Por Nayara Santos em 14.12.2023

Regionalismo e music branding: entenda a relação entre eles

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade.

Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o seu público-alvo com a sua marca, por isso, é importante saber usá-la de forma adequada para conseguir potencializar os seus resultados. 

Como nós não queremos que você erre na sonorização ambiente e acabe perdendo clientes e vendas, preparamos esse artigo. Nele você entenderá como incluir o regionalismo no seu music branding e encantar os clientes. Boa leitura!

O que é o music branding?

Acabamos de falar em music branding, mas você já ouviu esse termo? Sabe o que ele significa? Não faz a menor ideia? A gente te explica!

Assim como a sua empresa tem uma identidade visual, que consiste no logo, na tipografia, e na decoração da loja, ela também pode ter uma identidade sonora. Ter um music branding auxilia no reconhecimento e diferenciação da sua empresa em relação aos concorrentes. 

Além disso, a música possui uma natureza emocional, criando identificação, engajamento e conexão das marcas com as pessoas. Isso faz com que o relacionamento entre os seus clientes e a sua marca seja estreitado. 

Vale a pena dizer que o music branding faz parte do marketing sensorial, um ramo que foca em estimular sutilmente os sentidos dos consumidores, gerando um ambiente de compras agradável e no qual deixa o cliente imerso em um ambiente diferente. Para saber mais, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Por que o music branding pode ajudar a sua marca?

Que as músicas são capazes de despertar emoções ninguém duvida. Sabendo disso, você pode ter uma sonorização ambiente no seu estabelecimento que se comunique com o público e faça com que ele se sinta bem enquanto está comprando.

Por exemplo, se ao entrar numa loja você escutar a sua música preferida, certamente vai sentir prazer e vai querer ficar ali mais um pouquinho. Enquanto aproveita a melodia, vai olhar os produtos e pode até mesmo acabar se interessando por algo e decidir comprar.

No entanto, se a canção reproduzida for desagradável, você provavelmente não vai ficar muito tempo no estabelecimento, mesmo que tenha entrado com o intuito de comprar alguma coisa. E isso foi comprovado por um estudo da HeartBeats International mostrando que:

  • 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência no estabelecimento quando a música é agradável, enquanto que 44% deixa o estabelecimento sem comprar nada se a música for ruim;
  • 14% irão comprar mais do que o planejado;
  • 31% voltam para uma nova visita e 21% recomendam o estabelecimento para conhecidos, em contrapartida, 38% não retornam ao estabelecimento e 25% não farão boas recomendações do estabelecimento se a música for ruim. Confira todos os detalhes dessa pesquisa aqui.

Ou seja, apenas com a programação musical da sua loja você poderá melhorar a comunicação, conexão, vendas e fidelização dos clientes. Mas, para isso é importante escolher cada uma das melodias de forma intencional, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Regionalismo na hora de montar a sua playlist

Você já entendeu que a escolha das músicas que serão reproduzidas na loja influencia diretamente no tipo de experiência que será oferecida aos clientes. O ideal é que, na hora de montar ou escolher a sua playlist alguns critérios sejam levados em consideração.

Seu público-alvo

O primeiro desses critérios e que tem tudo a ver com o regionalismo é entender quem é o seu público-alvo e do que ele gosta. Desta forma, você poderá preparar uma playlist que o agrade, atraia e faça com que ele queira ficar mais tempo na loja.


Por isso, esse é o momento de ir além de simplesmente saber gênero, idade, escolaridade e nível econômico. O mais importante aqui é entender o que faz a diferença para o seu cliente, o que ele gosta de fazer nas horas vagas e quais os diferenciais que ele enxerga na sua marca.

Vale a pena dizer que esse conhecimento poderá ser utilizado muito além do music branding. Afinal, quanto melhor você conhecer quem é o seu consumidor, mais fácil será para conquistá-lo.

Sua marca

Outro ponto ao qual você deve ficar atento é com relação à mensagem que a sua marca quer passar para esse consumidor. Afinal, o music branding te auxilia a trazer essa mensagem para mais perto do cliente e a comunicá-la sem ruídos.

Podemos mencionar aqui a estratégia que a Levi ‘s e a Listenx utilizaram para criar o music branding da famosa marca de roupas. O primeiro ponto é que essa é uma marca americana que precisava se conectar com os consumidores brasileiros. Por isso, uma das opções foi justamente incluir músicas brasileiras na programação musical.

Outro ponto importante dessa estratégia é que a Levi ‘s é uma marca clássica, com mais de 150 anos de história. Conhecida por suas peças que não saem de moda ao mesmo tempo em que não deixam as tendências da moda de lado, a playlist precisava refletir isso. Neste caso, a trilha sonora foi criada por especialistas em music branding para reforçar a identidade clássica da marca, e as novidades que o consumidor pode encontrar nas lojas.

Resumidamente, saber como agradar ao seu consumidor é importante, mas garantir que a mensagem certa seja transmitida, te ajudará a se conectar com o consumidor certo. Ou seja, aquele que realmente se interessa pela sua marca e irá adquirir os seus produtos.

Regionalismo na prática

Se você teve a oportunidade de conhecer diferentes regiões do Brasil, certamente observou algumas diferenças na cultura, seja no modo de se vestir, de falar, nos pratos típicos e, até mesmo, nas músicas tocadas nas rádios FM.

Uma pesquisa que faz parte do projeto Hello Monitor Brasil e foi realizada pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research mapeou, em 2019, os estilos musicais mais ouvidos de acordo com cada região do Brasil. Trazemos aqui alguns desses resultados.

Ao todo, 75 cidades das cinco regiões brasileiras foram entrevistadas e responderam à pergunta: “Quais gêneros musicais você costuma ouvir?”. Cada pessoa poderia indicar três estilos musicais. Uma das primeiras coisas que essa pesquisa mostrou foi que o sertanejo é o gênero queridinho da maioria dos brasileiros.

Vamos olhar agora para cada região do país:

  • Centro-Oeste: o sertanejo foi citado por 87% dos entrevistados, sendo seguido da MPB com 47% e do gospel com 39%;
  • Sudeste: a música sertaneja também alcançou o primeiro lugar com 55%, depois o pagode com 24% e o pop com 23%;
  • Norte: o gospel foi o gênero musical mais indicado por 52% dos entrevistados, seguido do sertanejo com 45%. 
  • Nordeste: quem apareceu no topo foi a MPB (incluindo axé e forró) com 68%, em seguida o pop com 35% e depois a música eletrônica com 18%. 
  • Sul: o gênero preferido é o pop, alcançando 36%.

Isso mostra também que se uma loja de roupas em Salvador tem uma programação musical gospel para os clientes, ou se uma academia em Goiás só tocar música eletrônica, essas estratégias não serão eficazes.

No entanto, devemos destacar, é claro, que isso não significa que não existam pessoas em Salvador que não ouçam música gospel, por exemplo. Esses dados mostram também como as músicas preferidas do povo brasileiro podem variar bastante de acordo com cada lugar. 

Inclusive, se olhar para cada estado, cidade e até mesmo bairro separadamente, os resultados provavelmente serão diferentes. Por isso é tão importante conhecer os seus clientes.

Como a Listenx pode ajudar o seu estabelecimento com music branding e regionalismo?

Se, após ter entendido a relação do regionalismo e music branding, você ainda tiver dificuldades para criar a identidade musical do seu estabelecimento, saiba que nem tudo está perdido. Afinal, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados em músicas para negócios.

A Listenx possui uma equipe de especialistas responsáveis pela criação de mais de 100 playlists, além de criarem o music branding de diversas marcas. Ao contratar os serviços da Listenx você receberá a ajuda de um desses especialistas para criar a trilha sonora que encante os seus clientes.

Não perca mais tempo tentando adivinhar o que o seu cliente precisa ouvir quando entrega na sua loja, fale com quem entende de music branding e mude a experiência de compra do seu cliente agora mesmo! Confira a seguir como se cadastrar para um teste gratuito!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música Gospel para estabelecimentos comerciais: quando e como usar?

Será que eu posso tocar música gospel no meu estabelecimento comercial? Essa é uma dúvida bastante frequente dos varejistas, por isso preparamos um artigo para te contar mais se esse é o estilo adequado e como a música pode influenciar a sua loja. Vale a pena lembrar que a escolha do som ambiente de uma…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

20 músicas para aproveitar o Dia Mundial do Rock

O Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho, mesmo que para alguns fãs todo dia seja dia de rock and roll. Neste artigo, vamos mostrar um pouco da história do Dia Mundial do Rock. Também preparamos uma playlist com 20 dicas de músicas de bandas nacionais e internacionais, que vão ajudar…

Por Nayara Santos em 03.07.2023

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais. Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Quais são as músicas mais tocadas em 2023? Saiba aqui!

Quem não gosta de escutar uma boa música? Seja em casa, no trabalho ou na rua, uma trilha sonora é sempre bem-vinda, tanto na correria do dia a dia, quanto nos momentos de pausa e lazer. Sabendo disso, muitas lojas estão implementando música ambiente nos estabelecimentos como método de atrair seus clientes e fidelizá-los. As…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?

Se você é gestor ou proprietário de uma loja, restaurante, mercado dentre outros negócios do varejo, já deve ter ouvido falar na rádio indoor, estou certa? Ou até mesmo já tenha música ambiente no seu estabelecimento. Mas aí vem uma pergunta importante: você está conseguindo obter todos os benefícios que a rádio indoor pode oferecer?…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos