As áreas de vendas e de marketing sempre estiveram profundamente ligadas dentro de qualquer empresa. Enquanto marketing atrai leads qualificados, o setor de vendas os recebe e fecha negócio. Porém, estes dois setores têm ficado mais distantes e descoordenados, dificultando a atuação correta de ambos. Se você quer tirar o maior proveito dessas áreas, precisa introduzir o conceito de Smarketing em seu negócio.
O termo pode parecer um pouco estranho a primeira vista, mas ele não é tão diferente do que você faz normalmente em sua empresa. Depois que você compreendê-lo um pouco melhor, ficará bem clara a sua importância para o melhor desempenho e rentabilidade do seu negócio como um todo.
Quer aprender mais sobre o assunto? Então acompanhe!
O que significa Smarketing?
Com um primeiro olhar, o termo pode ser entendido como “smart marketing” que significa “marketing inteligente”. Isso não está incorreto, mas não é seu significado verdadeiro.
Na verdade, trata-se de uma abreviação de “Sales Marketing” ou “Vendamarketing”. Como o nome já deixa a entender, trata-se do alinhamento entre os setores de marketing e de vendas, criando mais harmonia entre suas tarefas e maximizando suas respectivas produtividades.
Quando ambos não estão bem coordenados, a área de vendas pode ter dificuldades para dar conta de receber todos os leads, ou o setor de marketing pode fazer divulgações que não correspondem à realidade do produto e do processo de atendimento. Aproximar mais os dois é cada vez mais importante para assegurar resultados, especialmente em cadeias de vendas mais complexas.
Quais benefícios ele traz?
A implementação do Smarketing em seu negócio pode te trazer vários diferenciais competitivos. Veja aqui algumas das vantagens que você pode obter.
1. Otimizar e coordenar os trabalhos
O primeiro benefício de colocar esse conceito em prática, obviamente, é garantir uma comunicação mais próxima entre os setores de marketing e de vendas. Como já mencionamos, a maior distância entre eles provoca diversos problemas de desempenho, principalmente com relação à perda de eficiência no processo de aquisição de clientes.
Porém, quando o trabalho de ambos os setores é pensado em conjunto, você terá mais facilidade para elevar a produtividade de ambos. Como há muitas tarefas de marketing e vendas que são interdependentes, fazer com que os dois sigam a mesma agenda vai te poupar diversos erros e atrasos na condução de campanhas e conversão de leads.
2. Evitar gargalos de venda
Uma das principais consequências para uma empresa que tem setores de vendas e marketing descoordenados é a criação de gargalos. O processo de atração e conversão de leads começa no setor de marketing, que possui as próprias metas e estimativas em relação a seus resultados. No geral, quanto mais consumidores convertidos, melhor.
Porém, após sua captação, é o time de vendas que deve trabalhar para fechar negócio e garantir uma venda. Porém, isso não vai acontecer caso os vendedores estejam sobrecarregados com pedidos ou estejam se concentrando em outras tarefas no momento. Antes de gerar um grande fluxo de leads, é necessário preparar todas as partes envolvidas para prestar o melhor atendimento e entregar o produto da forma certa.
3. Definição clara de responsabilidades
Por serem áreas relativamente próximas, tanto marketing quanto vendas podem assumir algumas das mesmas responsabilidades no processo de aquisição e conversão de clientes. Porém, isso também causa o risco de que um não assuma determinada responsabilidade, acreditando que o outro já cumpre esse papel. É com esse tipo de pensamento que muitos negócios perdem prazos e oportunidades de crescimento.
Porém, seguindo o pensamento do Smarketing, ambos estarão melhor coordenados e podem esclarecer todas essas responsabilidades de antemão. Dessa forma, tanto marketing quanto vendas podem se dedicar às suas respectivas tarefas e contar com a ajuda um do outro para cumprir outras demandas.
Como coordenar marketing e vendas de forma eficiente?
Já é bem clara a importância de unir vendas e marketing em um negócio. A questão agora é: por onde começar? Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar.
1. Estabeleça uma meta comum
O ponto central que permite a diferentes áreas se coordenarem adequadamente em prol de uma marca é a criação de um objetivo comum. Se ambos estão caminhando na mesma direção, é bem mais fácil planejar ações e dividir responsabilidades para alcançar os resultados desejados. Considerando o impacto que ambos os setores possuem na rentabilidade do negócio, é fácil entender o motivo.
Esse objetivo pode variar de acordo com o momento pelo qual a empresa passa ou as possibilidades oferecidas pelo mercado atualmente. Mas é bem provável que esteja relacionado a obter uma cota determinada de conversões e vendas. Reúna os coordenadores de cada setor e comece a elaborar um plano de ação com base nesse objetivo.
2. Comunicação clara e frequente
Depois de traçado um plano, também é comum que as duas áreas voltem a trabalhar separadamente, sem novos contatos entre ambos. Isso é exatamente o que você não quer na implementação do Smarketing.
Para que ambos continuem bem coordenados e possam se adaptar de acordo com determinados imprevistos, é necessário que eles se comuniquem livremente, se não com uma frequência mínima. Reuniões mensais ou semanais podem ajudar a poupar bastante tempo e energia da sua equipe, além de realinhar ambos os setores em relação à sua meta comum.
3. Investir em ferramentas adequadas
Por fim, mas não menos importante, tenha certeza de usar a tecnologia para maximizar seu rendimento. Há cada vez mais opções de ferramentas que melhoram o trabalho de vendas e marketing, como softwares de gestão, CRM, plataformas para canais de comunicação, entre outras coisas.
Ao investir nestas tecnologias, você permite que uma equipe do mesmo tamanho cumpra objetivos bem mais complexos, otimizando seu desempenho no médio e longo prazo. Apenas fique atento para escolher as ferramentas certas para seu negócio.
Agora que você entende melhor a importância o Smarketing para o desempenho da sua empresa, é hora de aproximar ainda mais os setores de marketing e vendas e tirar mais proveito deles no dia a dia. Enquanto você tiver um bom planejamento, será bem mais fácil atingir metas mais elevadas.
Quer se aprofundar mais nesse conceito? Então leia nosso artigo sobre vendarketing e veja mais dicas sobre o tema.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!