Nem sempre é fácil escolher qual a melhor forma de divulgar um produto e, na verdade, talvez nem exista uma forma que possa ser classificada como a melhor. Isso porque, tudo depende de qual é o seu público-alvo, qual é o perfil da sua marca, qual o orçamento disponível para fazer os anúncios, dentre outros.
Apesar disso, existem algumas formas de divulgação que podem ser utilizadas por praticamente qualquer marca e empresa. Isso sem grandes custos e garantindo que a identidade da sua marca seja mantida. Por isso, conhecê-las é essencial para qualquer varejista.
A seguir preparamos uma lista com algumas das principais formas de divulgar produtos. Confira e coloque as nossas dicas em prática agora mesmo. Boa leitura!
Melhores formas de divulgar um produto
1. Perfis nas redes sociais
Cada vez mais os consumidores querem ficar por dentro do que as suas marcas preferidas estão fazendo. Ou seja, eles querem saber como funcionam os bastidores, quais as novidades que a loja terá, como está se preparando para datas importantes do varejo, promoções e até mesmo o seu posicionamento com relação aos assuntos atuais.
Essa proximidade faz com que os consumidores consigam se identificar com a marca e criar um vínculo que vai além da relação clientes-empresa. Assim, os seguidores e potenciais clientes passam a admirar a marca e a acreditar nela.
Vale a pena dizer que ter um perfil nas redes sociais é gratuito, entretanto, o varejista precisará ter tempo para conseguir preparar as publicações. Ou então dinheiro para contratar um profissional que o auxilie a fazer isso.
O mais importante é que o perfil seja alimentado com publicações com uma certa frequência, de preferência diariamente. Assim, você mantém os seus seguidores interessados no perfil e de olho em todas as novidades.
Além disso, é preciso dizer que por mais que você esteja em busca de uma forma de divulgar um produto, o perfil da sua marca nas redes sociais não deve conter apenas propagandas. Pelo contrário, o ideal é que o perfil seja alimentado com informações sobre assuntos relacionados aos produtos que você comercializa.
Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, pode dar dicas de como cuidar das peças, como combinar as peças para diferentes ocasiões. Entre essas publicações, divulgue os seus produtos, algumas promoções, dentre outras. Quer saber mais sobre como ter estratégias de vendas online? Faça o download gratuito do nosso e-book, clique aqui.
2. Estratégias de marketing digital
Atualmente não tem mais como não ter uma estratégia de marketing digital para a sua empresa. Isso porque, cada vez mais as pessoas procuram informações sobre as marcas e lojas antes de realizar qualquer compra, seja ela feita online ou na loja física.
Além disso, durante a pandemia milhares de pessoas fizeram a sua primeira compra online e gostaram. O resultado é que o número de compras online aumentou consideravelmente e continuam comprando mesmo depois que as empresas voltaram a funcionar normalmente. Por mais que a sua loja não ofereça a possibilidade de compras online, é fundamental ter um site, perfil nas redes sociais e investir em marketing digital.
As estratégias de marketing digital para divulgação de produtos inclui fazer anúncios pagos nos mecanismos de busca, deixando a sua página nas primeiras posições. Também é possível fazer com que banner da sua empresa apareça como propagandas em outros sites. Ainda, os anúncios pagos também podem ser feitos nas redes sociais.
Uma das grandes vantagens de se divulgar produtos através de estratégias de marketing digital é a possibilidade de direcionar quem verá esses anúncios. Desta forma, o varejista consegue mostrar o anúncio para pessoas que tenham o perfil do seu público-alvo e da sua persona. Ou seja, aumenta as chances de conseguir clientes que realmente tenham interesse nos produtos e queiram comprá-los.
3. Com uma rádio indoor
A próxima dica entre as melhores formas de divulgar um produto é utilizando uma rádio indoor. Com ela você pode criar uma playlist personalizada que irá reproduzir as músicas que você escolher, ou seja, aquelas que melhor representem a identidade da sua marca e o gosto dos seus clientes.
Claro que a música é importante para proporcionar uma melhor experiência de compras do cliente. Afinal, ela torna o ambiente mais agradável e único, diferenciando a sua loja da concorrência. Sem falar que a música também pode influenciar o comportamento do cliente.
Mas, como estamos falando de formas para divulgar um produto, a rádio indoor é uma poderosa ferramenta, já que ela permite que você prepare os seus próprios anúncios para serem veiculados ao longo da programação musical.
Assim, esses anúncios podem sim ter como principal foco a divulgação dos produtos, mas você também pode preparar anúncios para anunciar promoções, novidades na loja, convidar o cliente para se inscrever no programa de fidelidade da loja, ou até mesmo ajudar na gestão da loja.
Estratégia interessante esta, não é mesmo? E nós temos uma boa notícia para você. A Listenx, empresa pioneira em audio branding no Brasil, tem um produto feito sob medida para que você tenha uma rádio para chamar de sua, o Listenplay.
Com ele você tem acesso a mais de 60 playlists exclusivas, todas feitas sob medida para a sua marca e os seus clientes. Desta forma você terá playlists que podem ser utilizadas nos mais diferentes momentos do dia, de acordo com a energia dos seus clientes ou com o tipo de ambiente que você queira conferir à sua loja.
Os anúncios podem ser reproduzidos a qualquer momento entre as músicas, e você pode ter os anúncios gravados por locutores profissionais, ou então gravá-los eletronicamente e imediatamente reproduzi-los. Ou seja, é a chance perfeita para você divulgar os produtos para todos os clientes que estão na sua loja e deixá-los curiosos e querendo conferir os itens de perto.
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