Por Nayara Santos em 29.05.2023

5 estratégias de marketing para loja de material de construção

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Desenvolver estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, são essas estratégias que te ajudarão a atrair clientes para a sua loja, fidelizá-los, além de tornar a sua loja conhecida no ramo.

Uma estratégia de marketing bem executada envolve um planejamento prévio de todas as ações promocionais de sua marca, produto ou serviço. Além disso, também é preciso fazer um monitoramento contínuo e analisar os resultados para identificar pontos que precisam ser aprimorados ou mantidos.

Como é essencial pensar em uma estratégia conforme o objetivo que você quer alcançar. Sem falar que, implementar diferentes ações ao mesmo tempo tornam a sua estratégia mais completa e te ajudam a cobrir todas as áreas que mencionamos anteriormente. Confira a seguir algumas estratégias de marketing para a sua loja!

Estratégias de marketing para loja de materiais de construção

1. Fique de olho na organização da loja

Ninguém gosta de fazer compras em lojas bagunçadas, ou sem uma disposição inteligente dos produtos. Além disso, o visual da loja pode desempenhar um papel crucial nas vendas e na busca por maior lucratividade.

Por isso, uma das estratégias de marketing à qual você deve ficar atento na sua loja de materiais de construção é a organização e disposição dos produtos na sua loja. Desta forma, você conseguirá oferecer a melhor experiência aos consumidores.

Basta imaginar um cliente que precise comprar um item para realizar um concerto em sua casa, algo que precise ser resolvido com urgência. Ele espera encontrar o produto rapidamente. Por isso, é fundamental manter o ambiente sempre organizado e funcional, com categorias e métodos que facilitem a compra.

Investir em sinalização de cada um dos setores também é uma excelente ideia para otimizar o tempo, tanto para o cliente quanto para os funcionários. Dessa forma, aqueles que possuem uma necessidade específica podem encontrar o produto desejado com facilidade.

Neste caso, para influenciar o cliente a andar mais pela loja você pode apostar na disposição dos produtos de forma inteligente. Por exemplo, colocando os itens mais procurados um pouco mais distantes da entrada da loja.

2. Priorize o bom atendimento

Se você pretende encantar e fidelizar os clientes, então é preciso desenvolver uma estratégia de marketing focada no bom atendimento. Esse é um passo essencial para qualquer empresa que queira estabelecer um relacionamento positivo com seus clientes. 

A primeira coisa a ser feita é promover, incentivar e facilitar programas de treinamento de técnicas de vendas e de atendimento ao cliente. Para acertar nesses treinamentos é fundamental conhecer o seu público e entender quais são as suas percepções sobre a sua loja.


Aproveite para ver quais são as reclamações mais frequentes e tente melhorar os pontos negativos levantados pelos clientes. Assim, você mostrará que está prestando atenção no que o cliente tem a dizer e está preocupado com melhorar os pontos fracos do seu estabelecimento. Vale a pena dizer que o padrão de atendimento deve ser o mesmo em todos os canais de atendimento. 

3. Implemente uma rádio indoor personalizada

A próxima estratégia de marketing para a sua loja de materiais de construção é a implementação de uma interessante ferramenta de marketing sensorial: a rádio indoor personalizada. Ela te ajuda não apenas a promover estrategicamente anúncios e ofertas, mas também pode ajudar a oferecer uma atmosfera de compras agradável e estimulante.

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de utilizar a rádio para anunciar ofertas, períodos promocionais, novidades e divulgar os serviços da sua loja. Esses anúncios podem ser veiculados ao longo da programação musical, mantendo todos os clientes da loja informados sobre o que acontece no estabelecimento.

Além disso, também é possível criar uma playlist exclusiva para a sua loja de materiais de construção. Ela pode conter músicas que transmitem a personalidade da sua marca e que agradam aos clientes. Sem falar que ela ajuda a integrar outras estratégias de marketing, como durante períodos festivos com a reprodução de músicas temáticas.

Vale a pena dizer que criar um bom ambiente de compras envolve diferentes ações. Para saber como fazer isso, confira o nosso e-book exclusivo Como criar um bom ambiente de compra.

4. Crie uma estratégia de pós-venda

Muitas empresas do varejo ficam tão focadas em aumentar as vendas e atrair novos clientes, que se esquecem de preparar uma estratégia de marketing focada no pós-venda. Por isso, se você quiser fazer com que a sua loja de materiais de construção se destaque da concorrência, você precisa considerar essa possibilidade.

Após a venda de um produto, é crucial manter contato com o cliente. Isso demonstra uma preocupação genuína com sua satisfação do cliente com o item adquirido e comunica o valor que a loja atribui à sua experiência. 

Uma boa estratégia de pós-venda foca em coletar o feedback dos clientes com relação aos produtos adquiridos e à experiência de compras que ele teve. Além disso, ele também deve ter ações para lembrar o cliente da loja e uma das melhores formas de se fazer isso é com e-mail marketing, mensagens em aplicativos, dentre outros.

Outro ponto importante é com relação ao atendimento aos clientes que querem devolver ou trocar alguma mercadoria, seja por defeito, insatisfação ou no caso de presentes. Esses clientes devem receber a mesma atenção de quem vai à loja comprar um produto.

5. Invista em parcerias

A nossa última dica de estratégia de marketing para você ter na sua loja de materiais de construção são as parcerias com outros estabelecimentos. Esses relacionamentos colaborativos podem ser altamente benéficos em termos de aumento da exposição para ambas as partes envolvidas.

A assinatura da parceria pode ser feita online, com o compartilhamento de conteúdo do blog ou publicação de um influenciador sobre o assunto em uma rede social. Tais ações servem para ampliar a presença da marca em diversas plataformas além da loja própria, estabelecendo assim mais credibilidade e prestígio.

Além da esfera digital, oportunidades de colaboração também podem ser encontradas nas lojas físicas e elas podem incluir lojas que ofereçam serviços complementares aos da sua loja. Juntos, esses negócios podem aumentar as ofertas uns dos outros e criar relacionamentos mutuamente benéficos.

Gostou das nossas dicas de estratégias de marketing para loja de materiais de construção? Então não deixe de conferir outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a melhor forma de divulgar um produto: descubra agora

Nem sempre é fácil escolher qual a melhor forma de divulgar um produto e, na verdade, talvez nem exista uma forma que possa ser classificada como a melhor. Isso porque, tudo depende de qual é o seu público-alvo, qual é o perfil da sua marca, qual o orçamento disponível para fazer os anúncios, dentre outros.…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

32 Frases de Natal: se inspire com nossas ideias

Saber quais frases de Natal utilizar para conseguir atrair os consumidores para a sua loja pode fazer uma grande diferença para os resultados deste final de ano. Basta lembrar que todos os comerciantes estarão fazendo exatamente a mesma coisa e, se destacar neste mar de ofertas, pode ser o segredo para você sair na frente…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

O que é gestão de estoque? Descubra tudo aqui!

A gestão de estoque é o coração de todo negócio que lida com a venda de produtos. Se há desequilíbrio faltando mercadoria, você perde venda, se há itens demais, eles podem sair de linha e ficar sem giro. Alguns gestores tem essa reserva e fazem um acompanhamento simples, mas não sabem a fundo o que…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Guia completo para entender mais sobre o comportamento do consumidor

Já se foi o tempo em que o Marketing era centrado no produto e as empresas não se preocupavam com as preferências e o comportamento do consumidor. Henry Ford não poderia ter sido mais incisivo quando disse que “seus clientes poderiam ter o carro da cor que desejassem, contanto que fosse preto”. Um comentário como…

Por Nayara Santos em 26.09.2019

Software para lojas de varejo: conheça os principais

A utilização de softwares para lojas do varejo traz eficiência para os processos em que eles estão envolvidos. Além disso, eles ainda diminuem os erros humanos, deixando as informações mais confiáveis. Ou seja, é possível melhorar a gestão da sua loja e tomar decisões gerenciais mais acertadas apenas adquirindo o software correto. Entretanto, a realidade…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

5 estratégias de divulgação de eventos, confira

Divulgar eventos pode ser uma tarefa desafiadora, mas, se você quiser garantir o sucesso da sua marca e aumentar a participação do público, vai ter que encontrar uma estratégia para isso. Ao planejar a estratégia de divulgação você precisa lembrar de incluir ações para atrair diferentes tipos de clientes. Isso significa falar com aqueles clientes…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Loja de roupas no varejo online: saiba como otimizá-la

Você já tem uma loja de roupas no varejo online, mas sabe que precisa otimizá-la para aumentar as vendas e garantir seu espaço entre a concorrência? Sabe o quanto a experiência do usuário é importante para que ele permaneça conectado e volte mais vezes à sua página? Se esse é o caso, você chegou ao…

Por Nayara Santos em 23.04.2020

O que é franchising? Saiba quais são as suas vantagens!

Começar o próprio empreendimento é um grande sonho para muitas pessoas ao redor do mundo, incluindo aqui no Brasil. Mas, como você também já deve saber, esse é um grande desafio para muitas pessoas. Recursos limitados e falta de conhecimento específico são alguns dos maiores obstáculos no caminho de novos empreendedores. Felizmente, para quem sabe…

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Saiba como preparar seu time para lidar com as objeções em vendas

Nem sempre o seu cliente em potencial responderá com um “sim” à sua abordagem. No entanto, isso não significa que tudo está perdido. Essa é a hora de aprender a lidar com as objeções em vendas dessas pessoas. É normal ter objeções a uma série de questões, especialmente produtos e serviços. É impossível trabalhar em…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos