Por Nayara Santos em 19.06.2020

Como decorar uma loja de roupas pequena? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 19.06.2020

O marketing sensorial é uma das principais estratégias para atrair clientes na sua loja física. A audição, por exemplo, pode trazer lembranças e fazer com que o consumidor passe mais tempo no local, aumentando as suas chances de vender mais. Nesse sentido, a visão também é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada. Por isso, saber como decorar uma loja de roupas pequena adequadamente pode dar mais conforto ao cliente e elevar o seu ticket médio.

Além da questão do faturamento, a decoração ideal trabalha o customer experience, que garante um relacionamento de longo prazo com o consumidor. Afinal, imagine chegar em uma loja visualmente bagunçada e onde você não encontra as peças que deseja. Tudo isso atrapalha a vivência do consumidor no seu negócio e a sua imagem.

Se você precisa dar um up na organização e decoração da sua loja, confira as nossas dicas.

Priorize o conforto dos clientes

De nada adianta ter um lindo sapato se ele machuca e é desconfortável. O mesmo acontece com o seu estabelecimento. Na decoração de uma loja de roupas pequena, o conforto deve ser a prioridade, para que os clientes se sintam bem no local e passem mais tempo. Os espaços pequenos têm a vantagem de serem mais acolhedores em comparação às grandes lojas.

Para usar isso ao seu favor e atrair clientes, aposte em uma iluminação agradável, puffs ou cadeiras confortáveis e cores agradáveis. Outros fatores que deixam o ambiente mais confortável e garantem seriedade à sua marca é a climatização, o aroma, a acessibilidade e um espaço para café e água. São os detalhes que fazem toda a diferença.

Deixe os provadores em destaque

Além de confortável e bem-decorada, a sua loja também precisa ser funcional e intuitiva para garantir uma boa experiência do consumidor. Os provadores precisam estar em um espaço de destaque, pois é lá que a decisão de compra acontece. Como a sua loja é pequena, não caberá uma grande quantidade de provadores, então o ideal é ao menos um masculino e outro feminino.


Dentro desse ambiente, a iluminação precisa ser favorável, ter lugar para pendurar as roupas, espelhos de corpo interior e uma cadeira ou banco de apoio. Uma dica para promover a sua marca é colocar painéis ou uma decoração para aqueles que gostam de tirar selfies e fotos das roupas nos provadores.

A ventilação também deve ser pensada, para que os clientes não fiquem suados ao experimentar as roupas. Para não causar essa sensação desagradável, coloque ar-condicionado nos corredores ou paredes próximas aos provadores, ou pequenos ventiladores em cada um.

Organize os manequins com roupas preestabelecidas

Os manequins também são uma parte importante da decoração de lojas de roupas pequenas. Inclusive, se estiverem na vitrine, podem ser o gatilho para que o cliente entre no estabelecimento. Por isso, encare a montagem dos manequins como uma parte estratégica.

Para começar, invista em manequins de qualidade e que tenham a ver com a marca. O mercado já disponibiliza diversos modelos, tamanhos, formatos e cores. Essa é também uma maneira de dar um up na decoração da loja e não somente de expor as peças, apesar de esse ser o objetivo aqui.

Depois, prefira decorar os manequins com as coleções da temporada, lançamentos da marca e peças que são novidade no mercado. Porém, tome cuidado com a poluição visual, pois ela prejudica a experiência e visualização do comprador. Monte looks em que seja possível identificar todas as peças. Além disso, não se esqueça que os manequins precisam ficar em um local iluminado e de destaque, podendo ser na vitrine, ou ao lado de cada arara, para mostrar o estilo das peças daquela seção.

Aposte na sazonalidade da decoração

Dificilmente você encontrará uma loja de renome que tem uma decoração fixa. Para chamar a atenção do seu público ao decorar loja de roupas pequena, você deve apostar em datas comemorativas e na sazonalidade, como as estações do ano.

Então, aproveite o dia dos namorados e das mães, black friday, inverno, verão e demais sazonalidades para tematizar o seu espaço. Para isso, pense nas cores de cada tema e artigos decorativos, como o vermelho e os corações no dia dos namorados e os tons quentes no verão.

O ideal é que você tenha um planejamento de decoração para não perder oportunidades ou deixar a temática passar do tempo. Por exemplo, as roupas de inverno sempre devem aparecer na sua vitrine semanas antes da estação realmente começar. Assim como as decorações de natal já são preparadas desde o mês de novembro.

Além da vitrine, deixe os caixas, e até mesmo os provadores no tema. Também é comum que os vendedores tenham uniformes de acordo com a sazonalidade, evento ou alguma promoção em específico, pois esse aspecto também chama a atenção do consumidor.

Aposte em quadros e imagens

Assim como na decoração das casas, os quadros e fotos dão o toque final e fazem grande diferença no todo. Em lojas infantis, por exemplo, vale colocar imagens de desenhos ou jogos que estão em alta, ou de crianças com roupas da marca. Já em lojas exclusivamente femininas, é interessante apostar em quadros desse universo, como fotos de pincéis de maquiagem e esmaltes.

Nesse tipo de estratégia, também é importante considerar o marketing sensorial. De acordo com um levantamento, a nossa visão pode ser responsável por cerca de 83% das nossas decisões de compra, ou afastar na mesma intensidade. Esse sentido é seguido da audição, que também é valioso para as marcas por ser facilmente manipulado e influenciado por meio da trilha sonora adequada. Portanto, preze por imagens em que há pessoas sorrindo, felizes, em cores que transmitam esses sentimentos.

Entender como decorar uma loja de roupas pequenas pode fazer com que o seu negócio se destaque em meio às grandes marcas. Então, adote as dicas acima indicadas, faça as adaptações necessárias para o seu estabelecimento e não deixe de ter um planejamento. Assim, não corre o risco de perder oportunidades de sazonalidade.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing para loja de móveis planejados: 3 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para a sua loja de móveis planejados te ajudará a atrair clientes, aumentar as vendas e fidelizá-los. Entretanto, muitos varejistas têm problemas em preparar uma estratégia boa, ou mesmo quais ações devem ser realizadas. Neste caso, o segredo é conhecer diferentes estratégicas e quando elas podem ser utilizadas. Desta forma…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Slogan para loja virtual: 26 ideias para se inspirar

Ter um bom slogan para a sua loja virtual pode ser o chamariz perfeito e ajudar a sua empresa a crescer no mercado em que atua. Isso acontece porque o slogan ajuda o cliente a fixar a marca e a identidade da empresa.  Inclusive, é bem provável que você se lembre de alguns desses slogans…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Promoções criativas para lojas de roupas, conheça exemplos

 Fazer promoções criativas na sua loja de roupas é algo mais do que importante, é extremamente necessário para aumentar o movimento da loja, atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Além disso, essa também é uma boa estratégia para liberar espaço em um estoque que está abarrotado de peças, ou então quando suas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Melhores estratégias para vendas na Páscoa

Encontrar as melhores estratégias para aumentar as vendas na Páscoa é uma necessidade que muitas lojas enfrentam. Afinal de contas, todas as datas comemorativas são excelentes momentos para criar um relacionamento de confiança com os clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Sem falar que, se fizer tudo certinho, a sua marca conseguirá dividir…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

O que é Retail Media: saiba tudo sobre essa tendência do varejo

No cenário altamente competitivo do varejo moderno, encontrar maneiras eficazes de promover produtos e alcançar os consumidores certos no momento certo é fundamental para o sucesso de qualquer marca. É aqui que o Retail Media pode te ajudar. Essa é uma tendência no exterior e muitas grandes empresas já vêm apostando nessa ideia, como é…

Por Nayara Santos em 09.05.2024

5 estratégias de divulgação de eventos, confira

Divulgar eventos pode ser uma tarefa desafiadora, mas, se você quiser garantir o sucesso da sua marca e aumentar a participação do público, vai ter que encontrar uma estratégia para isso. Ao planejar a estratégia de divulgação você precisa lembrar de incluir ações para atrair diferentes tipos de clientes. Isso significa falar com aqueles clientes…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Ter uma estratégia de branding significa ter mais do que bons produtos. Afinal, você também precisa ser uma marca bem posicionada no mercado que é reconhecida tanto pelos clientes, como pelos concorrentes e fornecedores. Para conseguir fazer isso, é essencial que cada ação seja planejada e executada conforme a necessidade da sua marca e do…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes. Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como…

Por Nayara Santos em 15.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos