Por Nayara Santos em 02.05.2023

Inauguração de loja o que fazer para ter sucesso, confira!

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo.

Essas falhas podem ser ainda mais comuns em novos empreendedores, que estão apenas começando a explorar esse mundo de possibilidade. E, foi pensando em você, que ainda não tem muita experiência ou que está sobrecarregado com a inauguração da loja, que preparamos esse artigo.

Aqui você vai encontrar as informações necessárias para ter uma inauguração de sucesso e fazer com que o seu negócio tenha um bom começo. Confira e coloque em prática nossos ensinamentos!

O que fazer para a inauguração da sua loja

Alguns passos são importantíssimos para que você tenha sucesso na inauguração da sua loja, confira a seguir o que você precisará fazer para que isso aconteça.

Planejamento é essencial

Sim, essa é uma dica básica e você já sabe disso. Mas, a pergunta aqui é, você está realmente se planejando para inaugurar a sua loja? Antes de abrir as portas do estabelecimento, você precisa saber quais serão todas as etapas necessárias para que corra tudo bem na inauguração.

Isso vai desde a escolha do local em que o evento ocorrerá, passa pela contratação de funcionários ou de serviços terceirizados, compra ou aluguel de equipamentos, escolha da música, da decoração e, em alguns casos, do cardápio. Neste caso, o ideal é que você faça uma lista de tudo o que precisa ser feito. 

Ainda, o ideal é que você tenha pelo menos mais uma ou duas pessoas te ajudando nesta tarefa. Ao delegar funções e responsabilidade ficará muito mais fácil conseguir fazer tudo sair conforme o planejado.

Ter uma boa produtividade é fundamental para fazer o seu negócio decolar. Confira como ser mais produtivo no nosso e-book 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho.

Tenha uma estratégia de marketing

Outro ponto essencial que você precisa ficar atento para o sucesso da inauguração da sua loja é investir em marketing. Afinal, os consumidores ainda não conhecem a sua loja, não sabem o que você vende e qual é a qualidade dos produtos.

Para a inauguração é importante que você convide os clientes com frases criativas e chamativas, preparadas para chamar a atenção do seu público-alvo. Além disso, você também precisa divulgar a inauguração em diferentes plataformas e mídias. Por exemplo, nas redes sociais, utilizando estratégia de e-mail marketing, preparando panfletos e anúncios para jornais e revistas.

Lembre-se, quanto mais pessoas souberem da inauguração da loja, melhor será para o seu novo empreendimento. Não sabe nem por onde começar a planejar as estratégias de marketing para a sua loja? Então confira o Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Não se esqueça do evento de inauguração

Outra coisa a ser feita para a inauguração da loja é um evento. Muitas empresas apenas focam nas promoções e na distribuição de brindes, mas você pode apostar em um coquetel de inauguração, uma festa propriamente dita, realização de sorteios, e muito mais.


Fazer um evento de inauguração é algo que chama a atenção das pessoas, já que elas se sentem mais especiais em poder celebrar esse momento com a sua marca. Sem falar que essa é uma excelente oportunidade para divulgar os produtos, conversar com clientes e fazer networking com futuros parceiros.

Além disso, é essencial preparar a atmosfera do local para receber os clientes. A música ambiente deve ser cuidadosamente pensada para refletir a identidade da sua marca e conseguir se comunicar com os clientes em potencial. Inclusive, a música tem um papel importantíssimo em influenciar os clientes, portanto fique atento a essa estratégia.

A decoração também tem um papel fundamental nesta etapa, já que ajuda o cliente a entender melhor qual é a proposta da marca. Desta forma, você aumenta as chances de identificação do consumidor com a sua marca, despertando a curiosidade deles para futuras visitas à loja.

Ofereça um bom atendimento desde o primeiro momento

A primeira impressão é a que fica, por isso, já na inauguração da loja, você precisa ser capaz de oferecer um bom atendimento para todos os convidados. E isso vale para festas, coquetéis de inauguração ou atendimento na loja.

Lembre-se que essas pessoas estarão representando a sua marca, mesmo que você tenha contratado um serviço terceirizado para o evento. Por isso, oriente todas as pessoas sobre a forma como elas devem se portar para garantir que a mensagem certa seja transmitida às pessoas e potenciais clientes.

Para eventos que acontecem na própria loja, é fundamental que a sua equipe de vendas conheça os produtos que você tem. Assim, eles terão a oportunidade de conversar com os clientes e já mostrar todas as qualidades e vantagens de comprar com você.

Quer saber mais sobre como ter uma equipe bem treinada? Então faça o download gratuito do nosso guia Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas.

Prepare promoções especiais de inauguração da loja

A nossa última dica do que fazer na inauguração da loja para ter sucesso é oferecer promoções especiais para os clientes. Oferecer descontos, brindes e sorteios exclusivos, que acontecem apenas neste momento é algo que geralmente atrai a atenção dos consumidores. 

Lembre-se que esse é o momento de apresentar a sua loja para os consumidores, e essas ações estimulam os consumidores a comprarem. Sem falar que, com uma data limite para que eles possam aproveitar essas ofertas (apenas na inauguração) a sensação de urgência também é despertada, ajudando nas vendas.

Ainda, dependendo do ramo em que a sua loja se enquadrar, é possível oferecer brindes exclusivos ou mesmo miniaturas de produtos. Essa é uma estratégia que pode ser facilmente implementada para perfumarias ou confeitarias, por exemplo.

Gostou das nossas dicas do que fazer na inauguração da sua loja? Então acesse o nosso blog e confira muitos outros artigos sobre esse momento tão importante de uma empresa.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

21 textos para propaganda de hotel, confira!

Você bem sabe que o setor hoteleiro sofreu bastante durante a pandemia. Entretanto, com a retomada das viagens, a perspectiva é de crescimento contínuo. Excelente notícia, afinal, isso é sinônimo de hotel lotado e lucro. Mas, esse também é um momento de grande concorrência. Uma das formas de conseguir atrair a atenção dos consumidores é…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Branding no Varejo: 5 dicas essenciais para ter sucesso

O branding no varejo provavelmente é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor. É através dele que você consegue deixar uma marca na mente dos clientes, trazendo mais do que imagens visuais, mas também despertando sensações quando eles pensam na sua marca. Apesar disso, nem todo…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Promoções para salão de beleza: 5 ideias criativas

A realização de promoções no salão de beleza é provavelmente uma das melhores maneiras de atrair clientes e incentivá-los a experimentar os seus serviços. Afinal, mesmo que o consumidor não conheça o seu salão, há grandes chances dele ser atraído pela promoção. Por isso, é importante planejar quais promoções devem ser feitas, quando e qual…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Jornada do cliente: entenda de uma vez como funciona

Da descoberta do problema à compra, conhecer a jornada do cliente pode trazer muitos insights para a sua estratégia. Ela serve para mostrar como o consumidor se comporta durante o processo de aquisição e como a sua empresa pode fazer de tudo para melhorar a experiência dele com a sua marca. O intuito de analisar…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Clima organizacional: entenda sua importância e como afeta as empresas

O clima organizacional pode ser definido como a atmosfera psicológica que envolve gestores e colaboradores em uma organização. A partir de pesquisas, discussões e a incorporação do endomarketing como estratégia de gestão, as empresas procuram melhorar suas relações internas a fim de evitar conflitos e alta rotatividade, bem como estimular a harmonia e a produtividade.…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

O que é franchising? Saiba quais são as suas vantagens!

Começar o próprio empreendimento é um grande sonho para muitas pessoas ao redor do mundo, incluindo aqui no Brasil. Mas, como você também já deve saber, esse é um grande desafio para muitas pessoas. Recursos limitados e falta de conhecimento específico são alguns dos maiores obstáculos no caminho de novos empreendedores. Felizmente, para quem sabe…

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Por que o treinamento para equipe de vendas é fundamental no varejo?

No varejo, o treinamento para equipe de vendas é essencial para as empresas que querem aumentar as receitas e sobreviver no mercado no longo prazo. Para o consumidor, muitas vezes o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento ou “personifica” a marca. Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para proporcionar a melhor…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

[E-book] Guia completo sobre marketing sensorial no varejo

Marketing Sensorial Estamos entrando em uma era em que saber explorar os sentidos dos seus clientes é um item essencial para o profissional de marketing, o marketing sensorial. Pensando nisso, a Listenx preparou um guia completo sobre marketing sensorial no varejo. Veja o que você encontrará neste ebook: O que é marketing sensorial Como ele pode…

Por Nayara Santos em 16.05.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos