Por Nayara Santos em 17.05.2022

Conheça as 7 melhores campanhas de varejo

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Uma ação de marketing nem sempre tem a intenção de somente fazer uma propaganda para o seu negócio. O consumidor procura algo além do que bons produtos e um bom atendimento nas lojas e empresas que vai. 

O novo cliente quer entrega de valor e motivos para ser um cliente da sua loja. É exatamente isso que as melhores campanhas de varejo abordaram e pensaram em suas estratégias. E você precisa conhecer essas campanhas para se inspirar e aplicar para a sua empresa.

Para você ter uma ideia, entre os anos de 2000 e 2019, muitas ações de marketing se destacaram e deram o que falar na mídia e nas redes sociais. Todas elas queriam promover alguma coleção, promoção, ou produto, é claro, mas elas também buscaram passar alguma mensagem e posicionamento social. E, mesmo que o assunto seja sério, muitas marcas tentaram se destacar fazendo campanhas engraçadas.

Pensando nisso, separamos as 7 melhores campanhas que deram o que falar e foram um sucesso para a imagem e caixa das marcas. Além disso, ainda vamos trazer dicas práticas de como elaborar a campanha de varejo ideal para a sua marca. Confira e tenha um pouco de inspiração!

Por que investir em estratégias diferenciadas no varejo?

Não importa em qual ramo do varejo você atue, provavelmente a concorrência é algo bastante grande e presente no seu dia. Isso significa que, qualquer estratégia que a concorrência comece a usar primeiro que você, eles podem sair na frente e conquistar clientes. Por outro lado, se um dos dois errar, provavelmente os consumidores vão procurar outra opção de loja para realizar as compras.

E isso não é tudo, a concorrência aumenta a cada dia e, como resultado, cada vez mais o consumidor tem mais opções. Isso faz com que os comércios precisem traçar estratégias para se destacar em meio a tantos. Além disso, o consumidor já está saturado daquele “mais do mesmo”.

Diante disso, identificar e desenvolver as melhores campanhas de varejo é uma chance de chamar a atenção do seu público e retê-lo. A partir disso, a loja começará a trabalhar a satisfação e fidelização. Além disso, a gestão de marketing da sua empresa precisa pensar em ações inovadoras e que busquem passar alguma mensagem 

Não importa se você utilizará uma abordagem mais séria ou mais descontraída e cômica, o importante é manter a identidade da sua marca e possibilitar aos consumidores se reconhecerem e gostarem dela. Por falar nisso, quer conhecer algumas técnicas de vendas infalíveis? Então faça o download gratuito do nosso e-book, basta clicar aqui.

Quais campanhas mais se destacaram ao longo dos anos?

Antes de te darmos todas as informações necessárias para você criar a sua própria campanha de varejo, vamos te mostrar alguns dos exemplos de campanhas de sucesso. Como falamos anteriormente, entre os anos 2000 e 2019, muitas campanhas se destacaram na mídia e até mesmo entraram para a história. Conhecê-las permite que você se inspire e entenda o porquê cada uma delas fez o sucesso na época. Vamos relembrar sete delas.

1. Semana do cliente, do Ponto Frio

Sempre reforçamos a importância de criar e compartilhar informações e conteúdos de valor para o seu público. Essa é uma maneira não só de apresentar os seus produtos e diferenciais, mas também de estreitar o relacionamento com o consumidor e ganhar a sua confiança.


Pensando nisso, o Ponto Frio fez uma parceria com as redes da Via Varejo (Casas Bahia, Extra, Bartira e VV Atacado), a agência Y&R e a plataforma Take. A estratégia utilizada consistiu em criar um chatbot no Messenger do Facebook que enviou mensagens secretas e curtas que utilizam um código de emojis.

O cliente que conseguisse “traduzir” os emojis ganhava os produtos mais buscados nos canais de vendas da empresa, sendo que cada consumidor poderia decifrar mais de uma frase e levar mais de um prêmio. Essa campanha rendeu cerca de 400 mil comentários nas redes sociais e cerca de 10 milhões de mensagens.

Portanto, com essa campanha o Ponto Frio conseguiu fazer com que as pessoas falassem sobre a marca, procurassem saber mais sobre ela e conhecer o que ela tinha para oferecer. Deixando os consumidores interessados no que estava acontecendo, eles comprando ou não na loja. 

2. Black Friday do bahianinho, da Casas Bahia

Outra ação de marketing que entrou para a lista de melhores campanhas do varejo foi a lançada pela Casas Bahia. O chatbot, que recebeu o nome de bahianinho, foi utilizado para divulgar promoções de Black Friday que eram personalizadas para cada usuário do Facebook.

Quando o consumidor acessava o sistema de mensagem, precisava escolher entre as categorias dos produtos, itens favoritos e ofertas específicas. Além disso, o bahianinho enviava alerta de produtos pesquisados pelo cliente e baixaram de preço. 

O sucesso foi tão grande que, em 2018, somente em uma semana de campanha, o bahianinho recebeu cerca de 40 milhões de mensagens, ou seja, 40 milhões de interações com a marca. E sejamos sinceros, que marca não quer ficar na mente dos clientes e estimular tamanha interação. 

Mesmo que a sua marca não seja tão grande, isso não significa que as pessoas não possam falar dela e interagir com ela. Por isso, criar campanhas de varejo que sejam certeiras e entendam o que o seu público precisa, pode ser um grande diferencial.

3. Programa Únicos, do Carrefour

Sabe aquela maçã pequena que fica uma eternidade na gôndola? Já viu alimentos não tão bonitos, mas que ainda assim estavam em perfeitas condições de consumo? É exatamente sobre isso que o programa Únicos, lançado pelo Carrefour, focou.

Você já parou para pensar em todos os custos que produzir alimentos pode ter? Eles vão desde a preparação do solo, compra das sementes e dos aditivos agrícolas, contratação de profissionais, compra e manutenção de equipamentos, plantio, cuidados com a plantação, colheita e transporte para o consumidor final. 

Ou seja, alimento não é algo que requer tempo e muito esforço para ficar pronto. Mesmo assim, e com tantas pessoas passando fome, o Brasil desperdiça alimentos somente por não serem esteticamente bonitos ou desejáveis.

Pensando nisso, o Carrefour disponibilizou descontos a partir de 30% para mais de 10 tipos de legumes e frutas que estivessem com tamanhos menores, com alguma mancha que não afete a sua qualidade ou com formatos considerados fora do padrão.

Assim, além de conseguir vender esses produtos e evitar o prejuízo com a perda deles, a empresa ainda conseguiu passar uma mensagem de extrema importância sobre a redução do desperdício de alimentos, principalmente aqueles apropriados para consumo. Aliás, essa entrega de valor é um fator de muita importância para a retenção de clientes no varejo.

Portanto, se você atua no varejo no ramo alimentício, pode fazer algo parecido e oferecer aos clientes algumas vantagens por escolher esses produtos, como descontos. Sem falar que você evita desperdícios e prejuízos para sua empresa.

Um bom exemplo disso é o que muitos supermercados fazem com os produtos que estão próximo do vencimento, oferecendo-os a preços reduzidos (muitas vezes pela metade do preço). Neste caso, o importante é que o cliente saiba que está adquirindo algo que está para vencer.

4. Essence Fantasy Mirror, da Triumph

A Triumph é uma marca de lingerie que está no mercado desde 2014 e faz parte do Grupo Rosset, a maior tecelagem de lycra da América do Sul. Entre as melhores campanhas de varejo da empresa, a que se destacou foi a Essence Fantasy Mirror.

Essa ação foi inspirada nas mulheres que encontram sempre dificuldades na hora de provar uma peça íntima. Afinal, muitas lojas não permitem que as clientes provem as lingeries, enquanto eu em outras lojas, por mais que seja possível fazê-lo, muitas consumidoras têm receio.

Para essa campanha, a Triumph enviou um convite para algumas clientes informando o lançamento de uma nova coleção. No local, a marca havia preparado um ambiente interativo no modelo on-line e off-line. Lá, as mulheres precisariam apenas fazer o download do aplicativo da marca através de um QR Code e recebiam conteúdos exclusivos. 

Entretanto, o grande diferencial é que as consumidoras conseguiam visualizar as peças em seus corpos, mesmo sem vesti-las. Além disso, a loja desenvolveu o espelho da fantasia, que eram vitrines onde modelos — não manequins ou fotos — ficavam girando com as lingeries da coleção. Segundo a empresa, a campanha fechou 50% das vendas entre as 125 clientes que participaram da campanha e ainda rendeu 1,6 mil downloads do aplicativo. 

Esse é um bom exemplo do que acontece quando a marca se preocupa em oferecer para o cliente a melhor experiência de compras, colocando-o em primeiro lugar. Ou seja, a Triumph resolveu um problema considerado um empecilho e um fator limitante para a compra das suas peças. E os resultados obtidos foram realmente incríveis.

5. Campanha Coral, do O Boticário

Os posicionamentos sociais também são uma forma de transmitir os valores e missões da sua loja e de manter o seu público engajado com a sua marca. Além de ser uma maneira de conquistar verdadeiros embaixadores. Nesse sentido, entre as melhores campanhas do varejo, destacamos a de inclusão de pessoas surdas feita pelo O Boticário.

No comercial, um menino com deficiência auditiva está em uma apresentação de um coral de natal, feito para crianças. No início do vídeo, uma professora orienta que somente aqueles alunos integrantes do coral deveriam permanecer na sala. Com isso, o garoto com deficiência se retira.

Entretanto, do lado de fora da sala, a professora entrega a partitura para o menino, que fica animado e se esforça para ensaiar. No dia da apresentação, o coral começa a cantar e a criança com deficiência participa do canto, porém com a linguagem de libras. Essa campanha repercutiu positivamente e emocionou muitas pessoas.

Neste exemplo podemos ver o posicionamento da marca com relação a temas sociais importantes. Assim, os consumidores conseguem deduzir que O Boticário é uma empresa que apoia a integração de pessoas com deficiências físicas na sociedade. Desta forma, os consumidores que possuem o mesmo posicionamento conseguem se identificar com isso e acabam comprando com a marca.

6. Sai Zica, da Magazine Luiza

O segredo de fazer uma boa campanha de varejo está também em aproveitar os acontecimentos atuais e a história (recente ou não) para atrair a atenção dos clientes e aumentar as suas vendas. E isso foi exatamente o que a Magazine Luiza fez na Copa do Mundo.

Como brasileiro é apaixonado por futebol, ela aproveitou o momento em que diversos consumidores poderiam comprar um novo aparelho de televisão e lançou a campanha  “Troque a sua TV do 7×1 no Magalu”. No comercial, um húngaro disse que todas as televisões que transmitiram o 7×1 entre a Alemanha e o Brasil estavam “zicadas”. E em seguida as promoções dos televisores eram anunciadas

A ideia rendeu boas vendas para pessoas que queriam aproveitar a promoção para trocar os seus televisores por modelos mais novos e com desconto. Além disso, a ação teve tanto sucesso que originou uma segunda campanha, em que as televisões “zicadas” eram enviadas para os argentinos, os maiores rivais do Brasil no futebol.

Esta campanha mostra a importância de estar antenado com o que acontece e ter o mínimo de conhecimento sobre o mundo. Afinal, você pode aproveitar essas pequenas chances para conquistar mais clientes, fazê-los rir e ficar na mente deles.

7. Misturados, da C&A

Também na abordagem de posicionamentos sociais, a diversidade de gênero é um assunto necessário. Uma das campanhas de varejo da C&A que teve grande repercussão nas redes sociais recebeu o slogan “misture, ouse, divirta-se”. A ação de Dia dos Namorados defendeu a liberdade para vestir e sermos o que quisermos.

No vídeo, são mostrados modelos de diferentes etnias e casais usando diferentes roupas da nova coleção da marca. Um mesmo modelo que aparecia utilizando uma peça mais formal, em outra cena estava vestido de maneira despojada e “incomum” e com mistura de estilos, como uma calça formal e uma camisa florida.

Da mesma forma que a campanha do O Boticário desperta essa empatia com o cliente, a campanha Misturados, da C&A também traz isso à tona. Lembre-se que na era da experiência do cliente, oferecer elementos com os quais os clientes se identificam é importantíssimo para estreitar os laços entre a marca e os consumidores.

Como criar campanhas criativas no varejo?

Além de reter e fidelizar clientes, as melhores campanhas do varejo buscam entregar valor e alguma mensagem, seja ela mais engraçada ou de cunho social, ao seu público. Esse é um dos fatores que você precisa ter em mente ao desenvolver uma ação de marketing no varejo, ou seja, qual é o objetivo com a estratégia.

Agora que conheceu alguns exemplos de campanhas de varejo que tiveram muita repercussão na mídia e nas redes sociais, separamos alguns processos que você precisa se atentar para fazer as suas campanhas e ter bons resultados, principalmente no seu ROI (Retorno sobre Investimento).

Conte com uma análise detalhada

Toda e qualquer ação de marketing começa pelo planejamento. Você precisa ter um esboço, ou seja, colocar todas as suas ideias no papel para dar início ao processo de desenvolvimento da campanha.

Esse é o momento de soltar a sua criatividade, fazer uma lista com todas as ideias que surgirem. Mesmo que elas não sejam utilizadas imediatamente, você terá ideia para novas campanhas. Portanto, guarde essa lista, atualize-a sempre que uma nova ideia surgir e consulte-a de tempos em tempos.

Após esse rascunho, você precisará determinar:

  • Os objetivos da campanha: aumentar as vendas, melhorar a visibilidade da sua marca, atrair mais clientes para a loja, reter clientes, dentre outros. Falaremos mais sobre os objetivo a seguir;
  • Os recursos necessários para a campanha: sejam esses recursos financeiros disponíveis, infraestrutura, contratação de serviços e de profissionais;
  • Aceitação do mercado com a mensagem: não é porque você planejou a sua campanha que ela será bem aceita pelos consumidores. Por isso, antes de veiculá-la em grande mídias é essencial que você faça uma pesquisa e entenda se a mensagem está sendo transmitida corretamente e se os seus clientes gostam dela;
  • Formas de divulgação: lembre-se que você precisará divulgar a campanha de varejo de acordo com o objetivo e onde o seu cliente está. Você pode escolher entre mídias sociais, rádio indoor, rádios convencionais, outdoor, ou qualquer outra mídia que faça sentido para a sua empresa.

Conheça o seu público

Todas as decisões, principalmente as suas campanhas, precisam concordar com o seu público-alvo. Será a partir dessas preferências que serão orientados todos os processos das suas ações. Se esse aspecto não for considerado, você tem grandes chances de utilizar uma linguagem inadequada, uma abordagem que não chamará a atenção esperada e de utilizar uma música no seu varejo desalinhada ao perfil dos seus consumidores.

Com isso, em vez de aproximar, você acabará afastando os clientes ou não fazendo muita diferença na para eles. Então, use a sua persona como norte para todas as suas estratégias, desde as cores utilizadas até a mensagem que pretende transmitir com a campanha.

Esse é um aspecto importante também para o seu relacionamento com o cliente. Em um mercado concorrido e volátil, identificar e entender as preferências dos consumidores é o mesmo que estar um passo à frente do seu concorrente.

Defina a sua persona

Como dito, você precisa usar a sua persona como orientação para conseguir desenvolver as melhores campanhas de varejo. Mas, afinal, o que é persona? Esse termo é utilizado para personificar e definir o seu cliente ideal, baseado nas suas pesquisas sobre preferências do consumidor.

A sua empresa poderá ter mais de uma persona, já que muitas vezes o público e os consumidores têm características que podem ser segmentadas. Para isso, você precisa levantar informações que possibilitem a construção desse perfil, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Média salarial;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Se utiliza as redes sociais;
  • O que gosta de fazer;
  • Quais os hobbies;
  • Qual estilo de música escuta;
  • Os fatores decisivos para optar por comprar um produto;
  • Como a família é composta; dentre outros.

No entanto, é importante que não confunda a sua persona com o seu público-alvo, pois há diferenças importantes que podem confundir as suas decisões. O seu público é referente às características sociais, econômicas e demográficas e abrange um grupo de pessoas. Já a sua persona é um personagem, ou seja, o retrato de uma pessoa criada para orientá-lo sobre a personalidade e algumas preferências.

Para levantar essas informações você pode fazer pesquisas de satisfação do consumidor, enviar as pesquisas por e-mail para os clientes cadastrados, pedir que o cliente preencha o questionário quando faz o cartão da loja ou quando está pagando pelas compras.

Trace o seu objetivo

O que você pretende com a sua campanha de varejo? Nem sempre uma campanha de marketing tem o objetivo principal de vender, apesar de esse ser o foco de toda e qualquer empresa. Dependendo da estratégia que a sua loja precisa, uma ação pode objetivar agregar valor a sua marca, passar alguma mensagem de posicionamento da sua empresa, promover o seu nome no mercado, lançar uma campanha de data comemorativa e atrair os clientes.

Um exemplo disso foi o comercial O Coral, do O Boticário, que abordou a deficiência auditiva. Em nenhum momento houve promoção de algum perfume ou maquiagem da marca, mas sim uma mensagem, um posicionamento importante para expressar os valores da empresa. Isso gera empatia no cliente e faz com que ele se identifique com a marca, passando a consumi-la.

Portanto, para ter ideias engajadas e façam parte da lista de melhores campanhas de varejo, defina o seu alvo, o seu objetivo com essa estratégia. A partir disso, saberá o que precisa para tirar a ideia do papel e quais as decisões necessárias para colocar essa ação nas redes sociais e outros canais de divulgação.

As melhores campanhas de varejo são verdadeiros cases de sucesso de engajamento, posicionamento sociocultural e conseguem elevar a sua autoridade de mercado. Então, foque nos seus objetivos com a estratégia, busque os recursos necessários, planeje todos os passos que precisa seguir e conte com empresas que possam ajudar você na sua campanha.

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