Por Nayara Santos em 28.08.2023

Você sabe como se preparar para as datas importantes para o varejo? Descubra aqui!

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, além de tantas outras datas, são importantíssimas para o varejo. Afinal, durante as celebrações, milhares de empresas em todo o planeta enxergam esses momentos como pequenas janelas de oportunidade para chamar a atenção do consumidor e lucrar mais.

Entretanto, para explorar essa sazonalidade com sucesso, não basta simplesmente fazer ofertas vantajosas e tentadoras. Para preparar ações que realmente funcionam é preciso traçar um planejamento concreto a fim de que as campanhas, promoções e datas especiais sejam aproveitadas da melhor maneira possível, tanto por você, quanto pelo seu cliente.

Para deixar o desafio ainda maior, você precisa entender não apenas que o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo. Mas também que outras empresas estarão fazendo a mesma coisa, se preparar para tirar o melhor proveito de cada uma dessas datas.

Continue conosco para entender quais são as datas comemorativas mais importantes do varejo e como se preparar para elas. Aproveite a leitura!

Quais são as datas mais importantes para o varejo?

A primeira coisa que precisamos fazer é entender quais são as datas mais importantes para o seu negócio. Afinal, nem sempre o que funciona para uma empresa, vai funcionar para a outra. Isso não significa que você não possa aproveitá-la, mas que deve fazer isso de modo que não precise investir muito dinheiro ou muito tempo.

A seguir falaremos quais são as datas mais importantes e como você poderá aproveitá-las, mesmo que atue em um diferente ramo do varejo.

Volta às aulas

A volta às aulas pode não ser exatamente uma data comemorativa, mas, sem dúvida alguma, é uma data importante para o varejo. Afinal, muitas pessoas estão comprando materiais escolares, roupas novas, dentre outros itens

Entretanto, com todas as despesas que incidem no início do ano, esse é um momento de orçamento curto, tanto para os clientes como para os varejos. Por mais que isso controle o impulso da maioria das famílias, a venda de itens escolares, por seu caráter essencial, nunca falha. Para você ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pela Fecomércio de Minas Gerais, no início de 2023, 28,2% das empresas afirmaram que tiveram desempenho melhor do que no ano anterior. 

No entanto, estamos tratando de um segmento bastante restrito cujo período tende a beneficiar gráficas, papelarias, livrarias e negócios similares. Mas, que tal usar a criatividade e fazer o seu negócio de um diferente segmento do varejo se destacar?

Por exemplo, para os pais, o período de volta às aulas significa mais tempo para eles. Desta forma, academias e salões de beleza podem apostar em promoções nesse período para atrair esse público-alvo. 

Carnaval

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) avaliou um faturamento de R$ 8,1 bilhões no Carnaval de 2023, ficando atrás apenas do Carnaval de 2020. Agora que as restrições de movimentação devido a COVID entre cidade, estados e até mesmo países ficaram para trás, o setor de turismo está se aquecendo novamente.


O varejo, entretanto, se manteve relativamente estável, mas longe de ser considerado ruim. Inclusive, quando avaliamos os resultados do varejo é preciso ser bastante cuidadoso, afinal, da mesma forma que acontece com a volta às aulas, alguns setores podem ter melhores desempenhos do que outros. E o mesmo acontece com a região.

Por exemplo, no Carnaval é muito comum as pessoas se dirigirem para cidades litorâneas. Neste caso, o comércio local aumenta nessas áreas, enquanto nas cidades grandes, ele será menor. Ainda, o setor supermercadista é um que geralmente apresenta bons resultados durante o Carnaval. Já as academias podem ter uma queda no movimento durante os dias de celebração.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher não só está entre as datas importantes para o varejo, como também é um dos dias do ano em que as empresas mais investem em homenagens e eventos voltados para a realidade, saúde e direitos da mulher.

Por ser um tema mais reflexivo e político, a data não é considerada uma oportunidade notável para aumentar o faturamento. Entretanto, ela representa uma chance incomparável de engajar um grande público que, por sinal, não se restringe às mulheres.

Além disso, é uma excelente oportunidade para demonstrar quais são os valores da sua marca com relação a esse tema. Afinal de contas, mais do que celebrar a mulher, é preciso celebrar e respeitar as escolhas que elas fazem, seja em ser uma grande executiva, ou cuidar da casa, do marido e dos filhos.

Páscoa

A Páscoa é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Cristo e está entre as comemorações mais populares do planeta. No período, eventos culturais dividem espaço com a imensa oferta de produtos cujo ingrediente mais famoso e procurado é o chocolate.

Isso pode fazer com que você pense que apenas empresas do ramo alimentício podem aproveitar essa data, mas é aí que está o engano. Para você ter uma ideia, em 2023, o faturamento do varejo na Páscoa aumentou 49% em relação ao ano anterior. Então, que tal usar a criatividade para atrair clientes para a sua loja e aumentar as suas vendas?

Algumas ações podem ser realizadas, independentemente do ramo do varejo em que você atua. Por exemplo, distribuição de brindes de chocolates, ou parcerias com empresas do ramo alimentício para distribuir cupons de descontos para os clientes comprarem os produtos na sua loja. Ainda, você pode aproveitar o espírito de renovação em torno da Páscoa e oferecer promoções no salão de beleza e na perfumaria.

O mais importante é não deixar de aproveitar essa importante data para o varejo só porque o seu estabelecimento não trabalha com chocolates.

Dia das Mães

O Dia das Mães é considerado por muitos varejistas como a melhor data sazonal, pois apresenta geralmente resultados sólidos, mesmo em períodos de recessão. Duvida? Então vamos a alguns números.

De acordo com uma pesquisa realizada pela NuvemShop, as vendas de pequenas e médias empresas no e-commerce em 2023 resultaram em um faturamento de R$ 189,5 milhões. Isso representa um aumento de 33% com relação ao ano anterior.

Apesar dos campeões de vendas serem as lojas do ramo de moda, saúde e beleza, e acessórios, isso não significa que quem atua em outros setores deve ficar desanimado. O ideal é investir em ações que atraiam a atenção dos consumidores e mostrem que as mães podem ser presenteadas com muitos outros itens. 

Afinal, existem diferentes tipos de mães, com diferentes gostos e preferências. Portanto, não hesite em mostrar ao cliente que ele pode fugir do lugar-comum e presentear a sua mãe, tia, avó e até mesmo os pais nesta data.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados no Brasil, inspirado no Dia de São Valentim em outros países (comemorado em 14 de fevereiro), foi incorporado no varejo brasileiro pelo publicitário João Doria (pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr). O objetivo era aquecer as vendas no mês de junho, período em que o varejo registrava uma queda nas vendas. 

Em 2023, as vendas online registraram um aumento de 20% com relação a 2022, resultando em um faturamento de R$ 194 milhões. E isso apenas para as pequenas e médias empresas.

Ou seja, o Dia dos Namorados ainda continua sendo uma data importante para o varejo, dando oportunidade para diversos segmentos aumentarem o seu faturamento. Como essa é uma data que pode ser aproveitada por quase todos os ramos do varejo, o mais importante é preparar ações que te ajudem a se destacar da concorrência.

Preços baixos, melhores condições de pagamento, embalagens para presente criativas, presentes personalizados, distribuição de brindes e preparação de kits de produtos são apenas algumas das ideias que você pode desenvolver para aumentar as vendas neste período.

Dia dos Pais

Ironicamente, o Dia dos Pais é considerado por muitos comerciantes como o “patinho feio” entre as datas importantes para o varejo. Isso porque, ela nunca foi uma data que apresentasse retornos expressivos em relação a outros períodos.

A expectativa para o faturamento do comércio em 2023 é de R$ 7,67 bilhões, o que representa um aumento de 2,2% com relação ao ano anterior. Mesmo assim, as vendas ainda não conseguiram alcançar os valores pré-pandemia.

De modo bastante semelhante ao Dia das Mães, os campeões de vendas dessa data são os itens de vestuário, calçados e acessórios. Se você é de outro ramo do varejo, que tal apostar em ações criativas para atrair a atenção dos consumidores? Sem falar que, assim como ocorre no Dia das Mães, não apenas os pais precisam ganhar presentes, as mães e avós também podem. Portanto, seja criativo e traga o cliente para a sua loja.

Dia do Cliente e Semana do Brasil

O Dia do Cliente, também trabalhado como Semana do Cliente, é mais uma data que visa esquentar meses pouco movimentados do comércio, nesse caso, setembro. A data, entretanto, ainda não é muito popular no país, mas já é alvo de muitas campanhas de publicidade.

No mesmo mês deste ano, uma iniciativa do governo convocou o mercado para estender as suas ofertas entre os dias 6 e 15, um evento nomeado como Semana do Brasil. O propósito é criar uma “Black Friday” brasileira durante os festejos do Dia da Independência.

Dia das Crianças

Em rigor, a data brasileira celebra os direitos das crianças e dos adolescentes, embora ganhe outros propósitos em países diferentes. Eventos infantis, celebrações escolares e aumento da procura por brinquedos são elementos marcantes da data.

Ainda, devido às promoções que o varejo faz, muitas pessoas aproveitam para adiantar as compras de Natal. Vale a pena destacar também que, não apenas os pais compram presentes para os filhos, mas também para afilhados, sobrinhos e netos. Portanto, é um momento que o varejo tem para explorar esse apelo emocional e aumentar as vendas consideravelmente.

Em 2023, a expectativa é que o Dia das Crianças movimente R$ 9 bilhões, um aumento de 7% com relação ao ano anterior. Essa até pode ser uma data mais voltada para as empresas que vendem produtos infantis, mas cuidado com a armadilha de achar que as ações devem ser todas voltadas para as crianças.

Como os adultos são os responsáveis pela tomada de decisões, você precisa incluir elementos que sejam convincentes o suficiente. Isso pode ser trazer brinquedos antigos para decorar a loja, preparar oficinas para que as crianças tenham contato e possam brincar com esse itens, músicas na trilha sonora da loja que remetem à infância dos pais, dentre outros. 

Black Friday

Outra data que tem se mostrado cada vez mais importante para o varejo é a Black Friday. Por mais que tenha sido importada dos Estados Unidos, os consumidores aguardam ansiosos pelas promoções para começar as compras de Natal. Inclusive, muitos varejistas encaram o desempenho nesta data como uma prévia de como serão as vendas no Natal.

Em 2022, por mais que a Black Friday tenha movimentado em torno de R$ 6 bilhões, o faturamento ficou 22% abaixo do ano anterior. Os varejistas atribuem isso aos jogos da Copa do Mundo que modificaram o comportamento dos consumidores, com TVs e os setores alimentícios e de bebida recebendo maior atenção.

Natal

Por último, mas longe de ser a data menos importante do varejo, temos o Natal. Por mais que os resultados nem sempre sejam consistentes, a data ainda continua sendo muito relevante para os varejistas. 

Afinal, essa é uma época que os consumidores têm mais dinheiro e estão mais dispostos a gastá-lo. Além disso, a comemoração une outros fatores que contribuem para o seu sucesso como o fim do ano, encontros entre familiares, festas natalinas e um espetáculo de publicidade que enfeita as ruas e lojas do mundo inteiro.

Por mais que o cenário nacional seja de crise, com aumento dos juros e do desemprego, os consumidores ainda se mostram otimistas e o esperado é que haja um aumento nas compras no segundo semestre de 2023. Seguindo o que vimos em 2022, com um aumento de 10,5% nas vendas do natal.

Como se preparar para as datas importantes?

O maior erro que um varejista pode cometer é não se planejar para os períodos de maior fluxo de clientes e aumento das vendas. O mercado é puramente sazonal e administrar campanhas e ofertas ao longo de tantas datas comemorativas, é um verdadeiro desafio. Por isso, estamos trazendo algumas dicas para se preparar!

Defina um calendário anual de atividades

Comecemos pelo essencial: preparar um planejamento anual de quais datas importantes você irá investir. Você não apenas pode, como deve, investir em todas elas, entretanto, dependendo do ramo do varejo em que atua ou do perfil dos seus clientes, algumas podem ser mais importantes do que outras.

Além disso, você precisa saber quais serão os produtos que entrarão em oferta, aquisição de produtos, liberação de espaço no estoque, projeções de venda e campanhas de divulgação. Elabora um calendário de quais passos devem ser feitos e quando cada um deles deve ocorrer.

Resolver tudo de última hora pode ser fatal, uma vez que a procura por serviços e profissionais em datas importantes cresce significativamente. 

Mantenha a equipe treinada e com pessoal suficiente

A sua equipe de vendas precisa de treinamento. Vendedores despreparados lidando com um grande fluxo de clientes, bem como um número insuficiente de trabalhadores disponíveis, pode comprometer gravemente a qualidade do atendimento e afetar o número de vendas.

Isso pode ficar ainda mais evidente em datas com grande movimento, quando a contratação de funcionários temporários aumenta significativamente. Lembre-se, a sua equipe de vendas precisa ser capaz de representar a sua marca da forma correta, e isso só é possível com treinamento adequado.

Faça uma gestão inteligente do estoque

A compra e reposição de estoque deve obedecer um planejamento bem executado. Seus fornecedores precisam ser informados com antecedência quando há expectativa de uma demanda maior, assim como o controle das mercadorias deve ser realizado com soluções informatizadas.

Fazer inventários frequentemente possibilitará que você saiba quais produtos estão parados no estoque, quais estão com datas de vencimento próximas (para as empresas que trabalham com esses itens), ou quais modelos estão saindo de linha. Assim você saberá o que pode vender para abrir espaço para os novos itens.

Capriche nas estratégias de marketing

De nada adianta se esforçar para oferecer as melhores ofertas e as ações mais criativas para nas datas importantes do varejo, se você não possuir estratégias de marketing bem implementadas. Por exemplo, loja bagunçada, produtos sem preço, prateleiras vazias, nunca são um bom sinal e fazem com que o consumidor fique com uma impressão ruim do estabelecimento.

Diante disso, a nossa recomendação é que você capriche nas estratégias que irá utilizar e, se não quiser gastar muito com isso, pode apostar em ferramentas versáteis que podem ser utilizadas para diferentes fins. Esse é o caso da rádio indoor personalizada.

Ela te deixa no controle da programação musical da loja, podendo preparar playlists especiais para cada uma dessas datas. Isso tornará o ambiente de compras ainda mais incrível e convidativo para o cliente. Confira como a música pode influenciar a loja.

Além disso, a rádio também permite a personalização dos anúncios. Ou seja, você terá a possibilidade de anunciar ofertas, novidades e diferenciais da sua loja. Isso deixa o consumidor curioso para conferir uma promoção que ele desconhecia, ou mesmo que havia esquecido.

Está esperando o quê? Solicite o seu teste gratuito agora mesmo e confira de perto tudo o que a rádio indoor pode fazer pela sua loja!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é Smarketing e como essa estratégia pode agregar?

O termo smarketing descreve o ecossistema no qual marketing e vendas convivem cercados e fortalecidos por uma estratégia de intensa integração e mensuração de resultados. O smarketing representa a realidade de empresas campeãs, que conseguiram realizar acordos eficientes entre estas duas áreas e reposicionar seu funil de vendas, de acordo com as novas responsabilidades assumidas…

Por Nayara Santos em 16.08.2016

O que é Cross Merchandising? Saiba tudo nesse post

Veja neste artigo o que é cross merchandising e aprenda sobre as estratégias!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa

Você sabia que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto, apenas para ter uma experiência de compras diferenciada? Se isso não for motivo suficiente para você investir em customer centricity, então você precisa conhecer tudo sobre esse assunto. A seguir falaremos mais sobre essa tendência de preparar estratégias focadas em oferecer…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

16 textos prontos para vender mais no inverno, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está buscando dicas de textos prontos para vender mais no inverno certo? Afinal, um bom gestor está sempre tentando encontrar formas de atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Mesmo porque, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição, mais assertivas serão as decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Black friday no Brasil: como aproveitar as oportunidades no varejo?

 A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2010 e inicialmente ela era restrita ao e-commerce. Ou seja, somente as lojas que possuíam comércio eletrônico (o que não era um número muito expressivo em 2010) conseguiam aproveitar a data. Entretanto, em 2013 as coisas mudaram e a data começou a realmente ganhar destaque nas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Valorização profissional: entenda de uma vez a sua importância

Na administração de empresas, a valorização profissional pode ser entendida como o conjunto de medidas tomadas pela organização a fim de valorizar, prestigiar e estimular o trabalho dos seus colaboradores. Instrumentos da gestão de pessoas como iniciativas de reconhecimento, endomarketing, cultura e clima organizacional também se relacionam com esse conceito. Em todas as áreas de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho

Conhecer os hacks certos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é uma forma bastante interessante de conseguir obter bons resultados. Esse conhecimento pode ser útil tanto para o gestor de uma empresa, como para ser aplicado para os funcionários. Por isso, se você quiser melhorar a sua produtividade, é só conferir o texto…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Tendências e inovações no varejo brasileiro: fique por dentro

Conhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é importante para que você saia na frente da concorrência e possa oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Entretanto, manter-se atualizado não é uma tarefa fácil, já que você precisará gastar horas e encontrar fontes confiáveis de informação. Isso somado ao tempo necessário para fazer…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos