Com a internet adentrando cada vez mais no dia a dia das pessoas, as empresas também precisam marcar presença on-line e serem vistas por elas. Existem diferentes meios de fazer isso, como criar blogs, redes sociais e apostar no tráfego pago.
Aliás, você já ouviu falar nesse último termo? Ele é uma importante estratégia de marketing para gerar mais visitas no seu site e, inclusive, aumentar o número de vendas. Por isso, vale a pena saber mais sobre o assunto.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar a você o que é o tráfego pago, quais são as melhores fontes e por que ele funciona. Acompanhe!
O que é o tráfego pago?
Basicamente, o tráfego pago se refere a anúncios publicitários que geram acesso rápido ao seu site. Ou seja, ele é contrário ao tráfego orgânico, que acontece quando você entra espontaneamente numa página.
Para fazer essa estratégia de marketing, é necessário utilizar uma fonte responsável por colocar a campanha no ar. Depois disso, ela pode aparecer em diferentes locais, dependendo da escolha da plataforma.
Por exemplo, quando você faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados que aparecem são links patrocinados, certo? Eles representam o tráfego pago que tem como fonte o Google Adwords.
Para entender um pouco melhor como esse mecanismo estratégico atua, é importante conhecer mais a fundo as diferentes plataformas que oferecem essa funcionalidade.
Quais são as melhores fontes de tráfego pago?
Cada fonte de tráfego pago costuma ser responsável por colocar o seu anúncio publicitário numa plataforma específica. Conheça as principais modalidades logo abaixo.
Facebook Ads
Além de servir para conectar pessoas do mundo todo, o Facebook também é uma ótima ferramenta para aproximar as empresas dos clientes. Para isso, é possível inserir anúncios por meio do Facebook Ads.
Com ele, você consegue segmentar exatamente o público-alvo que deseja atingir. Sendo assim, existe a possibilidade de filtrar por dados demográficos, faixa etária, interesses, sexo e muito mais.
No entanto, é preciso tomar cuidado ao veicular um link patrocinado nessa rede social, porque a política de anúncios é bem rigorosa e bloqueia contas que não seguem as diretrizes antes mesmo da campanha ir ao ar.
Google Adwords
O Google é o principal site de busca das pessoas, então conseguir posicionar um anúncio seu no topo da primeira página pode garantir muitas visitas no seu site. Para isso, existe o Google Adwords.
Essa fonte de tráfego pago apresenta diversas vantagens, como o alcance rápido do público-alvo, geração de tráfego mais eficaz, clientes com disposição para comprar e muitas pessoas buscam a palavra-chave.
Por outro lado, para quem é iniciante, ele mostra uma desvantagem que é a dificuldade de entender como funciona o processo da criação do anúncio.
YouTube Ads
Os vídeos veiculados no YouTube também podem representar uma chance de aumentar o número de visitas no seu vídeo, já que a plataforma agora conta com o YouTube Ads. Ela é responsável por criar e divulgar anúncios dentro dos vídeos ou como sugestão.
Como você já deve ter percebido, essa opção é ideal caso a sua empresa tenha uma conta no YouTube e veicule vídeos. Por meio dessa fonte, é possível gerar um alto engajamento, ter um bom retorno sobre o investimento e ainda pagar apenas pelos vídeos assistidos.
A única desvantagem é igual à do Google Adwords, ou seja, a complexidade no momento de criar até publicar o anúncio.
Instagram Ads
A principal rede social de fotos também tem um tráfego pago para chamar de seu. O Instagram Ads está dentro do Instagram para Empresas, permitindo que sejam veiculados anúncios dentro dessa plataforma.
Aliás, as campanhas podem aparecer de diferentes formas, como em fotos, vídeos, feed e stories. Então, se você tem um público jovem, essa fonte pode ser uma ótima oportunidade de alavancar o seu negócio.
UOL Ads
Sendo um dos maiores portais da internet, a UOL também permite a criação de links patrocinados. Por meio da UOL Ads, você consegue criar anúncios que podem aparecer até mesmo em parceiros desse site, como o PagSeguro e a Folha de São Paulo.
Existem diversas vantagens ao fazer uso dessa fonte, como a grande visibilidade, investimento flexível (o valor é acessível e você só paga por clique) e boa capacidade de segmentação.
Qual é a importância do tráfego pago?
Já pensou se a sobrevivência imediata do seu negócio no mundo digital dependesse de quem acessa o seu site espontaneamente? Se a sua empresa ainda não for referência na área em que atua, certamente isso geraria prejuízos.
Afinal, com tantos concorrentes, nem sempre as pessoas ficam sabendo da existência da sua organização assim tão rápido, então é nesse momento que entra a ação do tráfego pago. Por meio dele, é possível aumentar exponencialmente o número de visitas e, até mesmo, angariar novos clientes.
Desse modo, como estratégia a curto prazo, ele se torna fundamental por gerar efeito imediato. Ainda que o tráfego orgânico seja importante, o resultado dele só surge a médio ou longo prazo. Confira abaixo algumas vantagens do tráfego pago:
- divulgação de ações específicas: seja para disseminar promoções, novos produtos ou um material exclusivo, o anúncio publicitário é bastante eficiente;
- visibilidade de forma mais rápida: ainda que o tráfego orgânico realmente funcione e consiga colocar a sua empresa no topo das buscas, isso pode demorar meses para acontecer, ao contrário dos links patrocinados;
- ampliação das taxas de conversão: clientes que estão na última fase do funil de vendas estão mais dispostos à compra, o que facilita a conversão;
- melhoria da reputação no Google: por meio do tráfego pago, o Google pode entender que a sua página é confiável, melhorando a sua reputação ao colocá-la numa posição mais alta no ranqueamento.
Portanto, é possível concluir que o tráfego pago funciona e deve ser utilizado pelas empresas que prezam pela presença on-line e desejam ser reconhecidas no mercado. Então, comece a usar as fontes que citamos neste artigo e veja os resultados rapidamente!
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