom retorno sobre o investimento e ainda pagar apenas pelos vídeos assistidos.

A única desvantagem é igual à do Google Adwords, ou seja, a complexidade no momento de criar até publicar o anúncio.

Instagram Ads

A principal rede social de fotos também tem um tráfego pago para chamar de seu. O Instagram Ads está dentro do Instagram para Empresas, permitindo que sejam veiculados anúncios dentro dessa plataforma.

Aliás, as campanhas podem aparecer de diferentes formas, como em fotos, vídeos, feed e stories. Então, se você tem um público jovem, essa fonte pode ser uma ótima oportunidade de alavancar o seu negócio.

UOL Ads

Sendo um dos maiores portais da internet, a UOL também permite a criação de links patrocinados. Por meio da UOL Ads, você consegue criar anúncios que podem aparecer até mesmo em parceiros desse site, como o PagSeguro e a Folha de São Paulo.

Existem diversas vantagens ao fazer uso dessa fonte, como a grande visibilidade, investimento flexível (o valor é acessível e você só paga por clique) e boa capacidade de segmentação.

Qual é a importância do tráfego pago?

Já pensou se a sobrevivência imediata do seu negócio no mundo digital dependesse de quem acessa o seu site espontaneamente? Se a sua empresa ainda não for referência na área em que atua, certamente isso geraria prejuízos.

Afinal, com tantos concorrentes, nem sempre as pessoas ficam sabendo da existência da sua organização assim tão rápido, então é nesse momento que entra a ação do tráfego pago. Por meio dele, é possível aumentar exponencialmente o número de visitas e, até mesmo, angariar novos clientes.

Desse modo, como estratégia a curto prazo, ele se torna fundamental por gerar efeito imediato. Ainda que o tráfego orgânico seja importante, o resultado dele só surge a médio ou longo prazo. Confira abaixo algumas vantagens do tráfego pago:

  • divulgação de ações específicas: seja para disseminar promoções, novos produtos ou um material exclusivo, o anúncio publicitário é bastante eficiente;
  • visibilidade de forma mais rápida: ainda que o tráfego orgânico realmente funcione e consiga colocar a sua empresa no topo das buscas, isso pode demorar meses para acontecer, ao contrário dos links patrocinados;
  • ampliação das taxas de conversão: clientes que estão na última fase do funil de vendas estão mais dispostos à compra, o que facilita a conversão;
  • melhoria da reputação no Google: por meio do tráfego pago, o Google pode entender que a sua página é confiável, melhorando a sua reputação ao colocá-la numa posição mais alta no ranqueamento.

Portanto, é possível concluir que o tráfego pago funciona e deve ser utilizado pelas empresas que prezam pela presença on-line e desejam ser reconhecidas no mercado. Então, comece a usar as fontes que citamos neste artigo e veja os resultados rapidamente!

Depois deste conteúdo, que tal saber mais sobre vendas on-line? Nós fizemos um artigo completo sobre esse assunto. Confira!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Vender pelo Whatsapp: 5 dicas para aumentar as vendas

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia de vender pelo Whatsapp, dê uma olhada nesses números divulgados pela Revista Exame: são 120 milhões de usuários ativos mensalmente, fazendo com que o Brasil seja um dos países onde o aplicativo é mais popular. Além disso, o Whatsapp é o app mais utilizado entre os brasileiros,…

Por Nayara Santos em 26.11.2019

Frases para loja virtual infantil: confira 14 exemplos

Divulgar a sua loja infantil pode ser um grande desafio, já que você precisa ter frases que consigam atrair tanto as crianças quanto os adultos. Além disso, dependendo do meio utilizado para fazer a divulgação, algumas frases devem ser mais voltadas para os adultos do que para o seu público infantil. Esse é justamente o…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

32 Frases de Natal: se inspire com nossas ideias

Saber quais frases de Natal utilizar para conseguir atrair os consumidores para a sua loja pode fazer uma grande diferença para os resultados deste final de ano. Basta lembrar que todos os comerciantes estarão fazendo exatamente a mesma coisa e, se destacar neste mar de ofertas, pode ser o segredo para você sair na frente…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

18 textos prontos para vender um produto, se inspire

Todo varejista busca ideias de textos prontos para vender um produto. Afinal, são esses textos que ajudam a atrair a atenção do cliente, fazer com que ele vá até a sua loja, ou então até o setor em que o item está exposto. Assim, você consegue aumentar as suas vendas e obter bons resultados. Entretanto,…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los. Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

8 Tendências de Marketing no Varejo para 2024

 Você já conhece as tendências de marketing no varejo para 2024? Se não conhece então é bom ficar de olho para acompanhar o mercado e garantir o seu lugar ao Sol. Afinal, você conseguiu superar tantos desafios nos últimos anos que não vai querer ser passado para trás pela concorrência bem agora, momento em…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como abrir uma loja de atacado e varejo: passo a passo

Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio e geralmente elas decidem investir em alguma área do varejo. Para ter uma empresa de sucesso é importante começar com o pé direito, por isso, conhecer os passos para abrir uma loja de atacado e varejo é fundamental. Como são muitos detalhes a serem considerados, é…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo. É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

4 ideias para loja de moda íntima, confira!

Ter boas ideias para a sua loja de moda íntima pode te ajudar a encantar clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Essa não é exatamente uma tarefa muito fácil, afinal muitos gestores acreditam que as ações realizadas na sua loja devem ser algo inédito para fazer sucesso. Se você é um desses gestores,…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos