De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa.
Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso, é preciso contar com uma seleção assertiva de músicas bem estudadas, de modo a transmitir sensações ou mensagens que aumentem o valor percebido da sua marca.
Continue lendo o post de hoje e descubra o que mais o music branding pode trazer para o seu negócio:
A música é tão eficaz para a construção da imagem de uma marca que, muitas vezes, ouvir as notas do lado de fora da loja já é o suficiente para perceber a personalidade do local e dos produtos.
Imagine que você está no shopping comprando um terno: você provavelmente não vai entrar em lojas tocando rap ou música pop, pois esses não são perfis formais. Por outro lado, se você estava procurando um novo par de tênis, provavelmente será atraído por lojas tocando pop.
Com a concorrência dos e-commerces ficando mais forte, a qualidade da experiência de compra tornou-se um dos principais diferenciais para as lojas físicas. A música desempenha um grande papel na criação e melhoria da experiência de varejo, a tal ponto que grande parte dos pequenos varejistas acredita que prejudicaria a atmosfera de sua loja se parasse de tocar música.
Isso porque a música afeta não só o ambiente da loja, mas também humores e sentimentos dos compradores. Ao alterar o ritmo e estilo, os varejistas podem criar uma mudança visível na atmosfera. Para isso, analise o ambiente de sua loja e determine o que você deseja estabelecer. Você pode, por exemplo, criar um espaço lúdico, com música mais jovial, ou usar ritmos lentos para construir um ambiente relaxado e pensativo.
Ao mascarar os sons de vozes e movimentos, a música ajuda a criar um espaço pessoal para os clientes, dando-lhes a privacidade de caminhar ao redor da loja, procurar os produtos e fazer comentários para os amigos ou a família. Isso é considerado pela maioria dos funcionários que trabalham em lojas com músicas como algo mais moderno e atraente, em comparação às lojas sem músicas.
Estudos mostram que a velocidade, ritmo e volume da música na loja afetam o ritmo de fluxo de clientes pela loja. Quando a música é calma e em um volume baixo, as pessoas tendem a passear pelos corredores lentamente; por outro lado, quando são usadas canções mais energéticas, as pessoas tendem a acelerar o seu ritmo pela loja.
A música pode afetar a percepção do tempo das pessoas. Uma longa fila vai parecer mais curta se houver boa música tocando ao fundo — é o mesmo princípio por trás das melodias tocadas enquanto as pessoas são colocadas em esperas telefônicas. Quando as pessoas se divertem, elas estão menos propensas a ficarem entediadas ou irritadas e mais propensas a retornar.
Um estudo de 2005 revelou que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando a música é agradável. O efeito estava presente mesmo quando as pessoas não notavam a música tocando na loja, mostrando que a música afeta o subconsciente sobre os hábitos de compras.
Como vimos, o uso de músicas adequadas pode afetar bastante o ritmo de compras em sua loja, assim como motivar os clientes a entrarem ou não. Aplique essa ferramenta em seus negócios e descubra o poder do music branding para suas vendas!
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