Por Nayara Santos em 21.06.2022

Vitrine de Loja de Roupa: 9 melhores práticas para montar

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Você sabe como montar a vitrine de loja de roupas para conseguir chamar a atenção do cliente? Aliás, você consegue entender a importância de uma vitrine bem planejada para o sucesso das suas vendas? Se você respondeu “não” a uma dessas perguntas, então você está no lugar certo!

Chamar a atenção do cliente é essencial para ter sucesso no varejo, ainda mais quando se está inserido em um ambiente de shopping center, que é altamente competitivo, cheio de concorrentes e que qualquer erro pode prejudicar as suas vendas.

Nesse contexto, definir estratégias para ter um diferencial em relação aos concorrentes. Esse será um passo fundamental para conseguir se destacar e chamar a atenção dos clientes, e até mesmo influenciar a decisão de compras deles.

Você sabe como deixar sua loja atraente e despertar o interesse dos clientes? Confira neste post algumas dicas sobre como decorar a vitrine de loja de roupas e alavancar seu negócio. Boa leitura!

A decoração da vitrine é essencial para qualquer negócio do varejo

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pois, isso é exatamente o que acontece com a vitrine. Claro que o atendimento também é essencial, e você pode encontrar tudo sobre como acertar no atendimento neste artigo. Entretanto, a vitrine atua como um cartão de visita, como uma espécie de amostra grátis do que o cliente vai encontrar quando entrar na sua loja.

Por isso, conseguir transmitir uma imagem positiva para quem frequenta um shopping center ou mesmo se a sua loja for na rua, é muito importante. A principal ferramenta para isso é ter uma decoração de vitrine perfeita, bem planejada e atraente. Assim, você conseguirá atrair a atenção dos clientes e ter uma vitrine convidativa.

Como a vitrine tem o poder de despertar o interesse das pessoas para conhecer melhor os produtos no interior da loja, ela deve ser usada como uma estratégia de marketing. Afinal, essa é uma das formas para aumentar as possibilidades de concretizar novas vendas.


Além disso, é uma forma interessante para fidelizar os clientes e ter um bom posicionamento de marca, fatores indispensáveis para quem deseja seguir um caminho de sucesso e solidez.

Dicas de como decorar a vitrine de loja de roupa

Agora que você já entendeu a importância de ter uma vitrine de loja de roupas bem planejada, chegou o momento de saber como fazer isso. A decoração da vitrine deve ser feita de forma bem planejada e levando-se em conta as tendências do momento, estação do ano e características do negócio. Essa pode até parecer uma tarefa simples, entretanto, é necessário ter muita atenção.

Para ajudar, preparamos algumas dicas incríveis (e infalíveis) para decorar a vitrine da sua loja!

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo que deve ser tomado é definir muito bem quem é o seu público-alvo. Aliás, esse é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing que você for planejar. Para isso, é importante conhecer qual é o perfil do cliente que busca pelos produtos que você oferece e que frequenta a loja?

Para desenvolver um bom projeto de vitrine, você deve se orientar pelo gosto de quem gosta de sua loja, e não por suas próprias preferências. Quando falamos de perfil do cliente, alguns pontos podem ser considerados para alavancar sua criatividade:

  • Faixa etária média;
  • Poder de compra;
  • Estilo de vida;
  • Referências da atualidade que podem ser atrativas.

Pense na vitrine como um verdadeiro espelho. Quando alguém vai às compras, a vontade é de se sentir bem. Para isso, é preciso que ela se identifique e também que tenha o desejo de adquirir novos produtos.

2. Seja criativo

Não tem como negar que uma vitrine de loja de roupas que seja criativa é atrativa para os clientes. Por isso, na hora de decidir como fazer a decoração, além de identificar o público-alvo para desenvolver o seu trabalho, solte a sua criatividade. 

Portanto, o planejamento deve começar por você construindo um conceito. Para isso, você pode optar por um tema específico ou mesmo contar uma espécie de história. Confira algumas ideias:

  • Estações do ano, na época que estão iniciando;
  • Datas comemorativas, como ano novo, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, ou qualquer outra data que seja importante no seu ramo de atuação;
  • Um evento que aconteça nas imediações;
  • Temas de séries que estejam fazendo um grande sucesso no momento.

Uma ótima maneira de decorar a vitrine de loja é criar uma atmosfera lúdica para seus clientes, incentivando a identificação e a criação de uma relação emocional. Combine os elementos de maneira harmoniosa.

Uma forma bem sucedida de conseguir ser criativo é conferindo diferentes usos para objetos. Um exemplo bastante simples é utilizar paletes de madeira, utilizados no transporte e armazenamento de produtos, como mesas. Procure por inspirações na concorrência e na internet, o Pinterest, por exemplo, pode ser uma boa fonte de inspiração para a sua vitrine.

3. Explore os 5 sentidos dos seus clientes

Essa é uma tarefa do marketing sensorial, e engane-se que ele pode ser utilizado apenas para os clientes que entram na loja. Pelo contrário, através dos detalhes você pode conseguir encantar o cliente e fazer com que ele entre na sua loja para conferir o que você tem. Vejamos como você pode fazer isto:

Visão

Sem dúvida alguma, o estímulo da visão é a principal função da vitrine, portanto, aqui você tem uma infinidade de possibilidades. Você pode utilizar cores, luzes, simetria, ou assimetria. A ideia é “controlar” diretamente onde o seu consumidor irá olhar e por quanto tempo ele irá olhar.

Para isso, você pode utilizar a iluminação direta nas peças que estão expostas, ou então utilizar a decoração para atrair o olhar do consumidor para os locais desejados. Além disso, escolher as cores certas e os elementos de maneira harmônica pode ser um grande diferencial da sua vitrine de lojas de roupas.

Audição

A música tem grande impacto no comportamento do consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela Heartbeats Internacional, 35% dos consumidores ficam mais tempo na loja quando gostam da música, e 31% voltam a comprar na sua loja. Apenas isso já faz com que 14% dos consumidores compre mais. Ou seja, somente com música ambiente você já consegue ter melhores resultados.

Isso tudo acontece porque a música mexe com o emocional do consumidor, podendo despertar diferentes sensações e alterações de humor. Se a música for escolhida da maneira certa pode estimular a compra por impulso e aumentar o ticket médio.

Mas, você não precisa esperar que o cliente entre na loja para ser influenciado. Para isso, você pode deixar os alto-falantes do seu sistema de som estrategicamente posicionados de modo que a música possa ser ouvida por quem está observando a vitrine.

Olfato

Outra estratégia do marketing sensorial que você pode utilizar para conseguir fazer os clientes entrarem na sua loja é o olfato. Claro que ele é um pouco mais difícil de ser trabalhado na vitrine, mas você pode fazer algo semelhante à música, deixar o aromatizador na entrada da loja.

Assim, os clientes que passarem podem perceber a fragrância e podem achar interessante entrar na loja. Além disso, as marcas podem utilizar o aroma para serem associadas com memórias e emoções. Podemos dar o exemplo da loja Melissa onde ao sentir o cheiro você já sabe que está próximo à loja, o aroma tem o poder de fazer você lembrar do produto.

Um ponto importante nesse caso é que o perfume pode desencadear uma emoção agradável ou desagradável, então tome cuidado com exageros. Você quer ser lembrado porque a sua loja possui um cheiro agradável.

Tato

Deixamos o tato como um dos últimos sentidos que vamos falar porque conseguir estimulá-lo com a vitrine apenas é praticamente impossível. Entretanto, isso não significa que você não precisa se preocupar com ele. 

Como é muito difícil um consumidor entrar na loja e não colocar as mãos nos produtos, eles não compram só com os olhos, mas utilizam as mãos para sentir a textura dos produtos e a qualidade. Por isso, você pode deixar alguns produtos que possam ter texturas mais agradáveis nas araras que ficam próximas à porta. 

Assim, quando o cliente passar ele pode ficar interessado em tocar a peça e acabar conferindo o restante da loja. A forma que a pessoa sente o produto certamente ajuda na hora de decidir a compra, então estimule que isso aconteça na sua loja.

Paladar

Sua loja é do segmento alimentício? Então você tem uma ótima oportunidade de oferecer uma pequena degustação do seu produto para seus consumidores experimentarem. E, você pode fazer isso na entrada da loja, ou seja, a degustação pode ser uma espécie de vitrine.

Mas, como esse artigo é sobre loja de roupas, então você provavelmente não vai conseguir trabalhar o paladar dessa forma. Entretanto, você pode oferecer pequenos mimos para os clientes entrarem, como uma bala, ou então um chocolate. Lembre-se sempre de personalizar embalagens, isso faz com que o cliente se lembre da sua marca caso vá consumir o produto posteriormente.

Quer saber mais sobre como aplicar o marketing sensorial na sua loja? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

4. Escolha os produtos certos e combine-os

Tenho certeza de que você já passou por uma vitrine e quis comprar o look completo que estava no manequim, correto? Às vezes o consumidor tem a intenção de comprar apenas uma “peça”, mas ao ver o look completo acaba se interessando e comprando mais produtos da sua loja.

A combinação de produtos na vitrine é essencial e deve ser de acordo com a sua estratégia de vendas. A ideia é que o cliente faça compras completas, de produtos que componham o look inteiro, e não apenas pontuais. Para deixar os manequins ainda mais atrativos, você pode escolher as peças e as cores que façam parte da tendência da estação.

Se você deseja aumentar as vendas, faça o planejamento da decoração da vitrine com peças que se completam, oferecendo sugestões interessantes aos clientes, alinhando perfeitamente looks completos, roupas, bolsas, sapatos, acessórios e outros.

Além disso, é essencial que você escolha quais os produtos que serão expostos. Claro que ter peças que representam a coleção atual é essencial. Já que assim você certamente conseguirá atrair a atenção do cliente.

Ainda, dê preferência para os produtos mais procurados e que fazem mais sucesso entre os clientes. Desta forma, as chances de conseguir fazer o consumidor pelo menos parar para olhar a sua vitrine de roupas será muito maior. 

5. Crie sugestões e ambientações para a vitrine

Para uma decoração mais interessante, é importante criar microambientes na vitrine, com detalhes da estação do ano e de acordo com a proposta da loja. Compor um ambiente que tenha tudo a ver com as roupas e tendências contribui bastante para encantar os clientes.

Uma ambientação bem feita faz qualquer pessoa se imaginar usando as roupas durante a estação, e isso influencia significativamente na decisão de compra. Portanto, não deixe de criar uma temática interessante, planejada e livre de excessos.

É interessante sugerir na vitrine como é o uso do produto, facilitando para o cliente entender se suas expectativas serão atendidas, estimulando a experimentar e concretizar a venda. Como falamos anteriormente, a montagem e looks completos pode ser um grande estímulo para o cliente comprar mais do que o inicialmente planejado.

6. Aposte em decorações sazonais

Quem trabalha no varejo sabe que algumas datas comemorativas merecem total atenção do gestor da loja. Isso porque esses são momentos que podem aumentar consideravelmente as vendas da sua loja, sem falar que é uma grande oportunidade para conquistar novos clientes. 

Sem falar que, essa é a oportunidade ideal para ser criativo e apostar em uma decoração sazonal. Aproveite para fazer uma decoração especial para datas simbólicas, mesmo que não sejam tão significativas. Isso é um diferencial positivo para a loja, sabendo que muitos comércios ignoram certas oportunidades.

Para as decorações sazonais da sua vitrine de lojas de roupas aposte nas cores da estação, tanto as que representam a estação como as que serão tendências naquele ele. Ainda, inclua elementos que remetem às atividades do período, por exemplo, o verão lembra praia, calor, sol, piscina, férias, viagens.

7. Entenda quais são as principais tendências e deixe em evidência

As variações na moda são constantes e com isso as novidades não param de surgir, e tudo ficou ainda mais rápido com a evolução tecnológica. Assim, para agradar clientes que estão sempre antenados é preciso ficar de olho nas principais tendências do mercado e aplicá-las na sua vitrine.

Essa é uma estratégia relevante para se manter sempre em destaque e como uma referência em que os clientes sempre encontrarão todos os lançamentos. Portanto, acompanhe as tendências e assim que tiver disponíveis na loja, providencie um lugar de destaque na vitrine.

Assim, as pessoas que passarem em frente a loja vão notar os produtos novos e certamente vão se interessar em saber mais sobre essas tendências.

8. Faça um cronograma para mudar a decoração da vitrine

Se você quiser continuar despertando atenções, é imprescindível definir um cronograma para alterar a decoração da vitrine. Essa mudança e substituição das peças expostas deve considerar não somente quando há mudanças nas coleções devido às estações e ao clima, mas também em datas comemorativas, comerciais e novos produtos que chegam.

Acompanhando esses fatores, faça mudanças periódicas, se possível mensalmente, para sempre inovar e manter os clientes interessados. Até mesmo para demonstrar uma sensação de grande variedade de opções e dar maior fluxo de vendas, demonstrando produtos que muitas vezes não tem evidência no interior da loja.

Desta forma, quando o cliente passar em frente da sua vitrine, ele terá a impressão de que você sempre terá produtos novos. Deixando-os curiosos e aumentando as chances deles entrarem na loja.

9. Evite excessos

Um erro muito comum na hora de decorar a vitrine é cometer exageros e colocar muita informação, poluindo o visual e transmitindo uma imagem de desorganização. Os efeitos dessa situação podem comprometer sua efetividade.

É relevante decorar a vitrine de forma que favoreça a combinação com o público, sem excessos, mesmo que sejam anúncios de promoções. Portanto, evite tudo que possa interromper a boa comunicação visual ou que seja apelativo.

Uma dica interessante para evitar excessos é, assim que terminar a decoração da vitrine da loja de roupas, remova pelo menos dois itens. Isso fará você perceber que, provavelmente, não precisa deles para que a decoração fique boa.

Além desse fator, é importante manter tudo limpo e organizado no interior e na parte exterior da vitrine, com elegância e sem muitos adereços. Assim você evita que uma imagem de desorganização e falta de planejamento seja transmitida aos clientes.

A decoração contribui para a experiência do cliente

O primeiro contato que os possíveis clientes vão ter com a loja e os produtos comercializados é por meio da vitrine, sendo considerada uma ferramenta estratégica importantíssima, devido ao grande poder de influenciar nos resultados do negócio.

A vitrine é um recurso que merece toda a atenção no planejamento e gestão da loja. Sua decoração pode se tornar um fator decisivo e de destaque perante a concorrência — uma forma instantânea de atrair e fidelizar novos clientes.

O mercado está cada vez mais exigente e em um cenário como esse, é preciso proporcionar uma experiência de compra agradável, desde uma vitrine atrativa, com produtos de qualidade a um atendimento qualificado e bem estruturado.

Ao explorar os sentidos é possível criar e oferecer ambientes personalizados, com um toque diferenciado, específico da loja. Sempre que os consumidores pensarem em alguns produtos, a memória remeterá à sua loja.

Se você deseja usar a audição para melhorar a experiência de compra dos seus clientes e ainda influenciar o comportamento deles dentro da sua loja, conheça a ListenPlay, serviço de música especializado para negócios.

Afinal, é preciso oferecer todas as condições para aumentar o tempo de permanência das pessoas na loja, o que contribui para entender melhor as necessidades do cliente e corresponder às expectativas da melhor maneira possível.

Portanto, não deixe de definir um planejamento específico para se destacar em um mercado de grande competição. Depois de ver dicas incríveis sobre como decorar a vitrine de loja de roupa, certamente será bem mais fácil alcançar os objetivos da sua empresa.

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