Por Nayara Santos em 28.07.2022

Descubra as 7 regras do branding sensorial

Por Nayara Santos em 28.07.2022

Conhecer as regras do branding sensorial pode te ajudar a se destacar no meio da multidão e da grande disposição de marcas. Assim, se você quiser conhecer formas de agradar ao cliente e trazer a sua marca para mais perto deles, então precisa ficar de olho em diferentes estratégias de marketing, como o branding sensorial.

Quando bem aplicadas, as ações de branding sensorial conseguem criar um vínculo com os clientes, estabelecendo um relacionamento estável e despertando gatilhos que agregam valores à empresa. Em meio a competitividade, eles diferenciam o seu produto ou serviço e criam uma boa experiência na compra.

Ficou interessado no assunto? Então é só conferir este artigo que preparamos para você. Nele você vai conhecer mais sobre o branding sensorial e as regras essenciais para aplicá-lo na sua empresa. Acompanhe e aprenda!

O branding sensorial e sua importância

Cada vez mais os consumidores estão em busca de marcas que ofereçam muito mais do que produtos ou serviços. Eles querem ter uma experiência de compras interessante, ao mesmo tempo em que reconhecem na marca os mesmo valores e posicionamento que ele possui.

Assim, conseguir oferecer ao cliente uma experiência completa, em que ele pode não apenas comprar algo, mas se sentir incluído, bem recebido e estar em um ambiente diferenciado pode ser um grande diferencial para a sua empresa. E o branding sensorial é a ferramenta certa para isso.

Se pararmos para pensar, sempre podemos associar algo que remete a boas lembranças que aconteceram ao longo da nossa vida. É nesse contexto, de criar conexões com o consumidor, que o branding sensorial se baseia, pois ele faz a administração da marca envolvendo pontos de contato para criar uma experiência de compra. Desse modo o comprador acaba se relacionando de um jeito direto ou indireto com a empresa, criando um vínculo.

As ações desenvolvidas despertam sensações positivas e podem envolver todos os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Mas isso não significa que você precise explorar todos eles, pelo contrário, é importante encontrar aqueles que mais se encaixam com a sua marca, com as estratégias que você já adota e com o perfil do seu público.

Porque o branding sensorial funciona

Investir em ações de branding sensorial funciona porque a maioria das nossas decisões de consumo são tomadas primeiramente em nosso subconsciente, quase sempre levadas por um impulso, não pensando em um produto de tal lugar específico, mas sim pela vontade de tê-lo. 

Inclusive, cerca de 70% das decisões de compras são tomadas enquanto estamos na frente das prateleiras. Portanto, desenvolver estratégias que sejam capazes de influenciar o consumidor durante esse momento será essencial para aumentar as suas vendas e a fidelização do cliente.

Seguindo essa linha de raciocínio, o motivo das regras do branding sensorial funcionarem é que elas capitalizam as emoções do público a fim de fortalecer o relacionamento com os consumidores. Isso gera uma experiência diferente que é capaz de estreitar o relacionamento, despertar o interesse e trazer a fidelização. A ativação dos sentidos é uma excelente oportunidade de proporcionar algo fora do comum, trazendo um destaque para o serviço.


As vivências do subconsciente estabelecem fortes conexões com o lado emocional e trazem sentimentos sem percebermos. Quando eles são bem trabalhados, passam a ser atribuídos exclusivamente a marca, se tornando propriedade da empresa e não podem ser imitados pelos concorrentes. 

Feita a ligação, só um estímulo maior vai conseguir rompê-lo. Além disso, a estratégia é capaz de diminuir inseguranças na hora da compra e também tirar dúvidas, como sobre a utilização do bem ou produto.

7 regras essenciais dessa ferramenta

Agora que você já sabe mais sobre o branding sensorial, sua importância e porque ele funciona, vamos falar das regras básicas para aplicá-lo na sua empresa de forma eficiente.

1. Crie uma comunidade

A nossa primeira regra do branding sensorial é criar uma comunidade com os clientes que confiam na sua marca e compram com você. A ideia de pertencimento ao local (neste caso a marca) é um importante sentimento para manter os clientes engajados e unidos. Não entendeu nada? Calma que a gente te explica.

Um bom exemplo da importância deste tópico pode ser visto nas comunidades religiosas e enxergar o quanto elas são unidas, tudo porque além de terem os mesmos valores e crenças, celebram e lamentam juntos. A sensação de serem uma família unida pelos mesmos ideais forma o vínculo, que tanto citamos neste texto.

Este conceito está diretamente ligado ao branding sensorial e quando desenvolvido do jeito correto, faz com que o cliente se sinta ligado à marca. Todos são interligados por acreditarem nas mesmas coisas e estão propensos a virar membros dessa sociedade. Mas isso são apenas segmentos e o que vai gerar isso são as empresas, por meio de posicionamentos fortes e personalidade bem definida.

Para criar essa comunidade é importante que você tenha uma rotina de compartilhamento de notícias e novidades. Atualmente, isso pode ser facilmente realizado através das redes sociais, em que você pode publicar stories diariamente e manter o cliente informado de tudo o que acontece nas suas lojas.

E não se esqueça de que interagir com os seguidores nas redes é fundamental. Afinal, você quer criar a sensação de proximidade e responder caixinhas de perguntas, fazer enquetes, responder mensagens e comentários é a melhor forma de se fazer isso.

2. Fidelize seus clientes

Mais do que vender algo, é preciso fazer com que o público se torne fiel. Tudo isso passa por uma questão de identificação e por aquilo que o negócio transmite, ou seja, para trazer essa fidelidade é preciso entender o que gostam e se adequar a isso.

Faça pesquisas, entenda os gostos da sua persona e invista em métodos para que ela se apaixone e enxergue o seu item como uma necessidade para vida. Todo mundo tem aquela marca que, independentemente do tempo ou valores, não abre mão de ter em casa. É esse sentimento que tem que ser buscado para conquistar o comprador.

Nesta regra é importante dizer que o branding sensorial vai te ajudar com essa tarefa de fidelização. Afinal de contas, como ele te ajuda a criar esse vínculo emocional entre o cliente e a marca, a fidelização vai acontecer naturalmente. Entretanto, como falamos anteriormente, para que ela funcione é preciso conhecer bem o seu cliente e o que ele espera da sua marca.

3. Use Storytelling

A terceira regra do branding sensorial tem a ver com o storytelling, um termo que vem da língua inglesa, e significa narrativas. Inclusive, você pode até não ter percebido, mas ele já faz parte do seu dia a dia. Não acredita? Sabe aquele e-mail publicitário que você recebeu de um produto novo, que conta toda sua história? Então, é um dos exemplos de uso do storytelling.

Ao contar a história do produto, da marca, dos clientes que utilizaram esse produto você traz emoção para algo que não teria esse tipo de apelo. Sem falar que você aproxima o ouvinte das sensações que o produto desperta, ou das dores de quem criou ou precisou utilizá-lo.

Por isso, essas apresentações geralmente trazem emoções, verdades e ensinamentos que fazem muita diferença, fascinando o consumidor que se sente ligado a ela. Por isso, essa atividade está presente entre as regras de branding sensorial, porque tem o poder de trazer à tona sentimentos e assim criar um elo.

4. Explore o sensorial

Seria impossível falar desse tipo de marketing e não citar os cinco sentidos do corpo, não é mesmo? Esse é um item fundamental para quem quer desenvolver a estratégia: aguçar a parte sensorial do público. Logicamente não dá para fazer algo em todos, é preciso ver quais se encaixam melhor em sua estratégia, mas há muito que se aproveitar, como:

  • Paladar: fazer uma ação de amostragens, atraindo as pessoas para um determinado local e lá fazer com que elas experimentem seus produtos. Ideal para empresas do ramo alimentício, mas que também pode ser explorados por estabelecimentos que queiram oferecer uma experiência diferenciada para o cliente;
  • Visão: é o sentido mais utilizado nas ações, pois é possível identificar marcas e símbolos por meio dele. Além disso, a decoração e organização da loja, uniforme dos vendedores, a vitrine, tudo isso aguça a visão;
  • Tato: algumas pessoas precisam tocar ou ver de perto o que estão comprando, por isso, não se esqueça de adicionar o toque como ferramenta de atração de clientes. Isso pode ser facilmente feito em feiras e stands em que as pessoas possam pegar os itens, ou mesmo nas lojas em que os consumidores podem ver de perto o que estão comprando;
  • Olfato: o cheiro é um forte fator emocional e quando ele é bom, dá vontade de ficar mais no local. Investir em uma fragrância exclusiva é uma boa opção e foi justamente isso o que a marca de calçados femininos “Melissa” fez;
  • Audição: esse sentido provavelmente pode ser explorado por praticamente qualquer estabelecimento comercial, afinal de contas a música é uma forma de acessar sentimentos positivos e de criar vínculo com os consumidores. Mas, para ela funcionar é fundamental criar playlists exclusivas feitas pensando no seu cliente e na sua marca.

Quer saber mais sobre como trabalhar o marketing sensorial na sua loja? Então faça o download gratuito do nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

5. Use símbolos

A simbologia é capaz de transmitir ao consumidor informações de maneiras simples, mas bastante eficazes. Por meio dos símbolos é possível passar valores centrais do negócio e são fortes apelos comunicativos e visuais. Afinal de contas, eles dizem muito sem que você precise dizer nada.

Neste caso, o ideal é que você invista em cores, traços e formas que consigam traduzir em um olhar o que tanto preserva, quais são seus fundamentos, crenças e pilares. Faça com que aquele símbolo, independentemente de onde seja colocado ou visto, seja reconhecido como algo seu.

Ainda, os símbolos podem ser trabalhados durante datas comemorativas do varejo. Para deixar a comemoração ainda mais personalizada, você pode misturar as cores da sua marca com os símbolos da data. Por exemplo, o Carnaval sempre vem acompanhado de máscaras, ou então o Dia dos Namorados de corações, Dia das Mães de flores e assim por diante.

6. Seja relevante

Outra importante regra do branding sensorial é se manter sempre visível para os seus clientes. Isso significa começar a criar conteúdo, se fazer presente nas mídias e ter destaque. Mas nada disso funciona se o material não for de qualidade e não levar informações relevantes e úteis para os consumidores.

A relevância é um dos melhores meios de conseguir atrair a clientela e fazer com que ela se torne fã do empreendimento. Faça análises sobre, verifique as necessidades e anseios do seu público, e aí sim desenvolva materiais focados nesses temas. Deixe ele sentir o quanto o seu serviço é importante e, principalmente, que vai resolver os problemas que tem.

Vale a pena dizer que desta forma isso você vai conseguindo conquistar a confiança do cliente e fazendo com que o consumidor passe a ver sua marca como uma referência no mercado. Assim, sempre que o cliente precisar ele saberá que pode contar com você e a sua marca passará a ser a primeira opção dele.

7. Aposte em mistério

Essa é uma ação que mistura um pouco do medo e aguça a curiosidade de quem participa. Por mais complicadas que sejam as questões, elas geram uma certa obsessão pela resposta, momento em que a marca pode aproveitar e criar um valor em cima disso. 

Os fatores desconhecidos podem também ser inspiradores e geram uma mística que atrai os olhares alheios. Isso ajuda na construção de uma base forte e faz com que o seu produto seja ainda mais admirado.

A melhor forma de criar esse mistério pode ser durante lançamentos ou anúncios de novidades, e as redes sociais podem ser grandes aliadas neste momento. Por exemplo, se você for lançar uma nova coleção de roupas, pode fazer fotos ou vídeos curtos mostrando apenas partes dos produtos, ou então o tecido utilizado para a fabricação. 

Assim, você aguça a curiosidade dos seguidores e clientes, aumenta o engajamento nas suas redes sociais e até mesmo a entrega. O consumidor vai ficar de olho em tudo o que você publica, no seu site e na sua loja para conferir as novidades primeiro. 

Music branding é uma boa opção

Dentro das atividades que você pode desenvolver neste tema, essa é uma que se mostra muito relevante para as empresas. Isso porque auxilia na criação de conexões emocionais, criando uma forte identificação, trazendo engajamento e senso de ligação entre a marca e as pessoas.

Ele utiliza a música para traduzir experiências sensoriais e os mais desejados atributos da marca, que geralmente estão presentes na sua própria identidade. E por conta da sua natureza emocional, as melodias são capazes de criar momentos sensoriais com fortes laços emocionais entre você e seu público. Por isso, investir em playlists exclusivas pode ser um diferencial, e você deve apostar nisso.

Por isso, se você quiser conferir de perto todas as vantagens de ter uma playlist exclusiva tocando na sua loja, pode falar com a gente. A Listenx é uma empresa pioneira em music branding no Brasil e conta com um time de especialistas para criar a trilha sonora ideal para a sua loja. Aproveite para fazer um teste gratuito por 10 dias.

E, como você deve ter percebido, conhecer as regras do branding sensorial é essencial para quem está em busca de um estreitar dos laços com a clientela. Mas antes de aplicá-las, é preciso entender o conceito e qual a relevância para o seu negócio e, a partir daí, é possível desenvolver ações que vão acrescentar na experiência com o cliente, como o customer experience. Antes de tudo, é preciso pesquisar e procurar profissionais que auxiliem nesse serviço, só assim vai ter bons resultados.

E por ter se interessado neste conteúdo, leia também sobre a importância da programação musical.

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