Por Nayara Santos em 16.05.2023

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo.

Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar com as redes sociais para que você consiga ter um bom número de seguidores e um bom engajamento no perfil. Além disso, as redes permitem que você faça uma divulgação interativa, ou seja, permite que os seguidores comentem, deem a sua opinião e até mesmo te ajudem a decidir algum detalhe.

Como nós sabemos que a divulgação de eventos pode ser bastante trabalhosa, e que não dá para deixar as redes sociais de fora do planejamento, preparamos esse artigo para te ajudar. Nele daremos dicas importantíssimas que você deverá seguir para divulgar o evento nessas plataformas da forma correta. Confira!

Fazendo a divulgação de eventos nas redes sociais

A divulgação do evento nada mais é do que uma forma de comunicação com os seus clientes. Se para alguns gestores essa é uma parte interessante, para outros, essa pode ser uma etapa bastante complicada. Por isso, se você ainda não sabe qual é a melhor forma de se comunicar com os seus clientes, confira o nosso material exclusivo Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

Crie uma estratégia de divulgação

Quando falamos na criação de uma estratégia de divulgação, muitas pessoas pensam que os anúncios devem seguir o tom de voz da empresa, e de modo que converse com o público-alvo. Entretanto, quando falamos das redes sociais, você precisa ter em mente que existem basicamente duas formas de divulgar eventos:

  • Orgânica: essa é a forma gratuita de se fazer a divulgação. Neste caso, você pode usar as ferramentas que cada uma das plataformas oferecem, tais como Reels do Instagram, Stories, vídeos no IGTV, vídeos no YouTube, Lives, dentre outros. Mas, para que essa estratégia funcione, você precisa produzir conteúdo de qualidade, ter constância e uma alta frequência de publicações;
  • Anúncios: investir na divulgação orgânica é essencial para que o perfil da sua marca cresça e conquiste mais seguidores. Entretanto, esse retorno demora para acontecer, por isso, muitas empresas preferem investir em anúncios pagos. Quem optar por essa estratégia poderá preparar as publicações patrocinadas e escolher o público para o qual os anúncios serão exibidos.

O ideal é que você invista nas duas opções, desta forma, você vai fazendo com que a sua marca ganhe mais autoridade (de forma orgânica), ao mesmo tempo em que consegue alcançar um número maior de usuários (com os anúncios).

Escolha a rede certa

A próxima etapa para conseguir acertar na divulgação de eventos nas redes sociais é a escolha de qual rede você irá utilizar. Cada uma delas tem um perfil de funcionamento e de público diferente. Por isso, é essencial conhecer cada uma para saber onde vale a pena investir o seu tempo. As principais redes são:

  • Facebook: uma das redes com o maior número de usuários no Brasil, portanto, com certeza você irá encontrar alguns clientes. A vantagem é que você pode criar uma página para a sua empresa, divulgando fotos, preços e até mesmo criando um evento. Isso mesmo, você pode criar um evento no Facebook para dar mais detalhes do evento propriamente dito;
  • Instagram: outra rede importantíssima para a divulgação do evento nas redes sociais. No Instagram a nossa recomendação é que você poste vídeos curtos e fotos dos bastidores, utilize o cronômetro para despertar o interesse dos usuários, e até mesmo incentive o engajamento respondendo à caixinha de perguntas;
  • Twitter: essa é uma rede mais dinâmica, com textos curtos, em que a proposta é ter uma conversa rápida entre os usuários. Ela pode ser utilizada para a divulgação do evento da sua loja, desde que esse seja o perfil da sua marca;
  • LinkedIn: pode ser a rede ideal para divulgar eventos que tenham como foco aproximar a relação com outras empresas, para conseguir novas parcerias e fornecedores, ou melhore o relacionamento com aqueles que já trabalham com você.

Na hora de escolher a rede, o mais importante é focar na que tem um perfil que combine mais com a sua marca. Além disso, o seu público também deve estar nessa rede, portanto, confira qual é o perfil mais comum de pessoas para saber onde vale a pena investir seu tempo e dinheiro.

Prepare um cronograma para a divulgação do evento nas redes sociais

Uma vez que você já tenha decidido qual será a rede a ser utilizada, então chegou o momento de preparar as publicações. Mas, para isso, você precisará ter um cronograma de divulgação. Ou seja, você deve saber qual será o nível de informação que os usuários receberão em cada etapa.


Por exemplo, a primeira publicação pode ser falando que você está preparando algo incrível para o próximo mês. Após alguns dias você pode divulgar um vídeo curto mostrando um pouco dos bastidores, mas sem dar muitas informações. Depois você pode divulgar o evento e dar um pouco mais de detalhes, e assim por diante.

Isso ajuda a deixar os usuários curiosos e a continuar conferindo as suas publicações. Lembre-se, esse é o momento de preparar o conteúdo criativo, portanto, pense em como engajar os usuários. Isso pode ser feito perguntando o que ele acha que está por vir, fazendo enquetes com os seguidores, incentivando o envio de perguntas, dentre outros.

Mas, para que essa estratégia funcione, você também precisa ter tempo para interagir com esses seguidores. Afinal, eles não querem ficar falando sozinhos, pelo contrário, essa é uma forma bastante eficaz de criar uma boa relação com esses potenciais clientes.

Por último, mas não menos importante, ao preparar o cronograma, considere o tempo necessário para preparar a arte das postagens. Lembre-se, as fotos e vídeos devem ser de alta qualidade. Já os textos devem ser claros, objetivos e livres de erros gramaticais. Desta forma, você mostra profissionalismo para os seguidores e transmite uma boa imagem da sua empresa.

Gostou das nossas dicas para fazer a divulgação de eventos nas redes sociais? Então acesse o nosso blog e confira outras dicas incríveis para fazer o seu evento ser um verdadeiro sucesso!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Entenda como utilizar o marketing offline de forma eficiente

Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo na internet. Com isso, muitos tendem a achar que as únicas estratégias de marketing realmente eficientes são aquelas praticadas no ambiente virtual. Entretanto, por mais que realmente o marketing digital tenha ganhado força, isso não exclui a importância de boas ações em marketing offline. Pode até ser…

Por Nayara Santos em 30.09.2019

Vitrine de Loja de Roupa: 9 melhores práticas para montar

Você sabe como montar a vitrine de loja de roupas para conseguir chamar a atenção do cliente? Aliás, você consegue entender a importância de uma vitrine bem planejada para o sucesso das suas vendas? Se você respondeu “não” a uma dessas perguntas, então você está no lugar certo! Chamar a atenção do cliente é essencial…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

O que você precisa saber sobre franchising no Brasil

O mundo do empreendedorismo amadureceu muito nos últimos anos. A maior prova disso é o crescente número de empresas que surgem todos os anos, nos mais diversos segmentos e de todos os portes. Porém, isso não significa que é mais fácil entrar nesse mundo. Pelo contrário, os requisitos para um negócio crescer são cada vez…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

6 estratégias de Marketing para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais de mais destaque e muitas empresas já têm contas para divulgar imagens e vídeos. Porém, não basta criar um perfil e postar um conteúdo qualquer: existem estratégias de Marketing que podem ser usadas para melhorar os resultados das postagens, tornando-as uma forma de impulsionar os lucros da empresa.…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

22 textos de novidades na loja, se inspire

Ter novidades na loja é sempre algo positivo. Afinal, você consegue atrair a atenção de clientes antigos e novos, e fica muito mais fácil convencê-los a ir até uma das suas lojas, não é mesmo? Mas, isso não significa que você não deva se preocupar com os textos para anunciar essas novidades. Esse ponto é…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

16 textos prontos para vender mais no Dia dos Namorados, se inspire!

Ter textos prontos para usar nas campanhas e vender mais no Dia dos Namorados é fundamental para qualquer ramo do varejo. Afinal, quando todas as lojas estão com promoções e implementando ações para atrair a atenção do consumidor, é preciso encontrar formas de se destacar e sair na frente da concorrência. Saber quais campanhas serão…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais. Por outro…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Saiba os benefícios na terceirização de serviços

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento de gestores e funcionários é o tempo gasto com serviços “extras”. É como um vendedor que perde uns 20 minutos para limpar uma área da loja ou um gerente que precisa usar o próprio carro para levar um contrato importante para um fornecedor. Visando resolver esses tipos…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Como definir metas assertivas para seus vendedores?

Um gestor de comércio precisa entender como definir metas assertivas para sua equipe e estar por dentro do Varejo 4.0. As metas são fundamentais para a evolução de uma loja. Elas devem ser previstas no plano estratégico e ter aplicação efetiva no dia a dia daqueles que trabalham com vendas. Afinal, ninguém obtém sucesso no…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos