Por Nayara Santos em 26.07.2023

Como vender mais no Dia das Crianças: 13 dicas para encher a loja

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Se você quer vender mais no Dia das Crianças, mas está sem ideia do que pode fazer, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar. E, uma coisa precisa ser dita, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer loja que venda produtos para crianças, mesmo que não seja especializada nesse público. 

Como essa é uma das datas importantes do varejo e um aquecimento para o Natal, você precisa encontrar formas de atrair a atenção do consumidor para a sua loja e convencê-lo a conferir o que você tem a oferecer. Para que isso aconteça, não apenas planejamento, mas também escolher as campanhas certas é fundamental. 

Se você quiser manter a sua loja cheia, aumentar as suas vendas e ainda aumentar as chances de fidelização dos consumidores, esse artigo é para você. Lembre-se que um dos principais desafios do Dia das Crianças é justamente conquistar os pequenos consumidores e os pais, os tomadores de decisão. Continue acompanhando este artigo e arrase nas vendas do Dia das Crianças. Boa leitura!

Dicas para vender mais no Dia das Crianças

Os gestores do varejo tem um grande desafio nas mãos, atrair a atenção dos clientes. Entretanto, quando falamos de lojas que vendem produtos para crianças, sejam elas especialistas neste nicho ou não, esse desafio é um pouco diferente. Isso porque, não basta agradar aos pequenos, também é preciso convencer os pais de que comprar na sua loja é um bom negócio.

A seguir vamos reforçar alguns pontos essenciais para que você mantenha a sua loja cheia e aumente as suas vendas nesse período.

1. Foque no seu público-alvo

A primeira coisa que você precisa ter em mente para ter bons resultados no Dia das Crianças na sua loja, é conhecer o seu público-alvo. Entretanto, com as crianças isso pode ser um pouco mais difícil. Afinal de contas, você precisará não apenas convencer a criança, mas também os responsáveis pela compra do presente.

Assim, é fundamental que as campanhas sejam planejadas pensando nesses dois públicos-alvo. Isso significa não apenas mostrar que determinado produto é interessante para as crianças, mas que elas ficarão felizes com a aquisição, e até mesmo que darão aquela folguinha para os pais. 

Vale a pena mencionar que, atualmente, muitas crianças possuem redes sociais, além de participarem ativamente na escolha dos presentes no Dia das Crianças. Portanto, ao planejar a divulgação das campanhas, faça isso de um modo que a comunicação com as crianças seja efetiva. Se utilizar uma linguagem que não seja entendida por elas, poderá ficar mais difícil conseguir agradar a esse público.

Também é preciso dizer que, dependendo do tipo de produtos que você vende, o público-alvo ainda são os adultos. Por exemplo, para crianças pequenas, até os 2 ou 3 anos, ainda não têm noção de muitas coisas, e, por isso, a campanha deve focar em conversar e conquistar os pais.

2. Combine ofertas para aumentar as vendas

Outra coisa que precisamos falar e que pode ser um grande trunfo para a sua loja, é que no Dia das Crianças é muito comum que tios, madrinhas e avós compram presentes para mais de uma criança. Portanto, se você quiser vender mais nesta data, você pode fazer uma combinação de ofertas. 


Assim, o cliente sairá feliz de ter encontrado o que procura em um único lugar, e você conseguirá vender mais e um maior volume de itens. Mas, para essa estratégia funcionar, você precisará fazer boas combinações de ofertas como, por exemplo, para gêmeos, meninos e meninas, crianças de diferentes idades. 

Outra possibilidade seria deixar aberta a possibilidade para o cliente criar as combinações que ele desejar. Neste caso, a recomendação é que você deixe alguns itens separados para a montagem desses combos. Eles podem estar em uma seção separada, ou então marcados com uma etiqueta de cor diferente. Desta forma, ficará mais fácil para o cliente encontrar os produtos e montar o kit que ele deseja.

3. Dê descontos progressivos para os clientes

Uma alternativa aos kits de produtos é dar descontos progressivos, já que isso pode ser uma excelente forma de vender mais no Dia das Crianças. Assim, é possível dar descontos de uma forma que o cliente obterá mais vantagens se eles comprarem mais produtos. Por exemplo, se ele comprar dois produtos terá 10% de desconto, se comprar três produtos terá 15%, e a partir de quatro produtos o desconto é de 20%.

Neste caso, você ainda pode criar uma espécie de catálogo com os produtos que fazem parte dessa promoção. Desta forma, você conseguirá ter um controle maior dos preços e não ter prejuízo porque o desconto aplicado foi muito grande. Ou então estabelecer um limite máximo de desconto, como no nosso exemplo, a parte de quatro itens o desconto é fixo.

O mais importante neste caso é deixar o cliente ciente desde o momento que ele entra na loja para efetuar as compras. E, essa é, sem dúvida alguma, uma campanha diferenciada e que pode trazer a atenção do consumidor para a sua loja, fazendo com que ela seja a preferência para as pessoas que querem ou precisam comprar mais de um presente e não querem gastar muito.

4. Competição de fotografia pode aumentar a visibilidade da sua loja

Se você possui uma rede social sabe que no Dia das Crianças as pessoas costumam postar fotos de quando eram crianças. Dito isso, você pode utilizar esse costume (ou até mesmo tradição) em favor da sua loja.

Por exemplo, você poderá lançar uma competição de fotografia. Os clientes votarão nas fotografias que eles mais gostaram. Para a competição ficar ainda mais interessante, crie diferentes categorias de fotos, tais como a reprodução de fotos antigas, esportes, aniversários, e qualquer outra que você ache que será interessante para os seus clientes.

Essa pode ser uma forma de atrair a atenção dos clientes para a sua loja, uma vez que você consiga fazer isso, o próximo passo será divulgar as ofertas.  Ainda, para incentivar a participação dos clientes, você pode começar a postar fotos dos funcionários que concordarem em participar, ou mesmo da loja nos seus primeiros anos de funcionamento.

Vale a pena mencionar que, você ainda pode dar um incentivo extra para os consumidores participarem da competição, que é uma premiação para as melhores fotos. Lembre-se que esse é o Dia das Crianças, portanto, você poderá oferecer ingressos para parques de diversões, vale compras na sua loja de produtos infantis e assim por diante.

5. Promova um Dia das Crianças solidário

E se além de vender mais no Dia das Crianças você ainda fosse capaz de ajudar àquelas crianças que talvez não tenham a oportunidade de celebrar essa data? Muitos clientes gostam de ajudar, mas nem sempre encontram a oportunidade. Por isso, essa pode ser a sua chance de atrair esse tipo de público.

Para que essa campanha funcione é recomendado fazer parceria com alguma instituição que ajuda crianças, como orfanatos. Ainda, você poderá promover uma grande festa com essas crianças, que provavelmente não teriam a oportunidade de aproveitar o dia delas sem a sua ajuda. Você também poderá convidar os clientes que fizerem doações de brinquedos para participar da entrega.

O mais comum nesses casos é que cada cliente tenha uma criança para presentear. Portanto, forneça informações como nome, idade, tamanho de roupas, e quais brinquedos eles gostariam de ganhar. Ainda, é possível estipular um valor para que as crianças não recebam presentes muito diferentes.

6. Faça promoções realmente atrativas

As promoções ainda são uma excelente forma de conseguir atrair clientes para a sua loja, seja durante o Dia das Crianças ou em qualquer outra data comemorativa do varejo. Para saber quais são os itens mais interessantes para fazer promoções você deve focar em alguns pontos:

  • Itens mais procurados: não importa a época, alguns brinquedos são sempre muito interessantes, tais como carrinhos, bonecas ou brinquedos de montar. Eles não podem faltar na sua loja no Dia das Crianças se você quiser vender mais;
  • Lançamentos: o Dia das Crianças é um período em que muitas empresas lançam os seus produtos, afinal, as vendas do setor se aquecem e as chances de conquistar os clientes é muito maior. Por isso, fique de olho nas novidades e tenha pelo menos alguns lançamentos na sua loja;
  • Itens mais lucrativos: você provavelmente já deve ter ouvido falar que 80% do seu lucro vem de 20% dos seus produtos, mas você sabe quais são eles? Se não sabe então esse é o momento perfeito para conhecê-lo, basta fazer a curva abc e você encontrará esses produtos.

Sabendo quais são os itens mais importantes, você poderá reforçar o estoque, focar nas promoções nesses itens e atrair clientes para a sua loja no Dia das Crianças.

7. Dê vantagens para os clientes

O cliente gosta mesmo é de vantagens quando se relaciona com as marcas. Por isso, pense em quais vantagens você pode oferecer na sua loja. Essas vantagens podem ser desde descontos para os clientes que fazem parte do clube de vantagens, até brindes exclusivos.

O mais importante é sempre deixar as regras claras para que o cliente possa escolher qual é a vantagem que mais lhe agrada. Mesmo porque, assim, você dá ao cliente o poder de escolha e ele valoriza muito esse tipo de iniciativa das empresas. Ainda mais se a concorrência não possuir nada parecido.

8. Prepare uma trilha sonora exclusiva para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças é um momento de festa e alegria, portanto, a trilha sonora tem que acompanhar essa energia. Mas, para conseguir fazer isso da maneira correta, o ideal é que você crie uma playlist exclusiva para a sua loja e para essa data.

Isso porque, cada marca possui o seu público-alvo e a sua identidade, e a playlist reproduzida na loja deve refletir isso. Quando você acerta na escolha das músicas, você deixa o ambiente de compra mais agradável e conquista os clientes. Para você ter uma ideia, quando a música combina com o cliente, há 96% mais chance dele se lembrar da sua loja depois.

Sem falar que, com um ambiente de compras agradável, 35% dos clientes tendem a passar mais tempo na loja, e 14% compram mais. Portanto, não perca tempo tentando usar playlist pronta de plataformas de música, faça uma playlist personalizada e arrase.

Não sabe nem por onde começar a escolher as músicas da sua playlist? Então confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

9. Não se esqueça de planejar a divulgação das ofertas

Não importa em qual ramo do varejo que você atua, uma coisa é certa, a divulgação das suas ações e campanhas deverá ser bem feita. Essa é a única forma de conseguir atrair clientes para a sua loja e aumentar as vendas. 

Entretanto, para que a divulgação funcione é importante que você consiga conversar diretamente com o seu cliente, levando a informação para onde ele está. E, quanto mais pessoas souberem o que está acontecendo na sua loja e as oportunidades que eles podem ter, maior será o movimento. 

A principal recomendação neste caso é utilizar diferentes formas de divulgação, como redes sociais, jornais de ofertas, estratégias de marketing digital, newsletters, envio de e-mails, notificações no aplicativo da sua loja e parceria com outros estabelecimentos. 

Ainda, se você quiser manter o cliente que frequenta a sua loja informado, você poderá usar uma rádio interna personalizada, que permite a reprodução de anúncios ao longo da programação musical. Outra grande vantagem dessa estratégia é a capacidade de reproduzir uma trilha sonora que seja atrativa para os seus clientes e que transmita a mensagem que a sua marca quer passar.

10. Sorteie experiências para a família toda

No Dia das Crianças, oferecer aos clientes uma experiência única e memorável é uma estratégia eficaz para manter a loja cheia e impulsionar as vendas. Uma opção criativa e atrativa é a realização de sorteios que presenteiam a família com uma experiência inesquecível.

Imagine premiar os consumidores com momentos especiais, proporcionando-lhes vivências que vão além dos produtos disponíveis nas prateleiras. Essas experiências podem variar desde um dia de diversão em parques temáticos até ingressos para eventos culturais, tornando o Dia das Crianças ainda mais especial para os consumidores contemplados.

A loja pode realizar esses sorteios de diferentes formas. Uma delas é incentivar os clientes a fazerem compras acima de um determinado valor durante um período da promoção e assim ganhar o cupom para participar do sorteio. Outra abordagem é através das redes sociais, onde os consumidores podem concorrer ao prêmio ao compartilhar a publicação da promoção ou marcar amigos nos comentários. 

O uso de cartazes e displays temáticos na loja também é uma maneira eficiente de divulgar o sorteio e atrair a atenção dos clientes. E, claro, não poderíamos nos esquecer da sua rádio personalizada, já que assim você mantém todos os clientes que estão na loja informados.

Além disso, é importante que a loja esteja atenta às experiências oferecidas no sorteio, garantindo que sejam atrativas para as famílias e condizentes com o perfil do público. Por exemplo, premiar com ingressos para parques de diversão, teatros, cinemas ou até mesmo uma viagem de fim de semana pode ser irresistível para os clientes, incentivando-os a participar ativamente da promoção. 

11. Ofereça a possibilidade de retirada na loja para compras online

A empresa que consegue proporcionar uma experiência de compra conveniente e agradável para os clientes, sem dúvida alguma terá a sua loja cheia e conseguirá impulsionar as vendas. Uma estratégia eficaz para conseguir isso é oferecer aos clientes que fizeram suas compras online a opção de retirar o produto na loja física, sem cobrar frete. 

Essa abordagem faz parte da estratégia de omnichannel e pode trazer diversos benefícios tanto para os consumidores quanto para o estabelecimento. Afinal, o cliente pode criar uma jornada de compras mais flexível e conveniente. Sem falar que o frete gratuito é um dos elementos que mais atrai consumidores e influência nas decisões de compras online.

Não podemos esquecer que a opção de retirada na loja pode ajudar a aumentar as vendas do estabelecimento. Já que quando os clientes vão até a loja física para retirar os itens adquiridos, eles têm a oportunidade de conhecer outros itens disponíveis na loja e serem estimulados a realizar compras adicionais.

Sem dúvida alguma, essa é uma forma bastante prática e interessante de oferecer aos seus consumidores uma experiência de compras agradável e uma jornada mais conveniente. E, pode ter certeza, o consumidor ficará feliz e poderá voltar a se relacionar com a sua loja no futuro. Portanto, se quiser sair na frente da concorrência no Dia das Crianças, essa é uma excelente opção.

12. Dê cupons de descontos para as próximas compras

Que tal neste Dia das Crianças, surpreender os seus clientes com uma oferta especial? Já pensou em oferecer cupons de desconto para as próximas compras? Se você respondeu não, ou não consegue entender como isso pode te ajudar a manter a loja cheia e aumentar as vendas, nós vamos falar sobre isso agora.

Ao distribuir os cupons de desconto, a sua loja gera um senso de gratidão e recompensa nos clientes que realizam compras durante a data comemorativa. Ao receberem um benefício para utilizarem em suas próximas visitas, os clientes são estimulados a retornar à loja, seja para aproveitar uma oferta especial ou para explorar outros produtos que a loja oferece. 

Essa estratégia também pode ser utilizada para atrair clientes durante períodos de menor movimento após o Dia das Crianças. Ou seja, você ainda conseguirá prolongar o impacto positivo da data no faturamento do estabelecimento.

Vale lembrar que os cupons de desconto também podem te ajudar na fidelização do cliente. Primeiro, porque ao perceberem que a loja valoriza sua preferência e os recompensa com benefícios exclusivos, os clientes tendem a desenvolver um vínculo emocional com a marca. Segundo porque sempre que o consumidor retorna ao estabelecimento, é uma nova oportunidade de fidelizá-lo.

13. Não abra mão da decoração da loja

Por último, mas não menos importante, no Dia das Crianças você não pode abrir mão da decoração da loja. Isso porque, os elementos utilizados para isso desempenham um papel fundamental para criar um ambiente mágico e atrativo, capaz de encantar clientes de todas as idades. 

Além disso, as lojas de produtos infantis, já possuem um ambiente diferenciado, o que as torna mais atrativas. Mas isso não significa que você não deva pensar em uma decoração diferente para o Dia das Crianças. Muito pelo contrário, essa pode ser uma forma de dar um ar de novidade para o seu estabelecimento e chamar a atenção dos clientes. 

A decoração tem o poder de transportar clientes e suas famílias para um universo lúdico, despertando a imaginação e o entusiasmo das crianças. Com cores vibrantes, adereços temáticos e elementos decorativos relacionados à data, a loja cria um cenário encantador que aguça a curiosidade e a vontade de explorar os produtos disponíveis. 

Isso sem falar que, uma decoração cuidadosa também cria uma conexão emocional com os clientes, gerando lembranças positivas que podem perdurar além do Dia das Crianças. Ao se sentirem envolvidos pela atmosfera especial criada pela loja, os consumidores tendem a associar a marca a momentos felizes e encantadores, o que fortalece a fidelização e estimula a indicação da loja a amigos e familiares.

Gostou das nossas dicas? Então confira outros artigos no nosso blog. E não perca a oportunidade de testar a rádio indoor gratuita da Listenx. Confira abaixo como solicitar o seu teste gratuito.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Gatilho mental: saiba como aplicar de maneira eficiente

Não é novidade para os profissionais de marketing que para as empresas se destacarem no mercado é preciso inovar na forma de vender. Afinal, o aumento das vendas está relacionada ao sucesso e crescimento do negócio. Por sua vez, para vender mais é preciso que as empresas sejam convincentes, ninguém compra um produto ou serviço…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Como divulgar produtos no Facebook em 7 passos

As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

4 ideias para loja de carros, se inspire

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares. Entretanto, com…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

8 dicas para vender mais na Cyber Monday!

 Se você possui uma loja virtual, então precisa conhecer algumas dicas para vender mais na Cyber Monday. Ela é realizada na segunda-feira depois da Black Friday, portanto, muitas pessoas ainda esperam por essa data para conseguir aproveitar as ofertas. Entretanto, como o grande foco está nas vendas online, é preciso se preparar e deixar…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Campanha de Dia dos Pais: conheça as melhores feitas pelo varejo

Elaborar uma boa campanha de Dia dos Pais é essencial para quem administra um comércio varejista. Não apenas nessa data, mas em todas as épocas sazonais é preciso ter um planejamento para que tudo seja programado com antecedência. Também é importante fazer relatórios com os resultados das suas campanhas, para que eles sirvam como norte…

Por Nayara Santos em 14.07.2023

Como ter mais engajamento no Facebook

Quase toda empresa que investe em marketing digital tem uma página no Facebook; afinal, ele é a rede social mais forte e a maior parte do público online passa grande parte do seu tempo lá. Porém, para se ter bons resultados com essa estratégia, é preciso pensar em formas de estimular a interação com quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

Estratégias de marketing para farmácias: 5 ações para vender mais

Ter estratégias de marketing para farmácia pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Por mais que a farmácia seja um local em que as pessoas vão quando necessitam de algum medicamento, muitos outros produtos podem ser comprados. Por isso, também é preciso desenvolver formas de atrair e fidelizar clientes.…

Por Nayara Santos em 04.11.2021

5 dicas de divulgação de produtos: impulsione suas vendas

Se você chegou até aqui é porque está em busca de dicas de como fazer a divulgação de produtos da sua loja. Isso inclui saber como atrair a atenção dos clientes, despertar a curiosidade dos consumidores, fazer com que eles visitem a loja e finalmente levem o produto para casa. Por isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Anúncio de loja de roupas: aprenda a criar em 5 passos

Aprender a criar anúncios realmente eficientes para lojas de roupas pode fazer uma grande diferença para o sucesso da sua empresa. Afinal, quando o anúncio é bom ele é capaz de chamar a atenção das pessoas e convencê-las a conferir os produtos na loja. Para conseguir ter os melhores anúncios é fundamental que você siga…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos