Por Nayara Santos em 23.04.2020

Loja de roupas no varejo online: saiba como otimizá-la

Por Nayara Santos em 23.04.2020

Você já tem uma loja de roupas no varejo online, mas sabe que precisa otimizá-la para aumentar as vendas e garantir seu espaço entre a concorrência? Sabe o quanto a experiência do usuário é importante para que ele permaneça conectado e volte mais vezes à sua página? Se esse é o caso, você chegou ao artigo certo.

Uma loja virtual otimizada significa mais preocupação com o cliente. Assim como em qualquer loja física, o foco em quem está comprando (ou pensando em comprar) os seus produtos é essencial. Com a internet, pode parecer mais complicado, já que as pessoas estão do outro lado da tela — mas não precisa ser!

Continue lendo para descobrir como você pode otimizar sua loja de roupas no varejo online e fazer com que seu público se sinta muito mais satisfeito. Consequentemente, você também fará com que eles comprem mais. Preparado? Boa leitura!

Aposte muito nas fotos

A vitrine de uma loja virtual é a sequência de imagens apresentadas na página. Quando se trata de roupas, essa vitrine é imprescindível. As pessoas vão comprar as peças quase que exclusivamente por conta do visual, então não dá para oferecer fotos de baixa qualidade ou que não mostram o produto completo.

Por isso, ao fotografar cada item, posicione-o de forma que todos os detalhes sejam visíveis, de preferência sobre um fundo neutro. Se houver diferenciais, como um acessório extra ou uma estampa chamativa, tire algumas fotos especiais para mostrar essas particularidades. Além de favorecer o produto, isso cria confiança no usuário, que não será surpreendido por algo que não sabia sobre o que foi comprado.

Inclua também um sistema de zoom nas fotos, sempre que possível. No começo, é normal que seja necessário economizar em algumas questões, mas não deixe de investir nesse aspecto da loja conforme a situação for melhorando. Aprimorar a qualidade, contratar fotógrafos profissionais e modelos são alguns passos que profissionalizam cada vez mais a sua atuação.

Aprimore as descrições

Depois de se interessar pelas fotos, os clientes passarão para a segunda parte de sua jornada, ao olhar para a descrição. O texto nessa pequena caixinha deve ser simples e objetivo, ainda que com um tom persuasivo para levar o usuário à compra. Aproveite o espaço para destacar os diferenciais do produto.


Outra questão importantíssima é dar todas as informações que o cliente estaria visualizando se estivesse em uma loja física. Mencione as opções de cores e tamanhos, descreva em detalhes as medidas (de preferência com uma tabela), identifique o tecido e fale de qualquer outro aspecto que possa ser do interesse do comprador. Nesse momento, é melhor pecar pelo excesso!

Invista na infraestrutura

O meio virtual facilita muita coisa, mas não é por isso que sua infraestrutura não precisa ser bem estabelecida. Há uma série de fatores que podem ajudar ou prejudicar o usuário durante a navegação, o que talvez o leve a abandonar a loja ou, no mínimo, sentir-se indisposto com a marca. Veja algumas coisas que não podem faltar no e-commerce:

1. Velocidade no carregamento

Ninguém gosta de esperar em filas, nem físicas, nem virtuais. No último caso, perder um cliente por conta da demora é muito mais fácil, já que ele só precisa fechar a aba do navegador. Portanto, tenha um plano de capacidade ativo e acompanhe o crescimento do site, para garantir que o número de visitas nunca ultrapasse o plano contratado.

2. SEO

O Search Engine Optimzation, mais conhecido como SEO, é um conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca. Ou seja, é assim que sua loja será encontrada no Google. São vários detalhes que fazem com que o buscador te considere nos resultados, como a disposição do conteúdo, URL, tempo de carregamento, títulos e textos no site, tags, palavras-chave e muito mais. Vale a pena ter ao poio de profissionais se você não estiver tão certo do que mudar.

3. Design responsivo

A grande maioria das pessoas utiliza a internet pelo smartphone. Se a sua loja não for responsiva para aparelhos móveis, todo esse público terá dificuldade para navegar e poderá desistir das compras. Ao escolher templates e desenvolver cada página do e-commerce, tenha certeza de que as versões para celular são adaptadas e fáceis de usar.

Use um layout atraente

Apesar de fazer parte da infraestrutura, esse tema ganha um tópico próprio porque se relaciona também com a percepção do cliente. É claro que faz parte de uma boa metodologia SEO ter uma loja bonita, com um design não poluído e que faça com que as pessoas passem mais tempo online. Só que não é só isso!

Um layout atraente significa algo intuitivo. O usuário se sentira confortável assim que entrar na página inicial, vendo todas as cores, espaçamentos e pormenores de forma harmoniosa. Dá até para diferenciar com música em determinada página, ou com um slide de fotos ou vídeos na homepage. O resultado é que o público navegará naturalmente, cada clique sendo feito intuitivamente.

Tenha um ótimo planejamento logístico

A última fase de uma compra online é a entrega. Esse é um momento crucial de fidelização ou perda do cliente. Se o produto não chegar dentro do prazo, bem embalado e sem defeitos, a empresa certamente perderá pontos com o cliente e com todos os seus conhecidos, para quem a loja poderia ser bem ou mal falada.

Portanto, antes mesmo de começar as vendas, tenha certeza de que a logística está bem construída. Você precisará enviar produtos para diferentes locais todos os dias, então é melhor ter certeza de que tem a opção ideal de transporte. Alguns e-commerces escolhem transportadoras, outros se mantém aos Correios. De uma forma ou de outra, não se esqueça de que o valor do frete faz uma boa diferença no bolso do consumidor, então analise se ainda valerá a pena para ele.

Cresça com sua loja de roupas no varejo online

Cada uma dessas dicas vai ajudar sua empresa a alavancar as vendas e se destacar entre a concorrência. Ter uma loja de roupas no varejo online não é fácil, mas o crescimento é possível e só depende das decisões que você tomar. Lembre-se: a experiência do cliente é sempre a prioridade!

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