Por Nayara Santos em 24.01.2024

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

Por Nayara Santos em 24.01.2024

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa.

Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso, é preciso contar com uma seleção assertiva de músicas bem estudadas, de modo a transmitir sensações ou mensagens que aumentem o valor percebido da sua marca.

O que é music branding?

Antes de contarmos o que o music branding pode fazer pela sua marca, você precisa entender o que ele é. Essa é uma abordagem de marketing que utiliza a música para comunicar a personalidade, os valores e a mensagem de uma empresa. 

Da mesma forma que o design de logotipos, as cores e o estilo visual da marca, a música também irá criar uma identidade única que facilite o consumidor a se conectar com ela e a lembrar dela. Responda sinceramente: de quantas melodias você se lembra de comerciais e empresas? Entendeu a importância?

Vale a pena dizer que o music branding não se limita apenas à escolha de uma trilha sonora para comerciais ou eventos. Envolve a criação de uma experiência sonora em todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor. 

Ou seja, o music branding inclui a seleção de músicas para lojas físicas, websites, vídeos promocionais, jingles, chamadas em espera telefônica, entre outros. A escolha de determinados estilos musicais, ritmos e letras pode influenciar a percepção do consumidor sobre a marca, criando associações positivas e promovendo a fidelidade do cliente.

Como o music branding influencia a sua loja

Agora que você já sabe o que ele é, vamos ao que interessa, te contar mais sobre como ele pode influenciar a sua loja.

Fortalecer e diferenciar a imagem da sua marca

Uma coisa não tem como negar, o varejo é competitivo e em tempos de crise é ainda mais importante conseguir se destacar da concorrência. Pensando nisso, a música pode ser a sua principal aliada.

Ela é tão eficaz para a construção da imagem de uma marca que, muitas vezes, ouvir as notas do lado de fora do estabelecimento já é o suficiente para perceber a personalidade do local e dos produtos. Ou seja, somente de escutar a música o cliente pode decidir entrar na loja.

Por exemplo, basta imaginar que você foi ao shopping para comprar um sapato social. Ao escutar estilos musicais como rap ou pop, provavelmente não vai entrar na loja. Por outro lado, se você estava procurando um novo par de tênis, provavelmente será atraído por lojas tocando pop.

Construir o ambiente de compras certo

O consumidor brasileiro valoriza muito a experiência de compras. Portanto, se você quiser se destacar no mercado em que atua, precisará encontrar formas de tornar o ambiente da loja convidativo e agradável.

Somado a isso, a concorrência dos e-commerces cresceu bastante nos últimos anos, o que tornou  a experiência de compra um dos principais diferenciais para as lojas físicas. A música desempenha um grande papel na forma como o consumidor percebe o ambiente da loja.


Para você ter ideia, quando a música é agradável 31% dos consumidores tendem a voltar à loja e 35% deles ficarão mais tempo no estabelecimento. Claro que a qualidade do som e o volume da música também são importantes, mas se a trilha sonora não for boa, não há infraestrutura que possa resolver o problema.

Confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio para acertar na trilha sonora e encantar os consumidores.

Criar um espaço privado

A música ajuda a mascarar os sons de vozes e movimentos das pessoas dentro da loja. Desta forma, ela ajuda a criar um espaço pessoal para os clientes, dando-lhes maior privacidade enquanto estão olhando os produtos.

Assim, o cliente se sente mais à vontade para fazer comentários para os amigos ou a familiares. Essa atmosfera criada contribui para o bem estar dos consumidores que visitam o estabelecimento, se sentindo mais à vontade para continuar olhando os produtos.

Definir o ritmo das compras

Você bem sabe que a música pode ditar o ritmo e o nível de energia em um ambiente. Não é à toa que geralmente os restaurantes possuem músicas mais calmas e bares preferem música mais alta e agitada.

A ideia desses dois estabelecimentos é completamente diferente. No restaurante, a intenção é oferecer aos clientes um ambiente mais tranquilo para os clientes fazerem as refeições sem pressa e conversarem. Já nos bares, a música dá mais energia para os clientes que estão ali para se divertir.

Nas lojas acontece a mesma coisa! Para você ter uma ideia, alguns estudos mostram que a velocidade, ritmo e volume da música na loja afetam o ritmo de compras dos clientes. Quando a música é calma e em um volume baixo, as pessoas tendem a passear pelos corredores lentamente, olhando cada produto com mais calma. 

Por outro lado, quando são usadas canções mais energéticas, as pessoas tendem a acelerar o seu ritmo pela loja. Portanto, essa é uma forma de você conseguir influenciar o ritmo de compras

Músicas mais agitadas podem ser utilizadas durante os horários de maior movimento, para evitar que a loja fique muito cheia e atrapalhe a experiência de compras. Trilhas sonoras mais calmas provavelmente são a melhor opção para os momentos de menor movimento, quando o cliente pode ficar mais tempo no estabelecimento e olhar cada item.

Encurtar os tempos de espera

Você sabia que a música pode afetar a percepção do tempo das pessoas? Uma longa fila vai parecer mais curta se houver boa música tocando ao fundo. Aliás, esse é o mesmo princípio por trás das melodias tocadas enquanto as pessoas são colocadas em esperas telefônicas, mas a música na sua loja precisa ser boa. 

Isso acontece porque quando as pessoas se divertem, elas estão menos propensas a ficarem entediadas ou irritadas, tendo a sensação de que o tempo está passando mais rapidamente.

Incentivar as pessoas a fazer compras

Um estudo de 2005 revelou que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando a música é agradável e possuem um nível de energia um pouco maior. O efeito estava presente mesmo quando as pessoas não notavam a música tocando na loja, mostrando que a música afeta o subconsciente sobre os hábitos de compras.

Aliás, caso você venda produtos de diferentes países ou regiões do país, pode incluir algumas músicas dessas localidades ao longo da trilha sonora. Assim, você poderá influenciar o cliente a olhar os itens e, quem sabe, levar para casa.

Para tornar essa influência ainda maior, você pode incluir um anúncio sobre a disponibilidade desses produtos antes ou depois da música. Isso deixará o cliente mais propenso a querer conferir o que anunciado.

Como vimos, o uso de músicas adequadas pode influenciar significativamente os consumidores que estão na loja. Quer conferir de pertinho tudo o que o music branding pode fazer pela sua marca? Então veja a seguir como solicitar um teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Influências da música na sua loja

Você já ouviu falar sobre a influência da música em uma loja? Se não ouviu então precisa conhecer mais a respeito. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar formas de se destacar da concorrência e vender mais é fundamental. E, a música pode ser esse diferencial que você estava procurando. Apenas para se…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Playlists prontas para usar no seu negócio, conheça agora

Você bem sabe que a música desempenha um papel fundamental na sua loja, funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing que pode moldar a experiência de compra de maneiras sutis, mas significativas.  Estudos mostram que 70% dos consumidores consideram a música um componente importante para a criação de um ambiente de compras agradável. Além disso,…

Por Nayara Santos em 11.02.2025

Como funciona a rádio online? Veja se é a melhor opção

As rádios online revolucionaram o modo como as pessoas escutam as suas músicas preferidas. Mas, essa revolução chegou também às empresas do varejo que utilizam esse recurso para oferecer ao cliente um ambiente de compras diferenciado e vem ajudando os varejistas a obter excelentes resultados. Isso aconteceu porque a música é um elemento muito importante…

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Conheça as principais vantagens da automação de rádio

Criar estratégias e transformar a experiência do cliente é o caminho para se destacar em qualquer ramo do varejo. Diante da grande competição enfrentada, cada detalhe importa e pode te ajudar a conquistar ou a repelir os consumidores.  Um dos aspectos considerados, muitas vezes, como “um mero detalhe” é a música. Entretanto, se você é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Identidade sonora para marcas: entenda o que é e como criar

A identidade sonora, ou sound branding, não se limita a criar sons agradáveis. Ela envolve uma estratégia meticulosa que utiliza o som para encapsular e transmitir a essência e valores de uma marca.  Com o varejo se tornando cada vez mais competitivo, destacar-se da concorrência pode parecer mais desafiador do que nunca. Mas, as empresas…

Por Nayara Santos em 20.01.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos