Por Nayara Santos em 13.03.2024

Ideias de campanhas para fazer no Dia das Mães

Por Nayara Santos em 13.03.2024

O Dia das Mães está chegando, você sabe que precisa planejar as campanhas para a data, mas as ideias simplesmente não aparecem? Então você veio ao lugar certo. Neste texto vamos te dar algumas dicas de campanhas para você se inspirar e vender mais nesta importante data do varejo.

Quanto maiores as chances de lucro, maior será a concorrência, já que todo varejista quer ter bons resultados. Por isso, é preciso preparar e planejar as campanhas com bastante cuidado, ou seja, cada detalhe importa na hora de convencer o cliente a comprar mais e fidelizá-lo.

Sim, esse é um cenário desafiador, mas nós estamos aqui para te ajudar. A seguir vamos trazer algumas ideias de campanhas que você pode fazer no Dia das Mães para atrair consumidores, se conectar com eles e ainda fazer com que eles se tornem disseminadores espontâneos da sua marca. Confira!

Dicas de campanhas para o Dia das Mães

Antes de mais nada, queremos deixar claro que, independentemente da data em questão, o planejamento de uma campanha de sucesso começa conhecendo bem o seu cliente, sabendo quem é o seu público-alvo e entendendo qual é a mensagem que a sua marca deve passar. Afinal, esses pontos serão essenciais para guiá-lo na hora de preparar essas campanhas.

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Desafio da foto mãe e filho

A nossa primeira dica de campanha para o Dia das Mães é fazer um desafio da foto. Ele consiste basicamente em compartilhar fotos dos consumidores e pode ser uma excelente campanha para as suas redes sociais.

Para aumentar ainda mais o alcance dessa ação, você pode pedir para os seguidores utilizarem uma hashtag (#) específica. Assim, será possível mostrar para o algoritmo das redes sociais que o seu perfil é relevante e aumentar o alcance dele.

Além disso, essa é uma forma de trabalhar o User Generated Content, ou UGC, que consiste basicamente na produção de conteúdo pelo usuário. Neste caso, os seguidores estariam compartilhando as fotos e publicações exibidas no seu perfil, o que também aumenta o alcance da sua conta.

E, claro, para deixar os seguidores ainda mais inspirados em participar e compartilhar as fotos, você pode fazer dessa campanha um concurso. As melhores fotos seriam escolhidas e receberiam algum prêmio, que pode ser um almoço para a família, procedimentos em algum spa, cestas de produtos da sua loja, dentre outros.

Oficina “Faça você mesmo”

Cada pessoa possui a sua história, com frases e momentos que são únicos e apenas quem viveu aquela experiência sabe o quanto ela significa. Por exemplo, pode ser que a sua mãe tenha uma frase que ela use sempre, ou então uma receita especial que ela goste de fazer, uma música que remeta à infância e a boas memórias dela, e assim por diante.


Então, que tal eternizar esses momentos e costumes em um presente preparado por você? Essa é a nossa dica de campanha para o Dia das Mães: organizar uma oficina em que o cliente pode customizar o presente que dará para a mãe, tornando algo simples (como uma camiseta ou caneca), em um presente especial.

Neste caso, o ideal é que o item que será customizado seja algo que você vende. Portanto, uma loja de roupas pode disponibilizar peças para a oficina. Já se você possui uma loja de variedades, pode disponibilizar cadernos, canecas, espelhos, dentre outros.

Eventos do Dia das Mães

A nossa próxima dica de campanha para o Dia das Mães é a realização de um evento especial para comemorar a data. A ideia aqui é oferecer às mães um momento de relaxamento e distração, em que elas possam se desligar da rotina e cuidar de si.

Uma sugestão é fazer parcerias com outras marcas e oferecer tratamentos estéticos, massagens, refeições deliciosas, e assim por diante. Para deixar o evento ainda mais especial, apenas os clientes que fazem parte do clube de vantagens da sua loja podem participar, ou então quem fizer compras a partir de um determinado valor.

Lembre-se apenas de que um evento desse porte pode sair bastante caro. Portanto, as parcerias serão essenciais para reduzir os custos e para atrair mais consumidores. Além disso, quem conseguir participar do evento terá a sensação de exclusividade, um importante gatilho mental para aumentar a fidelização do cliente.

Preços especiais

Não poderíamos deixar de falar sobre a importância de oferecer produtos com preços especiais no Dia das Mães. Sim, essa é uma campanha antiga, mas que ainda dá resultados. Prova disso é a validação do tempo, afinal, se ela é utilizada há tanto tempo, por tantos empreendedores, é porque ela funciona.

Para esta campanha você pode preparar descontos progressivos, que consiste em dar mais descontos para os clientes que compram mais. Ou então preparar diferentes categorias de descontos, oferecendo peças com 10%, 20% ou 30% OFF. 

Não podemos esquecer dos preços especiais para os clientes membros do programa de fidelidade da loja. Afinal, eles merecem uma recompensa por comprarem sempre com você. Para esses clientes você pode dar um desconto maior em comparação com os clientes não membros.

Música e comunicação para negócios, a Listenx te ajuda a vender mais no Dia das Mães

Não importa qual será a campanha que você irá fazer para aumentar as vendas no Dia das Mães, alguns elementos e ferramentas são fundamentais e devem ser sempre utilizados. Esse é o caso da rádio indoor para ter a trilha sonora certa para os seus clientes e a sua marca; além de garantir uma boa comunicação com os consumidores.

Com mais de 20 anos de experiência em música e comunicação para negócios, a Listenx tem a solução perfeita para você. Uma rádio indoor com diversas playlists e um time de especialistas para te ajudar a montar uma programação musical sob medida para o seu negócio.

Outra vantagem que a Listenx oferece aos seus clientes é a possibilidade de incluir anúncios personalizados durante a programação. Bastam alguns cliques e você terá o seu anúncio sendo veiculado. Essa era a rapidez e autonomia que você precisava para obter bons resultados o ano todo.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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