Por Nayara Santos em 29.03.2022

Conheça as 11 melhores estratégias de marketing para o varejo!

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Conhecer as melhores estratégias de marketing é fundamental no varejo. Afinal, todo empreendedor está em busca de bons resultados, tais como fidelização de clientes e aumento nas vendas. 

Esse conhecimento se torna ainda mais importante nos momentos de crise, em que os clientes estão mais seletivos e exigentes em como e onde eles gastam o dinheiro deles. Portanto, saber qual estratégia de marketing utilizar em cada momento da jornada de compras poderá fazer uma grande diferença para o sucesso da sua empresa.

Porque o marketing é tão importante para o varejo?

A concorrência no varejo é muito grande, sem falar que a todo momento novas empresas surgem. Por isso, encontrar formas de se destacar e atrair a atenção do cliente para a sua empresa é essencial.

E é justamente aí que o marketing entra, é ele que te auxiliará a mostrar que a sua empresa é diferenciada, que os produtos que você vende podem realmente ajudar os clientes. Além disso, dependendo da estratégia aplicada você conseguirá manter a sua marca sempre na lembrança do cliente e fazer com que ele retorne para comprar mais.

Quais são as melhores estratégias?

São inúmeras as estratégias de marketing para o varejo, você precisará apenas escolher qual delas melhor se adequa ao perfil da sua empresa, ao seu público-alvo e ao seu orçamento. As melhores são:

  1. Promoções: são um excelente atrativo para os clientes que buscam comprar os produtos que desejam por um menor preço;
  2. Cartão de Fidelidade: ideal para premiar o cliente que mais compra na sua loja, oferecendo descontos e recompensas exclusivas;
  3. Visual merchandising: a decoração da vitrine e do interior da loja possuem um grande poder de convencer o cliente a entrar na loja e conferir outros produtos;
  4. Marketing sensorial: um conjunto de ações que despertam os sentidos dos clientes e criam um ambiente de compras agradável, onde o cliente quer passar mais;
  5. Omnichannel (Multicanalidade): o cliente escolhe como ele quer se relacionar com a sua marca, seja através de compras online ou indo diretamente na loja física;
  6. Marketing digital: com clientes cada vez mais conectados é fundamental desenvolver estratégias para marcar presença no mundo digital;
  7. SEO: otimização do seu site e do conteúdo ali publicado para que o seu site fique nas primeiras posições nos mecanismos de busca;
  8. E-mail marketing: excelente estratégia de marketing para manter o cliente atualizado das novidades e para o pós-venda;
  9. Anúncios: se o cliente não souber o que acontece na sua loja, ele não terá curiosidade de ir até lá para conferir de perto os produtos e o que você tem feito;
  10. Redes sociais: auxilia a sua marca a criar uma maior proximidade com o cliente, permitindo que você entenda o que o cliente quer e espera da sua marca;
  11. Blog: uma ferramenta bastante interessante para levar mais informação ao seu público e fortalecer a sua marca no mercado.

Quer conhecer cada uma dessas estratégias em detalhes? Então basta clicar aqui e conferir o nosso guia com as melhores estratégias de marketing para o varejo.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Como aumentar as vendas de material de construção: 4 dicas

Encontrar formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja de material de construção é fundamental para manter o seu negócio competitivo. Assim, você terá mais chances de ter a loja cheia o ano todo, além de clientes fiéis que sempre retornarão à sua loja quando precisarem  de algum item. Por isso, a seguir traremos…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

23 textos prontos para vender mais no Dia das Crianças, se inspire!

Se preparando para divulgar a sua loja e vender mais no Dia das Crianças? Já adiantamos, você está certo, quanto anos o planejamento iniciar, menores as chances de dar algo errado. E, para conseguir atrair os clientes para sua loja, é importante usar os textos certos nas suas campanhas. Por isso, preparamos esse artigo com…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

25 textos para propaganda de Pet Shop, confira

O mercado de pet shop brasileiro é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o americano. Por isso, escolher os textos de propaganda certos para divulgar o seu pet shop é fundamental para conseguir se destacar da concorrência, que está ficando cada vez mais acirrada. Mas, como você bem sabe, atrair os clientes para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Por que ter um calendário editorial para a equipe de marketing?

Você sabe por que ter um calendário editorial é importante para uma equipe ou profissional de marketing de uma empresa? Caso tenha alguma dúvida e ainda não adote essa estratégia no seu dia a dia, não se preocupe! O alcance de sucesso em marketing é algo que depende muito do planejamento eficiente. Ao praticar estratégias…

Por Nayara Santos em 20.12.2019

5 estratégias de marketing para loja de material de construção

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo. Uma estratégia de marketing bem executada envolve um planejamento…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Vitrine para o Dia dos Pais: aprenda a montar a ideal

Conseguir montar a vitrine ideal para o Dia dos Pais pode ser sinônimo de aumento nas vendas para uma das datas importantes no calendário do varejo. Afinal, esse é um período em que as pessoas estão procurando não apenas presentes, mas opções de bons negócios e boas marcas para se relacionar. Como todo o comércio…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Slogan para salão de beleza: 4 dicas para criar o seu

Ter um slogan para salão de beleza pode ser uma ferramenta poderosa para se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Já que um slogan bem pensado pode ajudar a reforçar a identidade do salão, transmitir os valores e propósitos da marca e criar um vínculo emocional com os clientes. Criar um slogan pode não…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

31 textos de propaganda de Natal para lojas, se inspire!

Preparar as propagandas de Natal da sua loja com os textos certos e mais atrativos é fundamental para conseguir aumentar o movimento da loja e vender mais. Mas, isso pode ser um grande desafio, considerando que todas as lojas estarão fazendo o mesmo em uma das datas mais importantes do varejo. Entretanto, por mais que…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos