O marketing sensorial é uma das principais estratégias para atrair clientes na sua loja física. A audição, por exemplo, pode trazer lembranças e fazer com que o consumidor passe mais tempo no local, aumentando as suas chances de vender mais. Nesse sentido, a visão também é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada. Por isso, saber como decorar uma loja de roupas pequena adequadamente pode dar mais conforto ao cliente e elevar o seu ticket médio.
Além da questão do faturamento, a decoração ideal trabalha o customer experience, que garante um relacionamento de longo prazo com o consumidor. Afinal, imagine chegar em uma loja visualmente bagunçada e onde você não encontra as peças que deseja. Tudo isso atrapalha a vivência do consumidor no seu negócio e a sua imagem.
Se você precisa dar um up na organização e decoração da sua loja, confira as nossas dicas.
Priorize o conforto dos clientes
De nada adianta ter um lindo sapato se ele machuca e é desconfortável. O mesmo acontece com o seu estabelecimento. Na decoração de uma loja de roupas pequena, o conforto deve ser a prioridade, para que os clientes se sintam bem no local e passem mais tempo. Os espaços pequenos têm a vantagem de serem mais acolhedores em comparação às grandes lojas.
Para usar isso ao seu favor e atrair clientes, aposte em uma iluminação agradável, puffs ou cadeiras confortáveis e cores agradáveis. Outros fatores que deixam o ambiente mais confortável e garantem seriedade à sua marca é a climatização, o aroma, a acessibilidade e um espaço para café e água. São os detalhes que fazem toda a diferença.
Deixe os provadores em destaque
Além de confortável e bem-decorada, a sua loja também precisa ser funcional e intuitiva para garantir uma boa experiência do consumidor. Os provadores precisam estar em um espaço de destaque, pois é lá que a decisão de compra acontece. Como a sua loja é pequena, não caberá uma grande quantidade de provadores, então o ideal é ao menos um masculino e outro feminino.
Dentro desse ambiente, a iluminação precisa ser favorável, ter lugar para pendurar as roupas, espelhos de corpo interior e uma cadeira ou banco de apoio. Uma dica para promover a sua marca é colocar painéis ou uma decoração para aqueles que gostam de tirar selfies e fotos das roupas nos provadores.
A ventilação também deve ser pensada, para que os clientes não fiquem suados ao experimentar as roupas. Para não causar essa sensação desagradável, coloque ar-condicionado nos corredores ou paredes próximas aos provadores, ou pequenos ventiladores em cada um.
Organize os manequins com roupas preestabelecidas
Os manequins também são uma parte importante da decoração de lojas de roupas pequenas. Inclusive, se estiverem na vitrine, podem ser o gatilho para que o cliente entre no estabelecimento. Por isso, encare a montagem dos manequins como uma parte estratégica.
Para começar, invista em manequins de qualidade e que tenham a ver com a marca. O mercado já disponibiliza diversos modelos, tamanhos, formatos e cores. Essa é também uma maneira de dar um up na decoração da loja e não somente de expor as peças, apesar de esse ser o objetivo aqui.
Depois, prefira decorar os manequins com as coleções da temporada, lançamentos da marca e peças que são novidade no mercado. Porém, tome cuidado com a poluição visual, pois ela prejudica a experiência e visualização do comprador. Monte looks em que seja possível identificar todas as peças. Além disso, não se esqueça que os manequins precisam ficar em um local iluminado e de destaque, podendo ser na vitrine, ou ao lado de cada arara, para mostrar o estilo das peças daquela seção.
Aposte na sazonalidade da decoração
Dificilmente você encontrará uma loja de renome que tem uma decoração fixa. Para chamar a atenção do seu público ao decorar loja de roupas pequena, você deve apostar em datas comemorativas e na sazonalidade, como as estações do ano.
Então, aproveite o dia dos namorados e das mães, black friday, inverno, verão e demais sazonalidades para tematizar o seu espaço. Para isso, pense nas cores de cada tema e artigos decorativos, como o vermelho e os corações no dia dos namorados e os tons quentes no verão.
O ideal é que você tenha um planejamento de decoração para não perder oportunidades ou deixar a temática passar do tempo. Por exemplo, as roupas de inverno sempre devem aparecer na sua vitrine semanas antes da estação realmente começar. Assim como as decorações de natal já são preparadas desde o mês de novembro.
Além da vitrine, deixe os caixas, e até mesmo os provadores no tema. Também é comum que os vendedores tenham uniformes de acordo com a sazonalidade, evento ou alguma promoção em específico, pois esse aspecto também chama a atenção do consumidor.
Aposte em quadros e imagens
Assim como na decoração das casas, os quadros e fotos dão o toque final e fazem grande diferença no todo. Em lojas infantis, por exemplo, vale colocar imagens de desenhos ou jogos que estão em alta, ou de crianças com roupas da marca. Já em lojas exclusivamente femininas, é interessante apostar em quadros desse universo, como fotos de pincéis de maquiagem e esmaltes.
Nesse tipo de estratégia, também é importante considerar o marketing sensorial. De acordo com um levantamento, a nossa visão pode ser responsável por cerca de 83% das nossas decisões de compra, ou afastar na mesma intensidade. Esse sentido é seguido da audição, que também é valioso para as marcas por ser facilmente manipulado e influenciado por meio da trilha sonora adequada. Portanto, preze por imagens em que há pessoas sorrindo, felizes, em cores que transmitam esses sentimentos.
Entender como decorar uma loja de roupas pequenas pode fazer com que o seu negócio se destaque em meio às grandes marcas. Então, adote as dicas acima indicadas, faça as adaptações necessárias para o seu estabelecimento e não deixe de ter um planejamento. Assim, não corre o risco de perder oportunidades de sazonalidade.
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