Por Nayara Santos em 03.05.2022

Marketing para Varejo: Como criar um bom ambiente de compra

Por Nayara Santos em 03.05.2022

O setor varejista é extremamente competitivo, com novos players surgindo a todo momento. Por isso, desenvolver estratégias de marketing para varejo que sejam capazes de oferecer ao cliente um bom ambiente de compras fará com que você se destaque da concorrência.

Para ajudar os gestores a encontrar as estratégias certas e a  implementá-las na sua loja, nós criamos um e-book recheado com muitas informações. A seguir, preparamos um resumo do que você vai encontrar lá. Confira!

Marketing Sensorial: o caminho para encantar os clientes

O marketing sensorial é uma das estratégias que você pode adotar para conseguir encantar e fidelizar os clientes que frequentam a sua loja. Ela tem como intuito despertar e estimular os cinco sentidos. Isso cria um ambiente de compras diferenciado, fazendo com que o cliente perceba isso assim que entra na sua loja.

O primeiro passo para fazer essa estratégia funcionar é conhecer bem o seu cliente, do que ele gosta e o que é capaz de chamar a atenção dele. Além disso, você também precisa ter um bom conhecimento sobre a sua marca, saber qual tipo de mensagem você quer transmitir. A partir daí, implementar estratégias de marketing sensorial será muito mais fácil.

Criando um bom ambiente de compras no varejo

A seguir, falaremos brevemente sobre algumas das principais estratégias de marketing que podem ser aplicadas no varejo para oferecer aos clientes um ambiente de compras diferenciado. Confira e veja quais delas melhor combina com o seu negócio:

  • Música: uma das técnicas que mais se destacam quando o assunto é oferecer uma boa experiência de compras. A música é capaz de influenciar o comportamento dos clientes e a produtividade dos funcionários. O resultado é que você tem um aumento nas vendas e clientes fiéis. Neste caso, é fundamental escolher a trilha sonora certa para os clientes fazerem as compras;
  • Vitrine: o cartão de visitas da sua loja, fazendo com que o cliente se interesse pelos produtos que você tem a oferecer;
  • Iluminação: a iluminação da loja pode transformar o ambiente e deixá-lo mais confortável e aconchegante, ou com um clima mais moderno e industrial. Tudo vai depender da identidade da sua marca, qual mensagem você quer passar e qual tipo de ambiente você quer oferecer ao cliente;
  • Conforto: quando o cliente percebe que a loja é confortável e aconchegante, a tendência é que ele queira passar mais tempo comprando;
  • Tecnologia: utilizar os softwares certos de gestão facilitam o controle de saída e entrada de mercadorias, registro de clientes, divulgação de produtos, displays para mostrar preços e promoções, dentre outros;
  • Relacionamento com o cliente: ter um software para fazer a gestão de cliente pode te ajudar a entender quais os produtos os seus clientes preferem, qual a frequência com que eles fazem compras. Assim, você consegue desenvolver estratégias de marketing mais certeiras e que terão maiores chances de sucesso.

Que tal conferir mais detalhes de cada uma dessas estratégias? Basta fazer o download gratuito do nosso e-book. Não perca mais tempo e invista nas ações corretas de marketing no varejo. 

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Branding no Varejo: 5 dicas essenciais para ter sucesso

O branding no varejo provavelmente é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor. É através dele que você consegue deixar uma marca na mente dos clientes, trazendo mais do que imagens visuais, mas também despertando sensações quando eles pensam na sua marca. Apesar disso, nem todo…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Como criar um briefing de anúncio?

Muito do sucesso da sua empresa de varejo depende da capacidade de fazer anúncios. Por isso, saber como criar um briefing é uma das etapas que podem interferir nos resultados que você. Afinal, é a partir dele que a campanha será criada. Ou seja, para conseguir ter anúncios bons, dentro do prazo desejado e sem…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Loja de roupas no varejo online: saiba como otimizá-la

Você já tem uma loja de roupas no varejo online, mas sabe que precisa otimizá-la para aumentar as vendas e garantir seu espaço entre a concorrência? Sabe o quanto a experiência do usuário é importante para que ele permaneça conectado e volte mais vezes à sua página? Se esse é o caso, você chegou ao…

Por Nayara Santos em 23.04.2020

6 estratégias de Marketing para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais de mais destaque e muitas empresas já têm contas para divulgar imagens e vídeos. Porém, não basta criar um perfil e postar um conteúdo qualquer: existem estratégias de Marketing que podem ser usadas para melhorar os resultados das postagens, tornando-as uma forma de impulsionar os lucros da empresa.…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

Descubra as 7 regras do branding sensorial

Conhecer as regras do branding sensorial pode te ajudar a se destacar no meio da multidão e da grande disposição de marcas. Assim, se você quiser conhecer formas de agradar ao cliente e trazer a sua marca para mais perto deles, então precisa ficar de olho em diferentes estratégias de marketing, como o branding sensorial.…

Por Nayara Santos em 28.07.2022

Frases para loja infantil: 16 exemplos para se inspirar

Comunicar-se de forma efetiva com os clientes é um desafio enfrentado por muitos gestores do varejo. Isso é especialmente verdade quando se trata de criar frases para divulgar a sua marca, atrair clientes, anunciar promoções e eventos. Afinal, as frases certas te ajudam com tudo isso e ainda fazem com que os consumidores conheçam melhor…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos