Por Nayara Santos em 21.01.2022

Comunicação no varejo: 6 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Muitos lojistas acreditam que a comunicação no varejo consiste basicamente em produzir campanhas para mostrar os preços baixos e as grandes liquidações. Entretanto, essa ideia não poderia estar mais errada. 

Isso porque, esse tipo de campanha pode até atrair a atenção do cliente por um primeiro momento. Mas, se ele não conseguir se identificar com a marca ou com a mensagem transmitida, ele não vai retornar à sua loja para uma segunda compra.

Como fazer com que o seu público se identifique com a sua marca, e não com a concorrência não é uma tarefa fácil. Ela exige paciência e dedicação dos gestores do varejo e, consequentemente, está sujeita a tentativas sem muito sucesso.

Para tornar o seu caminho em busca de uma boa comunicação no varejo menos árduo,  preparamos esse artigo com dicas incríveis de como fazer uma comunicação que seja efetiva e capaz de trazer bons resultados. Não perca a oportunidade de adquirir esse conhecimento! Boa leitura!

1. Saiba qual mensagem você quer passar

Antes de começar a planejar a comunicação na sua loja no varejo, é preciso entender qual é a mensagem que você quer passar para os consumidores. Caso contrário, você corre um grande risco de gastar uma grande quantidade de dinheiro e tempo, e não conseguir atingir os resultados desejados.

Lembre-se que, para uma marca sobreviver no mercado é importante que os clientes tenham empatia e se identifiquem com ela. Por isso, é preciso construir a sua marca com bases sólidas, trazendo elementos que possibilitem a identificação do cliente. 

Um bom exemplo disso, é a C&A e seu garoto propaganda, o Sebastian. Por muitos anos, ele foi capaz de personificar a marca, mostrando que ela é moderna e atual. Até mesmo hoje, mais de 10 anos depois do contrato dele acabar e seu rosto não estar mais presente nas propagandas, muitas pessoas ainda o veem como o rosto da marca.

Vale a pena dizer que você não precisa necessariamente ter um rosto de alguém famoso nas suas propagandas, mesmo porque, isso poderá ter um custo relativamente alto. Essa identificação pode acontecer através de um logo, das cores da empresa, ou por slogan inteligente e até mesmo provocativo.

Para ilustrar esse caso, podemos citar como exemplo a Apple. Por mais que Steve Jobs seja o homem por trás disso, e muitas pessoas o conhecem, a simplicidade da logomarca, e das cores não apenas atraem, mas conquistam milhões de consumidores fiéis. Se quiser saber mais sobre como conseguir ter um bom branding, confira o nosso ebook gratuito Guia para montar uma estratégia de branding impecável

2. Escolha um canal para se comunicar

Para que a comunicação no varejo funcione é preciso escolher o canal certo para conversar com o seu cliente. Para conseguir acertar nessa escolha é preciso conhecer bem o seu cliente e saber qual é a melhor forma de se comunicar com ele. Afinal, somente através de uma boa comunicação é que o cliente saberá exatamente onde e como te encontrar quando ele precisar. 

Por exemplo, se o seu público-alvo for composto por adolescentes, provavelmente será interessante investir nas redes sociais, mais precisamente no Tik Tok. Por outro lado, se você precisar atingir um público mais velho, o Instagram e o Facebook são boas opções. Fora do meio digital, você ainda poderá investir em jornais de ofertas e distribuição de panfletos, essas estratégias costumam funcionar bem para atrair pessoas que morem ou trabalhem perto da loja.

Voltando às redes sociais, é preciso apenas ficar atento ao perfil de cada uma das redes sociais, já que elas possuem diferentes características e formas de comunicação. Por exemplo, no Instagram você precisa ter fotos de qualidade, que consigam se destacar no feed das pessoas. Já o Tik Tok é feito principalmente por vídeos curtos, de desafios que as pessoas podem fazer. 


Uma coisa é certa, a sua loja não pode ficar de fora das redes sociais e nem deixar de investir em marketing digital. Cada vez mais as pessoas utilizam a internet para encontrar lojas e marcas interessantes. Por isso, se você quiser que as pessoas te encontrem e se identifiquem com a sua marca, invista em produção de conteúdo que seja relevante para as pessoas e em anúncios pagos.

