Por Nayara Santos em 16.01.2020

6 passos para fazer um lançamento de produtos de excelência

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Você pretende fazer o lançamento de um produto, mas não tem ideia por onde começar? Pois bem, essa é uma dúvida válida, pois existem diversas responsabilidades implícitas quando o assunto é lançar uma novidade no mercado.

Afinal, é preciso considerar a reação do público e da concorrência, ter um cronograma de planejamento definido, pensar em como fazer a divulgação, entre tantas outras ações fundamentais para garantir o sucesso de sua empreitada.

Portanto, neste conteúdo mostraremos os principais passos para fazer um lançamento de produtos de excelência. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!

1. Defina objetivos claros e compartilhe com a equipe

O primeiro ponto a ser considerado, sem dúvida, é estabelecer as metas que o negócio pretende atingir com o lançamento de produtos. Entre os principais objetivos que uma marca pode ter quando pretende lançar uma novidade, podemos citar:

  • alcançar novos públicos;
  • aumentar as vendas e a lucratividade;
  • garantir a participação em um mercado que ainda não foi explorado;
  • posicionar-se estrategicamente diante de seus concorrentes;
  • mostrar-se como autoridade no segmento em que o negócio atua.

Entre outras finalidades que, prioritariamente, precisam ser compartilhadas com toda a equipe de colaboradores envolvida em cada etapa do lançamento, isto é, profissionais de marketing, vendas, distribuidores, etc.

2. Faça uma análise SWOT para trabalhar com a situação real

Toda empresa que baseia suas ações em estudos mercadológicos e considera as possíveis mudanças de cenário antes de dar qualquer passo, sabe que realizar uma análise SWOT não é um mero capricho, mas sim uma maneira estratégica de se ambientar no mercado e projetar possibilidades, sejam elas negativas ou positivas.


Avalie as Forças, Oportunidades, Fraquezas ou Ameaças que circundam o produto ou serviço em questão que será lançado para saber o que pode ser explorado como fator competitivo para que ele seja bem aceito pelo público e como ele se desempenhará diante da concorrência.

3. Entenda quem é a persona do produto

A “pedra angular” de qualquer ação promocional é a persona a quem o produto ou serviço em questão é destinado. São suas preferências, necessidades, dores, ambições e características comportamentais que servirão como parâmetro para identificar as demandas mais urgentes do seu público, e de que forma o produto oferecido poderá solucionar suas questões.

Após estabelecer a persona, é o momento de decidir em qual segmento do mercado você deve investir, para encontrar as brechas existentes e explorá-las a favor da sua marca.

O que queremos dizer é você precisa dominar a demanda e a oferta. Para tal, conte com ferramentas tecnológicas, como o Google Trends para analisar o volume de buscas sobre o produto que você quer lançar, por exemplo.

4. Monte um cronograma do planejamento

O lançamento de produtos não é realizado do dia para a noite, correto? Sendo assim, é importante montar um cronograma que considere que cada etapa do planejamento do início ao fim da campanha.

Essa é uma das melhores formas de se antecipar a eventos de lançamento, realizar ações promocionais e até mesmo se preparar para contra-argumentar no caso da concorrência iniciar uma “rixa” comercial, apresentando uma contraproposta para o seu produto.

5. Faça a divulgação para o público interno e externo

Se você já tem consumidores fidelizados à sua marca, não deixe de promover o lançamento de produtos para eles também. Ter uma base de clientes para adiantar a divulgação é uma vantagem estratégica que nem todas as empresas podem se dar ao luxo.

Caso o seu produto se enquadre perfeitamente na persona de seus consumidores, lembre-os da utilidade que essa nova solução pode oferecer, em especial com outros produtos que o negócio tem a oferecer. Agora, se o produto for muito específico e distinto das personas que você já conquistou, considere investir em uma breve demonstração do que sua marca pode proporcionar agora.

Seja qual for a estratégia, é interessante mostrar ao público que a empresa tem novidades, pois as pessoas são ótimas fontes de divulgação. Estamos falando do tradicional marketing “boca a boca”.

Quando falamos em público externo, é importante pensar em quais canais seu negócio pode atuar. Hoje em dia, existem as redes sociais e uma série de mídias disponíveis na internet. As ações de pré-lançamento podem ser complementadas e divulgadas no âmbito digital. Basta ter criatividade e uma forte presença nesse meio. Lembre-se: marcas que interagem bem com os usuários nas redes sociais demonstram personalidade e atitude.

6. Transforme o lançamento em um evento

Como uma pessoa antenada nas novidades do mundo da tecnologia, é muito provável que você já tenha lido notícias sobre as campanhas de lançamento de gigantes renomados no mercado, como Apple, Sony e Microsoft, certo?

Se você já assistiu ao menos um vídeo sobre campanhas de lançamento de produtos dessas marcas, deve ter notado que elas fazem muito mais do que uma simples ação promocional. Elas desenvolvem verdadeiros eventos não apenas para apresentar ao público uma novidade, mas também para gerar um forte engajamento com os consumidores.

É óbvio que tudo depende do porte e orçamento disponível que a empresa tem. Um grande evento pode ser uma possibilidade distante. Contudo, na era da informação digital, é possível encontrar soluções criativas para contornar essas questões e realizar um lançamento memorável.

Por exemplo, faça uma live no canal do YouTube ou em suas páginas das redes sociais, convidando os usuários a participarem e interagirem. Lives são ferramentas acessíveis, versáteis e com um grande potencial de alcance para gerar engajamento com o público, além de aumentar a autoridade que a marca tem no mercado em que atua.

Como você pôde conferir neste artigo, o lançamento de produtos é um conjunto de medidas, processos e estratégias que devem ser pensadas com muito cuidado. Ter o público-alvo do negócio em mente e conhecer as necessidades do mercado são apenas algumas das ações que devem ser consideradas nesse momento. Além disso, é importante estar presente nas mídias corretas para que o alcance da campanha promocional seja mais efetivo.

Este conteúdo foi útil para você? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas interessantes todas as semanas diretamente em seu e-mail!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing para loja de móveis planejados: 3 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para a sua loja de móveis planejados te ajudará a atrair clientes, aumentar as vendas e fidelizá-los. Entretanto, muitos varejistas têm problemas em preparar uma estratégia boa, ou mesmo quais ações devem ser realizadas. Neste caso, o segredo é conhecer diferentes estratégicas e quando elas podem ser utilizadas. Desta forma…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

16 textos de divulgação de loja, confira os melhores

Confira os melhores textos para fazer a divulgação da sua loja e as nossas dicas para não errar na hora de fazer essa divulgação. Boa leitura! Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da moda? Então você precisa conhecer a (nome da loja). As últimas tendências, direto das passarelas para o seu…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Locutor profissional para lojas: divulgue suas promoções e venda mais!

Investir em uma estratégia de comunicação robusta que inclua um locutor profissional, pode ser crucial para criar um diferencial que ajuda a fidelizar o cliente e a aumentar as vendas, entretanto, essa ainda é uma estratégia subestimada por muitos gestores do varejo. A capacidade de se comunicar de forma eficaz com os clientes é um…

Por Nayara Santos em 16.01.2025

Mercado varejista: 6 características importantes sobre o assunto

 O mercado varejista, ou simplesmente varejo, é o setor que atende diretamente o consumidor final, ou seja, geralmente pequenas quantidades de produtos são vendidos. Diferentemente do atacado, no qual são negociadas grandes quantidades de produtos destinados à revenda para outros comerciantes, geralmente varejistas. Em resumo, os varejistas compram produtos no atacado para revender no…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los. Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Hiperpersonalização: o futuro da experiência do cliente

A hiperpersonalização é uma das tendências mais significativas na experiência do cliente. Com o avanço das tecnologias de dados e análise, as empresas estão agora em uma posição para oferecer interações muito mais personalizadas, indo além do que a personalização tradicional poderia oferecer.  Como ela está se consolidando como um elemento fundamental na experiência do…

Por Nayara Santos em 12.12.2024

Como Aumentar o Tempo de Permanência dos Clientes em Sua Loja

Se você chegou aqui provavelmente está procurando algumas estratégias assertivas de como aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, certo? Afinal, quanto mais tempo um cliente passa em uma loja de varejo, mais altas são suas chances de comprar algum produto e mais alto é o seu ticket médio. E, não podemos negar,…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

30 ideias de nomes para loja de carros, confira

Vai abrir uma loja de carros e está sem ideias para o nome? Essa é uma questão bastante importante ao iniciar qualquer empreendimento, já que o nome ajuda a atrair a atenção do cliente e faz com que ele memorize a sua marca. Além disso, o nome também ajuda a reforçar a identidade da sua…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos