Por Nayara Santos em 16.05.2023

Decoração para salão de beleza: 5 dicas do que pode ser feito

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Um salão de beleza com uma decoração agradável é um ótimo diferencial para atrair e fidelizar clientes. A decoração não é apenas sobre estética, mas também sobre a sensação que ela transmite aos clientes. 

Ou seja, você precisa ficar atento em como está a decoração do seu salão para não transmitir a mensagem errada para os seus clientes. E isso nem sempre é uma tarefa fácil, já que os detalhes podem fazer a diferença e você pode comprometer a boa experiência do cliente.

Para ajudar nessa tarefa, separamos cinco dicas de como fazer a decoração do salão de beleza de forma que os clientes se sintam confortáveis e tenham uma experiência sensorial positiva. Confira e transforme o seu salão!

Capriche na decoração do salão de beleza

1. Escolha uma paleta de cores agradável

Escolher uma paleta de cores agradável para a decoração do seu salão de beleza é crucial para criar um ambiente acolhedor e atraente para seus clientes. A escolha das cores certas pode influenciar o humor e o comportamento das pessoas, afetando diretamente a experiência que os clientes terão no seu salão.

Por exemplo, uma paleta que inclua verde ou azul em tonalidades claras pode ajudar a criar um ambiente relaxante, estimulante e harmonioso. Por outro lado, cores em tonalidades mais fortes, como azul-escuro, vermelho, ou até mesmo o preto, trazem uma atmosfera mais marcante e mais personalidade.

Vale a pena mencionar que, se você não quiser ter cores fortes em móveis ou nas paredes, que ela pode ficar nos detalhes. Por exemplo, em almofadas no sofá de espera, as toalhas utilizadas para secar o cabelo das clientes, em quadros nas paredes, dentre outros.

2. Utilize plantas e flores

Utilizar flores e plantas naturais na decoração do seu salão de beleza pode deixar o ambiente muito mais agradável. Isso porque, além de trazerem um toque de beleza e frescor, as plantas e flores naturais podem melhorar a qualidade do ar, aumentar a sensação de bem-estar e até mesmo reduzir o estresse e a ansiedade dos seus clientes

As plantas também podem ajudar a criar uma atmosfera mais acolhedora e descontraída, favorecendo a interação e a comunicação entre os profissionais que trabalham com você e os seus clientes. Sem falar que as flores e plantas naturais são extremamente versáteis e podem ser usadas em diferentes estilos de decoração, desde o mais clássico e sofisticado até o mais descontraído e moderno.

Aqui vai uma dica importantíssima: não utilize plantas e flores de plástico. Elas não conseguem transmitir a mesma sensação que as flores naturais. Vale a pena também ficar de olho nas necessidades das plantas que você escolherá para a decoração do salão. Algumas precisam de cuidados específicos, caso contrário elas podem ficar com um aspecto de pouco cuidado. 

3. Marketing sensorial

Já ouviu falar em marketing sensorial? Sabe como ele pode te ajudar a melhorar a decoração e a experiência do cliente no seu salão? Não? Então essa dica é para você.


O marketing sensorial consiste em utilizar elementos que estimulem os sentidos das pessoas, como o olfato, a visão, o tato e o paladar, para criar uma conexão emocional com a marca e influenciar o comportamento dos consumidores. Você pode aplicar diferentes ações de marketing sensorial na decoração do seu salão de beleza:

  • Aromatizadores de ambiente: deixando um cheirinho gostoso no ar para os clientes, evitando aquele cheiro de produtos de beleza;
  • Iluminação adequada: a iluminação pode ajudar a deixar o ambiente mais aconchegante, com um toque mais clássico ou mais moderno, a depender da identidade da sua marca;
  • Texturas e materiais agradáveis ao toque: é essencial que o cliente possa sentar em locais confortáveis enquanto espera;
  • Música ambiente: uma estratégia importantíssima do marketing sensorial que te ajuda a se comunicar com o cliente, transmitir a mensagem da sua marca;
  • Oferecer produtos para degustação: você pode oferecer café, chá, água, algumas bolachas e balas. Assim, o cliente pode degustar algo enquanto espera para ser atendido.

Ficou curioso para saber mais sobre como essa estratégia funciona? Então confira o nosso material exclusivo: Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

4. Deixe espaço para a circulação de pessoas

Ter cadeiras suficientes para atender aos clientes e para que eles fiquem esperando a sua vez é fundamental. Além disso, você precisa ter uma recepção adequada para fazer receber os clientes, fazer atendimento e receber pagamentos.

Entretanto, em um salão de beleza é essencial deixar espaço para que as pessoas possam circular. Afinal, os clientes precisarão se mover para o local em que o serviço será prestado, ou mesmo os profissionais precisam se movimentar para cortar o cabelo do cliente.

Portanto, na hora de planejar a decoração do salão de beleza fique atento ao espaço disponível para circulação de pessoas. Locais apertados, que passem a impressão de estarem sempre cheios, podem oferecer uma experiência bem ruim para os clientes. Isso pode até mesmo fazer com que eles prefiram frequentar o salão concorrente.

5. Mantenha a limpeza e a organização

Essa última dica não está necessariamente ligada à decoração do salão, entretanto, ela é tão importante quanto o resto. Isso porque, de nada adianta planejar uma decoração incrível se o básico, que é a limpeza e a organização não forem mantidos.

Por exemplo, o cabelo que cai no chão deve ser recolhido assim que o atendimento ao cliente finalizar, deixando o local limpo para a próxima pessoa. Da mesma forma, você deve manter a organização do salão de beleza. Primeiramente porque isso facilita o trabalho dos profissionais, que saberão exatamente onde encontrar cada produto necessário.

Segundo, porque um salão com produtos espelhos em mesas, em que os profissionais não encontram o que precisam é extremamente desagradável. Inclusive, isso pode passar a impressão de falta de profissionalismo. Portanto, oriente os seus profissionais a prestarem atenção a esse ponto, se necessário, dê treinamentos.

Essas foram as nossas dicas de decoração para o salão de beleza. Quer mais dicas sobre as melhores estratégias para fidelizar os seus clientes? Então confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

11 textos para propaganda de lojas de decoração, confira

Atrair os clientes para a sua loja de decoração envolve escolher e utilizar os textos certos para a propaganda. Afinal, dependendo do que você disser, vai atrair pessoas que já conhecem a sua loja, ou aqueles que nunca nem entraram nela. Entretanto, se escolher errado, você acabará afugentando a clientela. Por isso, é essencial ficar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Qual a Importância da Fidelização de Clientes no Varejo?

Você sabe qual é a importância da fidelização de clientes no varejo? Conhece as consequências de negligenciar esse aspecto? Possui alguma estratégia específica para tornar os seus clientes fiéis? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então o seu estabelecimento pode estar em perigo. Mas, você não precisa se preocupar, afinal de contas, está…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Afinal, o que significa autoridade de marca? Descubra aqui!

Uma marca é construída com solidez por meio de diversas ações, colaboradores e técnicas de vendas, basicamente. Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca. Entre…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

11 frases para convite de inauguração de loja, se inspire

Não basta apenas planejar a inauguração da sua loja, é preciso que os clientes compareçam ao evento. Para isso, você precisa saber como convidá-los e é sobre isso que esse artigo vai falar. Claro que escolher as frases certas para o convite ajuda, já que é assim que você convencerá o consumidor de que vale…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Entre tantas estratégias de marketing que existem, quando falamos de varejo e lojas físicas, o marketing sensorial é uma excelente opção para aumentar as vendas e entregar uma experiência ou customer experience incrível para os clientes. Apesar disso, esse é um ponto que nem sempre recebe a devida atenção dos varejistas E, se você não…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Comunicação no varejo: 6 dicas de como fazer

Muitos lojistas acreditam que a comunicação no varejo consiste basicamente em produzir campanhas para mostrar os preços baixos e as grandes liquidações. Entretanto, essa ideia não poderia estar mais errada.  Isso porque, esse tipo de campanha pode até atrair a atenção do cliente por um primeiro momento. Mas, se ele não conseguir se identificar com…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Lembrancinhas para salão de beleza, confira 26 exemplos

Dar lembrancinhas para os clientes do salão de beleza pode ser uma excelente maneira de fidelizar os clientes e deixá-los com uma boa impressão do estabelecimento. Além disso, as lembrancinhas podem ser uma forma de marketing, já que os clientes podem compartilhá-las com amigos e familiares, ajudando a divulgar o salão.  E isso sem falar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Promoção de inauguração de loja: 4 ideias para se inspirar

Promover a inauguração de uma loja é uma etapa crucial para a sua entrada no mercado e pode ser determinante para o seu sucesso futuro. Realizar promoções no evento de inauguração de loja é uma das melhores maneiras de atrair a atenção dos clientes e criar um buzz em torno do lançamento do seu negócio. …

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Qual a Importância do Treinamento dos Vendedores de uma Empresa?

Neste artigo você poderá conferir o que é e qual é a importância do treinamento dos vendedores de uma empresa para otimizar a performance dos seus colaboradores.

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos