De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa.
Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso, é preciso contar com uma seleção assertiva de músicas bem estudadas, de modo a transmitir sensações ou mensagens que aumentem o valor percebido da sua marca.
O que é music branding?
Antes de contarmos o que o music branding pode fazer pela sua marca, você precisa entender o que ele é. Essa é uma abordagem de marketing que utiliza a música para comunicar a personalidade, os valores e a mensagem de uma empresa.
Da mesma forma que o design de logotipos, as cores e o estilo visual da marca, a música também irá criar uma identidade única que facilite o consumidor a se conectar com ela e a lembrar dela. Responda sinceramente: de quantas melodias você se lembra de comerciais e empresas? Entendeu a importância?
Vale a pena dizer que o music branding não se limita apenas à escolha de uma trilha sonora para comerciais ou eventos. Envolve a criação de uma experiência sonora em todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor.
Ou seja, o music branding inclui a seleção de músicas para lojas físicas, websites, vídeos promocionais, jingles, chamadas em espera telefônica, entre outros. A escolha de determinados estilos musicais, ritmos e letras pode influenciar a percepção do consumidor sobre a marca, criando associações positivas e promovendo a fidelidade do cliente.
Como o music branding influencia a sua loja
Agora que você já sabe o que ele é, vamos ao que interessa, te contar mais sobre como ele pode influenciar a sua loja.
Fortalecer e diferenciar a imagem da sua marca
Uma coisa não tem como negar, o varejo é competitivo e em tempos de crise é ainda mais importante conseguir se destacar da concorrência. Pensando nisso, a música pode ser a sua principal aliada.
Ela é tão eficaz para a construção da imagem de uma marca que, muitas vezes, ouvir as notas do lado de fora do estabelecimento já é o suficiente para perceber a personalidade do local e dos produtos. Ou seja, somente de escutar a música o cliente pode decidir entrar na loja.
Por exemplo, basta imaginar que você foi ao shopping para comprar um sapato social. Ao escutar estilos musicais como rap ou pop, provavelmente não vai entrar na loja. Por outro lado, se você estava procurando um novo par de tênis, provavelmente será atraído por lojas tocando pop.
Construir o ambiente de compras certo
O consumidor brasileiro valoriza muito a experiência de compras. Portanto, se você quiser se destacar no mercado em que atua, precisará encontrar formas de tornar o ambiente da loja convidativo e agradável.
Somado a isso, a concorrência dos e-commerces cresceu bastante nos últimos anos, o que tornou a experiência de compra um dos principais diferenciais para as lojas físicas. A música desempenha um grande papel na forma como o consumidor percebe o ambiente da loja.
Para você ter ideia, quando a música é agradável 31% dos consumidores tendem a voltar à loja e 35% deles ficarão mais tempo no estabelecimento. Claro que a qualidade do som e o volume da música também são importantes, mas se a trilha sonora não for boa, não há infraestrutura que possa resolver o problema.
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Criar um espaço privado
A música ajuda a mascarar os sons de vozes e movimentos das pessoas dentro da loja. Desta forma, ela ajuda a criar um espaço pessoal para os clientes, dando-lhes maior privacidade enquanto estão olhando os produtos.
Assim, o cliente se sente mais à vontade para fazer comentários para os amigos ou a familiares. Essa atmosfera criada contribui para o bem estar dos consumidores que visitam o estabelecimento, se sentindo mais à vontade para continuar olhando os produtos.
Definir o ritmo das compras
Você bem sabe que a música pode ditar o ritmo e o nível de energia em um ambiente. Não é à toa que geralmente os restaurantes possuem músicas mais calmas e bares preferem música mais alta e agitada.
A ideia desses dois estabelecimentos é completamente diferente. No restaurante, a intenção é oferecer aos clientes um ambiente mais tranquilo para os clientes fazerem as refeições sem pressa e conversarem. Já nos bares, a música dá mais energia para os clientes que estão ali para se divertir.
Nas lojas acontece a mesma coisa! Para você ter uma ideia, alguns estudos mostram que a velocidade, ritmo e volume da música na loja afetam o ritmo de compras dos clientes. Quando a música é calma e em um volume baixo, as pessoas tendem a passear pelos corredores lentamente, olhando cada produto com mais calma.
Por outro lado, quando são usadas canções mais energéticas, as pessoas tendem a acelerar o seu ritmo pela loja. Portanto, essa é uma forma de você conseguir influenciar o ritmo de compras.
Músicas mais agitadas podem ser utilizadas durante os horários de maior movimento, para evitar que a loja fique muito cheia e atrapalhe a experiência de compras. Trilhas sonoras mais calmas provavelmente são a melhor opção para os momentos de menor movimento, quando o cliente pode ficar mais tempo no estabelecimento e olhar cada item.
Encurtar os tempos de espera
Você sabia que a música pode afetar a percepção do tempo das pessoas? Uma longa fila vai parecer mais curta se houver boa música tocando ao fundo. Aliás, esse é o mesmo princípio por trás das melodias tocadas enquanto as pessoas são colocadas em esperas telefônicas, mas a música na sua loja precisa ser boa.
Isso acontece porque quando as pessoas se divertem, elas estão menos propensas a ficarem entediadas ou irritadas, tendo a sensação de que o tempo está passando mais rapidamente.
Incentivar as pessoas a fazer compras
Um estudo de 2005 revelou que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando a música é agradável e possuem um nível de energia um pouco maior. O efeito estava presente mesmo quando as pessoas não notavam a música tocando na loja, mostrando que a música afeta o subconsciente sobre os hábitos de compras.
Aliás, caso você venda produtos de diferentes países ou regiões do país, pode incluir algumas músicas dessas localidades ao longo da trilha sonora. Assim, você poderá influenciar o cliente a olhar os itens e, quem sabe, levar para casa.
Para tornar essa influência ainda maior, você pode incluir um anúncio sobre a disponibilidade desses produtos antes ou depois da música. Isso deixará o cliente mais propenso a querer conferir o que anunciado.
Como vimos, o uso de músicas adequadas pode influenciar significativamente os consumidores que estão na loja. Quer conferir de pertinho tudo o que o music branding pode fazer pela sua marca? Então veja a seguir como solicitar um teste gratuito.
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