3. Faça pesquisas de satisfação regularmente

Uma parcela considerável de sucesso na comunicação no varejo é entender o que o seu cliente quer e espera da sua marca. Dito isso, a realização de pesquisas de satisfação do cliente deve ser feita regularmente. Essas pesquisas são valiosíssimas e a troca com o cliente é fundamental para que você consiga sempre oferecer o melhor para eles.

Por isso, elas devem ser planejadas de forma que permita ao cliente dizer o que pode ser melhorado, como ele enxerga a sua marca, e até mesmo para você saber se está conseguindo transmitir a mensagem certa para o cliente. Ainda, a pesquisa de satisfação também pode te ajudar a identificar quais os melhores canais para falar com o seu cliente.

É preciso dizer que essas pesquisas devem ser mensuradas e analisadas cuidadosamente. Desta forma, você estará munido de informações confiáveis para tomar decisões gerenciais, estabelecer metas para a sua equipe e até mesmo comparar pesquisas para saber se a avaliação do cliente melhorou ou não.

4. Cuidado com a vitrine da loja

Na comunicação no varejo, a vitrine da loja é uma espécie de cartão de visita para os clientes. Mesmo assim, nem todo varejista dedica a devida atenção na hora de planejar como será feita a decoração da vitrine. O resultado disso é que as peças expostas nem sempre refletem a identidade da marca, podendo até mesmo ser conflitantes quanto à mensagem que elas passam.

Ainda, muitos lojistas colocam cartazes e adesivos que atrapalham o cliente a ver os produtos e seus preços. Com isso, os consumidores não sentem vontade de entrar na loja. Portanto, é preciso planejar quais itens irão para a vitrine, o que eles refletem e se os seus clientes serão capazes de se identificar com aquelas peças.

5. Tenha uma rádio personalizada

Atrair o cliente para a sua loja é uma tarefa árdua que requer bastante esforço, tanto em termos de tempo, quanto em termos de dinheiro. Por isso, quando o cliente entra na sua loja, você precisa usar essa oportunidade para se comunicar com ele da melhor forma possível e aumentar as chances de fidelização.

Uma ferramenta interessante que pode ser usada para essa comunicação no varejo é a rádio interna personalizada. Ela permite que você crie uma playlist exclusiva que seja capaz de refletir a identidade da sua marca, reforçar a mensagem que você quer passar e ainda é capaz de proporcionar um ambiente de compras agradável para os seus clientes.

Outra grande vantagem é a possibilidade de criar anúncios personalizados, o que permite uma comunicação ainda mais direta com os clientes que frequentam a sua loja. Sem falar que, com uma rádio personalizada, você escolhe o que será tocado, podendo definir estratégias para influenciar o comportamento do consumidor. Ficou interessado? Conheça todas as outras formas que a música poderá influenciar na sua loja, faça o download gratuito do nosso infográfico sobre o assunto.

6. Invista no pós-venda

Um bom importantíssimo que deve ser levado em consideração na hora de fazer uma boa comunicação no varejo é o pós-venda. Apesar da sua relevância, muitos gestores esquecem de desenvolver essa estratégia e consideram que o seu relacionamento com o cliente acabou quando ele saiu da loja.

Esse é um erro muito comum, mas que pode te custar a fidelização de um cliente e abrir espaço para que a concorrência faça isso. Por isso, a nossa próxima dica é como desenvolver uma estratégia de pós-venda que seja eficiente.

O pós-venda consiste basicamente em certificar-se de que tudo está indo bem com o cliente e que o produto adquirido está sendo capaz de cumprir com as expectativas. Além disso, esse também é o momento de entender como foi a experiência do cliente na loja e se tem algo que ele considere que possa ser melhorado.

Outro ponto importante para as empresas que adotam estratégias de pós-venda na sua comunicação é que elas mostram que o cliente é uma das peças mais importantes da sua empresa. Afinal, você está preocupado em outro o que ele tem a dizer.

Para conseguir coletar essas informações do seus clientes você pode utilizar estratégias e e-mail marketing. uma forma de otimizar esse processo é através da automação de marketing, em que todos os e-mail são disparados automaticamente, sem que haja uma pessoa responsável pelo envio de cada um deles.

Se você preferir, essas informações também podem ser coletadas através de ligações ou mesmo por WhatsApp. Ainda, você também pode utilizar as suas redes sociais para conseguir obter mais dados sobre a experiência de compras. Não importa o canal que você irá escolher, desde que as respostas sejam mantidas organizadas e possam ser consultadas e analisadas posteriormente.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 dicas para aumentar as vendas no varejo

Dicas para aumentar as vendas Dicas para aumentar as vendas: muitas vezes o seu produto é bom, mas as vendas no varejo não estão dentro do esperado. Nesses momentos, não é preciso se desesperar. São vários os fatores que podem influenciar nesse resultado e, justamente por isso, também existem diversas medidas que podem ser tomadas…

Por Nayara Santos em 09.03.2016

Como vender uma ideia? Confira estratégias de vendas aplicadas no dia a dia

O mundo está repleto de sonhos e propostas valiosas, mas nem todos sabem como vender uma ideia, muito menos imaginam a importância disso em suas carreiras e até no dia a dia. O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de soluções, estamos sempre identificando problemas ao nosso redor e procurando saídas convenientes. Isso vai desde…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Slogan para loja de variedades: 4 passos para criar o ideal

O slogan é a ferramenta perfeita para conseguir comunicar aos consumidores a principal mensagem da sua empresa. Por isso, se você tem uma loja de variedades, precisa criar um slogan para fazer com que os clientes consigam não apenas memorizar a sua marca, mas até mesmo se identificarem rapidamente com ela. Entretanto, criar um slogan…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Você participa de eventos de marketing? Entenda a importância deles

Desenvolvimento e visibilidade, esses dois conceitos fazem parte dos benefícios em participar de eventos e feiras profissionais. Buscar conhecimento é uma necessidade constante, devido à velocidade em que surgem novas metologias e ferramentas para o negócio. Além disso, fazer networking é uma estratégia muito interessante para aumentar seu relacionamento profissional, bem como o da sua…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Como apresentar um produto para venda: veja o passo a passo

Você sabe como apresentar os produtos que você vende para os clientes? Já recebeu alguma pergunta que não sabia responder e ficou sem graça? A sua equipe está preparada para apresentar os seus produtos? Essas situações estão longe de serem ideais, mas mesmo assim elas fazem parte do cotidiano de muitos empreendedores. Isso acontece basicamente…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

12 Dicas para vender na Black Friday: aumente as vendas da loja

 Se você, varejista, quiser vender mais na Black Friday, é importante procurar dicas e traçar estratégias de como você irá chamar a atenção do cliente e se destacar da concorrência. Afinal, é fundamental aproveitar todas as oportunidades e datas comemorativas para aumentar as vendas. Principalmente em datas como essa em que todo o varejo…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

5 campanhas para aumentar vendas: se inspire em nossas ideias

Saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é essencial para qualquer ramo do varejo. Ao planejar a sua campanha é preciso ter um objetivo claro, um tema para a campanha, um prazo para ela acontecer, definir quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os seus clientes. Como pode ser difícil ter…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

22 textos de novidades na loja, se inspire

Ter novidades na loja é sempre algo positivo. Afinal, você consegue atrair a atenção de clientes antigos e novos, e fica muito mais fácil convencê-los a ir até uma das suas lojas, não é mesmo? Mas, isso não significa que você não deva se preocupar com os textos para anunciar essas novidades. Esse ponto é…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Como montar uma loja virtual: 4 dicas práticas

Estamos vivendo a era da tecnologia, portanto é preciso saber como montar uma loja virtual para o seu negócio. Afinal, com uma loja virtual você conseguirá realizar vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, é uma excelente oportunidade para atingir um público maior e aumentar suas vendas.  Entretanto, montar uma loja…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos