Por Nayara Santos em 21.07.2022

9 ideias para vender mais roupas em lojas de varejo

Por Nayara Santos em 21.07.2022

A busca por ideias para vender mais é uma tarefa constante na rotina de qualquer empreendedor do varejo. Afinal, devido à grande concorrência, o ramo varejista está sempre em busca de novas formas de chamar a atenção do cliente e influenciar a sua decisão de compras. 

O fato é que, durante esse processo, uma das coisas que os clientes buscam são novidades. Portanto, as lojas que não investem em inovações e não acompanham as tendências acabam ficando com o lucro comprometido. E, se esse é o seu caso, então esse é um motivo de preocupação, já que a concorrência provavelmente está fazendo o que você não está.

No varejo existem diversas ferramentas que pode ser utilizadas, áreas que podem ser otimizadas, e formas mais criativas de oferecer o mesmo serviço ao cliente. Por isso, preparamos esse artigo com ideias para vender roupas. Acompanhe e turbine os seus resultados!

A transformação no consumo

Antes de darmos qualquer dica para vender mais, é importante que você conheça alguns dados e como o comportamento do consumidor vêm mudando nos último anos:

Apesar da forte influência do digital, isso não significa que as lojas físicas estejam obsoletas. Muito pelo contrário, a verdade é que a maioria dos brasileiros prefere compras presenciais.

Esses dados apenas reforçam a importância de utilizar estratégias online no varejo físico. A internet é um canal obrigatório para qualquer estabelecimento. Se a sua empresa não está em destaque no Google ou nas redes sociais, ela simplesmente não existe.

Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, quando as empresas perceberam que não dá mais para ficar de fora da internet. Inclusive, durante o período de lockdown apenas as empresas que conseguiram se adaptar lucraram. Vale a pena dizer que 2020 ficou conhecido como o ano do e-commerce, e os números se mantiveram em 2021.


Apesar disso, com o levantamento de muitas restrições e o retorno das atividades as pessoas ainda preferem ir para a loja física comprar, mesmo que a pesquisa inicial seja realizada pela internet.

A era da experiência

Outra mudança importante no comportamento do consumidor é que estamos entrando na era da experiência no varejo. Isso significa que o cliente está em busca de muito mais do que apenas produtos de qualidade e bons preços. Ele quer ser tratado de forma especial, se sentir bem na loja, interagir com a marca.

Por isso, se a sua empresa ainda não possui uma estratégia de marketing de experiência, é bom começar a pensar como oferecer isso para os clientes.Temos um e-book completo sobre o assunto: Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes

Ideias para vender mais em lojas de varejo

Agora que você já entendeu o cenário atual, então chegou o momento de trazer um pouco dessa realidade para as lojas físicas. Apresentamos a seguir 9 estratégias para aumentar as vendas nas lojas de varejo.

1. Fortaleça sua presença digital

Como já mencionamos, independentemente do setor, mais e mais pessoas estão pesquisando seus problemas online e encontrando soluções nas formas de produtos e serviços. É, portanto, vital que sua empresa se torne parte da solução.

Diante disso, o primeiro trabalho que você terá será gerenciar sua presença online, ou seja, estar disponível para todos os clientes em potencial. Para fazer isso, é necessário abordar três elementos principais que falaremos a seguir.

Gerenciamento de reputação

Considere que o usuário vai dedicar poucos segundos para descobrir se uma loja é confiável ou não. Por isso, o gerenciamento de reputação é tão importante. Isso inclui a criação de um site profissional, ter forte presença nas redes sociais e nos buscadores — em especial no Google.

Isso significa investir em produção de conteúdo para melhorar o posicionamento nas buscas do Google. Além disso, também é importante que esse conteúdo seja distribuído nas redes sociais. Eles podem sugerir que o leitor consulte o seu site para mais informações.

Vale a pena dizer que essa é uma estratégia de médio ou longo prazo. Afinal, conseguir seguidores e muitos acessos no site não acontecem de uma hora para outra. Ainda mais se você estiver em busca de aumentar esse fluxo de seguidores e usuários de forma orgânica. Por isso, também é importante investir em anúncios pago. No próximo tópico abordaremos isso.

Ainda, mesmo que você ainda não tenha um site, é possível fazer o cadastro no Google Meu Negócio para sua loja física. Desta forma, além de aparecer nas pesquisas para pessoas próximas, sua empresa também pode interagir com clientes, receber avaliações e muito mais.

Publicidade em mídias sociais

Os anúncios em redes sociais são mais eficientes e oferecem dados valiosos. Isso acontece porque as redes permitem segmentar campanhas e acompanhar em tempo real os resultados, algo que é essencial para aumentar o ROI.

Além disso, é preciso entender qual das redes sociais é a melhor para o seu ramo de atuação. Por exemplo, para lojas de moda, o Instagram é a plataforma mais recomendada. Mesmo assim, não deixe de estudar seu público-alvo e descobrir quais são os sites e influencers preferidos. Lembre-se também que os anúncios podem ser direcionados para uma região específica.

Já ao investir em anúncios pagos no Google, você fará com que a sua página apareça nas primeiras posições de buscas, conforme as palavras-chave selecionadas. Essa é uma forma excelente de trazer mais pessoas para o seu site, entretanto, se o conteúdo não for, eles não serão convencidos de que vale a pena fazer negócio com você. O que nos leva ao nosso próximo tópico, o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

Se a sua loja quer vender mais, então não dá para negligenciar o marketing de conteúdo. Afinal, não basta apenas estar nas redes sociais ou ter um site, sua empresa precisa produzir conteúdo relevante. Ou seja, que seja capaz de informar os clientes sobre diversos assuntos relacionados com o seu ramo de atuação.

As redes sociais são canais de relacionamento, as pessoas querem conexões com amigos, entretenimento ou informações úteis. Ninguém quer seguir uma loja para receber apenas propaganda. Por isso, mescle promoções, informações de lançamento, dicas de como usar os produtos, como cuidar deles, como fazer combinações, tudo dependendo do seu ramo de atuação.

Os perfis que produzem somente posts comerciais têm pouca relevância e não são vistos pelos seguidores. Portanto, se você não quer ficar preso aos anúncios pagos, crie conteúdos interativos, participe de comunidades, faça parcerias, ofereça dicas úteis, etc.

O mesmo vale para o Google, invista em conteúdos ricos para atrair tráfego orgânico (gratuito) para seu site.

2. Crie seu próprio feriado

A maioria dos varejistas celebra apenas os feriados nacionais, como Natal e Dia das Mães. No entanto, as pessoas adoram comemorações e coisas inusitadas. Então, por que esperar as grandes festas? Crie a sua própria data comemorativa. 

Para isso é possível considerar coisas divertidas que a sua loja faz ou vende e crie uma data com ofertas exclusivas. Ou então inventar uma data qualquer, que mostre a personalidade da sua marca, ou mesmo que esteja ligada com os acontecimentos da atualidade.

Tudo isso é inusitado e atrai bastante atenção para a sua marca. Sem falar que oferece ao cliente a oportunidade de adquirir algo por um preço menor. Ou seja, os consumidores vão adorar.

3. Faça vídeos

Quando falamos de internet, uma coisa é certa, os vídeos são mais chamativos e envolventes do que os conteúdos em textos e imagens. Segundo uma pesquisa, 85% das pessoas que assistem vídeos de produtos são mais propensas a comprar.

Não importa que seja um vídeo simples mostrando a qualidade da costura ou algo mais criativo e que envolva um componente emocional. O fato é que os vídeos estão em alta e são uma peça chave no marketing digital. Algumas dicas para criar o seu:

  • Seja autêntico, pessoal e breve;
  • Adicione um pouco de humor;
  • Conte histórias;
  • Tenha um CTA claro;
  • Não se esqueça de incluir o link no anúncio ou na legenda, assim o cliente consegue chegar até você mais facilmente.

Não é necessário criar vídeos com um nível profissional, na verdade, grande parte dos vídeos virais são os mais simples e “caseiros”. Contudo, não desconsidere uma boa qualidade de imagem e som, já que isso ajuda a transmitir profissionalismo e pode passar uma primeira impressão muito melhor para melhor o consumidor.

4. Encante os clientes

Faça a seguinte pergunta: por que uma pessoa deixaria de comprar online para visitar minha loja física?

Infelizmente, ter bons produtos e um ótimo atendimento não é um grande diferencial, não é mesmo? Por isso, uma boa alternativa  para fazer o seu cliente ir até a loja é criando experiências de compra

Para isso, você vai precisar alinhar a sua loja ao perfil do seu público e a transformar em uma solução completa, capaz de oferecer uma experiência única. Por exemplo, se possui uma loja com foco em roupas femininas, procure vendedores que se identifiquem com moda e saibam dar dicas às clientes que consomem a marca.

Além disso, elabore um ambiente que explore todos os sentidos do cliente. Veja a seguir como fazer isso:

  • Visão: o layout da loja de ser limpo, organizado, bem iluminado e de acordo com a marca;
  • Tato: coloque os produtos próximos do comprador, sem barreiras para permitir o manuseio. Permita o sentimento de “possuir” o produto;
  • Audição: o som ambiente exerce forte influência nas decisões do consumidor. Crie uma trilha sonora personalizada para sua loja;
  • Olfato: o aroma é uma excelente ferramenta de branding. Lembra daquela loja que você reconhece pelo cheiro?
  • Paladar: diversas lojas oferecem produtos selecionados para influenciar seu comportamento. Como você se sente ao beber uma taça de champanhe?

Quando todos os sentidos são estimulados, é mais provável que o cliente permaneça na loja. Também existe o efeito de reciprocidade: ao receber um tratamento tão diferenciado, a pessoa se sente obrigada a retribuir. 

Essas são apenas algumas das estratégias do marketing sensorial que você pode utilizar na sua loja. Para conhecer todas elas em detalhes, faça o download do nosso e-book Guia completo de marketing sensorial para o varejo.

5. Saiba o que o consumidor deseja

Não importa qual é a estratégia de marketing que você vai utilizar, se quiser conseguir ideias para vender mais é essencial que conheça bem seu cliente e crie vínculos emocionais com ele. Pergunte o que ele acha sobre determinados pontos e experiência na sua loja, ouça o feedback, reconheça o que pode melhorar e faça os ajustes necessários. 

Você pode, por exemplo, reunir uma amostra de consumidores fiéis e os convidar para um café da manhã. Ou então enviar a pesquisa por e-mail após a compra realizada, seja ela na loja física ou virtual. Pode perguntar se o cliente gostaria de responder a uma pergunta após finalizar a compra na sua loja.

Ainda, para estimular o cliente a participar, você pode oferecer algum cupom de desconto ou brinde exclusivo. Sem dúvida alguma os clientes ficarão mais interessados em te ajudar a melhorar a loja.

6. Valorize o atendimento

Umas das ideias para vender mais roupas em sua loja é trabalhar aspectos humanos no atendimento. Isso significa ser sempre solícito, simpático e demonstrar interesse em solucionar as questões do seu cliente. Dessa forma, será mais fácil cativá-lo e, consequentemente, fazer com que consuma mais e com maior frequência.

Lembre-se que, não importa qual canal de atendimento que o cliente utilize, ele sempre vai esperar ser bem atendido. Ainda, se os vendedores da sua loja possuem um tipo de atendimento mais atencioso, o cliente vai esperar encontrar o mesmo tipo de atendimento por e-mail ou por telefone, por exemplo. 

E não se esqueça de desenvolver formas de manter o seu time motivado. Para isso, recompense-os quando as metas forem atingidas e reconheça o esforço e a dedicação de cada um na sua equipe.

Isso nos leva ao nosso próximo tópico, que é a qualificação e o treinamento da sua equipe de vendas.

7. Tenha vendedores qualificados

O atendimento vai depender de muita coisa, como falamos anteriormente. Entretanto, se você quiser vender mais na sua loja é fundamental promover treinamentos contínuos para seus colaboradores. 

Isso serve tanto para eles adquirirem conhecimento sobre os produtos, quanto para técnicas de vendas e boas noções de relacionamento interpessoal. Faça com que eles percebam e incorporem os valores da empresa, para então aplicá-los em cada atendimento.

8. Não use o preço como diferencial

Diversos lojistas ficam presos à preços baixos para atrair o público. Porém, essa não é uma estratégia sustentável. Além de prejudicar o caixa da empresa, os clientes que buscam apenas promoções não são fiéis — eles vão comprar em outras lojas na primeira oportunidade.

Um bom exemplo são as lojas de grife, elas investem em uma experiência superior de compra e, por isso, agregam valor à marca e podem cobrar preços mais altos.

Óbvio que promoções podem ser realizadas no decorrer do ano, mas isso não deve ser a principal estratégia de diferenciação. Seja reconhecido por ser o melhor, e não o mais barato — essa é a melhor forma de fidelizar clientes e ter uma operação lucrativa.

9. Introduza um senso de urgência

Você já agiu por impulso? Muitas vezes fazemos compras inesperadas ou até desnecessárias — apenas pelo desejo de aproveitar um bom negócio. Esse é o poder dos gatilhos mentais da urgência e escassez. O mercado utiliza o tempo todo esses recursos para estimular uma ação rápida.

Claro que o objetivo final não deve ser enganar o cliente ou forçar uma venda indesejada. Até porque a satisfação do comprador é importante para que ele retorne, faça novas compras e recomende a empresa.

Itens limitados ou promoções temporárias são formas de facilitar a decisão do cliente que já está propenso a comprar. A regra aqui é ser 100% transparente, crie campanhas que de fato são um bom negócio — e que vão satisfazer o cliente.

O que achou das nossas ideias para vender mais roupas? Desenvolva esses passos com toda sua equipe e certamente terá sucesso em alcançar seus objetivos.

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