Por Nayara Santos em 19.06.2020

Como decorar uma loja de roupas pequena? Saiba aqui!

Por Nayara Santos em 19.06.2020

O marketing sensorial é uma das principais estratégias para atrair clientes na sua loja física. A audição, por exemplo, pode trazer lembranças e fazer com que o consumidor passe mais tempo no local, aumentando as suas chances de vender mais. Nesse sentido, a visão também é uma valiosa ferramenta a ser trabalhada. Por isso, saber como decorar uma loja de roupas pequena adequadamente pode dar mais conforto ao cliente e elevar o seu ticket médio.

Além da questão do faturamento, a decoração ideal trabalha o customer experience, que garante um relacionamento de longo prazo com o consumidor. Afinal, imagine chegar em uma loja visualmente bagunçada e onde você não encontra as peças que deseja. Tudo isso atrapalha a vivência do consumidor no seu negócio e a sua imagem.

Se você precisa dar um up na organização e decoração da sua loja, confira as nossas dicas.

Priorize o conforto dos clientes

De nada adianta ter um lindo sapato se ele machuca e é desconfortável. O mesmo acontece com o seu estabelecimento. Na decoração de uma loja de roupas pequena, o conforto deve ser a prioridade, para que os clientes se sintam bem no local e passem mais tempo. Os espaços pequenos têm a vantagem de serem mais acolhedores em comparação às grandes lojas.

Para usar isso ao seu favor e atrair clientes, aposte em uma iluminação agradável, puffs ou cadeiras confortáveis e cores agradáveis. Outros fatores que deixam o ambiente mais confortável e garantem seriedade à sua marca é a climatização, o aroma, a acessibilidade e um espaço para café e água. São os detalhes que fazem toda a diferença.

Deixe os provadores em destaque

Além de confortável e bem-decorada, a sua loja também precisa ser funcional e intuitiva para garantir uma boa experiência do consumidor. Os provadores precisam estar em um espaço de destaque, pois é lá que a decisão de compra acontece. Como a sua loja é pequena, não caberá uma grande quantidade de provadores, então o ideal é ao menos um masculino e outro feminino.


Dentro desse ambiente, a iluminação precisa ser favorável, ter lugar para pendurar as roupas, espelhos de corpo interior e uma cadeira ou banco de apoio. Uma dica para promover a sua marca é colocar painéis ou uma decoração para aqueles que gostam de tirar selfies e fotos das roupas nos provadores.

A ventilação também deve ser pensada, para que os clientes não fiquem suados ao experimentar as roupas. Para não causar essa sensação desagradável, coloque ar-condicionado nos corredores ou paredes próximas aos provadores, ou pequenos ventiladores em cada um.

Organize os manequins com roupas preestabelecidas

Os manequins também são uma parte importante da decoração de lojas de roupas pequenas. Inclusive, se estiverem na vitrine, podem ser o gatilho para que o cliente entre no estabelecimento. Por isso, encare a montagem dos manequins como uma parte estratégica.

Para começar, invista em manequins de qualidade e que tenham a ver com a marca. O mercado já disponibiliza diversos modelos, tamanhos, formatos e cores. Essa é também uma maneira de dar um up na decoração da loja e não somente de expor as peças, apesar de esse ser o objetivo aqui.

Depois, prefira decorar os manequins com as coleções da temporada, lançamentos da marca e peças que são novidade no mercado. Porém, tome cuidado com a poluição visual, pois ela prejudica a experiência e visualização do comprador. Monte looks em que seja possível identificar todas as peças. Além disso, não se esqueça que os manequins precisam ficar em um local iluminado e de destaque, podendo ser na vitrine, ou ao lado de cada arara, para mostrar o estilo das peças daquela seção.

Aposte na sazonalidade da decoração

Dificilmente você encontrará uma loja de renome que tem uma decoração fixa. Para chamar a atenção do seu público ao decorar loja de roupas pequena, você deve apostar em datas comemorativas e na sazonalidade, como as estações do ano.

Então, aproveite o dia dos namorados e das mães, black friday, inverno, verão e demais sazonalidades para tematizar o seu espaço. Para isso, pense nas cores de cada tema e artigos decorativos, como o vermelho e os corações no dia dos namorados e os tons quentes no verão.

O ideal é que você tenha um planejamento de decoração para não perder oportunidades ou deixar a temática passar do tempo. Por exemplo, as roupas de inverno sempre devem aparecer na sua vitrine semanas antes da estação realmente começar. Assim como as decorações de natal já são preparadas desde o mês de novembro.

Além da vitrine, deixe os caixas, e até mesmo os provadores no tema. Também é comum que os vendedores tenham uniformes de acordo com a sazonalidade, evento ou alguma promoção em específico, pois esse aspecto também chama a atenção do consumidor.

Aposte em quadros e imagens

Assim como na decoração das casas, os quadros e fotos dão o toque final e fazem grande diferença no todo. Em lojas infantis, por exemplo, vale colocar imagens de desenhos ou jogos que estão em alta, ou de crianças com roupas da marca. Já em lojas exclusivamente femininas, é interessante apostar em quadros desse universo, como fotos de pincéis de maquiagem e esmaltes.

Nesse tipo de estratégia, também é importante considerar o marketing sensorial. De acordo com um levantamento, a nossa visão pode ser responsável por cerca de 83% das nossas decisões de compra, ou afastar na mesma intensidade. Esse sentido é seguido da audição, que também é valioso para as marcas por ser facilmente manipulado e influenciado por meio da trilha sonora adequada. Portanto, preze por imagens em que há pessoas sorrindo, felizes, em cores que transmitam esses sentimentos.

Entender como decorar uma loja de roupas pequenas pode fazer com que o seu negócio se destaque em meio às grandes marcas. Então, adote as dicas acima indicadas, faça as adaptações necessárias para o seu estabelecimento e não deixe de ter um planejamento. Assim, não corre o risco de perder oportunidades de sazonalidade.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Design no varejo: entenda sua importância!

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o customer experience, e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo. Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

11 Dicas para se diferenciar no varejo online

O comércio vendas online é a tendência para o futuro e por isso, há uma grande competitividade em todos os setores, o que exige que os empreendedores adotem técnicas para se destacar e assim buscar o sucesso. Sobressair à concorrência e ter um negócio lucrativo que tenha clientes fiéis é um objetivo de qualquer empreendimento…

Por Nayara Santos em 17.03.2020

Entenda a Importância do Funil de Vendas

Entender a importância do funil de vendas é fundamental para aqueles que desejam ter sucesso em suas estratégias de marketing. Descubra tudo sobre o assunto aqui!

Por Nayara Santos em 22.03.2019

Varejo 4.0: entenda a influência do mundo digital nesse conceito!

O mundo digital é o oxigênio do Varejo 4.0. Entretanto, ainda que a tecnologia seja o grande destaque nos eventos e lojas modelo, é a experiência do cliente, ou seja o customer experience, o verdadeiro foco dessa revolução no atendimento ao consumidor. O varejo nunca mudou tanto quanto nas últimas décadas. Produtos e serviços que…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

O que é Cross Merchandising? Saiba tudo nesse post

Veja neste artigo o que é cross merchandising e aprenda sobre as estratégias!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Slogan para salão de beleza: 4 dicas para criar o seu

Ter um slogan para salão de beleza pode ser uma ferramenta poderosa para se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Já que um slogan bem pensado pode ajudar a reforçar a identidade do salão, transmitir os valores e propósitos da marca e criar um vínculo emocional com os clientes. Criar um slogan pode não…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como vender mais no varejo e sair do vermelho?

Você sabia que o melhor vendedor da sua empresa não é o colaborador? O seu maior vendedor são seus consumidores. Quando você fideliza seus cliente, entregando uma experiência única e positiva, faz com que ele divulgue a sua marca para outras pessoas. Não acredita? Basta pensar: Quantas vezes você comprou um produto ou visitou um…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Como Aumentar a Clientela do seu Restaurante em 3 Passos

Atrair e fidelizar bons clientes é o sonhos de todo dono de restaurante, não é mesmo? Afinal, que empreendedor não deseja ter fiéis consumidores que adoram o seu espaço e tudo que tem a oferecer? Porém, nos dias de hoje, essa é uma tarefa cada vez mais difícil de ser realizada com sucesso. Por isso,…

Por Nayara Santos em 14.12.2018

Receba nossos conteúdos exclusivos