Por Nayara Santos em 04.05.2022

O que é experiência do cliente, descubra agora

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Você sabe o que é a experiência do cliente e como implementá-la na sua loja? Sabe o quanto ela pode interferir no volume de vendas e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, chegou o momento de mudar isso e começar a se destacar da concorrência. 

Para te ajudar com essa importante tarefa, nós preparamos este artigo para te explicar o que é a experiência do cliente. Ainda, vamos trazer quais estratégias você pode implementar na sua loja para encantar um cliente e conquistá-los de uma vez por todas. Vem com a gente e boa leitura!

O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente é tudo aqui que o cliente experimenta quando precisa se relacionar com uma marca, independentemente de qual etapa da jornada de compras o cliente se encontra. 

Por exemplo, o cliente quer comprar uma jaqueta jeans e decide pesquisar na internet, então ele encontra o site da sua loja. Se a navegabilidade do site for ruim ou o cliente tiver dificuldade de pesquisar pelo item desejado provavelmente ele vai desistir da compra rapidamente. 

Algo muito semelhante acontece com a loja física. Afinal, imagine entrar em uma loja com música alta, produtos desorganizados, caixas pelo caminho e corredores apertados. Provavelmente esse é um lugar que você não vai querer passar muito tempo.

Diante disso, é fundamental que o varejista pense em qual será a experiência que o cliente terá em cada uma das formas disponíveis de interação com a sua marca. É fundamental que essa interação ocorra de forma que o cliente saia satisfeito e com a sensação de ter sido bem atendido.

Estratégias para oferecer uma boa experiência do cliente

Música ambiente na loja

A música é uma poderosa ferramenta no mundo do marketing. Afinal, com ela você consegue comunicar a mensagem da sua marca para o seu cliente de uma forma sutil e eficiente. 

Estudos mostram que quando a loja acerta na trilha sonora 35% dos clientes passarão mais tempo comprando. Por outro lado, se a escolha da música não for ideal, 44% irão embora sem levar absolutamente nada. Confira aqui mais informações sobre a influência da música na sua loja.

Ou seja, para oferecer uma boa experiência ao cliente através da música é preciso escolher a playlist certa. Isso inclui conhecer o seu cliente e saber quais ritmos ele gosta e dar uma identidade sonora para a sua marca. 


Pode até parecer complicado, mas a boa notícia é que a Listenx é uma empresa pioneira nesse ramo no Brasil. Além disso, ela possui um time de especialistas em audio branding e tem um produto exclusivo para lojas do varejo, o Listenplay. Não perca tempo e venha conferir os resultados que a música pode te ajudar a alcançar. Solicite o seu teste gratuito agora mesmo.

Atendimento personalizado

Outra importante estratégia para oferecer uma experiência diferenciada para o cliente é ter um atendimento personalizado. Isso significa não apenas saber o nome do cliente, mas sim buscar entender efetivamente o que esse cliente precisa. 

Em uma loja física é essencial que o vendedor seja capaz de se conectar com o cliente, fazendo perguntas que o guie durante o atendimento. Assim, o vendedor saberá o que o cliente busca e quais produtos podem resolver esse problema, de modo que consigam oferecer um atendimento personalizado.

Isso é válido também para estabelecimentos que ofereçam clubes de fidelidade. Lembre-se sempre que o cliente busca um atendimento que o faça se sentir especial. Portanto, oferecer ofertas exclusivas e até mesmo personalizadas, de acordo com os produtos que o cliente mais compra, são ótimas ações.

Não se esqueça do mundo online

Provavelmente você ouviu falar que 2020 foi considerado o ano do e-commerce. Esse foi um fenômeno que aconteceu durante os lockdowns da pandemia em que muitos clientes fizeram a sua primeira compra online e gostaram dessa facilidade.

Isso significa que quando você pensar na experiência do cliente você não pode esquecer do mundo online. Afinal, com um site que não tenha uma boa navegabilidade, pouco responsável, em que o cliente não consiga encontrar o que procura facilmente ou tenha dificuldade de entender as características dos produtos, fará com que ele tenha uma experiência ruim. O resultado é que ele irá desistir das compras rapidamente.

Portanto, visite o site da sua loja como um cliente, faça todo o processo de compras e perceba o que pode ser melhorado. Além disso, pergunte aos clientes o que eles acharam das compras e utilize essas informações a seu favor. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Ouça o que o seu cliente tem a dizer

Pode ser que você tenha planejado toda a sua estratégia e as ações para melhorar a experiência do cliente, mas ainda assim não tem obtido os resultados planejados. Isso pode acontecer caso você não esteja ouvindo o que o seu cliente tem a dizer. 

Um bom exemplo disso é a música ambiente. Como falamos anteriormente, é fundamental que você acerte na escolha da playlist para que a estratégia funcione. Mesmo assim, muitos varejistas escolhem as músicas com base no seu gosto musical ou deixam a escolha das músicas por conta dos vendedores. Isso é um erro gravíssimo que poderá ter um custo bastante alto para a sua loja.

Portanto, de tempos em tempos faça pesquisas de satisfação com os clientes para entender o que está dando certo e o que não está funcionando. Analise cada uma das respostas de forma objetiva para saber se mudanças são viáveis ou não. Veja se existem reclamações frequentes sobre um mesmo problema ou área da sua empresa e dê preferência para elas na hora de melhorar algum processo. 

Agora que você já sabe o que é experiência do cliente e como oferecer sempre o melhor atendimento e o melhor ambiente de compras, que tal começar a colocar as nossas dicas em prática? E não se esqueça que no nosso blog você vai encontrar muitas outras informações sobre gestão e marketing no varejo.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas. Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Empresas customer centricity: conheça as principais do mercado!

Dentro das empresas, dos mais diferentes segmentos, uma coisa é clara, a importância de oferecer uma experiência do cliente o mais perfeita possível. Isso porque essa experiência influencia a sobrevivência do seu negócio. Por isso, muitas empresas estão apostando no customer centricity, uma estratégia focada em ouvir o cliente e implementar as suas sugestões. Além…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio

Montar uma estratégia de marketing de experiência no seu negócio fará com que o cliente se lembre da sua marca. Isso porque, é mais provável que uma experiência fique marcada em sua mente, do que simplesmente ouvir a informação sobre um produto.  Ou seja, se você quiser aumentar as suas vendas e a fidelização dos…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor! A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente. O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos. O chatbot é…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor. A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

7 softwares de gerenciamento de experiência do cliente

Na era da experiência do cliente, poder contar com softwares de gerenciamento pode fazer toda a diferença na hora de encantar os clientes. Afinal, durante a jornada de compras do cliente existem diversos processos que podem ser otimizados de modo que permitam ao cliente encontrar o que eles procuram sem dificuldade. Mesmo porque, se o…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 7 dicas essenciais

Saber como melhorar a experiência do cliente no varejo é fundamental para qualquer lojista, pois essa é uma das práticas que mais atraem e retêm clientes. E, como eles estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência não pára de crescer, cabe à sua empresa fazer de tudo para que sua experiência seja…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos