Por Nayara Santos em 21.01.2020

Tráfego pago realmente funciona? Entenda de uma vez!

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Com a internet adentrando cada vez mais no dia a dia das pessoas, as empresas também precisam marcar presença on-line e serem vistas por elas. Existem diferentes meios de fazer isso, como criar blogs, redes sociais e apostar no tráfego pago.

Aliás, você já ouviu falar nesse último termo? Ele é uma importante estratégia de marketing para gerar mais visitas no seu site e, inclusive, aumentar o número de vendas. Por isso, vale a pena saber mais sobre o assunto.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar a você o que é o tráfego pago, quais são as melhores fontes e por que ele funciona. Acompanhe!

O que é o tráfego pago?

Basicamente, o tráfego pago se refere a anúncios publicitários que geram acesso rápido ao seu site. Ou seja, ele é contrário ao tráfego orgânico, que acontece quando você entra espontaneamente numa página.

Para fazer essa estratégia de marketing, é necessário utilizar uma fonte responsável por colocar a campanha no ar. Depois disso, ela pode aparecer em diferentes locais, dependendo da escolha da plataforma.

Por exemplo, quando você faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados que aparecem são links patrocinados, certo? Eles representam o tráfego pago que tem como fonte o Google Adwords.

Para entender um pouco melhor como esse mecanismo estratégico atua, é importante conhecer mais a fundo as diferentes plataformas que oferecem essa funcionalidade.

Quais são as melhores fontes de tráfego pago?

Cada fonte de tráfego pago costuma ser responsável por colocar o seu anúncio publicitário numa plataforma específica. Conheça as principais modalidades logo abaixo.

Facebook Ads

Além de servir para conectar pessoas do mundo todo, o Facebook também é uma ótima ferramenta para aproximar as empresas dos clientes. Para isso, é possível inserir anúncios por meio do Facebook Ads.

Com ele, você consegue segmentar exatamente o público-alvo que deseja atingir. Sendo assim, existe a possibilidade de filtrar por dados demográficos, faixa etária, interesses, sexo e muito mais.


No entanto, é preciso tomar cuidado ao veicular um link patrocinado nessa rede social, porque a política de anúncios é bem rigorosa e bloqueia contas que não seguem as diretrizes antes mesmo da campanha ir ao ar.

Google Adwords

O Google é o principal site de busca das pessoas, então conseguir posicionar um anúncio seu no topo da primeira página pode garantir muitas visitas no seu site. Para isso, existe o Google Adwords.

Essa fonte de tráfego pago apresenta diversas vantagens, como o alcance rápido do público-alvo, geração de tráfego mais eficaz, clientes com disposição para comprar e muitas pessoas buscam a palavra-chave.

Por outro lado, para quem é iniciante, ele mostra uma desvantagem que é a dificuldade de entender como funciona o processo da criação do anúncio.

YouTube Ads

Os vídeos veiculados no YouTube também podem representar uma chance de aumentar o número de visitas no seu vídeo, já que a plataforma agora conta com o YouTube Ads. Ela é responsável por criar e divulgar anúncios dentro dos vídeos ou como sugestão.

Como você já deve ter percebido, essa opção é ideal caso a sua empresa tenha uma conta no YouTube e veicule vídeos. Por meio dessa fonte, é possível gerar um alto engajamento, ter um bom retorno sobre o investimento e ainda pagar apenas pelos vídeos assistidos.

A única desvantagem é igual à do Google Adwords, ou seja, a complexidade no momento de criar até publicar o anúncio.

Instagram Ads

A principal rede social de fotos também tem um tráfego pago para chamar de seu. O Instagram Ads está dentro do Instagram para Empresas, permitindo que sejam veiculados anúncios dentro dessa plataforma.

Aliás, as campanhas podem aparecer de diferentes formas, como em fotos, vídeos, feed e stories. Então, se você tem um público jovem, essa fonte pode ser uma ótima oportunidade de alavancar o seu negócio.

UOL Ads

Sendo um dos maiores portais da internet, a UOL também permite a criação de links patrocinados. Por meio da UOL Ads, você consegue criar anúncios que podem aparecer até mesmo em parceiros desse site, como o PagSeguro e a Folha de São Paulo.

Existem diversas vantagens ao fazer uso dessa fonte, como a grande visibilidade, investimento flexível (o valor é acessível e você só paga por clique) e boa capacidade de segmentação.

Qual é a importância do tráfego pago?

Já pensou se a sobrevivência imediata do seu negócio no mundo digital dependesse de quem acessa o seu site espontaneamente? Se a sua empresa ainda não for referência na área em que atua, certamente isso geraria prejuízos.

Afinal, com tantos concorrentes, nem sempre as pessoas ficam sabendo da existência da sua organização assim tão rápido, então é nesse momento que entra a ação do tráfego pago. Por meio dele, é possível aumentar exponencialmente o número de visitas e, até mesmo, angariar novos clientes.

Desse modo, como estratégia a curto prazo, ele se torna fundamental por gerar efeito imediato. Ainda que o tráfego orgânico seja importante, o resultado dele só surge a médio ou longo prazo. Confira abaixo algumas vantagens do tráfego pago:

  • divulgação de ações específicas: seja para disseminar promoções, novos produtos ou um material exclusivo, o anúncio publicitário é bastante eficiente;
  • visibilidade de forma mais rápida: ainda que o tráfego orgânico realmente funcione e consiga colocar a sua empresa no topo das buscas, isso pode demorar meses para acontecer, ao contrário dos links patrocinados;
  • ampliação das taxas de conversão: clientes que estão na última fase do funil de vendas estão mais dispostos à compra, o que facilita a conversão;
  • melhoria da reputação no Google: por meio do tráfego pago, o Google pode entender que a sua página é confiável, melhorando a sua reputação ao colocá-la numa posição mais alta no ranqueamento.

Portanto, é possível concluir que o tráfego pago funciona e deve ser utilizado pelas empresas que prezam pela presença on-line e desejam ser reconhecidas no mercado. Então, comece a usar as fontes que citamos neste artigo e veja os resultados rapidamente!

Depois deste conteúdo, que tal saber mais sobre vendas on-line? Nós fizemos um artigo completo sobre esse assunto. Confira!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais na crise: 10 estratégias infalíveis

Desenvolver estratégias para de como vender mais na crise pode ser o grande diferencial entre a sobrevivência e o fechamento das portas do seu negócio. Isso ficou bastante evidente durante a pandemia, uma vez que o lockdown implementados em muitas cidades fez com que os varejistas tivessem grandes prejuízos. Inclusive, tiveram que decretar falência. Para…

Por Nayara Santos em 30.11.2021

Você sabe o que é pós-venda? Confira!

Planejar e executar um bom pós-venda pode aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes com a sua empresa após as compras. Aliás, um dos erros que um negócio precisa evitar é justamente dar por encerrado o processo de venda no momento em que o cliente paga pelo produto ou serviço. É importante oferecer uma…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Afinal, o que significa autoridade de marca? Descubra aqui!

Uma marca é construída com solidez por meio de diversas ações, colaboradores e técnicas de vendas, basicamente. Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca. Entre…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Realidade virtual e como criar uma experiência imersiva para o cliente

A realidade virtual é mais uma das ferramentas tecnológicas na qual você pode apostar para melhorar a experiência de compras dos seus clientes. Afinal, ela pode ir do simples fato de permitir que os clientes testem e experimentem os produtos antes de efetuarem uma compra, até a personalização de conteúdo para aumentar as taxas de…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Como divulgar produtos no Facebook em 7 passos

As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Descubra o que é marketplace e suas vantagens

Quem está em busca de oportunidades valiosas para vender na internet precisa conhecer o modelo de marketplace. Por meio dele, é possível aproveitar a estrutura de um e-commerce grande para levar seus produtos aos clientes e alavancar seus resultados. Esse movimento é uma consequência da transformação da maioria das lojas virtuais em verdadeiras agregadoras de…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Serviço de locução profissional para destacar suas promoções

No dinâmico mundo do varejo, conectar-se de forma eficaz com seus clientes pode ser um verdadeiro diferencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, com tantas opções disponíveis, destacar suas promoções e atrair a atenção do cliente exige criatividade e estratégia.  É aqui que entra em cena o poder da locução profissional, capaz de transformar…

Por Nayara Santos em 20.01.2025

4 ideias para aniversário de loja de roupas, se inspire

A comemoração do aniversário da loja envolve muitos preparativos. É preciso pensar quais estratégias de marketing serão utilizadas, quais produtos estarão em oferta, quais ações serão realizadas para atrair clientes, e até mesmo como retribuir os funcionários pela dedicação. Por isso, é natural que os gestores do varejo de lojas de roupas busquem ideias para…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como a IA ajuda a aumentar as vendas do varejo

Com o avanço constante da tecnologia, os varejistas estão explorando novas formas de atrair e envolver os clientes, aumentando as vendas. Uma dessas tecnologias inovadoras é a inteligência artificial, que está mudando a forma como as empresas interagem com os clientes e impulsionam as vendas. Com a inteligência artificial os varejistas podem não apenas automatizar,…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos