Por Nayara Santos em 31.05.2022

Entenda como a pirâmide de Maslow pode ser aplicada no ambiente empresarial

Por Nayara Santos em 31.05.2022

A famosa Pirâmide de Maslow mostra como as principais necessidades humanas são organizadas hierarquicamente. Ela é uma representação didática da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Abraham Maslow em sua obra Theory of Human Motivation (Teoria da Motivação Humana) de 1954.

Desde a sua publicação, a ideia foi amplamente reproduzida em mídias de massas, obras de literatura e trabalhos acadêmicos. Hoje, sua solidez é questionada por alguns teóricos, mas seus princípios continuam sendo válidos.

Vale a pena dizer que a Pirâmide de Maslow não precisa ser utilizada apenas para avaliar a sua vida pessoal, ela também ganhou destaque no ambiente empresarial. Inclusive, esse é um dos conceitos da psicologia mais utilizados em disciplinas da Administração e é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Se seguir você vai entender mais sobre a Pirâmide de Maslow, como aplicá-la na sua empresa e como ela pode te ajudar a obter melhores resultados! Boa leitura!

Como podemos entender a Pirâmide de Maslow?

A pirâmide de Maslow organiza, por ordem de prioridade, todas as necessidades básicas humanas. Sendo que, na base estão aquelas sem as quais o ser humano não conseguiria viver. Conforme um nível é preenchido, ou seja, você consegue suprir todas as necessidades propostas naquele nível, então você alcança o próximo, e assim por diante. Portanto, o principal propósito de Maslow era tentar compreender e prever o comportamento das pessoas mapeando as suas principais motivações ao longo da vida. 

A chave para entender a ilustração de Maslow é que sua pirâmide trata-se de um esquema hierárquico, no qual uma camada sempre prevalece sobre as outras que estão sobre ela. Isso significa, por exemplo, que uma pessoa só se sentirá motivada a buscar as necessidades da segunda camada da pirâmide quando todas as necessidades da primeira forem contempladas.

Os níveis que compõem a pirâmide são: necessidades básicas, segurança, social, estima e realização pessoal. A seguir vamos falar detalhadamente sobre cada um dos níveis que formam a Pirâmide de Maslow.

Base da pirâmide: necessidades fisiológicas

Na base da pirâmide, encontram-se as necessidades humanas básicas, ou seja, aquelas atreladas à sua sobrevivência do ser humano. As principais delas são a respiração, o descanso, a hidratação, a alimentação e o sexo.

Essas são as mais profundas carências humanas e, caso não sejam supridas, toda a energia e a atenção do indivíduo são voltados para elas. Basta pensar que quando estamos com sede ou com fome fica difícil de se concentrar em qualquer outra coisa. Por isso que, sem que essas necessidades sejam supridas, você não consegue focar nos elementos das próximas camadas.

Segunda camada: segurança

Vamos agora falar sobre a segunda camada da Pirâmide de Maslow. Agora que as necessidades fisiológicas foram atendidas, chegou o momento de focar no que o próximo nível reserva, que é  focar em sua autopreservação, na sua segurança

Os principais pontos que compõem essa camada são a busca por abrigo, proteção contra ameaças, desejo por estabilidade, conforto, bem-estar, dentre outros. Ou seja, ter uma casa ou apartamento, um emprego, segurança da família e saúde.


Antes de seguirmos para os próximos níveis, vamos a uma explicação rápida e a um exemplo para você entender melhor. Por exemplo, somente depois que uma pessoa consegue suprir todas as necessidades básicas dela é que ela conseguirá se preocupar com a questão do emprego, onde morar, e assim por diante.

Terceira camada: social

Chegamos à metade da Pirâmide de Maslow, que é onde entramos em uma nova etapa da motivação. Até então, o foco do indivíduo estava em seus instintos naturais e sua sobrevivência, agora, a área social da vida das pessoas entra em cena.

Nessa fase, o indivíduo passa a se interessar em construir relações amorosas, conjugais, familiares, amizades e outros tipos de relação. Afinal, o ser humano não foi feito para viver sozinho e ter amigos e uma família para dar suporte quando necessário são essenciais.

Você inclusive pode pensar em um jovem, que só vai em busca de casamento uma vez que consiga ter uma vida financeira mais ou menos estável (segurança) para conseguir suprir as necessidades básicas da família (primeira camada).

Quarta camada: estima

Passamos agora para a quarta camada da Pirâmide de Maslow que trata da estima das pessoas. Quem atinge esse ponto está mais focado em si, passam a entregar maior valor à aceitação social, reconhecimento, autoridade e prestígio na sociedade.

Isso não significa ser vaidoso ou arrogante, mas simplesmente buscar por uma posição confortável na sociedade em que vive. Ao mesmo tempo, a pessoa também está mais focada nos cuidados pessoais e em se sentir bonita e bem disposta.

Topo da pirâmide: autorrealização

Ufa, chegamos ao topo da pirâmide e é ali que está a autorrealização, ou seja, a satisfação dos seus desejos pessoais que podem ser independência, liberdade, sabedoria, autocontrole, superação, dentre outros. 

Para muitas pessoas esse é o auge de todas as coisas que ela conquistou na vida, afinal, se você não precisa mais se preocupar com o básico, com segurança, com a vida social e se a sua estima está bem, então só resta buscar realizar todos os seus sonhos.

Como aplicar a Pirâmide de Maslow nas empresas?

Agora que você já conhece a Pirâmide de Maslow e sabe como ela pode ser aplicada à sua vida pessoal, chegou o momento de falar como ela pode ser utilizada nos negócios. Provavelmente você já deve ter pensado em algumas coisas, mas nós vamos desenvolver o raciocínio juntos.

Entretanto, já podemos adiantar que essa teoria pode ser aplicada de diferentes maneiras, desde o desenvolvimento de produtos até a construção de estratégias de marketing e relacionamento. Dentre os seus principais benefícios podemos citar os insights que ela é capaz de fornecer sobre o comportamento dos consumidores e, principalmente, sobre os colaboradores da empresa.

Para você ter uma ideia, é possível encontrar os princípios da Hierarquia das Necessidades Humanas em obras e projetos relacionados à gestão de pessoas. Inclusive, esse é um dos instrumentos mais populares na definição de ações que visem melhorar o clima das organizações e a qualidade de vida dos trabalhadores. Da mesma forma que acontece quando uma pessoa avalia a sua vida conforme a Pirâmide de Maslow.

Adaptando os princípios descritos em cada camada da pirâmide para a realidade profissional de um colaborador dentro de uma organização, temos um esquema muito bem arranjado para conduzir os gestores em suas ações de gestão interna e endomarketing. Veja a seguir como isso pode ser feito para cada uma das camadas da pirâmide.

Base da pirâmide: condições básicas

Lembre que a base da Pirâmide de Maslow fala justamente sobre as necessidades básicas. Para aplicar isso na sua empresa, então você deve focar nas condições básicas que um trabalhador precisa. 

Dentre elas podemos dizer que há a necessidade de descanso, tranquilidade mental (ambientes estressantes podem arruinar a tranquilidade de qualquer um), salário suficiente e horários confortáveis para as necessidades básicas, tais como alimentação, pausas e higiene. Lembre-se, esse é o mínimo que você deve oferecer para a sua equipe de trabalho.

Segunda camada: ambiente de trabalho e estabilidade

Vamos agora à segunda camada, que diz respeito à segurança e, no caso das empresas, ao ambiente de trabalho e à estabilidade. É essencial que o ambiente de trabalho ofereça segurança e seja acolhedor.

Portanto, sempre que possível, ofereça estabilidade profissional, salários mais generosos e tantos outros elementos que instiguem a sensação de segurança para o colaborador. Isso é válido também para lojas que possam ficar localizadas em áreas mais perigosas da cidade. Neste caso, é importante ter um segurança, sistemas de monitoramento, alarme, dentre outros, tudo para permitir que o seu colaborador e o seu cliente se sintam seguros.

Terceira camada: clima social

Vamos agora à camada do meio da Pirâmide de Maslow, e que nas empresas está relacionada ao clima social dentro da organização. Portanto, é aqui que você deve focar em oferecer um bom clima organizacional, e estimular uma relação saudável entre colegas de trabalho, respeito mútuo, dentre outros.

Isso pode ser feito mantendo-se sempre um canal de comunicação aberto entre subordinados e chefias. Uma forma bastante interessante de estimular isso é através da realização de eventos periodicamente. Geralmente, as equipes se reúnem no final do ano, na festa de comemoração da empresa. 

Entretanto, você pode promover pequenos eventos para celebrar as conquistas da sua equipe. Essa, inclusive, é uma excelente forma de manter a sua equipe motivada e, até mesmo, melhorar o atendimento na sua loja.

Quarta camada: reconhecimento profissional

Na próxima fase da pirâmide vamos tratar do reconhecimento profissional, afinal, que colaborador não gostaria de ter o seu esforço reconhecido e receber algo em troca? Por isso, um bom gestor precisa trabalhar o reconhecimento dos seus colaboradores, valorizar seu trabalho e recompensá-los por seus resultados. 

Isso pode envolver a participação nas decisões, bonificações e premiações (que não necessariamente precisam ser em dinheiro, mas podem envolver folgas extras, jantares e um dia no salão, ou algo do tipo).

Vale a pena dizer que esse reconhecimento deve ser feito tanto para cada colaborador como para a sua equipe (ou equipes). Ou seja, você estabelece metas e, se a equipe ou o funcionário cumprem, então eles são recompensados. Desta forma todos ganham e ainda se sentem motivados para isso.

Topo: autonomia e autorrealização

A última camada da Pirâmide de Maslow trata a necessidade de autorrealização, o que dentro de uma organização está ligado à autonomia nas decisões tomadas pelo colaborador. Assim, quando ele é estimulado a participação em uma área de seu interesse, isso vai estimulá-lo a trabalhar com mais dedicação e paixão.

Uma forma de conseguir isso dentro da sua organização é através de avaliações periódicas e remanejamento de pessoal. Por exemplo, pode ser que você contrate uma pessoa para a área de atendimento ao cliente. Entretanto, após algum tempo na empresa você percebe que as habilidade desse funcionário seriam melhor aproveitadas no marketing. Neste caso, você pode realocar o funcionário em outro setor, caso seja do agrado dele.

Como utilizar a teoria de Maslow para melhorar o dia a dia nas organizações?

Agora que você já sabe como a Pirâmide de Maslow funciona e como ela pode ser aplicada nas empresas, vamos falar da parte prática de como ela pode melhorar a rotina na sua empresa. Quer conhecer os pilares da rotina administrativa para uma empresa? Então faça o download gratuito do nosso infográfico.

Primeiramente, é importante destacar que muitas necessidades humanas estão fora do controle da gestão de uma empresa. Apesar disso, uma postura compreensiva da liderança pode fazer toda a diferença nos conflitos e desafios pessoais dos funcionários.

A partir dos princípios de Maslow, fica claro que de nada adianta um gestor exigir produtividade dos seus funcionários (algo que se insere apenas na quarta camada da pirâmide) se as necessidades anteriores não estiverem sendo atendidas. Em outras palavras, não faz sentido cobrar resultados de um colaborador que se sente desvalorizado e mal remunerado, por exemplo. 

Por isso é fundamental buscar romper os muros entre os funcionários e seus líderes para identificar as carências dessas pessoas e trabalhá-las da maneira certa. Sem falar que, provavelmente existem ferramentas que podem ser fornecidas pela empresa para que o funcionário desempenhe melhor a sua função.

Por exemplo, de nada adianta exigir um controle de estoque perfeito em um supermercado, se você não possuir um software de gestão. Conferir tudo manualmente vai deixar qualquer um maluco e provavelmente o funcionário vai desistir do trabalho depois de algum tempo.

Uma equipe responsável pela gestão de pessoas pode realizar pesquisas para descobrir as principais frustrações e desejos dos colaboradores, assim como estratégias de comunicação interna podem ser adotadas para facilitar a troca de informações entre diferentes setores da organização. Vale a pena mencionar que essas pesquisas podem ser realizadas de forma anônima para que as pessoas possam falar abertamente o que elas pensam.

A Pirâmide de Maslow é uma referência muito interessante para construir estratégias de gestão e obter insights em diferentes contextos organizacionais, pois ela deixa claro que a essência de qualquer empreendimento está nas pessoas, sejam elas consumidoras, sejam elas dirigentes ou colaboradoras.

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