Por Nayara Santos em 26.06.2023

5 estratégias de vendas para lojas físicas, confira

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Estabelecer estratégias de vendas na sua loja física é sinônimo de aumento nos lucros e fidelização dos clientes. Apesar disso, nem todos os estabelecimentos possuem uma estratégia bem definida, ou as ações implementadas não estão surtindo o efeito.

Como um bom gestor, você precisa conhecer diferentes estratégias para saber quando aplicá-las, como avaliá-las, quais devem ser descartadas e quais podem ser implementadas. Desta forma você poderá modificar a estratégia conforme a necessidade do seu estabelecimento.

Por isso, a seguir você poderá conferir algumas dicas de estratégias de vendas para a sua loja física que poderão fazer uma grande diferença. Confira agora mesmo e comece a se destacar da concorrência. Boa leitura!

Estratégias de vendas para lojas físicas

1. Tenha uma rádio indoor personalizada

A primeira estratégia de vendas que você pode implementar na sua loja física é uma rádio indoor personalizada. Essa é uma ferramenta bastante versátil que você pode utilizar para os mais variados objetivos.

O primeiro deles é que você consegue oferecer um ambiente de compras mais agradável para os clientes. Com uma trilha sonora que cative, agrade e facilite a comunicação entre marca e consumidor você consegue aumentar o tempo de permanência na loja, e as chances do cliente se lembrar da sua loja posteriormente. Vale a pena dizer que a sua equipe de vendas também se beneficia da música, aumentando a sua produtividade

Outra grande vantagem é a possibilidade de reproduzir anúncios durante a programação musical. Ou seja, você pode anunciar promoções, eventos, promover a marca, dentre outros. Desta forma o cliente fica sabendo de tudo o que acontece no estabelecimento e, se ouvir uma promoção interessante, sem dúvida alguma irá conferir e poderá efetuar a compra.

Ficou interessado em ter uma rádio na sua loja? Então clique aqui e confira outros detalhes. Para conhecer outras estratégias de marketing sensorial para a sua loja, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

2. Capriche no layout e exposição dos produtos na loja

Muitos gestores não consideram essa estratégia de vendas para loja física, entretanto, negligenciar a importância do layout da loja é um erro grave que pode te custar inúmeras vendas. O layout do estabelecimento funciona como um tipo de roteiro do consumidor na loja e ajuda a reforçar a identidade da sua marca.

Outro ponto diretamente relacionado com o layout da loja é como os produtos estão expostos. Distribuí-los de forma inteligente pela loja pode aumentar as suas vendas consideravelmente. 


Por exemplo, você deve deixar alguns produtos mais procurados pelos clientes na entrada da loja. Isso atrai os olhares e a curiosidade de quem passa pela frente do estabelecimento. Entretanto, a maioria desses itens devem estar distribuídos pela loja e, de preferência, no fundo do estabelecimento. 

Isso faz com que o consumidor tenha que andar um pouco mais pela loja e esteja exposto a outros produtos. Isso aumenta as chances de outros produtos chamarem a sua atenção e fazer com que ele queira levar outros produtos para casa.

3. Treine a sua equipe para oferecer um bom atendimento

Não poderíamos deixar de falar sobre o treinamento da sua equipe como uma estratégia de venda. Isso porque os vendedores estão representando a sua marca e eles precisam fazer isso da maneira correta.

Além disso, também é importante que o vendedor saiba como criar uma conexão com as pessoas que entrarem na loja. Eles também precisam ser capazes de fazer as perguntas certas para identificar as necessidades dos clientes e oferecer a melhor solução para o problema deles.

Afinal, sem um bom atendimento, não apenas as chances de concretizar uma venda são menores, mas a fidelização também fica comprometida. Já que ninguém quer voltar a fazer negócio com um estabelecimento que não tem o mínimo de respeito pelo cliente.

Portanto, tome muito cuidado com esse ponto e invista em treinamentos de técnicas de vendas. E, claro, não se esqueça de dar treinamentos sempre que novos produtos estiverem disponíveis na loja. Isso trará mais confiança para os vendedores e irá ajudá-los a conversar com os clientes.

4. Dê um motivo para o cliente retornar

Em um mundo cada vez mais digital, nem sempre os consumidores querem ir às lojas físicas para fazer compras, preferindo os carrinhos virtuais. Mas, quando o cliente vai até a sua loja, você tem à disposição uma grande variedade de ferramentas para tornar a experiência do cliente mais agradável.

Por isso, pense em motivos que façam com que o cliente queira fazer uma visita à sua loja física. Uma ação bastante eficaz é oferecer um cupom de desconto válido apenas nas lojas físicas sempre que o cliente comprar algo pelo site. Outra opção, é não cobrar frete para os consumidores que fizerem compras online e optarem pela retirada do produto na loja. 

Também vale a pena apostar na distribuição de brindes, cupons para aproveitar algumas vantagens com marcas parcerias, promover eventos na loja, torneios e assim por diante. Desta forma, você conseguirá não apenas atrair o consumidor para a unidade física do seu negócio, mas também estará mostrando que ele tem vantagem sempre que se relacionar com a sua marca.

5. Planeje a vitrine da loja

A vitrine é o cartão de visitas de todas as lojas físicas, portanto, não há estratégia de vendas de sucesso se você não planejar como será a decoração da vitrine. O ideal é que você escolha os produtos que ficarão expostos dando preferência para lançamentos e produtos mais procurados.

Além disso, você também deve ficar atento aos elementos que irão compor a decoração, de modo que eles ajudam a complementar e a destacar os produtos expostos. Lembrando que a iluminação também é importantíssima, já que ela ajuda a dar ao cliente uma ideia de que tipo de ambiente ele encontrará na loja.

Precisamos falar que a vitrine da loja precisa ser renovada com frequência, já que assim você dará ao cliente a sensação de sempre ter novidades na loja e isso o deixará mais curioso. Apostar em decorações temáticas durante datas comemorativas do varejo é essencial para fazer a sua loja se destacar.

Aproveite para conferir outros artigos no nosso blog com mais dicas para aumentar as suas vendas e fidelizar o consumidor.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais no dia dos namorados?

 Se você chegou até aqui então está em busca de formas para vender mais no Dia dos Namorados. E você está totalmente certo em fazer isso. Afinal de contas, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas no varejo. Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, por isso, encontrar…

Por Nayara Santos em 14.03.2024

O que é gestão de estoque? Descubra tudo aqui!

A gestão de estoque é o coração de todo negócio que lida com a venda de produtos. Se há desequilíbrio faltando mercadoria, você perde venda, se há itens demais, eles podem sair de linha e ficar sem giro. Alguns gestores tem essa reserva e fazem um acompanhamento simples, mas não sabem a fundo o que…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Você sabe como se preparar para as datas importantes para o varejo? Descubra aqui!

Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, além de tantas outras datas, são importantíssimas para o varejo. Afinal, durante as celebrações, milhares de empresas em todo o planeta enxergam esses momentos como pequenas janelas de oportunidade para chamar a atenção do consumidor e lucrar mais. Entretanto, para explorar essa sazonalidade com sucesso,…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

14 textos prontos para vender mais na primavera, se inspire!

Ter textos prontos para utilizar nas suas campanhas de primavera e conseguir vender mais é, sem dúvida alguma, uma vantagem para a sua empresa. Afinal, você saberá como atrair clientes e convencê-los a comprar. Para obter sucesso nesta tarefa, é importante que você entenda qual é o espírito da estação, e o que os seus…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

6 estratégias de marketing digital que melhoram vendas e branding

O varejo é um dos setores que vem se reinventando ano após ano, pois lida diretamente com o consumidor que, por sua vez, tem seu comportamento de compra influenciado pelos avanços tecnológicos da sociedade. Dado o contexto, trabalhar estratégias de marketing digital para melhorar as vendas não é um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade.…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Inauguração de loja de móveis: 5 dicas de como fazer

Se você está inaugurando uma loja de móveis, sabe que é fundamental criar uma experiência diferenciada para seus clientes. Já que a concorrência nesse ramo pode ser bastante grande, portanto, é preciso encontrar formas de se diferenciar e conquistar os consumidores. Por isso, as ações que serão realizadas na inauguração da loja deve ser muito…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Entenda como utilizar o marketing offline de forma eficiente

Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo na internet. Com isso, muitos tendem a achar que as únicas estratégias de marketing realmente eficientes são aquelas praticadas no ambiente virtual. Entretanto, por mais que realmente o marketing digital tenha ganhado força, isso não exclui a importância de boas ações em marketing offline. Pode até ser…

Por Nayara Santos em 30.09.2019

Guia completo de trade marketing: organização de produtos no varejo

Para alcançar sucesso no varejo, toda empresa precisa ir além da qualidade e recorrer a estratégias que posicionem em evidência seus produtos, a fim de garantir que sejam vistos pelos consumidores para estimular o desejo de compra. A missão do trade marketing é fazer com que o consumidor perceba os produtos nos principais canais de…

Por Nayara Santos em 17.03.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos