Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e tantos outros eventos são datas importantes para o varejo. Milhares de empresas em todo o planeta enxergam esses momento como pequenas janelas de oportunidade para chamar a atenção do consumidor e lucrar mais.
Entretanto, para explorar essa sazonalidade com sucesso, não basta simplesmente fazer ofertas vantajosas e tentadoras, é preciso traçar um planejamento concreto a fim de que as campanhas, promoções e datas especais sejam aproveitadas da melhor maneira possível.
Não se esqueça que o consumidor moderno é crítico e muito bem informado, bem como o mercado nunca esteve tão competitivo, principalmente em datas comemorativas.
Continue conosco para entender um pouco melhor sobre as datas mais importantes para o varejo e como se preparar para esses eventos. Aproveite a leitura!
Primeiramente, vamos discutir os principais eventos anuais que sacodem o varejo todos os anos, desde a tradicional volta às aulas ao imbatível Natal. Vamos lá?
Ainda que os impostos e despesas do início do ano segurem o impulso da maioria das famílias, a venda de itens escolares, por seu caráter essencial, nunca falha. Há quem diga que a volta às aulas é a largada anual das vendas no varejo.
No entanto, estamos tratando de um segmento bastante restrito cujo período tende a beneficiar gráficas, papelarias, livrarias e negócios similares. Em 2019, a Fecomércio projetou um aumento de 8% nas compras de material escolar em relação ao ano anterior.
A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) avaliou um faturamento de R$6,78 bilhões no Carnaval de 2019, o melhor resultado em 4 anos. Em 2018, os festejos em diversas regiões foram limitados devido às incertezas econômicas, bem como o turismo realizado pelo país.
O varejo, entretanto, se manteve estável com um desempenho inferior ao período que antecede o feriado. Entretanto, a retomada do ritmo do Carnaval pode significar um melhor aproveitamento do varejo nos próximos anos.
O Dia Internacional da Mulher não só está entre as datas importantes para o varejo, como também é um dos dias do ano em que as empresas mais investem em homenagens e eventos voltados para a realidade, saúde e direitos da mulher.
Por ser um tema mais reflexivo e político, a data não é considerada uma oportunidade notável para aumentar o faturamento, mas, sem dúvidas, representa uma chance incomparável de engajar um grande público que, por sinal, não se restringe às mulheres.
As vendas de Páscoa registraram um aumento tímido em 2019: 1,29% em relação a 2018. No entanto, os resultados são vistos com bons olhos, tendo em vista a retração de 0,34% observada no ano anterior.
A Páscoa é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Cristo e está entre as comemorações mais populares do planeta. No período, eventos culturais dividem espaço com a imensa oferta de produtos cujo ingrediente mais famoso e procurado é chocolate.
O Dias das Mães é considerado por muitos varejistas como a melhor data sazonal, pois geralmente apresenta resultados sólidos, mesmo em períodos de recessão. A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) estimaram uma movimentação de R$24,3 bilhões no setor de comércio e serviços na comemoração deste ano.
Até mesmo o Google, a gigante companhia das buscas e das ferramentas digitais, divulgou um levantando ilustrando a importância da data. Em parceria com o Serasa, a empresa identificou um aumento de 34% no volume de buscas para a palavra-chave “Dia das Mães”.
O Dia dos Namorados no Brasil, inspirado no Dia de São Valentim em outros países, foi incorporado no varejo brasileiro pelo publicitário João Doria – pai do atual governador de São Paulo, João Doria Jr. O objetivo era aquecer as vendas no mês de junho, período em que as vendas registradas eram geralmente baixas.
Tal como a Páscoa, a data registrou um crescimento leve em 2019 – 1,4% em relação à 2018 –, mas continua sendo uma grande oportunidade para diversos segmentos, movimentando campanhas e ações de marketing todos os anos.
Ironicamente, o Dia dos Pais é considerado por muitos comerciantes como o “patinho feio” entre as datas importantes para o varejo, por nunca ter apresentado retornos expressivos em relação a outros períodos. Entretanto, os números registrados este ano mudaram um pouco essa percepção.
Ainda de acordo com o relatório do Google, as pesquisas pelo termo “Dia dos Pais” cresceram 19% entre 2015 e 2018, já o faturamento registrado em 2019 foi de R$2,5 bilhões nos setores de comércio e serviços.
O Dia do Cliente, também trabalhado como Semana do Cliente, é mais uma data que visa esquentar meses pouco movimentados do comércio, nesse caso, setembro. A data, entretanto, ainda não é muito popular no país, mas já é alvo de muitas campanhas de publicidade.
No mesmo mês deste ano, uma iniciativa do governo convocou o mercado para estender as suas ofertas entre os dias 6 e 15, um evento que foi nomeado como Semana do Brasil. O propósito é criar uma “Black Friday” brasileira durante os festejos do Dia da Independência.
O Dia das Crianças fechou 2019 com um crescimento de 3,1% em relação a 2018, um aumento justificado, segundo analistas, pelo aumento das concessões de crédito e, possivelmente, dos resgates de recursos do FGTS.
Em rigor, a data brasileira celebra os direitos das crianças e dos adolescentes, embora ganhe outros propósitos em países diferentes. Eventos infantis, celebrações escolares e aumento da procura por brinquedos são elementos marcantes da data.
A Black Friday, ou sexta-feira negra em livre tradução, é uma data do varejo importada dos Estados Unidos. Seu propósito é inaugurar as vendas do Natal e renovar o estoque das lojas para a temporada de compras natalinas.
No Brasil, a data tem sido um sucesso todos os anos, principalmente no e-commerce. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) calcula um crescimento de 18% nas vendas em 2019.
O Natal é considerado a data mais importante para o varejo, ainda que nem sempre registre resultados consistentes. A comemoração une diversos fatores que contribuem para o seu sucesso como o fim do ano, encontros entre familiares, festas natalinas e um espetáculo de publicidade que enfeita as ruas e lojas do mundo inteiro.
Com a leve retomada da economia, a CNC prevê um crescimento de 4,8% no faturamento em 2019. O objetivo é retomar o patamar de vendas de 2014, último ano em que o comércio apresentou resultados mais sólidos.
O maior erro que um varejista pode cometer é não se planejar para os períodos de maior fluxo de clientes. O mercado é puramente sazonal e administrar campanhas e ofertas ao longo de tantas datas comemorativas é um desafio. Confira alguns dicas para se preparar!
Começando pelo essencial, precisamos elaborar um planejamento anual no qual se inserem as ofertas, movimentações de estoque, projeções de venda e campanhas de divulgação. Resolver tudo de última hora pode ser fatal, uma vez que a procura por serviços e profissionais em datas importantes cresce significativamente.
Os profissionais necessitam de treinamento. Vendedores despreparados lidando com um grande fluxo de clientes, bem como um número insuficiente de trabalhadores disponíveis pode comprometer gravemente a qualidade do atendimento e afetar o número de vendas.
A compra e reposição de estoque deve obedecer um planejamento bem executado. Seus fornecedores precisam ser informados com antecedência quando há expectativa de uma demanda maior, assim como o controle das mercadorias deve realizado com soluções informatizadas.
Programe suas estratégias de marketing e vendas definindo um calendário editorial para todo conteúdo produzido e publicado durante o ano. Além de um bom trabalho de trade marketing, é importante que sua divulgação seja consistente e atrativa.
Não adianta elevar os preços em períodos ociosos para fazer ofertas discrepantes em datas especiais. O consumidor atual confere e compara preços constantemente e conta com fontes de informação variadas para auxiliá-lo em suas compras.
Como você vê, as datas importantes para o varejo são aquelas atreladas a grandes celebrações culturais e mercadológicas, representando uma oportunidade para empresas de todos os segmentos obterem mais lucro. Sai na frente, porém, quem se planeja com antecedência para tirar o melhor proveito do mercado em todas as épocas do ano.
Gostou do artigo? Então acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!