Por Nayara Santos em 23.03.2020

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Por Nayara Santos em 23.03.2020

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo.

A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para que uma compra aconteça: O produto, o cliente e o preço. Nesse momento a única coisa que falta para que a compra seja concretizada é o “sim” do cliente.

Como conseguir essa resposta positiva de clientes super antenados com grande acesso a produtos similares, preços e concorrentes é a pergunta que não quer calar.

O negócio é encantá-lo na hora que ele está na loja e apresentar ali, suas promoções e diferenciais. São esses os elementos que vão ajudar a fidelizar seu cliente e ainda mantê-lo informado sobre o que tem de legal pra ele na hora que ele está na loja e fidelizá-lo, pois a experiência ou customer experience vai ser tão positiva que ele vai querer voltar e ainda vai indicar para os amigos.

Pense no seguinte, se você fizer muitas campanhas legais, mas não comunicar bem e seu concorrente fizer apenas uma e comunicar muito bem, pode ser que você esteja perdendo para ele os seus clientes.

Quer descobrir como ter mais resultados nas campanhas e promoções da sua loja? Então acompanhe e aprenda mais sobre o tema.

A importância das campanhas e promoções para o varejo

Apesar de toda a ênfase que elas recebem em vários lugares, ainda há muitos gestores que simplesmente ignoram a importância de fazer boas campanhas de promoções. Em muitos casos, elas que mais fazem a diferença na hora de se destacar da concorrência.


Veja aqui alguns exemplos da sua importância.

Atrair mais clientes

Em primeiro lugar, essas estratégias de divulgação ajudam a trazer mais olhares para seu produto, o que aumenta o número de potenciais clientes ao seu alcance. Esses leads, pessoas que têm boa chance de se tornarem clientes, são o começo do seu funil de vendas. E quanto mais deles você conseguir com uma campanha, melhor.

A partir desses consumidores, você pode estabelecer um diálogo, mostrar um pouco mais do seu produto e fazer com que eles venham até sua loja. Dessa forma, você também permite que eles se aproximem da sua marca e se sintam mais confortáveis para fechar negócios.

Melhorar sua taxa de conversão

O conceito de taxa de conversão já é bem amadurecido e muito importante em qualquer esforço de marketing. De forma simples, o ciclo de vendas em uma empresa pode ser dividido em múltiplas fases, como atração, consideração, venda e pós-venda. Porém, apenas uma porcentagem dos indivíduos avança para os próximos estágios.

Essa porcentagem é a sua taxa de conversão. Quando ela é mais elevada, significa que você está fechando mais negócios com base no mesmo investimento de atração. Ou seja, uma taxa mais elevada é sinal de que suas promoções e campanhas tiveram maior sucesso.

Elevar o reconhecimento da sua marca

Uma campanha de divulgação, além de servir para atrair mais compradores imediatamente, também costuma ter o objetivo secundário se simplesmente “gritar” o nome da sua empresa em alguns espaços. E mesmo que você não veja nenhum reflexo imediato disso em seu negócio, certamente vai colher seus frutos no longo prazo.

No geral, quanto mais uma empresa é conhecida no mercado, mais fácil é para novos clientes confiarem na sua marca. Afinal, há mais pessoas que podem confirmar a qualidade do seu trabalho. Isso transmite mais segurança e também aumenta as chances de que alguém encontre sua empresa por acaso, sem necessitar de novos investimentos.

Fidelizar mais clientes

Por fim, mas não menos importante, muitas promoções e campanhas têm o intuito de promover a fidelização de clientes. E o que isso significa? Simplesmente que, quando a mesma pessoa vier a precisar do mesmo produto, ela vai retornar à sua loja para fechar uma nova compra.

Esse é o melhor resultado possível para qualquer investimento na sua empresa, pois clientes fidelizados tendem a comprar com mais frequência e não exigem muito tempo nem recursos da sua parte. Porém, para retê-los, é importante sempre manter um padrão de qualidade adequado em todos os seus trabalhos.

8 dicas de como ter mais resultados nas campanhas e promoções do seu varejo

Conseguir fechar mais vendas é a essência de qualquer boa campanha de varejo. E, para alcançar esse objetivo, você precisa de um time pronto para qualquer coisa e uma estratégia bem estruturada para atrair mais clientes para sua loja.

Então, para convencer o cliente a realizar compras na sua loja, mesmo que ele não tenha planejado essa compra, separei aqui algumas dicas que certamente vão ajudar. Confira.

1. Capriche na fachada

O primeiro passo é convencer o cliente a entrar na sua loja. Sua fachada e sua vitrine são seu cartão de visita naquele momento e por isso precisam estar impecáveis e chamativos para despertar a atenção e a vontade de entrar na sua loja.

Se preocupe em manter as vitrines limpas, os produtos bem organizados e evite um acúmulo de muitas coisas, foque nos principais produtos que você quer vender naquele momento, seja pela sazonalidade ou alguma promoção.

2. Treine a sua equipe

Agora que o cliente optou por entrar na sua loja, é preciso que ele seja muito bem recepcionado pela sua equipe. É de extrema importância que todos os funcionários da loja, além de ter todos os pré-requisitos para um bom atendimento, também estejam com todas as suas promoções na ponta da língua para saber ajudar os clientes caso eles tenham dúvidas.

Também é importante orientá-los para que indiquem uma promoção ao cliente caso percebam que ele não está sabendo ainda, isso ajudará na satisfação do cliente e até no resultado da campanha que você planejou.

3. Sinalização

Uma maneira simples e efetiva de comunicar seus clientes sobre alguma promoção e convencê-los a levar o seu produto para não perder uma ótima oportunidade é a utilização de sinalização adequada.

Você pode usar etiquetas com cores diferentes para preços especiais, uma área separada para expor seus produtos promocionais, ou até uma comunicação bacana espalhada pela loja para despertar a curiosidade do cliente.

4. Anuncie as promoções dentro da loja

A melhor maneira de divulgar suas promoções e diferenciais na loja é utilizando uma ferramenta que não necessite que o cliente vá a algum lugar ou leia algo, portanto, se você tiver uma rádio interna, é a hora de explorar essa ferramenta.

Se você não acredita que essa é a melhor das estratégias, vou fazer algumas perguntas:

·        Quantas vezes você perdeu uma promoção porque não foi até o ponto da loja onde estava o produto em questão?

·        Quantas vezes você já passou por um banner de promoção sem ler?

Isso acontece com os seus clientes também. É por isso que os anúncios na rádio são tão importantes. Com eles você vai resolver de uma vez por todas essa situação evitar que seus clientes saiam da sua loja sem saber o que havia de legal pra ele por lá. Caso você não saiba, a Listenx tem um serviço que oferece essa possibilidade de inserir anúncios entre as músicas.

5. Conheça bem seu público

Antes de pensar em como ter mais resultados nas campanhas e promoções da sua loja, é importante saber para quem você pretende direcionar essas promoções. Afinal, cada público tem as próprias demandas e exigências, as quais não podem ser todas atendidas de uma só vez. Querendo ou não, você tem que escolher um foco primeiro.

Para isso, você deve pesquisar seu público-alvo e aprender mais sobre suas demandas. Mesmo informações básicas, como idade, ocupação, faixa de renda, entre outras coisas, podem dar vários insights sobre o melhor caminho a seguir com a elaboração das suas campanhas.

6. Tenha metas para suas campanhas

Então você montou uma campanha? Tem um orçamento pronto e sabe para quem direcionar seus anúncios? Ótimo! Mas, qual é seu objetivo final com isso? E não em termos vagos, como “conseguir lucrar” ou “atrair mais clientes”. Você vai precisar de algo mais concreto que isso para medir seu sucesso.

Antes de começar, o melhor a fazer é estabelecer alguma meta, como um número de conversões, lucro obtido, etc. Isso será muito útil para direcionar várias de suas decisões e evitar confusões no meio do caminho.

7. Não descuide da sua margem de lucro

Um erro bem grave, mas que ainda acontece em muitas lojas, é a criação de uma promoção que vai um pouco longe demais. Em geral, são eventos que duram mais do que deviam ou que baixam os preços dos produtos muito além do limite. O resultado é um número enorme de vendas, mas um grande prejuízo no fim do mês.

É bom lembrar que, mesmo em épocas de promoção, ainda é importante que cada venda tenha uma margem de lucro razoável. Sem isso, não será possível tirar muito proveito das suas campanhas. Não adianta nada fazer 1000 vendas a mais em um mês e perder R$10 em cada uma delas.

8. Acompanhe seu progresso e seus resultados de perto

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar que você deve sempre acompanhar seus resultados durante e após a execução da sua campanha. Se você não medir seus resultados, não terá como saber se você alcançou ou não sua meta inicial.

Além disso, é sempre bom lembrar que, com a ajuda dessas estatísticas, você pode encontrar possíveis falhas em seu planejamento original e identificar suas causas. Com isso, é possível fazer alterações e criar promoções e campanhas mais eficazes nas suas próximas tentativas.

Com as estratégias que citamos aplicadas corretamente, certamente você começará a ter mais resultados em suas promoções e vendas. Mas fique muito atento a forma como você vai fazer.

É necessário que essas estratégias estejam de acordo com o posicionamento da sua marca, caso ela seja mais popular, você pode usar uma linguagem e comunicação como tal, mas no caso de lojas sofisticadas, é preciso se atentar para que nenhum desses pontos destoe de como você geralmente se comunica com seu público-alvo.

Agora que você entende como ter mais resultados nas campanhas e promoções da sua empresa, é hora de usar esse conhecimento para maximizar seu desempenho. Com um pouco de preparo, você certamente vai alcançar resultados bem elevados.

Quer mais dicas para dar os próximos passos? Então veja nosso artigo sobre divulgação de marca e aprenda mais agora mesmo!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba como o vitrinismo pode impactar diretamente as suas ações de marketing

Os gerentes ou gestores de marketing de lojas de varejo estão sempre buscando soluções para atrair a clientela e aumentar as vendas. Investir em um visual merchandising é uma boa oportunidade para isso. E, entre as técnicas mais utilizadas nesse segmento está o vitrinismo. Quando bem utilizadas, as vitrines podem fazer com que os negócios…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

29 textos para propaganda de lojas de informática, confira

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

ListenX: o que faz para aumentar as vendas da sua empresa?

Segundo o famoso filósofo grego Aristóteles, “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”. Se te contarmos que ela também ajuda o seu negócio a vender mais, você acredita? De acordo com uma pesquisa publicada em 2010, a música tem o…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Confira 10 ações de podem ser aplicadas em campanhas de inverno no varejo

Com a queda das temperaturas e a chegada do frio, é hora de falar sobre as estratégias de campanhas de inverno no varejo. Afinal, já parou para pensar em como períodos sazonais podem ajudar a ampliar as vendas? Pois é, a troca de estações e as datas comemorativas são um atrativo a mais para conquistar…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Modelos de venda: saiba como escolher o ideal para seu negócio

Conhecer sobre os diferentes modelos de venda é um boa prática para quem gerencia o setor de marketing de lojas do comércio varejista. Afinal, a forma como os clientes são abordados pode influenciar muito em eles finalizarem as compras ou não. É por isso que, antes de escolher qual modelo de venda adotar na loja,…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Como fidelizar clientes no varejo: Confira 11 estratégias

Para saber como fidelizar clientes em sua loja de varejo é necessário, primeiro, entender o que realmente consiste a fidelização. Quando falamos nisso, estamos nos referindo às ações e atividades desenvolvidas pelas empresas com o intuito de fazer com que o cliente dê preferência para a sua loja no momento da compra.  Ou seja, ele…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

18 frases para divulgar um produto no Instagram, confira

As redes sociais podem ser um ambiente extremamente competitivo, por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher as frases para divulgar um produto no Instagram. Isso significa encontrar frases que sejam capazes de se comunicar com os clientes, de modo que eles se identifiquem e se sintam atraídos em ir até a sua…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Como montar uma loja virtual no Instagram: 7 passos essenciais

Você chegou até este artigo querendo saber como montar uma loja virtual no Instagram, uma das principais redes sociais para os brasileiros. E, podemos dizer que você está certo. Já que essa é uma tendência para o varejo e, quanto antes você conseguir se adaptar, melhor. Ter uma loja virtual no Instagram é algo que…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos