Por Nayara Santos em 24.07.2020

O que é franchising? Saiba quais são as suas vantagens!

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Começar o próprio empreendimento é um grande sonho para muitas pessoas ao redor do mundo, incluindo aqui no Brasil. Mas, como você também já deve saber, esse é um grande desafio para muitas pessoas. Recursos limitados e falta de conhecimento específico são alguns dos maiores obstáculos no caminho de novos empreendedores. Felizmente, para quem sabe o que é franchising, essas barreiras são bem menores.

Você provavelmente já ouviu falar desse tipo de negócio, mas pode não entender bem o que ele representa, como funciona, de onde vem, nem por que você deveria se importar com tudo isso. Mas, fique sabendo, este é um modelo cada vez mais popular por bons motivos! E se você pretende empreender, então esta é uma das melhores opções à sua disposição.

Para te ajudar com isso, vamos explicar um pouco mais sobre o franchising e seu propósito. Acompanhe!

O que é franchising?

Franchising é a criação de uma rede de parceiros na qual o proprietário de uma marca (o franqueador) concede a outros empresários (os franqueados) seus direitos de uso, infraestrutura e distribuição de produtos. Em troca, o franqueado paga ao franqueador uma porcentagem de seus lucros a cada mês, a qual reflete os royalties relativos à marca. Já o franqueador, por sua vez, continua prestando apoio durante o desenvolvimento do franqueado, para que seu rendimento continue aumentando.

Isso significa que a administração de uma franquia é realizada em dois níveis: central e local. A gestão da companhia franqueadora geralmente está focada na promoção da marca, no desenvolvimento de novos produtos e na padronização das suas unidades. Coisas que afetam a empresa e suas unidades como um todo, necessitando de uma visão mais ampla para serem administradas.

O franqueado, por sua vez, é responsável pelo estabelecimento e, inclusive, financia grande parte da sua instalação. Isso significa que, no dia a dia, ele tem que arcar com os pormenores da gestão do negócio, mas não precisa se preocupar tanto com decisões macro, as quais cabem ao franqueador.

De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor já reúne mais de 2.800 marcas, mais de 140 mil franqueados e o número de unidades continua crescendo, mesmo diante do cenário econômico incerto do país. E a tendência é que essa opção continue ganhando mais popularidade, já que ele também traz vários benefícios.

Mas, antes de falar disso, vale a pena entender mais sobre esse sistema de negócio e como ele surgiu. Continue conosco para entender melhor o que é franchising e por que esse modelo de negócio faz tanto sucesso!

Como tudo começou

Desde a Idade Média que o governo concedia os direitos de importantes e altos funcionários das igrejas utilizarem uma licença para avaliarem impostos e manter a ordem civil. Diante disso, eles podiam exercer atividades econômicas e conduzir balsas, o que ajudava o dinheiro a circular.

Em troca, esses licenciados pagavam royalties aos poderes responsáveis pela concessão desses direitos. Mais tarde, no período colonial, os monarcas da Europa concediam franquias em troca de proteção da coroa, impostos e royalties, fazendo com que o dinheiro das colônias vá para os países europeus.

Um marco na história do franchising foi a entrada da marca I.M. Singer & Co. nesse sistema. Os operadores dessas máquinas de costura e os proprietários tinham o direito de vender os equipamentos. Em troca disso, era paga uma taxa de licenciamento e treinamento sobre como utilizar.

Outra marca americana pioneira foi a Harper Cabeleireiro. A empresária Martha Matilda Harper ensinava suas técnicas a outros profissionais em troca de contratos de franquia e da compra e utilização exclusiva dos produtos que ela produzia. As cabeleireiras aprovadas nos métodos de Harper também recebiam treinamentos e atualizações constantes sobre os produtos, aprimorando a própria capacidade e conquistando mais clientes.

Na década de 1900, Henry Ford começou a negociar um dos seus modelos com concessórios, seguido de empresas de petróleo e postos de gasolina franqueados. A explosão do franchising ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial com as principais e mais famosas franquias de sucesso, como McDonald’s, KFC, Dunkin Donuts e Burger King.

Já nos anos 80 e 90, esse foi um modelo de negócio que representou um grande crescimento na economia americana, o que serviu de exemplo para outros países. Aqui no Brasil, essa estratégia começou a ser utilizada com a CCAA e Yázigi, que são escolas de idiomas. Até hoje as franquias são bem famosas neste setor.

Entretanto, esse ainda não era um sistema com regras definidas pela legislação. As leis nem mesmo eram estruturadas para estas atividades, pois tratava somente do pagamento pela utilização de produtos e marcas e da transmissão de Know-how. Os investidores não recebiam muitos treinamentos e também não tinham a preocupação com a padronização das franquias, algo que passou a ser um fator chave para este modelo de negócio.

Ainda na década de 80, esse sistema começou a passar por estruturações e ganhou mais adeptos no Brasil e no mundo. Apesar de ainda não haver nenhuma lei para regulamentação, uma importante quantidade de empresas de variados setores começou a adotar a estratégia de franquias, como O Boticário, Ellus e Água de Cheiro.


Como você pode ver, esse modelo tem origens bem mais antigas do que muitos imaginam, além de continuar evoluindo até hoje. Tanto em termos de aprimoramento quanto de maior reconhecimento do ponto de vista legal.

Como a ABF regula o franchising brasileiro?

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que foi lançada em 1987. O seu principal objetivo é regularizar e organizar as atividades de franchising no Brasil, além de trabalhar para o crescimento e divulgação desse sistema.

A fundação da ABF foi feita por um grupo de empreendedores que viam a necessidade de estruturar esse modelo de fechar negócio, já que não havia muitas regulamentações e padrões nessa estratégia. Essa entidade teve, e ainda tem, impactos muito positivos nesse setor, sendo que em 1991, o número de franqueadoras aumentou para mais de 350 empresas cadastradas e em operação.

Essa associação também é responsável por desenvolver e ministrar cursos, palestras, conferências, seminários e eventos que promovam a qualificação técnica no sistema de franquias. Para tanto, são reunidos consultores, especialistas, prestadores de serviço de franchising, franqueados e franqueadores. O objetivo era simples: garantir que este meio de negócios continue crescendo e abarcando mais empreendedores.

A regularização do franchising

Para regulamentar e organizar essa atividade aqui no Brasil, a ABF lançou a Lei das Franquias, que é a nº 8.955/94. Essa é a regulamentação sobre as regras do contrato de adesão e todos os assuntos relacionados ao franchising, incluindo as normas para instalação de novas unidades, início das operações, documentação necessária, transmissão de know-how e informações que franqueado e franqueador devem estar cientes.

Além disso, a Lei das Franquias é bastante clara sobre a necessidade do franqueador ser transparente sobre os riscos do negócio, retorno do investimento, porcentagem de royalties, gestão da franquia, campanhas de marketing e sobre todo o funcionamento da marca.

Para regular o franchising e evitar desacordos e ocultação de informações, a ABF determinou a Circular de Oferta de Franquia (COF), como um documento obrigatório e um dos mais importantes.

O COF é o atestado sobre as informações jurídicas, financeiras e econômicas que estão relacionadas à empresa. De acordo com a ABF, esse documento precisa descrever:

  • nome completo ou razão social do franqueador e de todas as empresas envolvidas no acordo;
  • forma societária;
  • histórico resumido;
  • demonstrações financeiras e balanços patrimoniais dos últimos dois anos;
  • descrição completa de pendências na justiça;
  • registro de marca ou andamento da situação no Instituto Nacional de Propriedade industrial (INPI);
  • estimativas de faturamento;
  • riscos financeiros e que estão envolvidos com o negócio.

O documento também determina que sejam expostos e esclarecidos todos os detalhes sobre o funcionamento da rede, como supervisão, treinamentos, auxílio na busca por pontos comerciais, transmissão de know-how, manuais didáticos, padrões arquitetônicos, gerenciais e de layout das unidades.

Portanto, é necessário especificar o valor do investimento inicial e demais quantias relacionadas ao funcionamento e implantação das operações, taxas de filiação, valor aproximado das instalações, equipamentos, aluguel do ponto comercial, seguro e condições para efetuar esses pagamentos.

Além disso, para evitar desvios de informações e quantias, antes do contrato ou do pré-contrato ser assinado, mediante a presença de duas testemunhas, o COF deve ser entregue ao franqueado em um prazo mínimo de 10 dias. Caso contrário, ele poderá ser anulado e todos os valores já pagos devem ser estornados.

Vale ressaltar que a Lei das Franquias busca regulamentar e evitar o máximo de problemas jurídicos relacionados ao não cumprimento de todos os direitos e deveres. Entretanto, o sistema de franchising requer bastante diálogo e entendimento entre ambas as partes do contrato.

Essa parceria é necessária para que a relação de negócios caminhe sem muitos problemas, pois, muitas vezes, algum termo ou outro não condizem com as expectativas do empresário ou do investidor. Então, acordos e conversas são fundamentais.

Por que o franchising é um modelo de negócio promissor?

Ainda segundo informações divulgadas pela ABF, o franchising brasileiro registra uma média anual de faturamento de R$160 bilhões, o qual está distribuído entre milhares de unidades ao redor do país. Em 2018, o número de marcas apresentou um crescimento modesto, apenas 1%, porém superior ao ano anterior, bem como o número de unidades em operação que cresceu 5%, quase o dobro do resultado dos anos anteriores (2% em 2017 e 3,1% em 2016).

Tendo em vista as incertezas na política e no mercado do Brasil e, principalmente, a grave desaceleração do comércio observada nos últimos anos, pode-se dizer que o franchising se mostra um segmento bastante sólido e resiliente no país. Mesmo diante de todas essas mudanças e instabilidades.

A ABF já projeta um crescimento de 7% em receita nominal para 2019 e, com a esperada retomada gradual da economia, a expectativa é que o setor apresente números cada vez mais promissores nos próximos anos. Em outras palavras, este investimento deve gerar um bom retorno num futuro próximo.

Quais são as principais vantagens do franchising?

A companhia que decide expandir suas operações por meio do franchising desfrutará de uma série de benefícios como crescimento rápido, descentralização da estrutura, menos custos fixos e a possibilidade de se concentrar na gestão estratégica da organização.

O franqueado, por sua vez, também é beneficiado por essa parceria. Em muitos casos, as vantagens de abrir uma franquia a tornam uma opção muito mais interessante do que iniciar um empreendimento do zero. As principais são:

  • redução do custo do empreendimento, uma vez que o negócio já superou a fase de “experimentação” e sua marca já foi ativada;
  • não há necessidade do empreendedor apresentar experiência prévia no setor;
  • infraestrutura física, comercial e administrativa definida, o que reduz os custos com pesquisas, desenvolvimento e com estruturação legal do negócio;
  • apoio publicitário do franqueador;
  • modelos de negócio flexíveis (variável);
  • canais de distribuição e logística estruturados, o que se reflete em redução de custos e possibilita a adoção de preços mais competitivos;
  • apoio técnico e administrativo do franqueador desde o início do projeto.

Claro que, para aproveitar melhor esses benefícios, é necessário ter um bom planejamento estratégico e saber como administrar seu negócio. Porém, o modelo torna esse investimento muito mais vantajoso para todas as partes envolvidas.

Quais benefícios existem em abrir uma franquia no Brasil?

As vantagens do franchising são várias e bastante atrativas tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Não é à toa que essa é uma das principais estratégias utilizadas para promover o crescimento de uma marca. Quando o processo de entrada no sistema de franquias é feito de maneira planejada, estruturada e de acordo com as leis e quando a abertura das unidades segue o mesmo plano, é possível ter benefícios que, muitas vezes, não seriam possíveis em outros modelos.

Para quem entende o que é franchising, há sempre algo a ganhar com esta relação. Confira os principais benefícios para cada um destes grupos.

Para o franqueador

Expandir um negócio envolve altos custos que nem sempre estão disponíveis. Além dos gastos com o projeto e implantação de crescimento, ainda há encargos trabalhistas, impostos e outros fatores, principalmente burocráticos, que precisam ser considerados. Veja como é possível eliminar esses valores, entre outras vantagens:

Redução de custos

A maior e mais considerável parte do capital investido na abertura de uma franquia é responsabilidade do próprio franqueado, não sendo necessário se preocupar tanto com o impacto de novas unidades no orçamento. Com isso, essa se torna uma maneira rápida e economia de expansão da sua marca. Além dos custos envolvidos com a abertura das unidades e crescimento da empresa, você ainda consegue economizar quantias importantes por não ter vínculo empregatício com o investidor ou com os funcionários da sua rede.

Diante disso, o responsável por pagar impostos previdenciários e que estejam relacionados aos custos do estabelecimento ficam por conta do franqueado. Essas economias podem ser utilizadas para investir em melhorias, inovações e na expansão da franquia.

Alcançar públicos mais diversos

Para alguns franqueadores, é bem difícil conseguir um posicionamento consistente em certos espaços, seja por falta de conhecimento específico do local ou pelo distanciamento físico. Esse é um dos primeiros fatores que começa a limitar a expansão de uma marca entre diferentes públicos a longo prazo, o que, consequentemente, leva à estagnação de alguns negócios.

No modelo de franquia, felizmente, há algumas formas de contornar estas dificuldades e permitir o melhor desempenho. Basta pensar novamente em o que é franchising e como ele é colocado em prática.

Nesse modelo, há um investidor externo voluntário, o qual já realiza uma pesquisa prévia e verifica a viabilidade do negócio. Da mesma forma, ele tem o conhecimento e autoridade para adaptar seu produto ao seu contexto, desde que isso não comprometa a identidade da empresa ou a qualidade do serviço.

Crescimento rápido

Como dito, investir na expansão de uma empresa não é nada barato, nem mesmo um processo que acontece de maneira rápida e ágil. Uma filial, por exemplo, requer dinheiro do negócio ou abertura de capital para que consiga captar recursos para o projeto de expansão.

Esse é justamente um dos principais benefícios do franchising para o franqueador, pois é um modelo de negócio que permite a abertura de diversas unidades, que em poucos meses um novo estabelecimento já poderá estar em total funcionamento.

Essa é uma estratégia muito utilizada nos Estados Unidos e que inclusive, deu vida ao termo “other people’s money”, que significa o dinheiro dos outros. Vale ressaltar que, para ter esse rápido processo de expansão, você precisa tornar a sua marca atrativa e vendável.

Para isso, você precisará investir no fortalecimento do seu negócio, no posicionamento de mercado, nos planos de marketing e captação de franqueados e no registro da sua marca.

Menores riscos financeiros

Quando um franqueado concorda com todos os termos e valores e assina o contrato, ele está assumindo todos os riscos financeiros. Isso envolve o dinheiro na aquisição de equipamentos, produtos, insumos, funcionários, aluguel e capital de giro, por exemplo.

Dessa maneira, as despesas relativas à manutenção dessas máquinas, compras, custos com fornecedores e possíveis prejuízos econômicos são de inteira responsabilidade do investidor. Isso significa que as suas chances de ter perdas financeiras com a sua expansão reduzem consideravelmente.

Para o franqueado

Apesar de ser responsável pelos custos e despesas, o franqueado também tem inúmeros benefícios e possibilidades ao investir em uma marca e decidir abrir uma unidade. Entenda os principais:

Menor custo de investimento inicial

Um dos fatores que levam novos investidores a pesquisar o que é franchising é justamente as dificuldades e custos em abrir um novo negócio. Além dos custos inevitáveis que vêm com a aquisição de produtos, contratações e preparação de uma infraestrutura, também existe uma série de custos que surge a partir da burocracia, como o registro de uma marca, direitos, alvarás, entre outras coisas.

Dentro do modelo de franquia, uma parte destes custos pode ser diretamente evitada, já que a própria franqueadora concluiu boa parte destas obrigações e já lidou com estas tarefas. Em outras palavras, o custo inicial para a abertura de uma franquia também tende a ser menor que a média de um negócio padrão no mesmo setor.

Não é um investimento do zero

O primeiro benefício do franchising para o franqueado é sobre investir em um negócio que já está consolidado no mercado e que não será estruturado do zero. O dinheiro será aplicado em uma empresa que tem boa gestão, com um plano de negócios já existente e um conceito que já é trabalhado.

Diante desses fatores, as probabilidades de ter resultados positivos em pouco tempo são grandes, principalmente porque o franqueado terá conhecimento sobre as projeções de retorno do investimento. Assim, o empreendedor interessado poderá se planejar para isso.

Suporte ao iniciar as operações

Ao decidir se tornar um franqueado, você precisa fazer uma boa pesquisa por franquias de confiança e que sejam regulamentadas. Quando faz o seu investimento em uma rede próspera e séria, terá todo o apoio necessário para colocar a unidade em funcionamento.

Essa ajuda envolve não somente a procura por bons pontos comerciais, como treinamentos de qualidade, distribuição de materiais e guias para sanar dúvidas relacionadas ao negócio, auxílio e indicações ao buscar por fornecedores e equipamentos e em todo o projeto de instalação e funcionamento do estabelecimento.

Padronização de processos e produtos

As franqueadoras deixam claro quais devem ser os padrões seguidos em todas as unidades de uma rede. Isso envolve campanhas de marketing, design, paleta de cores e fontes utilizadas. As promoções e descontos também precisam seguir as especificações da franqueadora.

Com isso, você utilizará apenas ações que já tiveram resultados positivos e que são benéficas para a marca. Esse é um fator que contribui bastante com a redução de investimentos que não tenham retorno e com pesquisas, pois a busca por melhores estratégias fica a cargo do franqueador.

Não exige experiência prévia na área de atuação

Em geral, para começar um negócio em qualquer área, é esperado que você seja um profissional desse nicho. Seja para um consultório de odontologia, uma confeitaria, restaurante ou qualquer outro tipo de produto ou serviço. Porém, como você deve saber, muitos investidores não possuem a formação específica, enquanto outros profissionais não possuem as habilidades necessárias para gerir um negócio.

Nesse caso, saber o que é franchising pode ser uma grande vantagem. Não é necessário ser um especialista em nenhuma área para fazer esse investimento, bastando ter o conhecimento necessário para administrar o negócio com qualidade. Algo que contribui bastante com vários bons empreendedores que desejam gerir a própria empresa, mas não possuem a expertise para começar alguns negócios do zero.

Mantém um nível razoável de flexibilidade

Quando falamos em franquias, muitas pessoas pensam imediatamente em como esse formato restringe o empreendedor ao que a marca faz, definindo sua imagem e muitos de seus processos. Porém, isso não significa que você ficará completamente engessado na hora de tomar todas as decisões do dia a dia.

Primeiramente, muitos desses métodos são fórmulas já testadas, com bom índice de sucesso e confiabilidade. Além disso, como já mencionamos, o franqueado tem o direito e, em alguns casos, o dever de fazer adaptações na fórmula da empresa, levando em conta especificidades de seu público. É esse tipo de adaptação que permite a criação de um negócio mais eficaz a nível local.

Quais são os principais desafios para o franqueado?

Como nem tudo são flores, os franqueados precisam trabalhar para contornar alguns desafios e dificuldades que podem encontrar no franchising. O primeiro deles é quando há redes de franquias em cidades pequenas.

Pequenas localidades costumam apresentam faturamento limitado para as unidades, questões culturais e regionalistas que acabam interferindo muito nos hábitos de compra e períodos de ociosidade e baixa demanda que podem prejudicar a sua lucratividade.

Sendo assim, esse é um dos primeiros aspectos que precisam ser considerados na sua escolha da marca, pois interfere nos seus ganhos e crescimento. Além disso, existem outros pontos que demandam mais atenção e trabalho. Veja só quais são;

Adequação à transformação digital

A transformação digital é um processo que impacta todo o nosso modo de vida e a maneira como empresa e cliente se comportam no mercado. Com consumidores cada vez mais conectados e educados sobre o que querem e precisam, eles se tornam mais exigentes, principalmente em relação ao atendimento.

Em consequência, as organizações estão investindo na automação de serviços e se tornando mais eficientes, sendo que isso fortalece a concorrência caso o seu negócio não se adeque a essa realidade.

À vista disso, um desafio que ainda assombra muitas redes é exatamente a adaptação a forma de enxergar o mercado e de trabalhar. Ou seja, de substituir trabalhos manuais por sistemas e equipamentos inovadores para atender essa nova demanda e exigências.

Respeitar os padrões da franquia

Muitos franqueados apresentam dificuldades em atender e seguir à risca os padrões impostos pelo franqueador. Isso acontece principalmente pela vontade de inovar e tentar algo diferente na unidade. Entretanto, a padronização é até mesmo uma questão contratual que precisa ser respeitada.

Para não ter problemas, é necessário que o franqueado tenha em mente que a marca não é dele, que ele somente tem permissão do proprietário para utilizá-la, ou seja, muitas das decisões somente podem ser feitas pelo proprietário do negócio.

O ideal é que franqueado e franqueador tenham um bom diálogo, para que o investidor e o dono da unidade tenham abertura de propor ideias e projetos de melhoria. Mas é preciso respeitar a opinião do franqueador e somente executar algum tipo de mudança se tiver um aval. Caso contrário, o franqueado descumprirá aspectos do contrato de franchising prejudicando o relacionamento com a rede.

Gestão financeira

Nem sempre um empreendedor que resolve abrir uma unidade franqueada é especialista no setor de atuação da marca ou nem mesmo entende muito sobre gestão financeira. Com isso, um dos desafios do franchising se torna manter as contas em dia e fechar o mês no azul.

O ponto positivo é que muitas franquias oferecem treinamentos completos sobre os melhores modelos de gerenciamento e como a marca costuma trabalhar nesse sentido. Mesmo assim, cabe ao franqueado organizar a sua unidade, fazer os balanços dentro de prazo e ficar de olho nas datas para prestar contas ao fisco.

Gerenciar pessoas

Assim como acontece com a gestão financeiras, muitos franqueados têm dificuldades de cuidar do capital humano. Os desafios podem aparecer desde a busca por mão de obra qualificada até nos momentos de treinamento e qualificação. Caso o empreendedor tenha grandes problemas com isso, é aconselhável buscar por consultorias e pessoas especializadas para auxiliar nesse trabalho.

Pagamento de taxas e royalties

O franqueado precisa ter um bom planejamento e organização financeira para que, no final de cada período acordado, tenha dinheiro em caixa para fazer o pagamento dos royalties e demais taxas. Afinal, essa é a principal condição e preço a ser pago pela utilização da marca e comercialização dos produtos e serviços.

Quais tendências esperar no mercado de franchising?

O setor de franchising brasileiro tem expectativas muito promissoras. Para que tenha uma ideia, somente no segundo trimestre de 2019, esse mercado apresentou crescimento de 5,9%. Já sobre o faturamento dos três principais setores de franquia, também no segundo trimestre de 2019 foi de:

  • alimentação: R$11,546 bilhões;
  • casa e construção: R$2,579 bilhões;
  • informática, eletrônicos e comunicação: R$ 1,377 bilhão.

Tamanho crescimento e projeções positivas estão refletindo até mesmo para fora do Brasil, pois já existem muitas redes de franquias brasileiras presentes em mais de 100 países. Diante desse cenário, especialistas e autores estão considerando que o franchising brasileiro está na quarta geração, sendo que os avanços tecnológicos têm influência direta nos processos do setor, como na transmissão do know-how, nos treinamentos e novidades apresentadas ao mercado.

A seguir, apresentaremos as principais tendências de consumo e do modelo de franquias, projeções e expectativas para os próximos anos que foram apresentadas na ABF Franchising Expo 2019. Confira!

Aumento dos quiosques

O modelo de quiosques, principalmente nas franquias de alimentação, deve apresentar importante aumento. Essa já é uma estrutura muito utilizada em setores de beleza, para a venda de produtos de maquiagem e óculos.

Essa é uma estratégia que tem ganhado a atenção de muitos franqueados e franqueadores por ser mais barato, versátil e que pode ser instalado em diversos e pequenos locais. Além de ter um tempo de instalação, montagem e início de operação consideravelmente menor do que uma loja, por exemplo.

Esse é um modelo de franquia que também pode ser bastante benéfico para quem está iniciando nesse mercado e precisa de experiência com algo menor e com menos complexidade de gestão.

Inovação nos serviços oferecidos

As tendências do franchising brasileiro também estão voltadas para a prestação de serviços diferentes do que estamos acostumados a ver nas franquias. Um exemplo é o setor de redes para aluguel de bagagens, serviços de portaria e segurança, telecomunicações e do mercado pet.

Inteligência Artificial

A AI deve passar a fazer ainda mais parte da gestão de franquias. As empresas passarão a se basear em dados para tomar as suas decisões e utilizar tecnologias para prever oportunidades de mercado. Além disso, essa é uma estratégia que melhora tanto os aspectos internos, como o estoque e a gestão de pedidos, como os externos (atendimento ao cliente, captação de leads, fidelização, entre outros).

O franchising é uma estratégia que possibilita um rápido crescimento que, muitas vezes, não seria possível em outros modelos de negócio, como uma filial. O setor varejista tem inúmeras possibilidades de expansão, sendo por isso que as franquias podem representar uma maneira econômica de ter a sua marca em diversos locais.

Como escolher uma franquia?

Entre as maiores franquias do Brasil, se destacam os segmentos de saúde, beleza e bem-estar e os serviços de alimentação, educação e turismo. Com mais 3.724 lojas, o grupo O Boticário detêm a maior rede de franchising do país, segundo relatório da ABF, seguido pelas companhias AM PM Mini Market, McDonald’s, Cacau Show e Subway.

Grandes marcas de outros segmentos também merecem ser destacadas como a Jet Oil, especializada em serviços automotivos, as redes educacionais Kumon e Wizard Pearson e a companhia de turismo CVC Brasil, todas elas com mais de 1.000 estabelecimentos em operação espalhados pelo país.

As grandes redes, porém, são apenas a ponta desse imenso “icerberg” que é o mercado de franquias do Brasil, embora sejam a principal referência para empreendedores e gestores do país.

Além de entender muito bem o que é franchising e como esse modelo de negócio funciona, quem deseja abrir uma franquia precisa considerar alguns fatores básicos ao escolher uma empresa. Confira a seguir!

Qual é o seu perfil como empresário?

Qualquer empreendimento envolve uma série de atividades e responsabilidades, desde a venda de produtos e serviços à rotina administrativa do negócio. São tantas tarefas que é praticamente impossível para o empresário não se envolver com a empresa, por isso, é importante que o segmento trabalhado seja de seu interesse.

Além disso, é preciso considerar o perfil do franqueado, ou seja, que tipo de negócio, seja em termos de administração, seja em termos de investimento, mais se encaixa com o seu preparo, sua experiência, sua maneira de trabalhar e seus recursos.

Qual é a situação do seu segmento de interesse?

Após definir um segmento ou nicho de interesse é importante mirar os seus olhos para fora e tentar enxergar a realidade do mercado em que pretende se inserir. Nem sempre é o melhor momento para começar um negócio, por isso, é fundamental consultar pesquisas, conversar com outros empresários e pedir orientações para consultores.

Alguns tipos de negócio ainda não são muito populares em determinadas regiões e dar continuidade ao investimento em locais pouco convidativos pode potencializar os riscos. Sendo assim, estude o mercado de maneira minuciosa em nível nacional e local.

Quais as condições da parceria?

A relação legal entre franqueadores e franqueados se dá por um contrato no qual devem estar previstas todas as regras, deveres e condições de ambas as partes. Naturalmente, os termos definidos nem sempre serão favoráveis, principalmente para o franqueado.

As companhias podem impor regras muito restritas para o uso de suas marcas, para o desenvolvimento de campanhas publicitárias e até para a comercialização dos seus produtos. Sendo assim, os contratos precisam ser discutidos e analisados com cautela para garantir que a experiência de ambas as partes seja lucrativa e proveitosa.

O que não devemos, de forma alguma, é interpretar o franchising como uma alternativa de crescimento simplificada. A gestão de uma rede de franquias pode se tornar algo extremamente complexo e ainda que o franqueado inicie suas atividades com uma estrutura e uma marca forte, ele precisará investir recursos e lidar com todos os desafios que envolvem a gestão de qualquer negócio.

Neste artigo você aprendeu o que é franchising e as vantagens de investir nesse modelo. Aproveite e confira agora como fazer um gestão de franquias eficiente!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Descubra as 7 regras do branding sensorial

Conhecer as regras do branding sensorial pode te ajudar a se destacar no meio da multidão e da grande disposição de marcas. Assim, se você quiser conhecer formas de agradar ao cliente e trazer a sua marca para mais perto deles, então precisa ficar de olho em diferentes estratégias de marketing, como o branding sensorial.…

Por Nayara Santos em 28.07.2022

Inspire-se com essas 6 campanhas do Dia dos Namorados

Conseguir acertar na sua campanha de Dia dos Namorados pode te trazer um bom lucro e garantir um fôlego extra para a sua empresa. Isso porque, essa é uma das principais datas comemorativas do comércio brasileiro e uma excelente oportunidade para fazer uma campanha incrível e aumentar as vendas, celebrando o amor entre os casais.…

Por Nayara Santos em 14.03.2024

Memória auditiva: dicas para ter maior autoridade de marca!

Imagine a seguinte situação: você está assistindo um filme na Rede Globo e ele vai para os comerciais. Nesse momento, você faz uma pausa para ir ao banheiro, tomar uma água, etc. Quanto a TV fizer “plim plim”, é hora de voltar a sentar no sofá, não é mesmo? Sabe por que isso acontece de…

Por Nayara Santos em 04.12.2019

5 Formas de anunciar um produto: conheça as opções

Escolher as melhores formas de anunciar um produto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária. Isso porque quando você anuncia um produto utilizando a mídia correta, de uma forma que realmente consiga atrair a atenção dos clientes, a possibilidade do cliente fechar negócio com você aumenta consideravelmente.  Por…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Guia completo para entender mais sobre o comportamento do consumidor

Já se foi o tempo em que o Marketing era centrado no produto e as empresas não se preocupavam com as preferências e o comportamento do consumidor. Henry Ford não poderia ter sido mais incisivo quando disse que “seus clientes poderiam ter o carro da cor que desejassem, contanto que fosse preto”. Um comentário como…

Por Nayara Santos em 26.09.2019

Como ser criativo no varejo? Confira essas 6 dicas!

Saber como ser criativo no varejo é extremamente importante para quem deseja conquistar melhores resultados. Com uma clientela que se torna cada vez mais ávida por novidades, a necessidade de buscar por inovação se torna maior — independentemente da área. Ao oferecer novas experiências aos consumidores, você não só se torna capaz de fidelizar aqueles…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Por que ter um calendário editorial para a equipe de marketing?

Você sabe por que ter um calendário editorial é importante para uma equipe ou profissional de marketing de uma empresa? Caso tenha alguma dúvida e ainda não adote essa estratégia no seu dia a dia, não se preocupe! O alcance de sucesso em marketing é algo que depende muito do planejamento eficiente. Ao praticar estratégias…

Por Nayara Santos em 20.12.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos