Conseguir ter sucesso na inauguração da loja é o desejo de qualquer empreendedor. Entretanto, nem todos sabem o que é preciso fazer para que isso aconteça. Por mais que alguns passos sejam bastante óbvios, nem sempre o varejista investe a energia necessária para que tudo dê certo.
Essas falhas podem ser ainda mais comuns em novos empreendedores, que estão apenas começando a explorar esse mundo de possibilidade. E, foi pensando em você, que ainda não tem muita experiência ou que está sobrecarregado com a inauguração da loja, que preparamos esse artigo.
Aqui você vai encontrar as informações necessárias para ter uma inauguração de sucesso e fazer com que o seu negócio tenha um bom começo. Confira e coloque em prática nossos ensinamentos!
O que fazer para a inauguração da sua loja
Alguns passos são importantíssimos para que você tenha sucesso na inauguração da sua loja, confira a seguir o que você precisará fazer para que isso aconteça.
Planejamento é essencial
Sim, essa é uma dica básica e você já sabe disso. Mas, a pergunta aqui é, você está realmente se planejando para inaugurar a sua loja? Antes de abrir as portas do estabelecimento, você precisa saber quais serão todas as etapas necessárias para que corra tudo bem na inauguração.
Isso vai desde a escolha do local em que o evento ocorrerá, passa pela contratação de funcionários ou de serviços terceirizados, compra ou aluguel de equipamentos, escolha da música, da decoração e, em alguns casos, do cardápio. Neste caso, o ideal é que você faça uma lista de tudo o que precisa ser feito.
Ainda, o ideal é que você tenha pelo menos mais uma ou duas pessoas te ajudando nesta tarefa. Ao delegar funções e responsabilidade ficará muito mais fácil conseguir fazer tudo sair conforme o planejado.
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Tenha uma estratégia de marketing
Outro ponto essencial que você precisa ficar atento para o sucesso da inauguração da sua loja é investir em marketing. Afinal, os consumidores ainda não conhecem a sua loja, não sabem o que você vende e qual é a qualidade dos produtos.
Para a inauguração é importante que você convide os clientes com frases criativas e chamativas, preparadas para chamar a atenção do seu público-alvo. Além disso, você também precisa divulgar a inauguração em diferentes plataformas e mídias. Por exemplo, nas redes sociais, utilizando estratégia de e-mail marketing, preparando panfletos e anúncios para jornais e revistas.
Lembre-se, quanto mais pessoas souberem da inauguração da loja, melhor será para o seu novo empreendimento. Não sabe nem por onde começar a planejar as estratégias de marketing para a sua loja? Então confira o Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.
Não se esqueça do evento de inauguração
Outra coisa a ser feita para a inauguração da loja é um evento. Muitas empresas apenas focam nas promoções e na distribuição de brindes, mas você pode apostar em um coquetel de inauguração, uma festa propriamente dita, realização de sorteios, e muito mais.
Fazer um evento de inauguração é algo que chama a atenção das pessoas, já que elas se sentem mais especiais em poder celebrar esse momento com a sua marca. Sem falar que essa é uma excelente oportunidade para divulgar os produtos, conversar com clientes e fazer networking com futuros parceiros.
Além disso, é essencial preparar a atmosfera do local para receber os clientes. A música ambiente deve ser cuidadosamente pensada para refletir a identidade da sua marca e conseguir se comunicar com os clientes em potencial. Inclusive, a música tem um papel importantíssimo em influenciar os clientes, portanto fique atento a essa estratégia.
A decoração também tem um papel fundamental nesta etapa, já que ajuda o cliente a entender melhor qual é a proposta da marca. Desta forma, você aumenta as chances de identificação do consumidor com a sua marca, despertando a curiosidade deles para futuras visitas à loja.
Ofereça um bom atendimento desde o primeiro momento
A primeira impressão é a que fica, por isso, já na inauguração da loja, você precisa ser capaz de oferecer um bom atendimento para todos os convidados. E isso vale para festas, coquetéis de inauguração ou atendimento na loja.
Lembre-se que essas pessoas estarão representando a sua marca, mesmo que você tenha contratado um serviço terceirizado para o evento. Por isso, oriente todas as pessoas sobre a forma como elas devem se portar para garantir que a mensagem certa seja transmitida às pessoas e potenciais clientes.
Para eventos que acontecem na própria loja, é fundamental que a sua equipe de vendas conheça os produtos que você tem. Assim, eles terão a oportunidade de conversar com os clientes e já mostrar todas as qualidades e vantagens de comprar com você.
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Prepare promoções especiais de inauguração da loja
A nossa última dica do que fazer na inauguração da loja para ter sucesso é oferecer promoções especiais para os clientes. Oferecer descontos, brindes e sorteios exclusivos, que acontecem apenas neste momento é algo que geralmente atrai a atenção dos consumidores.
Lembre-se que esse é o momento de apresentar a sua loja para os consumidores, e essas ações estimulam os consumidores a comprarem. Sem falar que, com uma data limite para que eles possam aproveitar essas ofertas (apenas na inauguração) a sensação de urgência também é despertada, ajudando nas vendas.
Ainda, dependendo do ramo em que a sua loja se enquadrar, é possível oferecer brindes exclusivos ou mesmo miniaturas de produtos. Essa é uma estratégia que pode ser facilmente implementada para perfumarias ou confeitarias, por exemplo.
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