Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade.
Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o seu público-alvo com a sua marca, por isso, é importante saber usá-la de forma adequada para conseguir potencializar os seus resultados.
Como nós não queremos que você erre na sonorização ambiente e acabe perdendo clientes e vendas, preparamos esse artigo. Nele você entenderá como incluir o regionalismo no seu music branding e encantar os clientes. Boa leitura!
O que é o music branding?
Acabamos de falar em music branding, mas você já ouviu esse termo? Sabe o que ele significa? Não faz a menor ideia? A gente te explica!
Assim como a sua empresa tem uma identidade visual, que consiste no logo, na tipografia, e na decoração da loja, ela também pode ter uma identidade sonora. Ter um music branding auxilia no reconhecimento e diferenciação da sua empresa em relação aos concorrentes.
Além disso, a música possui uma natureza emocional, criando identificação, engajamento e conexão das marcas com as pessoas. Isso faz com que o relacionamento entre os seus clientes e a sua marca seja estreitado.
Vale a pena dizer que o music branding faz parte do marketing sensorial, um ramo que foca em estimular sutilmente os sentidos dos consumidores, gerando um ambiente de compras agradável e no qual deixa o cliente imerso em um ambiente diferente. Para saber mais, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
Por que o music branding pode ajudar a sua marca?
Que as músicas são capazes de despertar emoções ninguém duvida. Sabendo disso, você pode ter uma sonorização ambiente no seu estabelecimento que se comunique com o público e faça com que ele se sinta bem enquanto está comprando.
Por exemplo, se ao entrar numa loja você escutar a sua música preferida, certamente vai sentir prazer e vai querer ficar ali mais um pouquinho. Enquanto aproveita a melodia, vai olhar os produtos e pode até mesmo acabar se interessando por algo e decidir comprar.
No entanto, se a canção reproduzida for desagradável, você provavelmente não vai ficar muito tempo no estabelecimento, mesmo que tenha entrado com o intuito de comprar alguma coisa. E isso foi comprovado por um estudo da HeartBeats International mostrando que:
- 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência no estabelecimento quando a música é agradável, enquanto que 44% deixa o estabelecimento sem comprar nada se a música for ruim;
- 14% irão comprar mais do que o planejado;
- 31% voltam para uma nova visita e 21% recomendam o estabelecimento para conhecidos, em contrapartida, 38% não retornam ao estabelecimento e 25% não farão boas recomendações do estabelecimento se a música for ruim. Confira todos os detalhes dessa pesquisa aqui.
Ou seja, apenas com a programação musical da sua loja você poderá melhorar a comunicação, conexão, vendas e fidelização dos clientes. Mas, para isso é importante escolher cada uma das melodias de forma intencional, e é sobre isso que falaremos a seguir.
Regionalismo na hora de montar a sua playlist
Você já entendeu que a escolha das músicas que serão reproduzidas na loja influencia diretamente no tipo de experiência que será oferecida aos clientes. O ideal é que, na hora de montar ou escolher a sua playlist alguns critérios sejam levados em consideração.
Seu público-alvo
O primeiro desses critérios e que tem tudo a ver com o regionalismo é entender quem é o seu público-alvo e do que ele gosta. Desta forma, você poderá preparar uma playlist que o agrade, atraia e faça com que ele queira ficar mais tempo na loja.
Por isso, esse é o momento de ir além de simplesmente saber gênero, idade, escolaridade e nível econômico. O mais importante aqui é entender o que faz a diferença para o seu cliente, o que ele gosta de fazer nas horas vagas e quais os diferenciais que ele enxerga na sua marca.
Vale a pena dizer que esse conhecimento poderá ser utilizado muito além do music branding. Afinal, quanto melhor você conhecer quem é o seu consumidor, mais fácil será para conquistá-lo.
Sua marca
Outro ponto ao qual você deve ficar atento é com relação à mensagem que a sua marca quer passar para esse consumidor. Afinal, o music branding te auxilia a trazer essa mensagem para mais perto do cliente e a comunicá-la sem ruídos.
Podemos mencionar aqui a estratégia que a Levi ‘s e a Listenx utilizaram para criar o music branding da famosa marca de roupas. O primeiro ponto é que essa é uma marca americana que precisava se conectar com os consumidores brasileiros. Por isso, uma das opções foi justamente incluir músicas brasileiras na programação musical.
Outro ponto importante dessa estratégia é que a Levi ‘s é uma marca clássica, com mais de 150 anos de história. Conhecida por suas peças que não saem de moda ao mesmo tempo em que não deixam as tendências da moda de lado, a playlist precisava refletir isso. Neste caso, a trilha sonora foi criada por especialistas em music branding para reforçar a identidade clássica da marca, e as novidades que o consumidor pode encontrar nas lojas.
Resumidamente, saber como agradar ao seu consumidor é importante, mas garantir que a mensagem certa seja transmitida, te ajudará a se conectar com o consumidor certo. Ou seja, aquele que realmente se interessa pela sua marca e irá adquirir os seus produtos.
Regionalismo na prática
Se você teve a oportunidade de conhecer diferentes regiões do Brasil, certamente observou algumas diferenças na cultura, seja no modo de se vestir, de falar, nos pratos típicos e, até mesmo, nas músicas tocadas nas rádios FM.
Uma pesquisa que faz parte do projeto Hello Monitor Brasil e foi realizada pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research mapeou, em 2019, os estilos musicais mais ouvidos de acordo com cada região do Brasil. Trazemos aqui alguns desses resultados.
Ao todo, 75 cidades das cinco regiões brasileiras foram entrevistadas e responderam à pergunta: “Quais gêneros musicais você costuma ouvir?”. Cada pessoa poderia indicar três estilos musicais. Uma das primeiras coisas que essa pesquisa mostrou foi que o sertanejo é o gênero queridinho da maioria dos brasileiros.
Vamos olhar agora para cada região do país:
- Centro-Oeste: o sertanejo foi citado por 87% dos entrevistados, sendo seguido da MPB com 47% e do gospel com 39%;
- Sudeste: a música sertaneja também alcançou o primeiro lugar com 55%, depois o pagode com 24% e o pop com 23%;
- Norte: o gospel foi o gênero musical mais indicado por 52% dos entrevistados, seguido do sertanejo com 45%.
- Nordeste: quem apareceu no topo foi a MPB (incluindo axé e forró) com 68%, em seguida o pop com 35% e depois a música eletrônica com 18%.
- Sul: o gênero preferido é o pop, alcançando 36%.
Isso mostra também que se uma loja de roupas em Salvador tem uma programação musical gospel para os clientes, ou se uma academia em Goiás só tocar música eletrônica, essas estratégias não serão eficazes.
No entanto, devemos destacar, é claro, que isso não significa que não existam pessoas em Salvador que não ouçam música gospel, por exemplo. Esses dados mostram também como as músicas preferidas do povo brasileiro podem variar bastante de acordo com cada lugar.
Inclusive, se olhar para cada estado, cidade e até mesmo bairro separadamente, os resultados provavelmente serão diferentes. Por isso é tão importante conhecer os seus clientes.
Como a Listenx pode ajudar o seu estabelecimento com music branding e regionalismo?
Se, após ter entendido a relação do regionalismo e music branding, você ainda tiver dificuldades para criar a identidade musical do seu estabelecimento, saiba que nem tudo está perdido. Afinal, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados em músicas para negócios.
A Listenx possui uma equipe de especialistas responsáveis pela criação de mais de 100 playlists, além de criarem o music branding de diversas marcas. Ao contratar os serviços da Listenx você receberá a ajuda de um desses especialistas para criar a trilha sonora que encante os seus clientes.
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