Por Nayara Santos em 16.01.2020

6 passos para fazer um lançamento de produtos de excelência

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Você pretende fazer o lançamento de um produto, mas não tem ideia por onde começar? Pois bem, essa é uma dúvida válida, pois existem diversas responsabilidades implícitas quando o assunto é lançar uma novidade no mercado.

Afinal, é preciso considerar a reação do público e da concorrência, ter um cronograma de planejamento definido, pensar em como fazer a divulgação, entre tantas outras ações fundamentais para garantir o sucesso de sua empreitada.

Portanto, neste conteúdo mostraremos os principais passos para fazer um lançamento de produtos de excelência. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!

1. Defina objetivos claros e compartilhe com a equipe

O primeiro ponto a ser considerado, sem dúvida, é estabelecer as metas que o negócio pretende atingir com o lançamento de produtos. Entre os principais objetivos que uma marca pode ter quando pretende lançar uma novidade, podemos citar:

  • alcançar novos públicos;
  • aumentar as vendas e a lucratividade;
  • garantir a participação em um mercado que ainda não foi explorado;
  • posicionar-se estrategicamente diante de seus concorrentes;
  • mostrar-se como autoridade no segmento em que o negócio atua.

Entre outras finalidades que, prioritariamente, precisam ser compartilhadas com toda a equipe de colaboradores envolvida em cada etapa do lançamento, isto é, profissionais de marketing, vendas, distribuidores, etc.

2. Faça uma análise SWOT para trabalhar com a situação real

Toda empresa que baseia suas ações em estudos mercadológicos e considera as possíveis mudanças de cenário antes de dar qualquer passo, sabe que realizar uma análise SWOT não é um mero capricho, mas sim uma maneira estratégica de se ambientar no mercado e projetar possibilidades, sejam elas negativas ou positivas.


Avalie as Forças, Oportunidades, Fraquezas ou Ameaças que circundam o produto ou serviço em questão que será lançado para saber o que pode ser explorado como fator competitivo para que ele seja bem aceito pelo público e como ele se desempenhará diante da concorrência.

3. Entenda quem é a persona do produto

A “pedra angular” de qualquer ação promocional é a persona a quem o produto ou serviço em questão é destinado. São suas preferências, necessidades, dores, ambições e características comportamentais que servirão como parâmetro para identificar as demandas mais urgentes do seu público, e de que forma o produto oferecido poderá solucionar suas questões.

Após estabelecer a persona, é o momento de decidir em qual segmento do mercado você deve investir, para encontrar as brechas existentes e explorá-las a favor da sua marca.

O que queremos dizer é você precisa dominar a demanda e a oferta. Para tal, conte com ferramentas tecnológicas, como o Google Trends para analisar o volume de buscas sobre o produto que você quer lançar, por exemplo.

4. Monte um cronograma do planejamento

O lançamento de produtos não é realizado do dia para a noite, correto? Sendo assim, é importante montar um cronograma que considere que cada etapa do planejamento do início ao fim da campanha.

Essa é uma das melhores formas de se antecipar a eventos de lançamento, realizar ações promocionais e até mesmo se preparar para contra-argumentar no caso da concorrência iniciar uma “rixa” comercial, apresentando uma contraproposta para o seu produto.

5. Faça a divulgação para o público interno e externo

Se você já tem consumidores fidelizados à sua marca, não deixe de promover o lançamento de produtos para eles também. Ter uma base de clientes para adiantar a divulgação é uma vantagem estratégica que nem todas as empresas podem se dar ao luxo.

Caso o seu produto se enquadre perfeitamente na persona de seus consumidores, lembre-os da utilidade que essa nova solução pode oferecer, em especial com outros produtos que o negócio tem a oferecer. Agora, se o produto for muito específico e distinto das personas que você já conquistou, considere investir em uma breve demonstração do que sua marca pode proporcionar agora.

Seja qual for a estratégia, é interessante mostrar ao público que a empresa tem novidades, pois as pessoas são ótimas fontes de divulgação. Estamos falando do tradicional marketing “boca a boca”.

Quando falamos em público externo, é importante pensar em quais canais seu negócio pode atuar. Hoje em dia, existem as redes sociais e uma série de mídias disponíveis na internet. As ações de pré-lançamento podem ser complementadas e divulgadas no âmbito digital. Basta ter criatividade e uma forte presença nesse meio. Lembre-se: marcas que interagem bem com os usuários nas redes sociais demonstram personalidade e atitude.

6. Transforme o lançamento em um evento

Como uma pessoa antenada nas novidades do mundo da tecnologia, é muito provável que você já tenha lido notícias sobre as campanhas de lançamento de gigantes renomados no mercado, como Apple, Sony e Microsoft, certo?

Se você já assistiu ao menos um vídeo sobre campanhas de lançamento de produtos dessas marcas, deve ter notado que elas fazem muito mais do que uma simples ação promocional. Elas desenvolvem verdadeiros eventos não apenas para apresentar ao público uma novidade, mas também para gerar um forte engajamento com os consumidores.

É óbvio que tudo depende do porte e orçamento disponível que a empresa tem. Um grande evento pode ser uma possibilidade distante. Contudo, na era da informação digital, é possível encontrar soluções criativas para contornar essas questões e realizar um lançamento memorável.

Por exemplo, faça uma live no canal do YouTube ou em suas páginas das redes sociais, convidando os usuários a participarem e interagirem. Lives são ferramentas acessíveis, versáteis e com um grande potencial de alcance para gerar engajamento com o público, além de aumentar a autoridade que a marca tem no mercado em que atua.

Como você pôde conferir neste artigo, o lançamento de produtos é um conjunto de medidas, processos e estratégias que devem ser pensadas com muito cuidado. Ter o público-alvo do negócio em mente e conhecer as necessidades do mercado são apenas algumas das ações que devem ser consideradas nesse momento. Além disso, é importante estar presente nas mídias corretas para que o alcance da campanha promocional seja mais efetivo.

Este conteúdo foi útil para você? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas interessantes todas as semanas diretamente em seu e-mail!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais no Dia das Crianças: 13 dicas para encher a loja

Se você quer vender mais no Dia das Crianças, mas está sem ideia do que pode fazer, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar. E, uma coisa precisa ser dita, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer loja que venda produtos para crianças, mesmo que não seja especializada nesse público.  Como essa é…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Como divulgar um produto no stories do Instagram: aprenda em 7 passos

Se você está aqui então quer saber como divulgar um produto nos stories do Instagram, certo? Este é, sem dúvida alguma, um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo no país e que vêm se mostrando como uma ferramenta muito útil no mundo…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Mercado de cosméticos: quais as particularidades?

Você conhece alguém que não queira retardar o envelhecimento e parecer mais jovem? Ou então que faz de tudo para manter os cabelos e a pele sempre bonitos e bem hidratados? É raro uma pessoa que não goste de ter cuidados pessoais para se sentir melhor consigo mesma, não é mesmo? É por isso que…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

10 textos para propaganda de loja de artigos esportivos, confira

Ter ideias de textos para propaganda pode ajudar a atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja de artigos esportivos. Por isso, é fundamental para todo gestor varejista ficar de olho nas novidades e em ideias para se inspirar. Pensando nisso, nós criamos esse artigo com algumas dicas de textos de propaganda que você…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Entenda como funciona o neuromarketing na prática

Sabia que marketing e ciência andam juntos? Muitas marcas estudam a mente dos consumidores a fim de gerar mais vendas. Para ver como isso está no nosso cotidiano é só observar a escolha de certos produtos que fazemos, porque eles remetem a momentos bons que tivemos e que a marca estava presente. Mas como funciona…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

Ideias de campanhas para fazer no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, você sabe que precisa planejar as campanhas para a data, mas as ideias simplesmente não aparecem? Então você veio ao lugar certo. Neste texto vamos te dar algumas dicas de campanhas para você se inspirar e vender mais nesta importante data do varejo. Quanto maiores as chances de lucro,…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Marketing de Varejo: O Guia Completo de Estratégias

Confira neste artigo as melhores estratégias de marketing para varejo e impulsione o seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos