Por Nayara Santos em 21.01.2022

Comunicação no varejo: 6 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Muitos lojistas acreditam que a comunicação no varejo consiste basicamente em produzir campanhas para mostrar os preços baixos e as grandes liquidações. Entretanto, essa ideia não poderia estar mais errada. 

Isso porque, esse tipo de campanha pode até atrair a atenção do cliente por um primeiro momento. Mas, se ele não conseguir se identificar com a marca ou com a mensagem transmitida, ele não vai retornar à sua loja para uma segunda compra.

Como fazer com que o seu público se identifique com a sua marca, e não com a concorrência não é uma tarefa fácil. Ela exige paciência e dedicação dos gestores do varejo e, consequentemente, está sujeita a tentativas sem muito sucesso.

Para tornar o seu caminho em busca de uma boa comunicação no varejo menos árduo,  preparamos esse artigo com dicas incríveis de como fazer uma comunicação que seja efetiva e capaz de trazer bons resultados. Não perca a oportunidade de adquirir esse conhecimento! Boa leitura!

1. Saiba qual mensagem você quer passar

Antes de começar a planejar a comunicação na sua loja no varejo, é preciso entender qual é a mensagem que você quer passar para os consumidores. Caso contrário, você corre um grande risco de gastar uma grande quantidade de dinheiro e tempo, e não conseguir atingir os resultados desejados.

Lembre-se que, para uma marca sobreviver no mercado é importante que os clientes tenham empatia e se identifiquem com ela. Por isso, é preciso construir a sua marca com bases sólidas, trazendo elementos que possibilitem a identificação do cliente. 

Um bom exemplo disso, é a C&A e seu garoto propaganda, o Sebastian. Por muitos anos, ele foi capaz de personificar a marca, mostrando que ela é moderna e atual. Até mesmo hoje, mais de 10 anos depois do contrato dele acabar e seu rosto não estar mais presente nas propagandas, muitas pessoas ainda o veem como o rosto da marca.

Vale a pena dizer que você não precisa necessariamente ter um rosto de alguém famoso nas suas propagandas, mesmo porque, isso poderá ter um custo relativamente alto. Essa identificação pode acontecer através de um logo, das cores da empresa, ou por slogan inteligente e até mesmo provocativo.

Para ilustrar esse caso, podemos citar como exemplo a Apple. Por mais que Steve Jobs seja o homem por trás disso, e muitas pessoas o conhecem, a simplicidade da logomarca, e das cores não apenas atraem, mas conquistam milhões de consumidores fiéis. Se quiser saber mais sobre como conseguir ter um bom branding, confira o nosso ebook gratuito Guia para montar uma estratégia de branding impecável

2. Escolha um canal para se comunicar

Para que a comunicação no varejo funcione é preciso escolher o canal certo para conversar com o seu cliente. Para conseguir acertar nessa escolha é preciso conhecer bem o seu cliente e saber qual é a melhor forma de se comunicar com ele. Afinal, somente através de uma boa comunicação é que o cliente saberá exatamente onde e como te encontrar quando ele precisar. 

Por exemplo, se o seu público-alvo for composto por adolescentes, provavelmente será interessante investir nas redes sociais, mais precisamente no Tik Tok. Por outro lado, se você precisar atingir um público mais velho, o Instagram e o Facebook são boas opções. Fora do meio digital, você ainda poderá investir em jornais de ofertas e distribuição de panfletos, essas estratégias costumam funcionar bem para atrair pessoas que morem ou trabalhem perto da loja.

Voltando às redes sociais, é preciso apenas ficar atento ao perfil de cada uma das redes sociais, já que elas possuem diferentes características e formas de comunicação. Por exemplo, no Instagram você precisa ter fotos de qualidade, que consigam se destacar no feed das pessoas. Já o Tik Tok é feito principalmente por vídeos curtos, de desafios que as pessoas podem fazer. 


Uma coisa é certa, a sua loja não pode ficar de fora das redes sociais e nem deixar de investir em marketing digital. Cada vez mais as pessoas utilizam a internet para encontrar lojas e marcas interessantes. Por isso, se você quiser que as pessoas te encontrem e se identifiquem com a sua marca, invista em produção de conteúdo que seja relevante para as pessoas e em anúncios pagos.

3. Faça pesquisas de satisfação regularmente

Uma parcela considerável de sucesso na comunicação no varejo é entender o que o seu cliente quer e espera da sua marca. Dito isso, a realização de pesquisas de satisfação do cliente deve ser feita regularmente. Essas pesquisas são valiosíssimas e a troca com o cliente é fundamental para que você consiga sempre oferecer o melhor para eles.

Por isso, elas devem ser planejadas de forma que permita ao cliente dizer o que pode ser melhorado, como ele enxerga a sua marca, e até mesmo para você saber se está conseguindo transmitir a mensagem certa para o cliente. Ainda, a pesquisa de satisfação também pode te ajudar a identificar quais os melhores canais para falar com o seu cliente.

É preciso dizer que essas pesquisas devem ser mensuradas e analisadas cuidadosamente. Desta forma, você estará munido de informações confiáveis para tomar decisões gerenciais, estabelecer metas para a sua equipe e até mesmo comparar pesquisas para saber se a avaliação do cliente melhorou ou não.

4. Cuidado com a vitrine da loja

Na comunicação no varejo, a vitrine da loja é uma espécie de cartão de visita para os clientes. Mesmo assim, nem todo varejista dedica a devida atenção na hora de planejar como será feita a decoração da vitrine. O resultado disso é que as peças expostas nem sempre refletem a identidade da marca, podendo até mesmo ser conflitantes quanto à mensagem que elas passam.

Ainda, muitos lojistas colocam cartazes e adesivos que atrapalham o cliente a ver os produtos e seus preços. Com isso, os consumidores não sentem vontade de entrar na loja. Portanto, é preciso planejar quais itens irão para a vitrine, o que eles refletem e se os seus clientes serão capazes de se identificar com aquelas peças.

5. Tenha uma rádio personalizada

Atrair o cliente para a sua loja é uma tarefa árdua que requer bastante esforço, tanto em termos de tempo, quanto em termos de dinheiro. Por isso, quando o cliente entra na sua loja, você precisa usar essa oportunidade para se comunicar com ele da melhor forma possível e aumentar as chances de fidelização.

Uma ferramenta interessante que pode ser usada para essa comunicação no varejo é a rádio interna personalizada. Ela permite que você crie uma playlist exclusiva que seja capaz de refletir a identidade da sua marca, reforçar a mensagem que você quer passar e ainda é capaz de proporcionar um ambiente de compras agradável para os seus clientes.

Outra grande vantagem é a possibilidade de criar anúncios personalizados, o que permite uma comunicação ainda mais direta com os clientes que frequentam a sua loja. Sem falar que, com uma rádio personalizada, você escolhe o que será tocado, podendo definir estratégias para influenciar o comportamento do consumidor. Ficou interessado? Conheça todas as outras formas que a música poderá influenciar na sua loja, faça o download gratuito do nosso infográfico sobre o assunto.

6. Invista no pós-venda

Um bom importantíssimo que deve ser levado em consideração na hora de fazer uma boa comunicação no varejo é o pós-venda. Apesar da sua relevância, muitos gestores esquecem de desenvolver essa estratégia e consideram que o seu relacionamento com o cliente acabou quando ele saiu da loja.

Esse é um erro muito comum, mas que pode te custar a fidelização de um cliente e abrir espaço para que a concorrência faça isso. Por isso, a nossa próxima dica é como desenvolver uma estratégia de pós-venda que seja eficiente.

O pós-venda consiste basicamente em certificar-se de que tudo está indo bem com o cliente e que o produto adquirido está sendo capaz de cumprir com as expectativas. Além disso, esse também é o momento de entender como foi a experiência do cliente na loja e se tem algo que ele considere que possa ser melhorado.

Outro ponto importante para as empresas que adotam estratégias de pós-venda na sua comunicação é que elas mostram que o cliente é uma das peças mais importantes da sua empresa. Afinal, você está preocupado em outro o que ele tem a dizer.

Para conseguir coletar essas informações do seus clientes você pode utilizar estratégias e e-mail marketing. uma forma de otimizar esse processo é através da automação de marketing, em que todos os e-mail são disparados automaticamente, sem que haja uma pessoa responsável pelo envio de cada um deles.

Se você preferir, essas informações também podem ser coletadas através de ligações ou mesmo por WhatsApp. Ainda, você também pode utilizar as suas redes sociais para conseguir obter mais dados sobre a experiência de compras. Não importa o canal que você irá escolher, desde que as respostas sejam mantidas organizadas e possam ser consultadas e analisadas posteriormente.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Vitrine de primavera: 6 dicas para montar a ideal

Será que a vitrine de primavera precisa ter muitas flores? Quais flores devo utilizar? Quais as cores que melhor atrairão a atenção do cliente? Quais outros elementos posso incluir na vitrine da minha loja para conseguir me destacar? Essas dúvidas, e provavelmente muitas outras, já devem ter passado pela sua mente na hora de planejar…

Por Nayara Santos em 18.07.2024

Gestão de salão de beleza: confira um guia completo!

Você sabe como fazer a gestão de salão de beleza? Se você é cabeleireiro, esteticista ou dono de qualquer estabelecimento estético, ter conhecimentos em administração, marketing, relações-públicas e outras áreas é muito importante. Somente assim será possível traçar as melhores estratégias sobre como atrair clientes, otimizar as atividades e ter mais resultados positivos no estabelecimento.…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Dicas de campanhas de Natal para lojas

Ah, o Natal! Quem não gosta do clima natalino, as lojas enfeitadas, as guloseimas que só encontramos nessa época, a troca de presentes, a família reunida. Realmente é uma data especial que deixa todo mundo mais generoso, mais feliz.  Mas cá entre nós, é nessa data que também bate aquela vontade de comprar algo novo,…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Nome para loja de móveis: 44 exemplos para se inspirar

Se você está abrindo uma loja de móveis, então precisa escolher um bom nome para representar o seu negócio. É com ele que você irá se comunicar com os clientes, dizer o que você vende, quais os pontos fortes da sua empresa e como ela poderá ajudar aos consumidores. Entretanto, esse é um grande desafio…

Por Nayara Santos em 05.06.2025

Guia completo de trade marketing: organização de produtos no varejo

Para alcançar sucesso no varejo, toda empresa precisa ir além da qualidade e recorrer a estratégias que posicionem em evidência seus produtos, a fim de garantir que sejam vistos pelos consumidores para estimular o desejo de compra. A missão do trade marketing é fazer com que o consumidor perceba os produtos nos principais canais de…

Por Nayara Santos em 17.03.2020

5 Maneiras de Aumentar a Produtividade de Seus Funcionários

Aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa pode parecer um grande desafio, daqueles quase impossíveis. Contudo, algumas medidas simples podem fazer total diferença. Confira e planeje-se para mudar o cenário atual do seu negócio! Como aumentar a produtividade da equipe? Elevar a performance dos seus funcionários requer um plano de ações. Isso porque estamos…

Por Nayara Santos em 07.11.2018

Tecnologia no varejo: 16 tendências para 2024

Não importa se estamos chegando em 2024 ou em 2050, apostar em tecnologia virou algo essencial para o varejo.De fato, com o crescimento acelerado do mercado, identificar o que seu negócio precisa para funcionar de maneira otimizada faz toda a diferença na experiência dos consumidores e na lucratividade da sua loja. O mais indicado, nesse…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Vendarketing: entenda o que é e como implementar esse conceito

O objetivo de toda empresa é crescer. Para isso, é preciso atrair mais clientes para a sua loja ou para comprar sua solução. Além da atração de novas pessoas, é preciso proporcionar boas experiências a fim de fazer os consumidores voltarem e promoverem o negócio para amigos e parentes. Uma das formas de garantir o…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos